Buscar

Políticas Sociais da Assistência Social avaliaçao finalPolíticas Sociais da Assistência Social (Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448966)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas Sociais da Assistência Social (SES95)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448966) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9396445
	Nota da Prova:
	4,40
Parte superior do formulário
	1.
	Através do SUAS ocorreu o reordenamento da Política de Assistência Social no Brasil. O modelo descentralizado e participativo consolidou através da regulação e organização por meio dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. O SUAS define três níveis de gestão, tais como inicial, básica e plena, organizando as ações em proteção social básica, especial de média complexidade e alta complexidade. Partindo desse pressuposto, disserte sobre os níveis de gestão.
	Resposta Esperada:
Com os três níveis de governo, o SUAS definiu a responsabilidade para cada esfera de governo, viabilizando uma gestão articulada e o aprofundamento do pacto federativo, podendo assim requerer o cofinanciamento dos serviços, programas e projetos socioassistenciais. Os níveis de gestão nos municípios se elevam a partir da medida em que começam a assumir novas ações, podendo chegar no terceiro nível de gestão e na organização e implementação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
	2.
	Temos conhecimento que a assistência social atual precisa estar atrelada a outras políticas sociais dos mais diversos setores e também às políticas de fundo econômico, pois os cidadãos que dela necessitam também estão ou precisam ser inseridos na rede de serviços das diversas políticas sociais para que, a longo prazo consigam superar suas demandas. Entretanto, nem sempre foi assim, houve um período em que a assistência social era imediatista, ou seja, era mais voltada à questão da sobrevivência. Neste sentido, disserte sobre as especificidades dos usuários da política de assistência social no período de implantação da Constituição Federal.
	Resposta Esperada:
Os usuários da política de assistência social da década de 80 e 90 faziam parte de categorias complexas e diversas, entre elas, os excluídos do sistema capitalista. Na visão de seguridade social, a assistência social atendia os sujeitos na condição de vulnerabilidade social, ou seja, sem condições de prover o sustento, eram os excluídos que não conseguiam ocupação trabalhista, seja com carteira de trabalho ou não. Na atualidade, continua suprindo esta demanda, mas evoluiu, pois seus serviços atendem demandas que ultrapassam a questão da pobreza.
Parte inferior do formulário

Continue navegando