Buscar

Questionário filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Ciências Administrativas
Mestrado em Administração
Métodos de Pesquisa em Administração
 
Atividade Extra-Classe
Assistir ao filme “O óleo de Lorenzo”
Ter em mente as seguintes questões:
Como foi apresentada e no que consistiu a problemática da pesquisa?
A problemática do filme começa a ser apresentada quando o os pais de Lorenzo descobrem sua doença rara sem cura adrenoleucodistrofia (ADL), que provoca a degeneração no cérebro levando o paciente a morte em pouco tempo. A pesquisa é apresentada de forma sistemática buscando uma solução final através do estudo e desenvolvimento cientifico que consiste em estabilizar os efeitos dessa doença. Foram feitas várias tentativas em cima de hipóteses, para a paralisação da doença que é obtida quando enfim os pais de Lorenzo descobrem uma espécie de azeite, denominado óleo de Lorenzo.
Como foi que os pais do Lorenzo conseguiram formular a hipótese de pesquisa e qual foi ela? 
Como eles não aceitaram o diagnostico dessa doença complexa, iniciaram a busca pela explicação da doença. Como não havia estudos para a solução deste problema procuraram entender como era o processo da doença, e qual era a deficiência que acometia o organismo de Lorenzo, e então foi possível definir como fazer a formula que seria capaz de reduzir a evolução da degeneração da doença.
Como foi feita a coleta e a análise de dados?
Através de uma amostra de sangue ficou comprovado que Lorenzo produzia em excesso uma determinada gordura, que leva ao acumulo de ácidos graxos. A consequência desse acumulo afeta a transmissão de impulsos nervosos causando a distrofia no cérebro. A análise de dados foi feita pelo pai de Lorenzo que passava horas estudando.
 
Além da questão familiar, afetiva e humanitária da história quais foram as principais lições metodológicas que o filme proporcionou?
Pode-se dizer que na sociedade moderna que o conhecimento empírico não é bem aceito pelo campo cientifico. Os pais de Lorenzo nos mostram que podemos fazer coisas que vão além do nosso conhecimento, da nossa filosofia de vida. Nota-se que a medicina estava preocupada com o sucesso da ciência, e não pela luta da vida humana, se tratando de um saber desumanizado, cientificista e abstrato.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais