Buscar

Fundamentos da administração atividade unid 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos da administração 
unid 1
PERGUNTA 1
Todas as empresas têm um objetivo ou um propósito de vida, para alcançarem uma meta ou um resultado. Essas atividades estão diretamente relacionadas com a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, do ponto de vista da administração, não basta ser somente eficiente. É fundamental ser eficaz. Quando um time de futebol vai participar de um campeonato, ele deve definir, assim como uma empresa, os seus objetivos (planejamento estratégico). Alguns times querem ser campeões, enquanto outros querem, simplesmente, permanecer. Por exemplo: um dos maiores times de futebol do mundo, o Real Madrid, todos os anos, contrata muitos jogadores, pagando milhões de euros. Seu principal adversário, o Barcelona, utiliza, na maior parte da temporada, jogadores das categorias base. Assim, pode-se considerar que, apesar do Real Madrid ganhar o campeonato espanhol, ele não consegue ser eficiente. Nesse sentido, relacionando a gestão de um clube de futebol, que se assemelha a uma empresa, explique como o Real Madrid consegue ser eficaz, mas não eficiente, em sua gestão.
Resposta:
Visando a definição de eficiente e eficaz, em que eficiente consistem planejar, programar, elaborar e desfrutar de resultados moderados, e eficaz é o alcance dos objetivos. Podemos dizer que o Real Madrid visa a eficiência do grupo para colher o ápice do resultado, e para alcançar isso, a diretoria financeira não mede gastos e investimentos. E o Barcelona que não faz os mesmos investimentos as vezes conseguem melhores resultados com seus próprios jogadores. 
Uma administração eficaz é também uma administração de risco, considerando que pode não se obter o resultado desejado, mesmo com tanto investimento. Podemos se dizer que poderia ser utilizada como uma opção emergencial, onde se esperam resultados imediatos (porem também não é garantido). Já uma administração eficiente tem todo um planejamento prévio onde os riscos já são premeditados, e também a uma preparação para imprevistos, onde é muito mais propicio que se tornem uma administração eficiente e eficaz, uma vez que após todos os procedimentos juntos podem trazer o melhor resultado (ou o resultado esperado). Que por sinal podemos considerar a situação do Barcelona. Talvez ser campeão não seja apenas o único objetivo do time, e como mencionado na questão, eles podem se satisfazer apenas com a permanência, caso contrario já teriam mudado sua “abordagem”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais