Buscar

moda e inovaçao 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
NEGÓCIOS DA MODA
Julliette Wiedemann
Luiza Bahiana Reis
Nathalia Corrêa
Thaynara Moraes
	
	
PROJETO INTERDISCIPLINAR
MODA E INOVAÇÃO
	
São Paulo, 2016
Julliette Wiedemann
Luiza Bahiana Reis
Nathalia Corrêa
Thaynara Moraes
Apresentação de relatórios técnico-científicos
Relatório técnico apresentado como requisito
parcial para a obtenção de aprovação na disciplina
Projeto Interdisciplinar: Moda e Inovação, no Curso de 
Negócios da Moda, na Universidade Anhembi Morumbi.
Profa. Dra. Cristiane Mesquita
São Paulo, 2016
 RESUMO	
Este trabalho apresenta a pesquisa, análise e reflexão sobre as questões relativas à inovação na área dos Negócios da Moda, com base em segmentos da Cadeia Têxtil, especificamente na área de lavanderia. A empresa escolhida foi a Covolan Têxtil, que trabalha com tecido Denim e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável visando a redução de consumo de recursos naturais. Sua inovação está no uso do processo Nitrogen Indigo Performance(NIP).
Palavras–chave: Inovação, Cadeia Têxtil, Covolan 	
This work introduce the reasearch, analysis and reflection about the questions of innovation in Business of Fashion, based on segments of Textile Chain, specifically in the laundry area. The company chosen was Covolan Têxtil, whose work with Denim fabric and aims to contribute to sustainable development in order to reduce consumption of natural resources. Its innovation is in the use of Nitrogen Indigo Performance (NIP) process.
Keywords: Innovation, Textile Chain, Covolan
. 
 SUMÁRIO	
INTRODUÇÃO ........................................................... 5
MODA, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE ............. 6
COVOLAN: Genius Denim........................................ 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................
BIBLIOGRAFIA .........................................................11
INTRODUÇÃO
Esse relatório tem como objetivo procurar e entender as possibilidades de inovação tanto teóricas quanto práticas na área da moda. Respondendo a pergunta: como a inovação pode ocorrer na área dos Negócios da Moda, a partir de um estudo realizado com base em segmentos da Cadeia Têxtil?
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecções (ABIT), no cenário atual, as empresas estão buscando cada vez mais trazer novas tecnologias a fim de criar produtos com modelos sustentáveis. 
MODA, INOVAÇÃO,SUSTENTABILIDADE 
A moda tem sido desde sempre um dos sistemas mais influentes do mundo já que é o espelho de uma determinada época e da cultura de um povo. Ela tem a capacidade de responder as percepções, atitudes e necessidades dos consumidores. A moda é efêmera pois sua durabilidade é curta e nós estamos em constante mudança. 
As empresas buscaram incorporar a inovação para conseguir atender a constante mudança no mundo da moda. Segundo a Person Education do Brasil (2011, p.68) “A inovação para uma empresa não é uma questão de fazer as coisas de um jeito melhor. É uma questão sobrevivência.”
 A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas praticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. 
Os vários impactos causados pela moda no meio ambiente gerou uma mudança de pensamento e de comportamento, fazendo com que as empresas inovassem com a implementação da sustentabilidade. Tendo como objetivo minimizar os impactos no meio ambiente, assim como a diminuição de gastos. 
O desenvolvimento sustentável pode ser definido, segundo o Relatório de Brundtland, como “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.” 
“Incorporar a sustentabilidade nos negócios é um desafio que depende de mudanças no comportamento dos consumidores. Essas mudanças não são simples e estão relacionadas a longos processos de mudança cultural.” (UNIETHOS, 2013, p.47)
O objeto de pesquisa desse relatório é o Denim. Ele é um tipo de tecido de algodão no qual os fios do urdume são tingidos com corante índigo, normalmente com ligamento de sarja. O denim começou a ser produzido em Nimes, na França em 1872 e a Itália o importava para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. A nome denim surgiu com a abreviação do “tecido de Nimes”, e o nome jeans surgiu com o apelido que os norte-americanos deram para os marinheiros de Gênova que eram conhecido por “genes”.
Levi Strauss foi responsável pela criação do jeans nos Estados Unidos e pela coloração azul, que surgiu quando o Levi decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é conhecido atualmente. 
O jeans era utilizado para uniformes que necessitavam de uma alta resistência, pois ele não estragava com facilidade. Ele só passou a ser considerado um artigo de moda no século XX, quando as pessoas começaram a utiliza-lo no dia a dia. Calvin Klein foi o primeiro estilista a usar o jeans na passarela na década de 70. Esse tecido pode ser utilizado tanto por uma pessoa mais simples quanto por uma mais sofisticada.
A empresa Covolan Têxtil é uma fabricante de tecidos que atualmente está voltada exclusivamente para a produção de Denim. Ela foi fundada em 1966, época na qual o Brasil passava pela Ditadura Militar e mesmo com todos os problemas econômicos que o país passava, isso não afetou o crescimento da empresa. Com o passar do tempo, ela se tornou a terceira maior fabricante têxtil do Brasil. 
A Covolan passou a investir na exportação há três anos. Ela começou a ter um retorno significativo com a crise na qual nosso país passa atualmente, pois com a desvalorização do real, as empresas do exterior começam a importar nossos produtos. Com a crise e a valorização do dólar, os produtos que a empresa importa passaram a ser mais caros, mas continua vantajoso para a empresa, pois o retorno da exportação é muito maior do que o gasto com a importação. 
Todas as etapas da produção do tecido são realizadas pela própria empresa e todos os processos de tecelagem, tinturaria e de acabamento têxteis estão dentro de um sistema de gestão de qualidade e de gestão ambiental. A empresa tem como objetivo a contribuição para o desenvolvimento sustentável, visando a contínua melhora na gestão, na forma de produção, na qualidade e produtividade. Eles possuem como ideal a redução de recursos naturais e minimização da geração de resíduos, atendendo a legislação e as exigências dos clientes.
 
 COVOLAN: Genius Denim
A Covolan Indústria Têxtil surgiu em 1966 e desde então atua no setor de tecelagem para o mercado da Moda. A primeira fiação foi em Santa Bárbara d’Oeste e logo após abriram uma fábrica em Americana, cidade vizinha, porém em 1967 retornou para a cidade anterior. Em 1972 iniciou a primeira unidade produtiva e após 13 anos houve o início da construção da matriz do Grugo Covolan Têxtil. Em 1994 começaram a investir na área de beneficiamento e em 2000 começa a produção de tecidos Denim com a aquisição do primeiro maquinário Índigo na unidade matriz. 
A Covolan Textil, trabalha exclusivamente com Denim desde 2004. A empresa possui as certificações ISSO 14001, Oeko-Tex e ECOnfidence de sustentabilidade. Ela usa o algodão BCI (Better Cotton Initiative), que é cultivado sustentavelmente desde o seu plantio, até que a forma que o mesmo é comercializado. Esse tipo de algodão é livre de agrotóxicos e é cultivado especialmente por pequenas comunidades agrícolas, o que estimula a forma de produçãofamiliar. 
A sustentabilidade está presente nessa empresa desde o tratamento com os funcionários até a forma de produção. A empresa visa uma condição de trabalho socialmente aceitável, com preocupação na saúde e segurança. E em relação a forma de produção, eles possuem um cuidado ecológico em todas as etapas. 
A empresa produz diversos tipos de tecidos Denim, porém, a sua principal inovação no ramo está no Genius Denim que foi incorporado na empresa no ano de 2012. Ele se destaca por ter uma redução de 40% de água e por usar em 75% do seu processo de tingimento, o processo chamado Nitrogen Indigo Performance (NIP).
O NIP é o processo no qual é o utilizado o mesmo corante que tinge todos os tipos de Denim, porém esse corante passa por uma fase na qual ele é submetido ao Nitrogênio, tornando a sua cor mais intensa. Esse processo é mais rápido que o convencional, reduz a possibilidade de erros, reduz a quantidade de água utilizada no tingimento dos tecidos e ainda reduz a quantidade de enxofre. 
A máquina Genius, que é onde todo o processo do NIP acontece, basicamente adiciona uma fase a mais na operação, que é essa imersão do corante ao Nitrogênio, ao contrário das máquinas convencionais, que possuem apenas 3 fases. O corante Índigo é separado em partículas de tamanho nano, e tal tamanho microscópio das mesmas faz com que o corante penetre melhor, economizando consideravelmente a água e tornando a fixação mais intensa. 
BIBLIOGRAFIA
http://www.infoescola.com/economia/valorizacao-do-dolar/
http://www.covolan.com.br/
CRANE, Diana. Moda e seu papel social. SENAC SÃO PAULO, 2006
Manual de Oslo
UNIETHOS, SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE NA CADEIA DA MODA. SÃO PAULO, MAIO DE 2013
PEARSON, Academia. Pearson Education, 2011

Continue navegando