Logo Passei Direto
Buscar

AOL2 Lista de exercicios

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

“Elaborada na Cúpula da Terra (Eco-92), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Ela pode ser definida como “[...] um instru¬mento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica”.
A que se refere a descrição acima?
Agenda 21
Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Nosso Futuro Comum
Política Nacional de Meio Ambiente
Limites do Crescimento

Quando os principais poluentes gerados nas empresas são gases, existem determinadas tecnologias para o seu tratamento.
Quais são?
I.Filtros manga: esse equipamento faz parte de um sistema (exaustor e dutos) que objetiva exaurir o ar contaminado proveniente das operações industriais e separar o material particulado por meio de mangas em tecidos próprios para filtragem do ar.
II.Lagoas de estabilização: têm como objetivo reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. Assim, essa matéria suspensa fica no fundo da lagoa, formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado.
III.Lodos ativados: são o floco produzido por meio do crescimento de bactérias na presença de oxigênio dissolvido, assim, o afluente e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados, ocorrendo a decomposição da matéria orgânica pelo metabolismo das bactérias presentes.
IV.Ciclones: esse equipamento se baseia na força centrífuga, que age sobre as partículas carregadas, levando-as para as suas extremidades e retirando-as do fluxo gasoso.
V.Coletores úmidos: um processo em que o gás é forçado por meio de uma aspersão de gotas que se chocam com o material particulado, tornando possível a sua coleta por gravidade ou inércia.
I, IV e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
I, II e III.
I, IV e V.
I, III e V.

Nos processos industriais, a energia se transforma em trabalho, mas ocor¬rem perdas, o que pode resultar em impactos ambientais.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
O hábito de economizar energia não é necessário para o ser humano neste século, assim, há menores consequências de possíveis aumentos do efeito estufa e mudanças climáticas globais.
Em relação ao uso de equipamentos com maior eficiência energética, existem diversos eletroeletrônicos disponíveis no mercado que possuem certificações, as quais permitem aos consumidores escolher produtos mais eficientes e com menor consumo de energia.
As alternativas para mitigação desses impactos são a racionalização do seu uso, a utilização de equipamentos com maior eficiência energética e a adoção de energias mais limpas.
Quanto à racionalização do uso de energia, atitudes simples como manter equipamentos desligados, evitar acender lâmpadas durante o dia e utilizar iluminação natural, bem como instalar sensores, podem contribuir e reduzir o consumo mensal em empresas e residências.
Quanto à indústria, a adoção de procedimentos para eliminar desperdí¬cios e a realização de manutenções a fim de maximizar o desempenho de equipamentos com redução de consumo são alternativas eficazes.

Sobre o entendimento que você tem em relação as análises físicas para resíduos sólidos, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Poder calorífico refere-se à capacidade de um material despren¬der determinada quantidade de calor quando submetido a perda, sendo sua unidade kcal/kg.
O teor de umidade é definido como o percentual (em peso) de água de uma amostra de resíduos sólidos expressa em porcentagem (%).
Peso específico é o parâmetro que relaciona a massa de resíduos, expressa em kg, pelo volume deste, expresso em m3.
Geração per capita é definida pela relação entre massa de resíduos gerada em uma localidade e número de habitantes.
Composição gravimétrica refere-se aos percentuais de componentes que compõem a massa de resíduos sólidos, sendo uma informação que pode indicar o potencial de aproveitamento tanto de materiais recicláveis quanto da fração orgânica.

Os aspectos quantitativos das águas residuárias se referem aos parâmetros de: vazão, carga orgânica e população equivalente.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os indicadores de qualidade dos efluentes, ou equivalente desproporcional (ED), trata-se de um caracterizador da emissão de efluentes industriais. Esse parâmetro define a equivalência entre o potencial poluidor de uma indústria, quando comparada com uma população que produz esse mesmo quantitativo de carga poluidora.
A vazão de efluentes é um parâmetro variável que é determinado com base nos usos das águas. A vazão de esgotos domésticos variará de acordo com o uso da água de abastecimento, já a vazão de esgotos industriais varia com base no tipo de indústria, porte e processos utilizados.
É importante a definição da carga orgâ¬nica a que um sistema estará sujeito, visto que a carga orgânica é usada para definir também a capacidade, as características operacionais e os equipamentos necessários para o tratamento.
Esse parâmetro interfere proporcionalmente de forma linear ao acréscimo da DBO, ou seja, da quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria orgânica contida no efluente.

Os resíduos sólidos podem apresentar distintos critérios de classificação, considerando duas características.
Quanto a classificação segundo a fonte geradora verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os resíduos de serviços de transportes são aqueles gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Os resíduos agrossilvopastoris são os gerados nas atividades agropecuárias e silviculturais, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades, que se referem a resíduos associados a culturas da agroindústria.
São considerados resíduos de construção civil aqueles gerados em constru¬ções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes de terraplanagem para obras civis.
Os resíduos sólidos industriais são aqueles gerados nos processos produtivos e instalações industriais. Já de acordo com Philippi Jr. (2012), esses resíduos incluem ainda as atividades auxiliares como manutenção, operação de área de utilidades, limpeza, obras e outros serviços.
Resíduos sólidos urbanos referem-se aos resíduos domiciliares, aqueles originados de atividades domésticas em residências urbanas, e resíduos de limpeza urbana referem-se aos resíduos de varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.

Conforme a Resolução CONAMA n° 237 (CONAMA, 1997), licen¬ciamento ambiental é definido como um ato administrativo obrigatório, ao qual os empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidores estão sujeitos.
Nesse processo são obtidas:
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) do meio ambiente.
Licença Predisposta (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Obrigação (LO) do empreendimento.
Licença Preventiva (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.

Os efluentes são classificados de acordo com o processo no qual são gerados.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os parâmetros físicos relacionam-se com aspectos sensoriais provocados. Os parâmetros físicos são constituídos por compostos de proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gordura e óleos (10%) e ureia, surfactantes, fenóis, pesticidas, entre outros.
Efluentes domés¬ticos, por exemplo, são caracterizados por apresentar concentrações mais elevadas de matéria orgânica (expressa nas formas de demanda química de oxigênio — DQO — e demanda bioquímica de oxigênio — DBO), nitrogênio, fósforo e bactérias do grupo coliformes.
Efluentes industriais têm uma maior variação na concentração de poluentes, em decorrência do processo no qual é gerado.
Os parâmetros de qualidade são gran¬dezas que indicam as características da água, dos esgotos ou dos recursos hídricos, sendo estes de natureza física, química ou biológica.

A adoção de tecnologias para a redução de impactos é uma das alternativas que podem ser adotadas pelas empresas, porém, a maioria demanda investimentos para a realização de estudos e a definição dos processos que serão implementados.
Sobre as tecnologias para a redução de impactos verifique as alternativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A realização de estudos sobre o balanço de massa de processos produtivos é importante, pois neles são identificadas todas as entradas de processo, por exemplo, matéria-prima, energia, insumos, entre outros; e todas as saídas que podem ser consideradas como produtos, resíduos, perdas de energia etc.
( ) Ao identificar a composição das saídas e/ou do residual dos processos, é possível indicar as tecnologias a serem adotadas para o seu tratamento. No caso de efluentes líquidos indica-se a adoção de processos químicos, físicos ou biológicos conforme as substâncias que predominam na sua composição.
( ) Quanto aos processos físicos, estes buscam a remoção, principalmente de sólidos e materiais flutuantes. Os principais processos são: coagulação/floculação, precipitação química, trocas iônicas.
( ) Por meio de processos químicos é possível realizar a remoção de substâncias indesejadas. Os principais processos são: gradeamento, caixas separadoras, sedimentação, floração e filtração.
V,V,F,F
V,V,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F
V,F,V,F
F,F,F,F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

“Elaborada na Cúpula da Terra (Eco-92), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Ela pode ser definida como “[...] um instru¬mento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica”.
A que se refere a descrição acima?
Agenda 21
Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Nosso Futuro Comum
Política Nacional de Meio Ambiente
Limites do Crescimento

Quando os principais poluentes gerados nas empresas são gases, existem determinadas tecnologias para o seu tratamento.
Quais são?
I.Filtros manga: esse equipamento faz parte de um sistema (exaustor e dutos) que objetiva exaurir o ar contaminado proveniente das operações industriais e separar o material particulado por meio de mangas em tecidos próprios para filtragem do ar.
II.Lagoas de estabilização: têm como objetivo reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. Assim, essa matéria suspensa fica no fundo da lagoa, formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado.
III.Lodos ativados: são o floco produzido por meio do crescimento de bactérias na presença de oxigênio dissolvido, assim, o afluente e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados, ocorrendo a decomposição da matéria orgânica pelo metabolismo das bactérias presentes.
IV.Ciclones: esse equipamento se baseia na força centrífuga, que age sobre as partículas carregadas, levando-as para as suas extremidades e retirando-as do fluxo gasoso.
V.Coletores úmidos: um processo em que o gás é forçado por meio de uma aspersão de gotas que se chocam com o material particulado, tornando possível a sua coleta por gravidade ou inércia.
I, IV e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
I, II e III.
I, IV e V.
I, III e V.

Nos processos industriais, a energia se transforma em trabalho, mas ocor¬rem perdas, o que pode resultar em impactos ambientais.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
O hábito de economizar energia não é necessário para o ser humano neste século, assim, há menores consequências de possíveis aumentos do efeito estufa e mudanças climáticas globais.
Em relação ao uso de equipamentos com maior eficiência energética, existem diversos eletroeletrônicos disponíveis no mercado que possuem certificações, as quais permitem aos consumidores escolher produtos mais eficientes e com menor consumo de energia.
As alternativas para mitigação desses impactos são a racionalização do seu uso, a utilização de equipamentos com maior eficiência energética e a adoção de energias mais limpas.
Quanto à racionalização do uso de energia, atitudes simples como manter equipamentos desligados, evitar acender lâmpadas durante o dia e utilizar iluminação natural, bem como instalar sensores, podem contribuir e reduzir o consumo mensal em empresas e residências.
Quanto à indústria, a adoção de procedimentos para eliminar desperdí¬cios e a realização de manutenções a fim de maximizar o desempenho de equipamentos com redução de consumo são alternativas eficazes.

Sobre o entendimento que você tem em relação as análises físicas para resíduos sólidos, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Poder calorífico refere-se à capacidade de um material despren¬der determinada quantidade de calor quando submetido a perda, sendo sua unidade kcal/kg.
O teor de umidade é definido como o percentual (em peso) de água de uma amostra de resíduos sólidos expressa em porcentagem (%).
Peso específico é o parâmetro que relaciona a massa de resíduos, expressa em kg, pelo volume deste, expresso em m3.
Geração per capita é definida pela relação entre massa de resíduos gerada em uma localidade e número de habitantes.
Composição gravimétrica refere-se aos percentuais de componentes que compõem a massa de resíduos sólidos, sendo uma informação que pode indicar o potencial de aproveitamento tanto de materiais recicláveis quanto da fração orgânica.

Os aspectos quantitativos das águas residuárias se referem aos parâmetros de: vazão, carga orgânica e população equivalente.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os indicadores de qualidade dos efluentes, ou equivalente desproporcional (ED), trata-se de um caracterizador da emissão de efluentes industriais. Esse parâmetro define a equivalência entre o potencial poluidor de uma indústria, quando comparada com uma população que produz esse mesmo quantitativo de carga poluidora.
A vazão de efluentes é um parâmetro variável que é determinado com base nos usos das águas. A vazão de esgotos domésticos variará de acordo com o uso da água de abastecimento, já a vazão de esgotos industriais varia com base no tipo de indústria, porte e processos utilizados.
É importante a definição da carga orgâ¬nica a que um sistema estará sujeito, visto que a carga orgânica é usada para definir também a capacidade, as características operacionais e os equipamentos necessários para o tratamento.
Esse parâmetro interfere proporcionalmente de forma linear ao acréscimo da DBO, ou seja, da quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria orgânica contida no efluente.

Os resíduos sólidos podem apresentar distintos critérios de classificação, considerando duas características.
Quanto a classificação segundo a fonte geradora verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os resíduos de serviços de transportes são aqueles gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Os resíduos agrossilvopastoris são os gerados nas atividades agropecuárias e silviculturais, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades, que se referem a resíduos associados a culturas da agroindústria.
São considerados resíduos de construção civil aqueles gerados em constru¬ções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes de terraplanagem para obras civis.
Os resíduos sólidos industriais são aqueles gerados nos processos produtivos e instalações industriais. Já de acordo com Philippi Jr. (2012), esses resíduos incluem ainda as atividades auxiliares como manutenção, operação de área de utilidades, limpeza, obras e outros serviços.
Resíduos sólidos urbanos referem-se aos resíduos domiciliares, aqueles originados de atividades domésticas em residências urbanas, e resíduos de limpeza urbana referem-se aos resíduos de varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.

Conforme a Resolução CONAMA n° 237 (CONAMA, 1997), licen¬ciamento ambiental é definido como um ato administrativo obrigatório, ao qual os empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidores estão sujeitos.
Nesse processo são obtidas:
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) do meio ambiente.
Licença Predisposta (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Obrigação (LO) do empreendimento.
Licença Preventiva (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de Operação (LO) do empreendimento.

Os efluentes são classificados de acordo com o processo no qual são gerados.
Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os parâmetros físicos relacionam-se com aspectos sensoriais provocados. Os parâmetros físicos são constituídos por compostos de proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gordura e óleos (10%) e ureia, surfactantes, fenóis, pesticidas, entre outros.
Efluentes domés¬ticos, por exemplo, são caracterizados por apresentar concentrações mais elevadas de matéria orgânica (expressa nas formas de demanda química de oxigênio — DQO — e demanda bioquímica de oxigênio — DBO), nitrogênio, fósforo e bactérias do grupo coliformes.
Efluentes industriais têm uma maior variação na concentração de poluentes, em decorrência do processo no qual é gerado.
Os parâmetros de qualidade são gran¬dezas que indicam as características da água, dos esgotos ou dos recursos hídricos, sendo estes de natureza física, química ou biológica.

A adoção de tecnologias para a redução de impactos é uma das alternativas que podem ser adotadas pelas empresas, porém, a maioria demanda investimentos para a realização de estudos e a definição dos processos que serão implementados.
Sobre as tecnologias para a redução de impactos verifique as alternativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A realização de estudos sobre o balanço de massa de processos produtivos é importante, pois neles são identificadas todas as entradas de processo, por exemplo, matéria-prima, energia, insumos, entre outros; e todas as saídas que podem ser consideradas como produtos, resíduos, perdas de energia etc.
( ) Ao identificar a composição das saídas e/ou do residual dos processos, é possível indicar as tecnologias a serem adotadas para o seu tratamento. No caso de efluentes líquidos indica-se a adoção de processos químicos, físicos ou biológicos conforme as substâncias que predominam na sua composição.
( ) Quanto aos processos físicos, estes buscam a remoção, principalmente de sólidos e materiais flutuantes. Os principais processos são: coagulação/floculação, precipitação química, trocas iônicas.
( ) Por meio de processos químicos é possível realizar a remoção de substâncias indesejadas. Os principais processos são: gradeamento, caixas separadoras, sedimentação, floração e filtração.
V,V,F,F
V,V,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F
V,F,V,F
F,F,F,F

Prévia do material em texto

23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 1/7
 Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - QuestionárioH
Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) -Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) -
QuestionárioQuestionário
Usuário Estarling Douglas Vieira Lima
Curso 7319 . 7 - Fundamentos da Engenharia Ambiental - 20182.A
Teste Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Iniciado 06-09-2018 10:25
Enviado 14-10-2018 13:14
Status Completada
Resultado
da
tentativa
10 em 10 pontos 
Tempo
decorrido
914 horas, 48 minutos
Instruções
Resultados
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas
incorretamente
Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar,
pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o
menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
Pergunta 1
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
“Elaborada na Cúpula da Terra (Eco-92), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Ela pode ser
definida como “[...] um instru¬mento de planejamento para a construção de sociedades
sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental,
justiça social e eficiência econômica”. A que se refere a descrição acima?
Agenda 21
Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Agenda 21
Limites do Crescimento
Nosso Futuro Comum
Política Nacional de Meio Ambiente 
Pergunta 2
Quando os principais poluentes gerados nas empresas são gases, existem determinadas
tecnologias para o seu tratamento. Quais são?
Disciplinas Cursos
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
Estarling Douglas Vieira Lima 33
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 2/7
Resposta Selecionada: c. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
 I.Filtros manga: esse equipamento faz parte de um sistema (exaustor e dutos) que objetiva
exaurir o ar contaminado proveniente das operações industriais e separar o material
particulado por meio de mangas em tecidos próprios para filtragem do ar.
 II.Lagoas de estabilização: têm como objetivo reter a matéria orgânica e gerar água com
qualidade para retornar ao meio ambiente. Assim, essa matéria suspensa fica no fundo da
lagoa, formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado.
 III.Lodos ativados: são o floco produzido por meio do crescimento de bactérias na presença de
oxigênio dissolvido, assim, o afluente e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados,
ocorrendo a decomposição da matéria orgânica pelo metabolismo das bactérias presentes.
 IV.Ciclones: esse equipamento se baseia na força centrífuga, que age sobre as partículas
carregadas, levando-as para as suas extremidades e retirando-as do fluxo gasoso.
 V.Coletores úmidos: um processo em que o gás é forçado por meio de uma aspersão de gotas
que se chocam com o material particulado, tornando possível a sua coleta por gravidade ou
inércia.
I, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
I, IV e V.
III, IV e V.
I, II e IV.
Pergunta 3
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Nos processos industriais, a energia se transforma em trabalho, mas ocor¬rem perdas, o que
pode resultar em impactos ambientais. Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e
assinale a INCORRETA.
O hábito de economizar energia não é necessário para o ser humano neste
século, assim, há menores consequências de possíveis aumentos do efeito
estufa e mudanças climáticas globais.
Em relação ao uso de equipamentos com maior eficiência energética, existem
diversos eletroeletrônicos disponíveis no mercado que possuem certificações,
as quais permitem aos consumidores escolher produtos mais eficientes e com
menor consumo de energia.
O hábito de economizar energia não é necessário para o ser humano neste
século, assim, há menores consequências de possíveis aumentos do efeito
estufa e mudanças climáticas globais.
As alternativas para mitigação desses impactos são a racionalização do seu
uso, a utilização de equipamentos com maior eficiência energética e a adoção
de energias mais limpas.
Quanto à racionalização do uso de energia, atitudes simples como manter
equipamentos desligados, evitar acender lâmpadas durante o dia e utilizar
iluminação natural, bem como instalar sensores, podem contribuir e reduzir o
consumo mensal em empresas e residências.
1 em 1 pontos
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 3/7
Quanto à indústria, a adoção de procedimentos para eliminar desperdí¬cios e a
realização de manutenções a fim de maximizar o desempenho de
equipamentos com redução de consumo são alternativas eficazes.
Pergunta 4
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Sobre o entendimento que você tem em relação as análises físicas para resíduos sólidos,
verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Poder calorífico refere-se à capacidade de um material despren¬der
determinada quantidade de calor quando submetido a perda, sendo sua
unidade kcal/kg.
O teor de umidade é definido como o percentual (em peso) de água de uma
amostra de resíduos sólidos expressa em porcentagem (%).
Poder calorífico refere-se à capacidade de um material despren¬der
determinada quantidade de calor quando submetido a perda, sendo sua
unidade kcal/kg.
Peso específico é o parâmetro que relaciona a massa de resíduos, expressa em
kg, pelo volume deste, expresso em m3.
Geração per capita é definida pela relação entre massa de resíduos gerada em
uma localidade e número de habitantes.
Composição gravimétrica refere-se aos percentuais de componentes que
compõem a massa de resíduos sólidos, sendo uma informação que pode
indicar o potencial de aproveitamento tanto de materiais recicláveis quanto da
fração orgânica.
Pergunta 5
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
c.
Ao longo do tempo, a humanidade vem interferindo no ambiente por meio da extração de
recursos naturais, transformando-os em produtos e serviços que são utilizados para a
sobrevivência no planeta. De acordo com o entendimento que você adquiriu sobre a poluição do
ambiente e energia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Entre os principais problemas decorrentes desse progresso advindo da
Revolução Industrial, há a diminuição da concentração de poluentes, o descarte
adequado dos resíduos sólidos e o lançamento de esgotos com tratamento.
A Revolução Industrial, que surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII, é um
dos marcos da modificação do ser humano sobre o ambiente, do início do
capitalismo e do surgimento da revolução tecnológica.
Desde os seus primórdios, ocorreram transformações no meio, porém, na Idade
Antiga, os impactos gerados não possuíam a magnitude dos dias atuais, pois a
relação entre o ser humano e o ambiente era mais harmônica.
Entre os principais problemas decorrentes desse progresso advindo da
Revolução Industrial, há a diminuição da concentração de poluentes, o descarte
adequado dos resíduos sólidos e o lançamento de esgotos com tratamento.
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 4/7
d.
e.
No século XX, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, o estímulo ao
consumo era a premissa básica para o desenvolvimento econômico, em que as
variáveis ambientais e sociais eram pouco consideradas e seus ônus
desconsiderados.
Foi somente a partir da década de 1960, principalmente com a publicação do
livro “Primavera Silenciosa” da pesquisadora americana Rachel Carson, que
surgiu um alerta sobre os problemas ambientais.
Pergunta 6
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Os aspectos quantitativos das águas residuárias se referem aos parâmetros de: vazão, carga
orgânica e população equivalente. Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale
a INCORRETA.
Os indicadores de qualidade dos efluentes, ou equivalente desproporcional
(ED), trata-se de um caracterizador da emissão de efluentes industriais. Esse
parâmetro define a equivalência entre o potencial poluidor de uma indústria,
quando comparada com uma população que produz esse mesmo quantitativo
de carga poluidora.
A vazão de efluentes é um parâmetro variável que é determinado com base nos
usos das águas. A vazão de esgotos domésticos variará de acordo com o uso
da água de abastecimento, já a vazão de esgotos industriais varia com base no
tipo de indústria, porte e processos utilizados.
É importante a definição da carga orgâ¬nica a que um sistema estará sujeito,
visto que a carga orgânica é usada para definir também a capacidade, as
características operacionais e os equipamentos necessários para o tratamento.
Esse parâmetro interfere proporcionalmente de forma linear ao acréscimo da
DBO, ou seja, da quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria
orgânica contida no efluente.
Os indicadores de qualidade dos efluentes, ou equivalente desproporcional
(ED), trata-se de um caracterizador da emissão de efluentes industriais. Esse
parâmetro define a equivalência entre o potencial poluidor de uma indústria,
quando comparada com uma população que produz esse mesmo quantitativo
de carga poluidora.
A vazão é calculada considerando a água de abastecimento independente da
fonte. É geralmente definida pela letra Q e tem sua grandeza expressa em L
(litros) ou m3 (metros cúbicos) divididos por uma unidade de tempo: s
(segundos), min (minutos), h (hora) ou d (dia).
A carga orgânica é calculada pelo produto da DBO pela vazão média do
efluente. Sua grandeza é expressa, comumente, em massa — t (toneladas), kg
(quilograma), g (grama) e mg (miligrama) — por DBO/dia.
Pergunta 7
a fonte geradora,
a periculosidade,
Os resíduos sólidos podem apresentar distintos critérios de classificação, considerando duas
características. Dentre as formas mais comuns, há:
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 5/7
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
a biodegradabilidade,
contaminação do ambiente, entre outras.
Quanto a classificação segundo a fonte geradora verifique as alternativas a seguir e assinale a
INCORRETA.
Os resíduos de serviços de transportes são aqueles gerados na atividade de
pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Os resíduos agrossilvopastoris são os gerados nas atividades agropecuárias e
silviculturais, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades,
que se referem a resíduos associados a culturas da agroindústria.
Os resíduos de serviços de transportes são aqueles gerados na atividade de
pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
São considerados resíduos de construção civil aqueles gerados em
constru¬ções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil,
incluídos os resultantes de terraplanagem para obras civis.
Os resíduos sólidos industriais são aqueles gerados nos processos produtivos e
instalações industriais. Já de acordo com Philippi Jr. (2012), esses resíduos
incluem ainda as atividades auxiliares como manutenção, operação de área de
utilidades, limpeza, obras e outros serviços.
Resíduos sólidos urbanos referem-se aos resíduos domiciliares, aqueles
originados de atividades domésticas em residências urbanas, e resíduos de
limpeza urbana referem-se aos resíduos de varrição, limpeza de logradouros e
vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
Pergunta 8
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Conforme a Resolução CONAMA n° 237 (CONAMA, 1997), licen¬ciamento ambiental é definido
como um ato administrativo obrigatório, ao qual os empreendimentos que utilizam recursos
naturais ou que sejam potencialmente poluidores estão sujeitos. Nesse processo são obtidas:
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação
(LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação
(LO) do meio ambiente.
Licença Predisposta (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de
Operação (LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Obrigação
(LO) do empreendimento.
Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação
(LO) do empreendimento.
Licença Preventiva (LP), a Licença de Implantação (LI) e a Licença de
Operação (LO) do empreendimento.
1 em 1 pontos
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 6/7
Pergunta 9
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Os efluentes são classificados de acordo com o processo no qual são gerados. Sobre o assunto,
verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os parâmetros físicos relacionam-se com aspectos sensoriais provocados. Os
parâmetros físicos são constituídos por compostos de proteínas (40 a 60%),
carboidratos (25 a 50%), gordura e óleos (10%) e ureia, surfactantes, fenóis,
pesticidas, entre outros.
Efluentes domés¬ticos, por exemplo, são caracterizados por apresentar
concentrações mais elevadas de matéria orgânica (expressa nas formas de
demanda química de oxigênio — DQO — e demanda bioquímica de oxigênio —
DBO), nitrogênio, fósforo e bactérias do grupo coliformes.
Efluentes industriais têm uma maior variação na concentração de poluentes, em
decorrência do processo no qual é gerado.
Os parâmetros de qualidade são gran¬dezas que indicam as características da
água, dos esgotos ou dos recursos hídricos, sendo estes de natureza física,
química ou biológica.
As características dos efluentes podem ser determinadas por meio de
parâmetros como medições locais de vazão, coleta de amostras, análises e
interpretação dos resultados obtidos.
Os parâmetros físicos relacionam-se com aspectos sensoriais provocados. Os
parâmetros físicos são constituídos por compostos de proteínas (40 a 60%),
carboidratos (25 a 50%), gordura e óleos (10%) e ureia, surfactantes, fenóis,
pesticidas, entre outros.
Pergunta 10
A adoção de tecnologias para a redução de impactos é uma das alternativas que podem ser
adotadas pelas empresas, porém, a maioria demanda investimentos para a realização de
estudos e a definição dos processos que serão implemen¬tados. Sobre as tecnologias para a
redução de impactos verifique as alternativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F
para as FALSAS.
( ) A realização de estudos sobre o balanço de massa de processos produtivos é importante,
pois neles são identificadas todas as entradas de processo, por exemplo, matéria-prima,
energia, insumos, entre outros; e todas as saídas que podem ser consideradascomo produtos,
resíduos, perdas de energia etc.
( ) Ao identificar a composição das saídas e/ou do residual dos processos, é possível indicar as
tecnologias a serem adotadas para o seu tratamento. No caso de efluentes líquidos indica-se a
adoção de processos químicos, físicos ou biológicos conforme as substâncias que predominam
na sua compo sição.
( ) Quanto aos processos físicos, estes buscam a remoção, principalmente de sólidos e
materiais flutuantes. Os principais processos são: coagulação/floculação, precipitação química,
trocas iônicas.
( ) Por meio de processos químicos é possível realizar a remoção de substân cias indesejadas.
Os principais processos são: gradeamento, caixas separadoras, sedimentação, floração e
filtração.
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
23/11/2018 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_2872247_1&course_id=_12939_1&content_id=_855369_1… 7/7
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 18H57m BRT
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,V
V,F,V,F
V,V,F,F
F,F,F,F
←← OKOK

Mais conteúdos dessa disciplina