Buscar

Adm Finac V

Prévia do material em texto

*
*
5. Gestão de Ativos e Passivos Circulantes.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PROF. JORGE SIQUEIRA jsiqueira56@hotmail.com
*
*
Como uma empresa deve agir para melhorar o seu Ciclo Operacional e seu Ciclo Financeiro?
A gestão de Ativos e Passivos circulantes visa corrigir os possíveis descasamentos entre recebimentos e pagamentos operacionais e procura melhorar o nível de atividade da empresa por meio de movimentos nas políticas de crédito, estoque, financiamento e pagamento da empresa. 
5.1 – Gestão de Estoques
Apesar do administrador financeiro não exercer atividade direta em relação aos estoques da empresa, ele deve interagir com outros setores da empresa (produção, comercial, compras) de forma a atingir a otimização do nível de estoques.
Existe um custo financeiro gerado pelo financiamento de estoque. Esse custo varia no mesmo sentido do nível de estoque, ou seja, quanto maior o estoque maior o custo financeiro da empresa. Nesse sentido, as empresas procuram adotar técnicas e políticas que visam otimizar o nível, giro e prazo médio de seus estoques. Dessa maneira, o custo financeiro do estoque é minimizado.
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
Essas políticas também aumentam a liquidez do estoque, melhorando assim a rentabilidade e capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações de curto prazo.
As técnicas de administração de estoque devem ser adotadas de forma a otimizar o nível e velocidade dos estoques, mas não podem afetar negativamente as vendas da empresa por falta de competitividade em relação aos prazos de entrega das mercadorias.
As negociações com fornecedores em relação aos PMP também não dependem apenas do gestor financeiro. Nesse caso, o administrador financeiro também deve interagir com as outras áreas com o objetivo de demonstrar o efeito que um curto PMP pode ter para as finanças da empresa e buscar soluções para a melhoria continua das negociações com fornecedores.
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
5.2 - Administração de Contas a Receber.
Esse conceito aborda políticas e procedimentos que visam melhorar a gestão do contas a receber das empresas e têm impactos no nível de vendas, rentabilidade e liquidez de curto prazo. 
A política de crédito é uma das principais ferramentas utilizadas na gestão do contas a receber. Essa política é composta por Análise de Crédito e Prazos de Recebimentos; Procedimentos de cobrança; e Descontos financeiros por antecipação de pagamentos. 
Análise de crédito e prazo é realizada por meio da avaliação detalhada das informações do cliente disponíveis em diversas fontes, monitorando a pontualidade e capacidade de pagamentos dos clientes. Deve-se considerar o grau de risco para selecionar os clientes e definir limites de crédito e prazos de acordo com cada situação.		
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
5.2.1 Análise de Risco (Rating)
Cinco Cs do Crédito: 
Caráter: Disposição do cliente em pagar corretamente
Capacidade: Potencial de geração de recursos
Capital: Análise em relação ao PL do cliente
Colateral (garantia): Lastros (ativos) que podem ser oferecidos pelo cliente.
Condições: Influência do cenário econômico na capacidade de pagamento do cliente.
A Análise de risco pode ser realizada por meio de:
Demonstrações Contábeis e Financeiras
Consulta principais fornecedores
Empresas de prestação de serviços em assessoria de crédito (Serasa; SPC; Equifax)
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
5.2.2 Políticas de Crédito: A política de crédito adotada pela empresa tem impactos diretamente no seu nível de vendas da empresa; na sua política de cobrança; nos seus devedores duvidosos e consequentemente nos custos de financiamento dessa empresa. Dessa forma, a rentabilidade da empresa também é afetada pela política de crédito escolhida.
Políticas de crédito mais liberais ou flexíveis aumentam o nível de vendas da empresa, mas por outro lado também aumentam as perdas com devedores duvidosos, as despesas com cobrança (cobrança bancária; despesas com protesto; ações judiciais; despesas com pessoal) e também aumentam a despesas de financiamento das empresas.
Políticas de crédito menos liberais ou mais rígidas reduzem o nível das vendas da empresa, mas por outro lado também reduzem as perdas com devedores duvidosos, as despesas com cobrança e também reduzem as despesas de financiamento das empresas.
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
Para avaliar-se a melhor política de crédito deve-se observar as alterações e impactos que cada movimento na política de crédito provoca na rentabilidade da empresa.
Para adotar uma política de crédito mais flexível ou menos rígida, deve-se analisar se o resultado da elevação do nível de vendas supera os custos relacionados ao aumento de devedores duvidosos, aumentos de despesas de cobranças e de despesas de financiamentos. Se isso acontecer, aceita-se e adota-se a alteração na política de crédito da empresa, pois a rentabilidade da empresa aumentará.
Caso o resultado da elevação do nível de vendas não superar os custos relacionados ao aumento de devedores duvidosos, aumentos de despesas de cobranças e de despesas de financiamentos, não deve-se aceitar e adotar a alteração na política de crédito da empresa, pois a rentabilidade da empresa diminuirá.
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
Para adotar uma política de crédito menos flexível ou mais rígida, deve-se analisar se o resultado da redução de devedores duvidosos, despesas de cobranças e de despesas de financiamentos superam o resultado da redução no nível de vendas provocado por essa política. Se isso acontecer, aceita-se e adota-se a alteração na política de crédito da empresa, pois a rentabilidade da empresa aumentará.
Caso o resultado da redução de devedores duvidosos, despesas de cobranças e de despesas de financiamentos não superem o resultado da redução no nível de vendas provocado por essa política, não deve-se aceitar e adotar a alteração na política de crédito da empresa, pois a rentabilidade da empresa diminuirá.
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.
*
*
5.3 – Gestão de Passivos
Os custos e despesas variam de acordo com o nível das vendas da empresa. O administrador financeiro é responsável pela minimização desses custos e despesas de forma a obter uma variação percentual de elevação desses gastos inferior a variação percentual da vendas e receitas da empresa. Dessa forma, o administrador financeiro estará maximizando o resultado dessa empresa.
Dadas as situações deficitárias e superavitárias no fluxo de caixa da empresa, o administrador financeiro precisa escolher as melhores opções de financiamento e investimento oferecidas no mercado para ter a menos despesas financeira e a maior receita financeira possível, de forma a maximizar o resultado da empresa. 
Gestão de Ativo e Passivo Circulante.

Continue navegando