Buscar

aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

leia as afirmativas abaixo acerca do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda:
I- Para o autor a estrutura da sociedade colonial era rural. Dentro desse contexto, a abolição da escravatura aparece como um grande marco na nossa história;
II- Para Sergio Buarque de Holanda a estrutura da sociedade colonial era democrática, de acordo com o seu conceito de homem cordial;
III- Para Sérgio Buarque de Holanda no Brasil há uma dificuldade entre os homens detentores de posições públicas conseguirem distinguir entre o público e o privado."Falta ordenamento impessoal que caracteriza a vida no Estado burocrático";
IV - A impossibilidade que o brasileiro tem em se desvincular dos laços familiares a partir do momento que esse se torna um cidadão, gera o "homem cordial".
Marque dentre as altenativas abaixo aquela que demonstra quais estão corretas:
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	I, III e IV
	
	
	Apenas I e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui umasérie de características em sua formação política queo levaram à sua afi rmação célebre: "A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido." Todas as afirmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, exceto:
	
	
	
	em geral, nos países latino-americanos, onde quer que o personalismo ¿ e a oligarquia, que é o prolongamento do personalismo no espaço e no tempo ¿ conseguiu abolir as resistências liberais, assegurou-se, por essa forma, uma estabilidade política aparente que, de outro modo, não seria possível.
	
	
	a fermentação liberalista que precedeu a proclamação da independência constitui obra de minorias exaltadas, sua repercussão foi bem limitada entre o povo, bem mais limitada, sem dúvida, do que o querem fazer crer os compêndios da história pátria.
	
	
	já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para civilização será de cordialidade ¿daremos ao mundo o ¿homem cordial¿. Ou seja, o homem com ¿boas maneiras¿, civilidade, que se caracteriza por uma noção ritualista da vida caracterizada pela moderação e racionalidade instrumental, ou seja, de meio e de fins (`ser cordial¿).
	
	
	a ideologia impessoal do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós.
	
	
	é curioso notar-se que os movimentos aparentemente reformadores, no Brasil, partiram quase sempre de cima para baixo: foram de inspiração intelectual, se assim se pode dizer, tanto quanto sentimental.
	
Explicação:
O homem cordial, segundo Sérgio Buarque, precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade ¿ não suporta o peso da individualidade, precisa ¿viver nos outros¿. Essa necessidade de apropriação afetiva do outro pode ser notada, a título de exemplo, até em expressões linguísticas. Sérgio Buarque cita o sufixo ¿inho¿, colocado em palavras como ¿senhorzinho¿ (¿sinhozinho¿), que revela a vontade de aproximar o que é distante do nível do afeto. O ¿homem cordial¿ é, portanto, um artifício, um ardil psicológico e comportamental, que está encrustado em nossa formação enquanto povo. É por isso que Sérgio Buarque diz, também, que: ¿a contribuição brasileira para a civilização será o homem cordial¿.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podemos traçar um paralelo entre a obra de Sergio Buarque e o trabalho de qual outro importante autor?
 
	
	
	
	O Príncipe de Nicolau Maquiavel.
 
 
	
	
	A busca da verdade de Nicolas Malebranche
	
	
	A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo de Max Weber.
	
	
	O capital de Karl Marx
	
	
	O espírito das leis de Charles Montesquieu
	
Explicação:
Comentário. Aula 5 tela 3.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A formação da sociedade brasileira no pensamento de Sérgio Buarque está associada:
	
	
	
	Sérgio Buarque de Holanda acerca do desenvolvimento da sociedade americana assinala a ética do ócio, sobrevivência da Antiguidade Clássica na formação cultural e social do povo ibérico.
	
	
	Sérgio Buarque defende que a sociedade brasileira baseada em valores éticos do ócio e está atrelada a sobrevivência da modernidade clássica na formação cultural brasileira.
	
	
	Sérgio Buarque defende a herança cultural portuguesa, vista como positiva pelo autor.
	
	
	Sérgio Buarque entende a sociedade brasileira como uma sociedade baseada na ética do trabalho e por isso deve manter seus valores.
	
	
	Sérgio Buarque sugere que os valores tradicionais e familiares predominam sobre a dimensão política.
	
Explicação:
Resposta no slide 5 da aula 5
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A respeito do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Sérgio Buarque percebia a colonização portuguesa como um vetor fundamental para a modernização alcançada pelo Brasil.
	
	
	Sérgio Buarque trabalhava com a ideia de "sentido da colonização" e percebia como a colonização portuguesa levou o Brasil à condição de um país agrário-exportador.
	
	
	Sérgio Buarque inovou ao trabalhar, paralelamente, com categorias weberianas e marxistas em suas obras.
	
	
	Ao valorizar a capacidade de integração entre o português e os povos africanos, Sérgio Buarque foi acusado de desvalorizar a relação de dominação existente na colônia.
	
	
	Sérgio Buarque faz uma crítica à colonização portuguesa, destacando como ela marcou profundamente o Brasil como país.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ao analisarem o processo de colonização lusitana no Brasil, Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda escreveram, em duas obras clássicas da nossa historiografia: I. ¿Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a [colonização], [...] formou-se na América tropical uma sociedade [...] que se desenvolveria defendida menos [...] pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular. [...] sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas [...], donos de terras e de escravos [...] dos senados de Câmara falaram sempre grosso aos representantes d'el-rei [...]. (FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Círculo do Livro, 1990, p. 43.) II.
"No Brasil, onde imperou, desde tempos remotos, o tipo primitivo da família patriarcal [...], não era fácil aos detentores das posições públicas de responsabilidade, formados por tal ambiente, compreenderem a distinção fundamental entre os domínios do privado e do público [...]. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares." (HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 145-6).
As reflexões de Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda apresentam, na essência, relação com a
	
	
	
	diferenciação entre os valores reinantes na sociedade colonial e na sociedade brasileira contemporânea.
	
	
	constatação de que ocorriam congruências entre os interesses metropolitanos e os das elites coloniais.
	
	
	a percepção do caudilhismo na sociedade brasileira
	
	
	latente oposição que contrapunha a família patriarcal às imposições privativas das classes proprietárias.
	
	
	análise do patrimonialismo enquanto uma característica inerente à formação da sociedade brasileira.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui uma série de características em sua formação política que o levaram à sua afirmação célebre: "A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido." Todas as afirmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, EXCETO:
É curioso notar-se que os movimentos aparentemente reformadores, no Brasil, partiram quase sempre de cima para baixo: foram de inspiração intelectual, se assim se pode dizer, tanto quanto sentimental.
	
	
	A ideologia impessoal do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós.
	
	
	A fermentação liberalista que precedeu a proclamação da independência constitui obra de minorias exaltadas, sua repercussão foi bem limitada entre o povo, bem mais limitada, sem dúvida, do que o querem fazer crer os compêndios da história pátria.
	
	
	Em geral, nos países latino-americanos, nos quais o personalismo e a oligarquia, que é o "prolongamento do personalismo no espaço e no tempo" conseguiram abolir as resistências liberais, assegurou-se, por essa forma, uma estabilidade política aparente que, de outro modo, não seria possível.
	
	
	Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para civilização será de cordialidade "daremos ao mundo o "homem cordial". Ou seja, o homem com "boas maneiras, civilidade, que se caracteriza por uma noção ritualista da vida caracterizada pela moderação e racionalidade instrumental, ou seja, de meio e de fins um "ser cordial".
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sérgio Buarque defende a ideia de que características como, cordialidade do povo, generosidade e hospitalidade nada têm de civilidade. São na verdade traços de um:
	
	
	
	Uma sociedade marcada pelo Tropicalismo
	
	
	Uma sociedade patriarcal
	
	
	Uma sociedade marcada pelo Portucalismo
	
	
	Uma sociedade matriarcal
	
	
	Uma sociedade marcada pelo Africanismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando