Buscar

Resolução de Exercícios (Resíduos Sólidos)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 – Qual a definição de resíduos sólidos?
São restos, ou lixo, gerado pelas atividades do ser humano que não há nenhuma utilidade.
2 – A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos. Quais os diferentes tipos de resíduos sólidos podem ser agrupados? Explique três deles.
Podem ser agrupados os resíduos sólidos de origem domiciliar, comercial e público. Porque serão descartados no mesmo local, aterros sanitários.
3 – Quantas características físicas possuem os resíduos sólidos? Explique três delas.
Possuem cinco características físicas.
- Teor de umidade: representa a quantidade de água presente no lixo, medida em percentual do seu peso. Este parâmetro se altera em função das estações do ano e da incidência de chuvas, podendo-se estimar um teor de umidade variando em torno de 40 a 60%.
- Compressividade é o grau de compactação ou a redução do volume que uma massa de lixo pode sofrer quando compactada. Submetido a uma pressão de 4kg/cm², o volume do lixo pode ser reduzido de um terço (1/3) a um quarto (1/4) do seu volume original.
- Peso específico aparente é o peso do lixo solto em função do volume ocupado livremente, sem qualquer compactação, expresso em kg/m3. Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações. Na ausência de dados mais precisos, podem-se utilizar os valores de 230kg/m³ para o peso específico do lixo domiciliar, de 280kg/m³ para o peso específico dos resíduos de serviços de saúde e de 1.300kg/m³ para o peso específico de entulho de obras.
4 – Comente duas das características químicas dos resíduos sólidos.
- poder calorífico indica a capacidade potencial de um material desprender determinada quantidade de calor quando submetido à queima. O poder calorífico médio do lixo domiciliar se situa na faixa de 5.000kcal/kg.
- Composição química consiste na determinação dos teores de cinzas, matéria orgânica, carbono, nitrogênio, potássio, cálcio, fósforo, resíduo mineral total, resíduo mineral solúvel e gorduras.
5 – Fale a respeito das características biológicas dos resíduos sólidos e explique uma das vantagens dela.
As características biológicas do lixo são aquelas determinadas pela população microbiana e dos agentes patogênicos presentes no lixo que, ao lado das suas características químicas, permitem que sejam selecionados os métodos de tratamento e disposição final mais adequado.
6 – Cite os processos de determinação das principais características físicas dos resíduos sólidos.
• Preparo da amostra
• Determinação do peso específico aparente
• Determinação da composição gravimétrica
• Determinação do teor de umidade
• Cálculo da geração per capita
7 – Fale da importância do acondicionamento adequado dos resíduos sólidos.
• evitar acidentes;
• evitar a proliferação de vetores;
• minimizar o impacto visual e olfativo;
• reduzir a heterogeneidade dos resíduos (no caso de haver coleta seletiva);
• facilitar a realização da etapa da coleta.
8 – Comente a respeito do Resíduo Sólido de Saúde e Resíduo Sólido. Por que não devem ser adicionado no mesmo local?
Não devem ser acondicionados no mesmo local porque os resíduos sólidos de saúde são separados na origem, o lixo infectante dos resíduos comuns, uma vez que o primeiro representa apenas de 10 a 15% do total de resíduos e o lixo comum não necessita de maiores cuidados. A falta de cuidados com o manuseio do lixo infectante causa infecção hospitalar.
9 – Comente sobre o acondicionamento incorreto dos resíduos sólidos e os danos ambientais. 
O acondicionamento incorreto dos resíduos sólidos dificulta a qualidade da operação de coleta e transporte do lixo, pode provocar acidentes, proliferação de vetores de doenças infectocontagiosas, e fica inviável efetuar a coleta seletiva do lixo.
Infelizmente, o que se verifica em muitas cidades é o surgimento espontâneo de pontos de acumulação de lixo domiciliar a céu aberto, expostos indevidamente ou espalhados nos logradouros, prejudicando o ambiente e arriscando a saúde pública.
Explique e conceitue as classes de Resíduos Sólidos.
- Classe I (Resíduos Perigosos)
- Classe II (Resíduos Não Perigosos)
- Classe IIA (Resíduos Não Perigosos - Não Inertes)
- Classe IIB (Resíduos Não Perigosos - Inertes)
Os resíduos perigosos são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, ou apresentam características de periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou fazem parte da relação constante nos anexos A e B da NBR 10.004/2004.
Os resíduos não perigosos são divididos em Inertes e não inertes
Resíduos não inertes – São aqueles que não se enquadram na classificação de resíduos da Classe I ou resíduos da Classe IIB. Eles podem ter propriedade de Biodegradabilidade, Solubilidade em água ou Combustibilidade.
