Buscar

RELATÓRIO PRATICA CORPO HUMANO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PRATICA CORPO HUMANO I
- Breve introdução sobre o tema.
 Foi realizada uma introdução sobre divisão celular (meiose e mitose) e como esses processos são de extrema importância para a formação do indivíduo desde a espermatogênese \ ovogênese até os dias atuais incluindo a formação do sistema nervoso central e seus periféricos.
- Objetivos da prática
Conhecer a importância da divisão celular e toda a origem embrionária dos tecidos e órgãos conhecida como organogênese.
 
- Métodos utilizados (descrição do que foi feito na atividade)
Utilização de material áudio visual (apresentação) de slides através do PowerPoint sobre: Embriologia, genética e sistema nervoso.
- Resultados observados
1-Divisão celular: Processo que ocorre nos seres vivos na qual uma célula (célula mãe) pode dar origem a 2 (mitose) ou 4(meiose) células filas.
Mitose: 2 células filhas não produzidas, células filhas idênticas, não sofre troca de material genético e ocorre em todo o nosso corpo são somáticas. 
Meiose:4 células filhas são produzidas, células filhas com metade do numero de cromossomos, existe troca de material genético, processo mais lento e mais detalhado do que a mitose e ocorre em células germinativas. 
Ciclo ovariano: Todo ciclo é controlado por processos hormonais. A hipófase libera o hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula as células foliculares e a teca interna que por sua vez começam a secretar estrogênio conhecido como hormônio ovariano. O altos índices de estrogênio inibem a produção de FSH, o hipotálamo começa a secretar o hormônio luteinizante (LH) que atua sobre o folículo e induzindo a sua divisão meiótica. Esse folículo continua seu desenvolvimento até formar de graaf (maduro). O LH aumenta a pressão do folículo o que culmina com a ruptura da superfície ovaria e libração do ovócito.
Pelo 14ª dia o ovócito será capturado pelas fímbrias da trompa e por meio de leves movimentos peristálticos será encaminhado para zona chamada de infundíbulo.
Uma glândula começará a produzir progesterona para preparar o aparelho reprodutor para receber o concepto (a síntese de testosterona continuará).
Caso não ocorra a fertilização será provocado uma queda brusca dos níveis de progesterona e estrogênio. Essa queda levará a perda da camada funcional do endométrio que estava preparado para receber o ovulo fecundado. Essa descamação do endométrio devido a sua estrutura ser vascularizada acarreta na liberação de sangue (processo conhecido como menstruação).
Observação: Uma evolução extremamente eficiente presente na nossa formação é o fato de possuirmos 3 folhetos primários (triblásticos). Onde cada folheto será responsável pela formação de um órgão \ sistema. 
Observação2: O sistema reprodutor masculino apesar de importante não foi trabalhado em sala de aula.
2-Sistema Nervoso
Apesar do foco ser no humanos sua formação e organização é similar em quase todos os vertebrados sendo mais complexo nos seres humanos.
O cérebro é a central de comando de todo o nosso organismo e toda a sua estrutura é protegida pela caixa craniana ou no caso da medula óssea dentro das vertebras. 
Sistema nervoso autônomo 
O sistema nervoso autônomo é responsável pelas respostas involuntárias do organismo, controlando diversas funções vitais como frequência cardíaca, regulação da pressão arterial, tônus da musculatura, secreções exócrinas e endócrinas, metabolismo intermediário, peristaltismo, frequência urinária, constrição e dilatação da pupila, salivação e pieloereção. Pode ser subdividido em:
Simpático: estimula vasoconstrição, dilata a abertura pupilar, promove a secreção das glândulas salivares, das glândulas sudoríparas, das cápsulas suprarrenais, acelera o ritmo cardíaco e inibe o peristaltismo gástrico e intestinal.
Parassimpático: estimula vasodilatação, diminui a abertura pupilar, promove a secreção das glândulas salivares, retarda o ritmo cardíaco, ativa o peristaltismo do esôfago, do estômago, do intestino delgado e estimula as glândulas gástricas.
Mecanorreceptor é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural.
O sistema nervoso possui dois tipos celulares: a célula da glia que conferem a estrutura ao sistema nervoso e os neurônios que são as unidades funcionais do SN.
Os neurônios são constituídos por dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos.
Os dendritos são uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular. É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos.
O axônio é um processo tubular longo transmite um impulso elétrico do corpo celular até as terminações do axônio (terminais pré-sinápticos). São envoltos por uma camada lipídica isolante chamada de bainha de mielina.
Os terminais pré-sinápticos são o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular.
-  Discussão
Endometriose produção excessiva do endométrio acarretando em sangramentos constantes \ prolongados e compressão dos órgãos. 
Erros genéticos cromossômicos trissomia do 21 e duplicação de cromossomos sexuais.
Eritobastose fetal devido a diferenciação do fator Rh – materno e a criação de anticorpos dificultando a gravides do segundo filho.
Percepção de dor e como é realizado o trajeto (sinal) ao cérebro e como ele responde com movimentos involuntários (sinapsi).
Adaptação genética para proteção da medula formação da caixa craniana.
Morte dos Neurônios (remédios, estimulantes em geral e drogas ilícitas) os neurônios são células que não são capazes de se regenerar sua morte é prejudicial a saúde mental e suas ações.
- Conclusões
A compreensão da formação do indivíduo é de extrema importância para podermos entender na integra todo seu processo de criação e diferenciação. Nesse ponto a interdisciplinaridade se faz presente para utilizarmos como base todo conhecimento adquirido em outras disciplinas e realizarmos associações facilitando assim todo o nosso processo de aprendizagem.

Continue navegando