Buscar

SLIDE PERITO CONTADOR

Prévia do material em texto

Perito contábil
Perito é o contador regularmente registrado no Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência da matériaqualidades e experiência, da matériapericiada. O perito é a pessoa nomeada pelo juiz (em caso de perícia judicial), contratada ou indicada pelas partes (em caso de perícia extrajudicial ou arbitral, respectivamente).respectivamente).
Perícia versus auditoria
A principal diferença entre auditoria e perícia é que a auditoria opera por meio de um processo de amostragem, enquanto a perícia opera sobre um determinado ato ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicasdas entidades físicas ou jurídicas,buscando a apresentação de uma opinião por meio do laudo pericial.
Perícia versus auditoria
O perito-contador atua sobre um caso litigioso que envolve pelo menos duas partes, enquanto o auditor desenvolve seu trabalho para uma entidade privada ou pública que o contrata para apreciar e emitir parecer sobre controles internosemitir parecer sobre controles internosou demonstrações financeiras.
Diferença entre auditoria e perícia contábil
Diferença entre auditoria e perícia contábil
A perícia é a prova elucidativa dos fatos, já a auditoria é a revisão, verificação, tendendo a ser necessidade constante, repetindo-se de tempos em tempos, com menos rigores metodológicos, pois se utiliza da amostragem.
A perícia tem em suas entranhas o statusde conhecimento notório, tratado na Lei 9.457, de 5 de maio de 1997, que alterou a Lei 6.404-76 no seu artigo 163, parágrafo 8, que trata o profissional com o status de conhecimento notório e necessário para apurar fatos.
Sigilo
O perito-contador e o perito-contador assistente, em obediência ao Código de Ética Profissional do Contabilista, devem respeitar e assegurar o sigilo do que apurarem durante a execução de seu trabalho sendo proibida a suatrabalho, sendo proibida a suadivulgação, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo. 
O dever de sigilo subsiste mesmo na hipótese de o profissional se desligar do trabalho antes de concluídotrabalho antes de concluído.
Responsabilidade e zelo
O perito-contador e o perito-contador assistente devem cumprir os prazos estabelecidos no processo ou contrato e zelar por suas prerrogativas profissionais, nos limites de suas funções fazendo se respeitar e agindofunções, fazendo-se respeitar e agindosempre com seriedade e discrição.
Utilização de trabalho de especialista
O perito-contador e o perito-contador assistente podem valer-se de especialistas de outras áreas na realização do trabalho, desde que parte da matéria objeto da perícia assim o requeirarequeira.
O perito-contador pode requerer ao juiz a indicação de especialistas de outras áreas que se fizerem necessárias para a execução de trabalhos específicos.
Educação continuada
O perito-contador e o perito-contador assistente, no exercício de suas atividades, devem comprovar a participação em programa de educação continuada, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal deregulamentada pelo Conselho Federal deContabilidade.
Laudo pericial
Podemos conceituar o laudo pericial como a manifestação do perito sobre os fatos patrimoniais devidamente circunstanciados.
É o julgamento ou pronunciamento baseado nos conhecimentos que tem o profissional da contabilidade face aos eventos ou fatos que são submetidos à sua apreciação.
Legislação
A legislação vigente sobre perícia contábil está prevista no Código de Processo Civil, especialmente a partir do artigo 420 até o artigo 439, e também nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Continue navegando