Resíduos inertes - Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G.
Os resíduos apresentam 06 características para que sejam considerados perigosos, cite-as e explique duas delas.
Corrosividade - Ser aquosa e apresentar pH inferior ou igual a 2, ou, superior ou igual a 12,5, ou sua mistura com água, na proporção de 1:1 em peso, produzir uma solução que apresente pH inferior a 2 ou superior ou igual a 12,5; Ser líquida ou, quando misturada em peso equivalente de água, produzir um líquido e corroer o aço a uma razão maior que 6,35 mm ao ano, a uma temperatura de 55°C.
Reatividade - Gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando misturados com a água; formar misturas potencialmente explosivas com a água; Reagir violentamente com a água; ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar;
Cite as características para que um resíduo sólido seja considerado na classe IIA (Não Inerte) e explique uma delas.
Elas podem ter propriedade de biodegradabilidade, solubilidade em água ou combustibilidade.
Biodegradabilidade - que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente. Desta forma o material quando se decompõe, perde as suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente. É uma qualidade que a sociedade atual exige de determinados produtos como por exemplo, de detergentes, de sacos de papel, de embalagens diversas, etc.
Assim diminui-se o impacto das manufaturas do homem sobre o meio ambiente. Diversos países adotaram algumas normas para obrigar certos setores econômicos, a fazer o uso de materiais biodegradáveis.
Cite uma característica de resíduo sólido para que seja classificado com inerte.
Não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, executando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor. 
Exemplo: resíduos domésticos, comerciais e da indústria de construção que estiverem dentro dos padrões exigidos pelas normas da ABNT. 
De acordo com a legislação, os resíduos inertes estão aptos a serem depositados em aterros sanitários.
Explique a diferença entre: inflamabilidade e combustibilidade.
Por inflamabilidade entende-se a faculdade de iniciar a combustão ou, por outras palavras, a facilidade de ignição, já a combustibilidade é entendida como a facilidade de propagação do fogo.
Quais fatores que influenciam as características dos Resíduos Sólidos?
Fatores climáticos, épocas especiais, demográficos e socioeconômicos.
Comente sobre a patogenicidade e corrosividade e dê exemplos de alguns materiais que tenham essas características:
Ambos apresentam riscos à saúde pública:
Patogenicidade - é capacidade do agente invasor em causar doenças com suas manifestações clínicas entre os hospedeiros suscetíveis, em outras palavras são infecções das superfícies mucosas. Existem 04 portas de entradas para essas infecções:
- trato respiratório (nariz, boca – pneumonia, resfriados);
- trato gastrointestinal (micróbios na água e mãos – cólera, hepatite B, diarréia);
- trato genital (contato sexual – sífilis, gonorréia, herpes, AIDS). 
- pele – acesso direto por absorções (tétano, micoses).
Corrosividade – é a capacidade de transformação de um material metálico ou liga metálica através de sua interação química ou eletroquímica com o meio onde está exposto. As substâncias químicas contidas nas pilhas e baterias são extremamente corrosiva nocivas ao meio ambiente e ao homem, por exemplo: Chumbo, Zinco, Manganês e Lítio, em contato conosco podem causar dores abdominais, disfunção renal, anemia, problemas pulmonares, sonolência, anemia, convulsões, etc.. 
Comente resumidamente sobre as normas da ABNT que rege os Resíduos Sólidos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – define "lixo" ou "resíduos sólidos" como os "restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semi-sólido ou líquido, desde que não seja passível de tratamento convencional".
Explique porque os fatores climáticos, demográficos e socioeconômicos influenciam nas características dos Resíduos Sólidos.
Fatores climáticos
- aumento das chuvas ocasionando maior teor de umidade dos resíduos;
- aumento das folhas no outono ocasionando entupimento dos bueiros;
- aumento da quantidade de embalagens de bebidas: vidros, latas e plásticos no verão.
Fatores demográficos
- quanto maior a população urbana, maior a geração per capita.
Fatores socioeconômicos
-nível cultural, nível educacional, poder aquisitivo, desenvolvimento tecnológico, lançamento de novos produtos, promoções de lojas comerciais e campanhas ambientais.
Outro fator que acredito influenciar as características dos resíduos sólidos são as épocas especiais, tais como: férias escolares, Dias dos Pais/Mães, Carnaval, Natal, Ano Novo, e etc.. Essas datas atraem um aumento populacional em locais turísticos causando o aumento de embalagens, vidros, latas e plásticos dispersos na natureza

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando