A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Prova ética Ap3

Pré-visualização | Página 2 de 3

a noticia visando controlar a opinião pública.
E. Transmitir a notícia privilegiando a visão do emissor.
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Dentro da condição pós- moderna, a medicina teve avanços no campo técnico-científico significante para a manutenção da vida humana em detrimento as possíveis doenças que afetam o corpo humano. Mas, todo este universo teórico não permite a medicina ser hegemônica no que diz respeito à liberdade de cada indivíduo. Os desafios vão se tornando complexos exigindo que a vida humana seja centralizada na dimensão ética. Portanto, a medicina enquanto ciência, apesar de seu avanço, ainda se encontra limitada. A eutanásia e sua possibilidade, em muitos casos, aparece como resposta a uma situação limite em função da vida. Tal situação pode ser paradoxal para a compreensão racional. 
A partir deste enunciado qual compreensão seria verdadeira:
Escolha uma:
A. Que a medicina não exerce um papel ético quando opta pela eutanásia.
B. Que a medicina é uma ciência que pode decidir a qualquer momento sobre a vida humana, pois seu avanço tecnológico lhe trouxe base científica para isso.
C. Que a medicina estabeleça um dialogo com a pessoa tomando em consideração sua estrutura sociocultural.
D. Que a medicina deve respeitar a ordem natural dos fatos negando a eutanásia.
E. Que a medicina é uma ciência suprema e detém a verdade sobre os fatos.
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Analise o seguinte enunciado: 
A reflexão ética realiza uma análise profunda dos fatos buscando compreender a essência de cada ação moral. Essa analise contribui para a liberdade e autonomia do indivíduo perante as ideologias e as "verdades" de nosso cotidiano. Por exemplo: durante muito tempo a terra foi considerada o centro do universo. A reflexão ética tende a desconstruir certas moralidades e certas "verdades", pois rompe com as dimensões fundamentalistas e dogmáticas. Assim sendo, a ética é uma reflexão sobre a ação moral. 
A partir deste enunciado podemos entender que:
Escolha uma:
A. A ética não deve se prender as normas morais.
B. A ação ética garante a liberdade quando regida por princípios morais baseados em visões fundamentalistas.
C. As ações devem ser mais preponderantes para a moral do que para a ética.
D. A ética deve ser dogmática para garantir a liberdade do indivíduo.
E. A moral deve sempre ser preservada, pois ela se encontra acima da ética.
Questão 11
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e às convivências familiares e comunitárias, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, ART. 227)
Considerando as informações apresentadas é correto que:
Escolha uma:
A. A assistência à criança e adolescente e a manutenção de seus direitos independem de uma compreensão ética.
B. A dimensão política deve efetivar a discussão ética em busca de atender a necessidade da criança e do adolescente obrigando-os a uma moralidade específica.
C. Podemos efetivar os direitos da criança e do adolescente assegurando-lhes direitos básicos como saúde, alimentação e moradia tomando como fundamento o discurso moralista.
D. A ética visa uma condição justa perante a criança e o adolescente, mas depende da mobilização política para sua efetivação.
E. O exercício de ações voltadas para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes de áreas de risco sem a finalidade da própria dignidade é uma ação justa.
Questão 12
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A ação ética é legitimada a partir de algumas vertentes que buscam definir o campo e motivações das ações. Durante o percurso histórico a ética foi buscando responder a determinadas situações originando correntes éticas. Todavia, não podemos dizer que uma corrente ética supere a outra. Em cada situação podemos fazer uso de uma vertente ética. No texto tivemos conhecimento da ética teleológica e da ética deontológica. O quadro abaixo oferece uma síntese destas duas éticas.
Assim sendo, podemos afirmar sobre estas éticas que:
Escolha uma:
A. O agir ético deve levar em consideração a particularidade de todas as ações e situações decidindo pela forma mais coerente de agir, seja de forma deontológica ou teleológica;
B. O que vale nas ações são os fins e por isso a ética teleológica é mais aplicável, pois devemos cumprir a finalidade de cada ação mesmo que isso seja mau para a sociedade;
C. A ética deontológica é mais aplicável, pois de fato devemos sempre agir pelo dever, fora disso não nos constituímos como pessoas éticas;
D. A ética deontológica é a ética que visa os fins;
E. A ética teleológica é a ética do dever e da obrigação moral.
Questão 13
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Sendo a ética um saber prático que fortalece a cidadania como um todo, é legitimo que este saber possa refletir sobre à problemática da criança e sua dignidade buscando efetivar direitos e respeito social. Neste sentido, devemos pensar a cultura pós-moderna e seu processo histórico se quisermos compreender a realidade social que é inserida a criança e o adolescente. Por isso, a leitura das políticas públicas voltada ao desenvolvimento da infância é muito importante. 
Levando em consideração o enunciado podemos deduzir que:
Escolha uma:
A. Os direitos da criança e do adolescente dependem de uma visão ética que possa estar desvinculada da dimensão política.
B. Os direitos da criança e do adolescente devem estar desvinculados dos problemas socioculturais.
C. Os direitos da criança e do adolescente dependem de uma visão ética para fundamentar uma ação prática na sociedade pós- moderna.
D. Os direitos da criança e do adolescente dependem somente da visão religiosa para fundar uma ação prática na sociedade.
E. Para pensar sobre os direitos da criança e do adolescente o meio sociocultural é dispensável.
Questão 14
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Vamos analisar as palavras de Adolfo Sánchez Vázquez sobre o sentido e significado da ética. Diz ele: 
A ética é "teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento humano, o da moral, considerando, porém na sua totalidade, diversidade e variedade. 
A partir de tal enunciado entendemos que a ética privilegia a experiência pessoal do indivíduo, sua autonomia e sua liberdade. Desta forma, podemos dizer que:
Escolha uma:
A. A reflexão ética busca compreender as experiências coletivas deixando a experiência pessoal para o campo da moral.
B. A moral deve estar acima da experiência humana e sua vivencia histórica.
C. Ao se constituir como ciência do ato moral a ética se torna menos importante que a moral.
D. A ética sendo uma investigação da moral contribui para que o homem possa desconstruir as verdades alicerçadas na tradição.
E. A moral é superior a ética e conduz melhor os indivíduos para a dimensão de verdade.
Questão 15
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Para a historiadora iraniana Ladan Boroumand as raízes do terrorismo "islâmico" é secular, inspirados pelos métodos totalitários da modernidade. Neste sentido para essa autora não tem sentido alimentar a ideia de que haveria um choque entre civilizações (ocidente e oriente). O terrorismo "islâmico" está em conflito aberto, inclusive, com a própria tradição do Islã. A dimensão do totalitarismo criou regimes severos de controle de massa. Sua ideia era a fortificação do poder. Mediante a isso, se deveria instituir um inimigo para a humanidade. Há varias formas de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.