A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
av1 de epidemiologia,

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201301137969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301137967)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301140278)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde-doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem:
		
	 
	Endógena ou Exógena
	
	Viral ou Bacteriana
	
	Natural ou Artificial
	 
	Específica ou Inespecífica
	
	Animal ou Vegetal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301139877)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade.
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade.
	 
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	 
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301138380)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301139082)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301139480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da mensurabilidade que significa a capacidade de:
		
	 
	Basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Investir tempo e recursos.
	
	Responder a prioridades de saúde.
	
	Medir as alterações de vários fenômenos.
	
	Reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301141265)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o cálculo da Taxa de mortalidade infantil, multiplica-se o valor encontrado por:
		
	 
	1.000
	
	não se multiplica
	
	100
	
	100.000
	
	10.000
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301138443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
		
	
	Endemia.
	
	Epidemia.
	
	Surto.
	 
	Sazonalidade.
	
	Pandemia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301138445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Primário.
	
	Analítico.
	 
	Intervencional.
	
	Secundário.
	
	Observacional.