Logo Passei Direto
Buscar

CONCURSO 100 PROVA PO GEOGRA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – IFET – têm-se apresentado como instituições que estabelecem vínculos com a valorização da educação e das instituições públicas. Essa interdependência tem como pressuposto o combate às desigualdades estruturais de toda ordem, sendo fundamentais para a construção de uma nação democrática e soberana, estando, assim, em consonância com as atuais políticas educacionais e públicas brasileiras. A Seção II do Art. 6º da lei nº 11.892/08 fala sobre as finalidades e características dos Institutos Federais. Seus incisos põem em destaque a finalidade de ofertar a Educação Profissional e Tecnológica em todos os níveis e modalidades e promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, otimizando os recursos de gestão, os quadros de pessoal e a infraestrutura física. Devem constituir-se como centros de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, e qualificar-se como referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização aos docentes (Lei 11.892/08, art. 6º).
Esse texto legal, em seu inciso VIII, destaca que o IFET se propõe a realizar e estimular
A) a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.
B) o ensino de educação infantil, desde a creche até final do ensino fundamental, capacitando seus profissionais em serviço.
C) a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, voltadas à preservação do meio ambiente.
D) os programas especiais de formação pedagógica, com vista na formação de professores para a educação fundamental.
E) a oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, empresariais e culturais da Nação.

A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 evidencia no art. 12, incisos de I a VII, as ações atribuídas à escola, que são (...) elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas legalmente; velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; prover meios para a recuperação de alunos de menor rendimento; articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; informar pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Para Libâneo (2004), enquanto organizações, as escolas ressaltam a interação entre as pessoas, para a promoção da formação humana e para que elas funcionem e concretizem seus objetivos, requerendo “tomadas de decisões”, bem como de direção e controle dessas decisões. Esse processo ele o denomina como
A) controle.
B) ajuste.
C) gestão.
D) abrangência.
E) norteamento.

O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – tem por objetivo dar oportunidades educacionais a jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino fundamental, bem como aos que já o finalizaram, mas ainda não concluíram nem o ensino médio nem um curso que os habilite em uma profissão técnica de nível médio. O Art. 5o, do decreto nº 5.840/2006, estabelece que as instituições que oferecem esses cursos são responsáveis por sua estruturação e pela expedição de certificados e diplomas.
Por isso, o Parágrafo Único deste Art. 5º determina que “as áreas profissionais escolhidas para a estruturação dos cursos serão, preferencialmente, as que maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias” de que tipo de desenvolvimento?
A) sócio-histórico e cultural.
B) sócio-histórico e profissional.
C) técnico-artístico e econômico.
D) técnico-político e econômico.
E) socioeconômico e cultural.

Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade e singularidade. Os diversos sistemas, níveis e modalidades de ensino desenvolvidos nas escolas brasileiras expõem os desafios da qualidade e da equidade, na nossa educação, os quais para serem superados devem se dar em ambiente acolhedor, que reconheça e valorize as diferenças da diferença, ultrapassando, assim, as desigualdades.
Assim sendo, para atender a essa norma de procedimento, o Art. 1°, da Resolução nº 1/ 2004, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem consideradas “pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições” que desenvolvam atividades de que tipo?
A) cursos de extensão sobre as Culturas Brasileira e Africana.
B) programas de formação inicial e continuada de professores.
C) oficinas pedagógicas/temáticas de inclusão sobre as culturas.
D) palestras e seminários sobre a Cultura Afro-Brasileira.
E) parcerias com instituições voltadas à Cultura Africana.

Em consonância com as profundas mudanças encontradas no mundo do trabalho e do conhecimento na atualidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reserva um de seus capítulos à educação profissional. Em seu Capítulo III, Título V, ela trata da educação profissional e tecnológica e, para atender a essas exigências, o art. 39 estabelece que “a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional”
A) associa-se ao conselho escolar, aos interesses da comunidade em geral e às exigências do mercado de trabalho.
A) associa-se ao conselho escolar, aos interesses da comunidade em geral e às exigências do mercado de trabalho.
B) vincula-se aos elevados padrões de inovação tecnológica e científica do trabalho, nas diferentes modalidades de ensino.
C) sujeita-se às exigências do desenvolvimento tecnológico, em termos de qualificação de mão de obra e de desempenho.
D) integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
E) subordina-se aos desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e ao preparo para o mundo do trabalho.

Planejamento é algo inerente ao ser humano. O processo de ensino e aprendizagem necessita ser planejado, com intencionalidade e qualidade. Ao se planejar, se antecipam ações para atingir a satisfação dos objetivos traçados, ancoradas nos diferentes elementos que o compõem e em necessidades criadas a partir de uma determinada realidade, as quais levam a agir conforme essas ideias antecipadas.
Portanto, o planejamento, enquanto processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, deve se articular com as atividades a serem desenvolvidas na escola com incerteza ou dificuldade inerente ao contexto social. Nesse contexto, cabe retomar o que diz Libâneo (2012), para quem “a ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo”, pois é
A) a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas nas opções político-pedagógicas.
B) a verificação da aplicação de métodos, técnicas e conceitos científicos às decisões a serem tomadas na escola.
C) a decisão de realizar uma listagem de ações e recursos a serem executados em determinados datas e prazos.
D) o processo linear e indefinido, estabelecido com prazos fixos, a serem verificados os conteúdos.
E) o processo simples e harmônico, voltado para a verificação da metodologia das ações feitas em grupo.

A educação tecnológica deve permitir e impulsionar a formação do futuro profissional técnico e cidadão. Nesse intuito, necessita desenvolver um trabalho pedagógico a partir da evolução da tecnologia através de uma visão social, onde as transformações inovadoras e as diferentes estratégias utilizadas possam conciliar os imperativos da economia às conjunturas sociais.
A educação tecnológica deve associar a pesquisa e a reflexão às propostas das práticas pedagógicas, passando pelo “entendimento da tecnologia como processo educativo que se situa no interior da inteligência das técnicas para gerá-las de outra forma e adaptá-las às peculiaridades das regiões e às novas condições da sociedade” (Arroyo, apud Gadotti). Para a relevância da formação do futuro profissional, é preciso desenvolver o senso crítico conectado ao mundo circundante, subordinado pelos princípios de igualdade e solidariedade, através dos trabalhos de pesquisa realizados nas instituições de ensino, num diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento e o embasamento educacional, com vistas a compreender que fenômenos?
A) Igualmente os econômicos dos discentes e os decorrentes de suas necessidades no mercado de trabalho.
B) Especialmente os financeiros, frente à formação de mão de obra qualificada.
C) Apenas os questionadores do mundo do trabalho e das possibilidades de empregabilidade.
D) Não só os da aquisição das práticas profissionais isoladas, como os do trabalho tecnológico.
E) Tanto os educativos quanto os culturais, dentro e fora da escola.

Com grande destaque, a educação profissional e tecnológica, planetária e particularmente em nosso país, mostra-se como elemento estratégico. A formação educacional de qualidade se faz necessária para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade atual, repleta de grandes transformações e de avanços científicos/tecnológicos, tanto em termos conceituais, quanto em suas práticas, por serem complexas e abundantes. A problemática fundamental dessa modalidade de ensino – educação profissional e tecnológica – envolve necessariamente o estreito vínculo com o contexto maior da educação brasileira: sua legislação educacional. Assim, a LDB 9.394/96, em seu Art. 2º, que decreta os fins da Educação Nacional, reza que a “educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando”, preparando-o para
A) o desenvolvimento do espírito ético/estético e a inserção no mercado de trabalho.
B) o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C) a participação, de forma competitiva e satisfatória, da qualificação profissional.
D) a inserção no mundo produtivo, capacitado para ocupar cargos proeminentes.
E) a atuação consistente e atualizada nas empresas governamentais e privadas.

Em seu Art.1º, o Decreto nº 5.840/2006, institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
Os incisos I e II, do § 1o deste artigo rezam que o PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:
A) formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio.
B) formação teórica/tecnológica e o treinamento da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
C) restrição de oportunidades educacionais e de vagas no mercado de trabalho para os alunos do PROEJA.
D) ruptura com a formação de profissionais em número suficiente e ampliação do aproveitamento adequado.
E) treinamento da população excluída do conhecimento científico/tecnológico e a inserção no trabalho.

“As projeções cartográficas podem ser classificadas de acordo com diferentes metodologias que buscam sempre um melhor ajuste da superfície a ser representada.” (Fitz, P. R., 2008, p. 43).
O exemplo de projeção cartográfica que se refere à classificação de acordo com as deformações que o mapa apresenta, denomina-se
A) Gnômica.
B) Zenital.
C) Poliédrica.
D) Transversa.
E) Secante.

A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) pode ser desdobrada em outras cartas com escalas maiores.
A escala da carta cuja nomenclatura é SH-22-Z-A-I é
A) 1: 25.000
B) 1: 50.000
C) 1: 100.000
D) 1: 250.000
E) 1: 500.000

Objetiva-se realizar um mapeamento de uma determinada área, no qual seja possível distinguir feições com mais de 5 metros de extensão, considerando-se a precisão gráfica de 0,2 mm.
A escala do mapa que deverá ser utilizada é
A) 1: 25.000
B) 1: 50.000
C) 1: 75.000
D) 1: 100.000
E) 1: 125.000

Considerando a classificação de mapas de acordo com os seus objetivos, são exemplos de mapas especiais, EXCETO:
A) Náutico
B) Geomorfológico
C) Astronômico
D) Aeronáutico
E) Sinótico

O Sensoriamento Remoto representa uma das geotecnologias cada vez mais utilizadas para fins de elaboração de mapeamentos temáticos. Os itens a seguir resumem os principais procedimentos relacionados a um Método de Classificação Supervisionada de imagens de satélites orbitais:
Esses procedimentos descrevem o Método de Classificação Supervisionada denominado:
I. são escolhidos polígonos delimitadores para cada uma das classes espaciais consideradas pelo usuário;
II. é definida uma determinada probabilidade de um certo pixel externo aos polígonos pertencer à uma das classes estabelecidas na etapa anterior;
III. o programa aplicativo executa as operações e gera um mapa temático com as classes espaciais determinadas pelo usuário.
A) Método do paralelepípedo.
B) Método da distância mínima.
C) Lógica Fuzzy.
D) Redes Neurais.
E) Método da Máxima Verossimilhança.

Em uma Carta de Fragilidade Ambiental, elaborada para um estudo relacionado a riscos de processos erosivos acelerados, foi necessário identificar as áreas mapeadas com maior grau de fragilidade, para onde há indicação de implantação de obras de contenção.
O contexto ambiental identificado com o maior grau de fragilidade ambiental é caracterizado pelo conjunto dos seguintes aspectos referentes à declividade, ao grau de dissecação do relevo, ao tipo de solo predominante e à cobertura vegetal, respectivamente:
A) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de solos litólicos, Áreas desmatadas e queimadas recentemente.
B) Declividade entre 20 e 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de Argissolos, Áreas com cultivos de café e de milho.
C) Declividade < 6%, Fraco grau de dissecação do relevo, Predomínio do Latossolo Roxo, Áreas com formações arbustivas densas.
D) Declividade entre 12 e 20%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo-vermelho amarelo, Área reflorestada.
E) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo Vermelho Escuro, Área de Floresta Secundária densa.

Leia atentamente a seguir algumas características ambientais de um tipo de domínio paisagístico brasileiro:
As características acima descrevem o domínio paisagístico brasileiro denominado
Período de estiagem prolongado, com média anual de precipitações variando entre 268 e 800 mm;
Predomínio de temperaturas médias anuais elevadas entre 25 e 29o, e relativamente constantes;
Hidrologia Regional totalmente dependente do ritmo climático sazonal, com rios que podem secar desde a sua cabeceira;
Presença de morrotes do tipo inselberg, podendo ser compostos por lentes de quartzito resistentes e massas homogêneas de granitos.
A) domínio Tropical Atlântico.
B) domínio dos Cerrados.
C) domínio dos Sertões Secos.
D) domínio da Amazônia.
E) domínio dos Planaltos de Araucárias.

A Figura a seguir representa um tipo específico de movimento de massa relacionado à ocorrência de uma série de rupturas combinadas e sucessivas.
O tipo de movimento de massa descrito e representado na Figura é denominado
A) rastejo.
B) reptação.
C) fluxos de lama.
D) queda de blocos.
E) deslizamento rotacional.

Uma determinada macroforma do relevo submarino corresponde a terrenos que margeiam os continentes, onde há o choque entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, gerando as montanhas orogênicas por dobramentos nos continentes e as fossas submarinas, com ocorrência de abalos sísmicos, vulcanismos, intrusões e falhamentos.
A macroforma do relevo submarino à qual se refere o texto denomina-se
A) Cráton.
B) Bacias oceânicas.
C) Cordilheiras dorsais mesoceânicas.
D) Margem Continental no Oceano Pacífico.
E) Margem Continental no Oceano Atlântico.

Os processos exógenos traduzem-se na alteração das rochas por ação física e química, denominada intemperismo.
É um exemplo de intemperismo químico nas rochas
A) o congelamento da água em fraturas das rochas.
B) a penetração das raízes de árvores nas diáclases das rochas.
C) a diminuição da pressão por alívio de carga quando a rocha é exposta à superfície.
D) a transformação pela água dos minerais primários das rochas em minerais secundários.
E) a expansão térmica e contração durante rápido ou diferencial aquecimento ou resfriamento.

O quadro geopolítico do Oriente Médio, já bastante conturbado, ficou ainda mais tenso a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Os Estados Unidos assumiram um risco significativo ao promover a operação militar no Iraque em 2003, visto que tal ação teve como consequência:
A) a implosão territorial do Iraque, fragmentado em dois novos países: um com controle sunita e outro com poder xiita.
B) a ameaça à unidade do Ocidente e da OTAN, expressa pela oposição da franceses e alemães a essa invasão.
C) o reativamento do nacionalismo curdo no Iraque e na Turquia, que levou a criação de um território, o Curdistão.
D) a perda do apoio da Arábia Saudita aos norte-americanos, fazendo com que o governo saudita se ligasse a Al-Qaeda.
E) o crescimento de ações terroristas de palestinos da OLP contra o estado de Israel, como novas intifadas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – IFET – têm-se apresentado como instituições que estabelecem vínculos com a valorização da educação e das instituições públicas. Essa interdependência tem como pressuposto o combate às desigualdades estruturais de toda ordem, sendo fundamentais para a construção de uma nação democrática e soberana, estando, assim, em consonância com as atuais políticas educacionais e públicas brasileiras. A Seção II do Art. 6º da lei nº 11.892/08 fala sobre as finalidades e características dos Institutos Federais. Seus incisos põem em destaque a finalidade de ofertar a Educação Profissional e Tecnológica em todos os níveis e modalidades e promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, otimizando os recursos de gestão, os quadros de pessoal e a infraestrutura física. Devem constituir-se como centros de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, e qualificar-se como referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização aos docentes (Lei 11.892/08, art. 6º).
Esse texto legal, em seu inciso VIII, destaca que o IFET se propõe a realizar e estimular
A) a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.
B) o ensino de educação infantil, desde a creche até final do ensino fundamental, capacitando seus profissionais em serviço.
C) a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, voltadas à preservação do meio ambiente.
D) os programas especiais de formação pedagógica, com vista na formação de professores para a educação fundamental.
E) a oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, empresariais e culturais da Nação.

A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 evidencia no art. 12, incisos de I a VII, as ações atribuídas à escola, que são (...) elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas legalmente; velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; prover meios para a recuperação de alunos de menor rendimento; articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; informar pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Para Libâneo (2004), enquanto organizações, as escolas ressaltam a interação entre as pessoas, para a promoção da formação humana e para que elas funcionem e concretizem seus objetivos, requerendo “tomadas de decisões”, bem como de direção e controle dessas decisões. Esse processo ele o denomina como
A) controle.
B) ajuste.
C) gestão.
D) abrangência.
E) norteamento.

O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – tem por objetivo dar oportunidades educacionais a jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino fundamental, bem como aos que já o finalizaram, mas ainda não concluíram nem o ensino médio nem um curso que os habilite em uma profissão técnica de nível médio. O Art. 5o, do decreto nº 5.840/2006, estabelece que as instituições que oferecem esses cursos são responsáveis por sua estruturação e pela expedição de certificados e diplomas.
Por isso, o Parágrafo Único deste Art. 5º determina que “as áreas profissionais escolhidas para a estruturação dos cursos serão, preferencialmente, as que maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias” de que tipo de desenvolvimento?
A) sócio-histórico e cultural.
B) sócio-histórico e profissional.
C) técnico-artístico e econômico.
D) técnico-político e econômico.
E) socioeconômico e cultural.

Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade e singularidade. Os diversos sistemas, níveis e modalidades de ensino desenvolvidos nas escolas brasileiras expõem os desafios da qualidade e da equidade, na nossa educação, os quais para serem superados devem se dar em ambiente acolhedor, que reconheça e valorize as diferenças da diferença, ultrapassando, assim, as desigualdades.
Assim sendo, para atender a essa norma de procedimento, o Art. 1°, da Resolução nº 1/ 2004, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem consideradas “pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições” que desenvolvam atividades de que tipo?
A) cursos de extensão sobre as Culturas Brasileira e Africana.
B) programas de formação inicial e continuada de professores.
C) oficinas pedagógicas/temáticas de inclusão sobre as culturas.
D) palestras e seminários sobre a Cultura Afro-Brasileira.
E) parcerias com instituições voltadas à Cultura Africana.

Em consonância com as profundas mudanças encontradas no mundo do trabalho e do conhecimento na atualidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reserva um de seus capítulos à educação profissional. Em seu Capítulo III, Título V, ela trata da educação profissional e tecnológica e, para atender a essas exigências, o art. 39 estabelece que “a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional”
A) associa-se ao conselho escolar, aos interesses da comunidade em geral e às exigências do mercado de trabalho.
A) associa-se ao conselho escolar, aos interesses da comunidade em geral e às exigências do mercado de trabalho.
B) vincula-se aos elevados padrões de inovação tecnológica e científica do trabalho, nas diferentes modalidades de ensino.
C) sujeita-se às exigências do desenvolvimento tecnológico, em termos de qualificação de mão de obra e de desempenho.
D) integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
E) subordina-se aos desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e ao preparo para o mundo do trabalho.

Planejamento é algo inerente ao ser humano. O processo de ensino e aprendizagem necessita ser planejado, com intencionalidade e qualidade. Ao se planejar, se antecipam ações para atingir a satisfação dos objetivos traçados, ancoradas nos diferentes elementos que o compõem e em necessidades criadas a partir de uma determinada realidade, as quais levam a agir conforme essas ideias antecipadas.
Portanto, o planejamento, enquanto processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, deve se articular com as atividades a serem desenvolvidas na escola com incerteza ou dificuldade inerente ao contexto social. Nesse contexto, cabe retomar o que diz Libâneo (2012), para quem “a ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo”, pois é
A) a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas nas opções político-pedagógicas.
B) a verificação da aplicação de métodos, técnicas e conceitos científicos às decisões a serem tomadas na escola.
C) a decisão de realizar uma listagem de ações e recursos a serem executados em determinados datas e prazos.
D) o processo linear e indefinido, estabelecido com prazos fixos, a serem verificados os conteúdos.
E) o processo simples e harmônico, voltado para a verificação da metodologia das ações feitas em grupo.

A educação tecnológica deve permitir e impulsionar a formação do futuro profissional técnico e cidadão. Nesse intuito, necessita desenvolver um trabalho pedagógico a partir da evolução da tecnologia através de uma visão social, onde as transformações inovadoras e as diferentes estratégias utilizadas possam conciliar os imperativos da economia às conjunturas sociais.
A educação tecnológica deve associar a pesquisa e a reflexão às propostas das práticas pedagógicas, passando pelo “entendimento da tecnologia como processo educativo que se situa no interior da inteligência das técnicas para gerá-las de outra forma e adaptá-las às peculiaridades das regiões e às novas condições da sociedade” (Arroyo, apud Gadotti). Para a relevância da formação do futuro profissional, é preciso desenvolver o senso crítico conectado ao mundo circundante, subordinado pelos princípios de igualdade e solidariedade, através dos trabalhos de pesquisa realizados nas instituições de ensino, num diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento e o embasamento educacional, com vistas a compreender que fenômenos?
A) Igualmente os econômicos dos discentes e os decorrentes de suas necessidades no mercado de trabalho.
B) Especialmente os financeiros, frente à formação de mão de obra qualificada.
C) Apenas os questionadores do mundo do trabalho e das possibilidades de empregabilidade.
D) Não só os da aquisição das práticas profissionais isoladas, como os do trabalho tecnológico.
E) Tanto os educativos quanto os culturais, dentro e fora da escola.

Com grande destaque, a educação profissional e tecnológica, planetária e particularmente em nosso país, mostra-se como elemento estratégico. A formação educacional de qualidade se faz necessária para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade atual, repleta de grandes transformações e de avanços científicos/tecnológicos, tanto em termos conceituais, quanto em suas práticas, por serem complexas e abundantes. A problemática fundamental dessa modalidade de ensino – educação profissional e tecnológica – envolve necessariamente o estreito vínculo com o contexto maior da educação brasileira: sua legislação educacional. Assim, a LDB 9.394/96, em seu Art. 2º, que decreta os fins da Educação Nacional, reza que a “educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando”, preparando-o para
A) o desenvolvimento do espírito ético/estético e a inserção no mercado de trabalho.
B) o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C) a participação, de forma competitiva e satisfatória, da qualificação profissional.
D) a inserção no mundo produtivo, capacitado para ocupar cargos proeminentes.
E) a atuação consistente e atualizada nas empresas governamentais e privadas.

Em seu Art.1º, o Decreto nº 5.840/2006, institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
Os incisos I e II, do § 1o deste artigo rezam que o PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:
A) formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio.
B) formação teórica/tecnológica e o treinamento da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
C) restrição de oportunidades educacionais e de vagas no mercado de trabalho para os alunos do PROEJA.
D) ruptura com a formação de profissionais em número suficiente e ampliação do aproveitamento adequado.
E) treinamento da população excluída do conhecimento científico/tecnológico e a inserção no trabalho.

“As projeções cartográficas podem ser classificadas de acordo com diferentes metodologias que buscam sempre um melhor ajuste da superfície a ser representada.” (Fitz, P. R., 2008, p. 43).
O exemplo de projeção cartográfica que se refere à classificação de acordo com as deformações que o mapa apresenta, denomina-se
A) Gnômica.
B) Zenital.
C) Poliédrica.
D) Transversa.
E) Secante.

A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) pode ser desdobrada em outras cartas com escalas maiores.
A escala da carta cuja nomenclatura é SH-22-Z-A-I é
A) 1: 25.000
B) 1: 50.000
C) 1: 100.000
D) 1: 250.000
E) 1: 500.000

Objetiva-se realizar um mapeamento de uma determinada área, no qual seja possível distinguir feições com mais de 5 metros de extensão, considerando-se a precisão gráfica de 0,2 mm.
A escala do mapa que deverá ser utilizada é
A) 1: 25.000
B) 1: 50.000
C) 1: 75.000
D) 1: 100.000
E) 1: 125.000

Considerando a classificação de mapas de acordo com os seus objetivos, são exemplos de mapas especiais, EXCETO:
A) Náutico
B) Geomorfológico
C) Astronômico
D) Aeronáutico
E) Sinótico

O Sensoriamento Remoto representa uma das geotecnologias cada vez mais utilizadas para fins de elaboração de mapeamentos temáticos. Os itens a seguir resumem os principais procedimentos relacionados a um Método de Classificação Supervisionada de imagens de satélites orbitais:
Esses procedimentos descrevem o Método de Classificação Supervisionada denominado:
I. são escolhidos polígonos delimitadores para cada uma das classes espaciais consideradas pelo usuário;
II. é definida uma determinada probabilidade de um certo pixel externo aos polígonos pertencer à uma das classes estabelecidas na etapa anterior;
III. o programa aplicativo executa as operações e gera um mapa temático com as classes espaciais determinadas pelo usuário.
A) Método do paralelepípedo.
B) Método da distância mínima.
C) Lógica Fuzzy.
D) Redes Neurais.
E) Método da Máxima Verossimilhança.

Em uma Carta de Fragilidade Ambiental, elaborada para um estudo relacionado a riscos de processos erosivos acelerados, foi necessário identificar as áreas mapeadas com maior grau de fragilidade, para onde há indicação de implantação de obras de contenção.
O contexto ambiental identificado com o maior grau de fragilidade ambiental é caracterizado pelo conjunto dos seguintes aspectos referentes à declividade, ao grau de dissecação do relevo, ao tipo de solo predominante e à cobertura vegetal, respectivamente:
A) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de solos litólicos, Áreas desmatadas e queimadas recentemente.
B) Declividade entre 20 e 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de Argissolos, Áreas com cultivos de café e de milho.
C) Declividade < 6%, Fraco grau de dissecação do relevo, Predomínio do Latossolo Roxo, Áreas com formações arbustivas densas.
D) Declividade entre 12 e 20%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo-vermelho amarelo, Área reflorestada.
E) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo Vermelho Escuro, Área de Floresta Secundária densa.

Leia atentamente a seguir algumas características ambientais de um tipo de domínio paisagístico brasileiro:
As características acima descrevem o domínio paisagístico brasileiro denominado
Período de estiagem prolongado, com média anual de precipitações variando entre 268 e 800 mm;
Predomínio de temperaturas médias anuais elevadas entre 25 e 29o, e relativamente constantes;
Hidrologia Regional totalmente dependente do ritmo climático sazonal, com rios que podem secar desde a sua cabeceira;
Presença de morrotes do tipo inselberg, podendo ser compostos por lentes de quartzito resistentes e massas homogêneas de granitos.
A) domínio Tropical Atlântico.
B) domínio dos Cerrados.
C) domínio dos Sertões Secos.
D) domínio da Amazônia.
E) domínio dos Planaltos de Araucárias.

A Figura a seguir representa um tipo específico de movimento de massa relacionado à ocorrência de uma série de rupturas combinadas e sucessivas.
O tipo de movimento de massa descrito e representado na Figura é denominado
A) rastejo.
B) reptação.
C) fluxos de lama.
D) queda de blocos.
E) deslizamento rotacional.

Uma determinada macroforma do relevo submarino corresponde a terrenos que margeiam os continentes, onde há o choque entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, gerando as montanhas orogênicas por dobramentos nos continentes e as fossas submarinas, com ocorrência de abalos sísmicos, vulcanismos, intrusões e falhamentos.
A macroforma do relevo submarino à qual se refere o texto denomina-se
A) Cráton.
B) Bacias oceânicas.
C) Cordilheiras dorsais mesoceânicas.
D) Margem Continental no Oceano Pacífico.
E) Margem Continental no Oceano Atlântico.

Os processos exógenos traduzem-se na alteração das rochas por ação física e química, denominada intemperismo.
É um exemplo de intemperismo químico nas rochas
A) o congelamento da água em fraturas das rochas.
B) a penetração das raízes de árvores nas diáclases das rochas.
C) a diminuição da pressão por alívio de carga quando a rocha é exposta à superfície.
D) a transformação pela água dos minerais primários das rochas em minerais secundários.
E) a expansão térmica e contração durante rápido ou diferencial aquecimento ou resfriamento.

O quadro geopolítico do Oriente Médio, já bastante conturbado, ficou ainda mais tenso a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Os Estados Unidos assumiram um risco significativo ao promover a operação militar no Iraque em 2003, visto que tal ação teve como consequência:
A) a implosão territorial do Iraque, fragmentado em dois novos países: um com controle sunita e outro com poder xiita.
B) a ameaça à unidade do Ocidente e da OTAN, expressa pela oposição da franceses e alemães a essa invasão.
C) o reativamento do nacionalismo curdo no Iraque e na Turquia, que levou a criação de um território, o Curdistão.
D) a perda do apoio da Arábia Saudita aos norte-americanos, fazendo com que o governo saudita se ligasse a Al-Qaeda.
E) o crescimento de ações terroristas de palestinos da OLP contra o estado de Israel, como novas intifadas.

Prévia do material em texto

27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 1 
CONCURSO IFPI – PROFESSOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES NESTA PÁGINA 
 
* Você recebeu do fiscal o seguinte material: 
a) este Caderno de Questões com o enunciado das 40 (quarenta) questões da prova objetiva. 
b) uma Folha de Respostas, destinada às respostas das questões da prova objetiva. 
 
* É responsabilidade do candidato certificar-se de que recebeu a prova correspondente ao curso/disciplina para o qual 
concorre (verifique o cabeçalho do Caderno de Questões). Notifique ao fiscal qualquer irregularidade. 
 
* FOLHEAR O CADERNO DE QUESTÕES ANTES DO INÍCIO DA PROVA IMPLICA NA ELIMINAÇÃO 
DO CANDIDATO. 
 
* Verifique se as informações contidas na Folha de Respostas estão corretas. Caso contrário, notifique o fiscal. 
 
* Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio da Folha de Respostas, à caneta esferográfica de 
tinta na cor preta ou azul. 
 
* Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para não DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. A Folha de 
Respostas somente poderá ser substituída caso esteja danificada em suas margens superior ou inferior – BARRA DE 
RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA. 
 
* Será ELIMINADO do Concurso o candidato que: 
a) for surpreendido durante o período de realização de sua prova portando (carregando consigo, levando ou 
conduzindo) armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, qualquer tipo de relógio com mostrador digital, 
walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, controle de alarme de carro, etc), quer seja na sala 
de prova ou nas dependências do seu local de prova. Item 9.17, alínea “c” do edital. 
b) ausentar-se da sala de prova, durante o período de realização de sua prova, portando a folha de respostas da prova 
objetiva, o caderno de questões, ou quaisquer equipamentos eletrônicos. Item 9.17, alínea “h” do edital. 
c) fizer anotação de informações relativas às suas respostas da prova objetiva, em qualquer meio. Item 9.17, alínea “f” 
do edital. 
d) não permitir a coleta da digital, no procedimento descrito no subitem 9.15 do edital ou não efetuar a transcrição do 
texto apresentado caso seja utilizado o procedimento descrito no subitem 9.16 do edital. 
 
* Quando terminar, entregue obrigatoriamente ao fiscal a Folha de Respostas. A entrega do Caderno de Questões é 
obrigatória se o candidato terminar a prova antes de faltar 30 (trinta) minutos para o término desta. ASSINE 
OBRIGATORIAMENTE A LISTA DE PRESENÇA. 
 
* Será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que descumprir as instruções contidas no 
Caderno de Questões. Item 9.17, alínea “i” do edital. 
 
* Consulte as próximas atividades no cronograma disponível na guia Cronogramas, acessando a página do concurso em 
www.funrio.org.br. 
 
* Transcreva em letra cursiva, no espaço próprio na Folha de Respostas, a frase abaixo apresentada entre aspas. 
“As obras humanas alteram-se, corrompem-se, modificam-se, transformam-se.” (Machado de Assis) 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 2 
♦ Fundamentos da Educação e Legislação Educacional ♦ 
 
Questão 01 
 
Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – IFET – têm-se apresentado como instituições que 
estabelecem vínculos com a valorização da educação e das instituições públicas. Essa interdependência tem como 
pressuposto o combate às desigualdades estruturais de toda ordem, sendo fundamentais para a construção de uma nação 
democrática e soberana, estando, assim, em consonância com as atuais políticas educacionais e públicas brasileiras. 
A Seção II do Art. 6º da lei nº 11.892/08 fala sobre as finalidades e características dos Institutos Federais. Seus incisos 
põem em destaque a finalidade de ofertar a Educação Profissional e Tecnológica em todos os níveis e modalidades e 
promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, 
otimizando os recursos de gestão, os quadros de pessoal e a infraestrutura física. Devem constituir-se como centros de 
excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, e qualificar-se como referência 
no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização aos 
docentes (Lei 11.892/08, art. 6º). 
Esse texto legal, em seu inciso VIII, destaca que o IFET se propõe a realizar e estimular 
 
A) a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e 
tecnológico. 
B) o ensino de educação infantil, desde a creche até final do ensino fundamental, capacitando seus profissionais em serviço. 
C) a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, voltadas à preservação do meio ambiente. 
D) os programas especiais de formação pedagógica, com vista na formação de professores para a educação fundamental. 
E) a oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, empresariais e culturais da 
Nação. 
 
Questão 02 
 
A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 evidencia no art. 12, incisos de I a VII, as ações atribuídas à escola, que são (...) 
elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o 
cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas legalmente; velar pelo cumprimento do plano de trabalho de 
cada docente; prover meios para a recuperação de alunos de menor rendimento; articular-se com as famílias e a comunidade, 
criando processos de integração da sociedade com a escola; informar pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento 
dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. 
Para Libâneo (2004), enquanto organizações, as escolas ressaltam a interação entre as pessoas, para a promoção da 
formação humana e para que elas funcionem e concretizem seus objetivos, requerendo “tomadas de decisões”, bem como de 
direção e controle dessas decisões. Esse processo ele o denomina como 
 
A) controle. 
B) ajuste. 
C) gestão. 
D) abrangência. 
E) norteamento. 
 
Questão 03 
 
O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – 
PROEJA – tem por objetivo dar oportunidades educacionais a jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino 
fundamental, bem como aos que já o finalizaram, mas ainda não concluíram nem o ensino médio nem um curso que os 
habilite em uma profissão técnica de nível médio. 
O Art. 5o, do decreto nº 5.840/2006, estabelece que as instituições que oferecem esses cursos são responsáveis por sua 
estruturação e pela expedição de certificados e diplomas. 
Por isso, o Parágrafo Único deste Art. 5º determina que “as áreas profissionais escolhidas para a estruturação dos cursos 
serão, preferencialmente, as que maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir 
com o fortalecimento das estratégias” de que tipo de desenvolvimento? 
 
A) sócio-histórico e cultural. 
B) sócio-histórico e profissional. 
C) técnico-artístico e econômico. 
D) técnico-político e econômico. 
E) socioeconômico e cultural. 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 3 
Questão 04 
 
Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se 
sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade e singularidade. 
Os diversos sistemas, níveis e modalidades de ensinodesenvolvidos nas escolas brasileiras expõem os desafios da 
qualidade e da equidade, na nossa educação, os quais para serem superados devem se dar em ambiente acolhedor, que 
reconheça e valorize as diferenças da diferença, ultrapassando, assim, as desigualdades. 
Assim sendo, para atender a essa norma de procedimento, o Art. 1°, da Resolução nº 1/ 2004, estabelece as Diretrizes 
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e 
Africana, a serem consideradas “pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, 
em especial, por Instituições” que desenvolvam atividades de que tipo? 
 
A) cursos de extensão sobre as Culturas Brasileira e Africana. 
B) programas de formação inicial e continuada de professores. 
C) oficinas pedagógicas/temáticas de inclusão sobre as culturas. 
D) palestras e seminários sobre a Cultura Afro-Brasileira. 
E) parcerias com instituições voltadas à Cultura Africana. 
 
Questão 05 
 
Em consonância com as profundas mudanças encontradas no mundo do trabalho e do conhecimento na atualidade, a Lei 
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reserva um de seus capítulos à educação profissional. Em seu Capítulo III, 
Título V, ela trata da educação profissional e tecnológica e, para atender a essas exigências, o art. 39 estabelece que “a 
educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional”, 
 
A) associa-se ao conselho escolar, aos interesses da comunidade em geral e às exigências do mercado de trabalho. 
B) vincula-se aos elevados padrões de inovação tecnológica e científica do trabalho, nas diferentes modalidades de ensino. 
C) sujeita-se às exigências do desenvolvimento tecnológico, em termos de qualificação de mão de obra e de desempenho. 
D) integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. 
E) subordina-se aos desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e ao preparo para o mundo do trabalho. 
 
Questão 06 
 
Planejamento é algo inerente ao ser humano. O processo de ensino e aprendizagem necessita ser planejado, com 
intencionalidade e qualidade. Ao se planejar, se antecipam ações para atingir a satisfação dos objetivos traçados, ancoradas 
nos diferentes elementos que o compõem e em necessidades criadas a partir de uma determinada realidade, as quais levam a 
agir conforme essas ideias antecipadas. 
Portanto, o planejamento, enquanto processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, deve se 
articular com as atividades a serem desenvolvidas na escola com incerteza ou dificuldade inerente ao contexto social. 
Nesse contexto, cabe retomar o que diz Libâneo (2012), para quem “a ação de planejar não se reduz ao simples 
preenchimento de formulários para controle administrativo”, pois é 
 
A) a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas nas opções político-pedagógicas. 
B) a verificação da aplicação de métodos, técnicas e conceitos científicos às decisões a serem tomadas na escola. 
C) a decisão de realizar uma listagem de ações e recursos a serem executados em determinados datas e prazos. 
D) o processo linear e indefinido, estabelecido com prazos fixos, a serem verificados os conteúdos. 
E) o processo simples e harmônico, voltado para a verificação da metodologia das ações feitas em grupo. 
 
Questão 07 
 
O art. 205 da Constituição Federal brasileira estabelece que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, 
será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para 
o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 4 
Para que esse artigo possa se concretizar, entre outros princípios que embasam o ensino a ser ministrado à Nação, em 
compatibilidade com o Art. 206, seguem-se cinco princípios: 
 
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
II. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; 
III. gestão democrática do ensino público, na forma da lei; 
IV. garantia de padrão de qualidade 
V. piso salarial nacional unificado para os profissionais da escola privada. 
 
Quais desses princípios estão compatíveis com o Artigo citado? 
 
A) II, III, IV e V. 
B) I, II, IV e V. 
C) I, II, III e IV. 
D) I, II, III e V. 
E) I, III, IV e V. 
 
Questão 08 
 
A educação tecnológica deve permitir e impulsionar a formação do futuro profissional técnico e cidadão. Nesse intuito, 
necessita desenvolver um trabalho pedagógico a partir da evolução da tecnologia através de uma visão social, onde as 
transformações inovadoras e as diferentes estratégias utilizadas possam conciliar os imperativos da economia às conjunturas 
sociais. 
A educação tecnológica deve associar a pesquisa e a reflexão às propostas das práticas pedagógicas, passando pelo 
“entendimento da tecnologia como processo educativo que se situa no interior da inteligência das técnicas para gerá-las de 
outra forma e adaptá-las às peculiaridades das regiões e às novas condições da sociedade” (Arroyo, apud Gadotti). 
Para a relevância da formação do futuro profissional, é preciso desenvolver o senso crítico conectado ao mundo 
circundante, subordinado pelos princípios de igualdade e solidariedade, através dos trabalhos de pesquisa realizados nas 
instituições de ensino, num diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento e o embasamento 
educacional, com vistas a compreender que fenômenos? 
 
A) Igualmente os econômicos dos discentes e os decorrentes de suas necessidades no mercado de trabalho. 
B) Especialmente os financeiros, frente à formação de mão de obra qualificada. 
C) Apenas os questionadores do mundo do trabalho e das possibilidades de empregabilidade. 
D) Não só os da aquisição das práticas profissionais isoladas, como os do trabalho tecnológico. 
E) Tanto os educativos quanto os culturais, dentro e fora da escola. 
 
Questão 09 
 
Com grande destaque, a educação profissional e tecnológica, planetária e particularmente em nosso país, mostra-se 
como elemento estratégico. A formação educacional de qualidade se faz necessária para uma melhor inserção de jovens e 
trabalhadores na sociedade atual, repleta de grandes transformações e de avanços científicos/tecnológicos, tanto em termos 
conceituais, quanto em suas práticas, por serem complexas e abundantes. 
A problemática fundamental dessa modalidade de ensino – educação profissional e tecnológica – envolve 
necessariamente o estreito vínculo com o contexto maior da educação brasileira: sua legislação educacional. 
Assim, a LDB 9.394/96, em seu Art. 2º, que decreta os fins da Educação Nacional, reza que a “educação, dever da 
família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno 
desenvolvimento do educando”, preparando-o para 
 
A) o desenvolvimento do espírito ético/estético e a inserção no mercado de trabalho. 
B) o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
C) a participação, de forma competitiva e satisfatória, da qualificação profissional. 
D) a inserção no mundo produtivo, capacitado para ocupar cargos proeminentes. 
E) a atuação consistente e atualizada nas empresas governamentais e privadas. 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 5 
Questão 10 
 
A inclusão social é um dos grandes desafios brasileiros, uma vez que, ao longo de sua história, propiciouo acúmulo de 
desigualdades sociais no que tange à distribuição da terra, da riqueza, do acesso aos bens materiais e culturais e da 
apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. 
A inclusão social abrange também a proposição de condições para que todos os habitantes do país possam ter uma 
qualidade de vida adequada e como cidadãos plenos, dotados de conhecimentos, meios e mecanismos de participação 
política, que os tornem aptos a agir de maneira consciente e fundamentada. 
De acordo com essa premissa, em seu Art.1º, o Decreto nº 5.840/2006, institui, no âmbito federal, o Programa Nacional 
de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 
Os incisos I e II, do § 1o deste artigo rezam que o PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação 
profissional: 
 
A) formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio. 
B) formação teórica/tecnológica e o treinamento da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. 
C) restrição de oportunidades educacionais e de vagas no mercado de trabalho para os alunos do PROEJA. 
D) ruptura com a formação de profissionais em número suficiente e ampliação do aproveitamento adequado. 
E) treinamento da população excluída do conhecimento científico/tecnológico e a inserção no trabalho. 
 
♦ Conhecimentos Específicos ♦ 
 
Questão 11 
 
“As projeções cartográficas podem ser classificadas de acordo com diferentes metodologias que buscam sempre um melhor 
ajuste da superfície a ser representada.” (Fitz, P. R., 2008, p. 43). O exemplo de projeção cartográfica que se refere à 
classificação de acordo com as deformações que o mapa apresenta, denomina-se 
 
A) Gnômica. 
B) Zenital. 
C) Poliédrica. 
D) Transversa. 
E) Secante. 
 
Questão 12 
 
A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) pode ser desdobrada em outras cartas com escalas maiores. A 
escala da carta cuja nomenclatura é SH-22-Z-A-I é 
 
A) 1: 25.000 
B) 1: 50.000 
C) 1: 100.000 
D) 1: 250.000 
E) 1: 500.000 
 
Questão 13 
 
Objetiva-se realizar um mapeamento de uma determinada área, no qual seja possível distinguir feições com mais de 5 metros 
de extensão, considerando-se a precisão gráfica de 0,2 mm. A escala do mapa que deverá ser utilizada é 
 
A) 1: 25.000 
B) 1: 50.000 
C) 1: 75.000 
D) 1: 100.000 
E) 1: 125.000 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 6 
Questão 14 
 
Considerando a classificação de mapas de acordo com os seus objetivos, são exemplos de mapas especiais, EXCETO: 
 
A) Náutico 
B) Geomorfológico 
C) Astronômico 
D) Aeronáutico 
E) Sinótico 
 
Questão 15 
 
O Sensoriamento Remoto representa uma das geotecnologias cada vez mais utilizadas para fins de elaboração de 
mapeamentos temáticos. Os itens a seguir resumem os principais procedimentos relacionados a um Método de Classificação 
Supervisionada de imagens de satélites orbitais: 
 
I. são escolhidos polígonos delimitadores para cada uma das classes espaciais consideradas pelo usuário; 
II. é definida uma determinada probabilidade de um certo pixel externo aos polígonos pertencer à uma das classes 
estabelecidas na etapa anterior; 
III. o programa aplicativo executa as operações e gera um mapa temático com as classes espaciais determinadas pelo 
usuário. 
 
Esses procedimentos descrevem o Método de Classificação Supervisionada denominado: 
 
A) Método do paralelepípedo. 
B) Método da distância mínima. 
C) Lógica Fuzzy. 
D) Redes Neurais. 
E) Método da Máxima Verossimilhança. 
 
Questão 16 
 
Em uma Carta de Fragilidade Ambiental, elaborada para um estudo relacionado a riscos de processos erosivos acelerados, foi 
necessário identificar as áreas mapeadas com maior grau de fragilidade, para onde há indicação de implantação de obras de 
contenção. O contexto ambiental identificado com o maior grau de fragilidade ambiental é caracterizado pelo conjunto dos 
seguintes aspectos referentes à declividade, ao grau de dissecação do relevo, ao tipo de solo predominante e à cobertura 
vegetal, respectivamente: 
 
A) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de solos litólicos, Áreas desmatadas e 
queimadas recentemente. 
B) Declividade entre 20 e 30%, Grau de dissecação do relevo muito forte, Predomínio de Argissolos, Áreas com cultivos de 
café e de milho. 
C) Declividade < 6%, Fraco grau de dissecação do relevo, Predomínio do Latossolo Roxo, Áreas com formações arbustivas 
densas. 
D) Declividade entre 12 e 20%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo-vermelho amarelo, Área 
reflorestada. 
E) Declividade > 30%, Grau de dissecação do relevo forte, Predomínio de Latossolo Vermelho Escuro, Área de Floresta 
Secundária densa. 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 7 
Questão 17 
 
Leia atentamente a seguir algumas características ambientais de um tipo de domínio paisagístico brasileiro: 
 
� Período de estiagem prolongado, com média anual de precipitações variando entre 268 e 800 mm; 
� Predomínio de temperaturas médias anuais elevadas entre 25 e 29o, e relativamente constantes; 
� Hidrologia Regional totalmente dependente do ritmo climático sazonal, com rios que podem secar desde a sua cabeceira; 
� Presença de morrotes do tipo inselberg, podendo ser compostos por lentes de quartzito resistentes e massas homogêneas 
de granitos. 
 
As características acima descrevem o domínio paisagístico brasileiro denominado 
 
A) domínio Tropical Atlântico. 
B) domínio dos Cerrados. 
C) domínio dos Sertões Secos. 
D) domínio da Amazônia. 
E) domínio dos Planaltos de Araucárias. 
 
Questão 18 
 
A Figura a seguir representa um tipo específico de movimento de massa relacionado à ocorrência de uma série de rupturas 
combinadas e sucessivas. Este tipo de movimento de massa está associado a aterros, a pacotes de solo ou depósitos mais 
espessos, rochas sedimentares ou cristalinas intensamente fraturadas. 
 
O tipo de movimento de massa descrito e representado na Figura é denominado 
 
A) rastejo. 
B) reptação. 
C) fluxos de lama. 
D) queda de blocos. 
E) deslizamento rotacional. 
 
Questão 19 
 
Uma determinada macroforma do relevo submarino corresponde a terrenos que margeiam os continentes, onde há o choque 
entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, gerando as montanhas orogênicas por dobramentos nos continentes e as fossas 
submarinas, com ocorrência de abalos sísmicos, vulcanismos, intrusões e falhamentos. 
 
A macroforma do relevo submarino à qual se refere o texto denomina-se 
 
A) Cráton. 
B) Bacias oceânicas. 
C) Cordilheiras dorsais mesoceânicas. 
D) Margem Continental no Oceano Pacífico. 
E) Margem Continental no Oceano Atlântico. 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 8 
Questão 20 
 
Os processos exógenos traduzem-se na alteração das rochas por ação física e química, denominada intemperismo. É um 
exemplo de intemperismo químico nas rochas 
 
A) o congelamento da água em fraturas das rochas. 
B) a penetração das raízes de árvores nas diáclases das rochas. 
C) a diminuição da pressão por alívio de carga quando a rocha é exposta à superfície. 
D) a transformação pela água dos minerais primários das rochas em minerais secundários. 
E) a expansão térmica e contração durante rápido ou diferencial aquecimento ou resfriamento. 
 
Questão21 
 
O quadro geopolítico do Oriente Médio, já bastante conturbado, ficou ainda mais tenso a partir dos atentados de 11 de 
setembro de 2001. Com o intuito de evitar a desestabilização da hegemonia norte-americana na região do Golfo Pérsico, o 
presidente Bush ordenou a invasão do Iraque e a consequente derrubada do regime de Saddam Hussein. Os Estados Unidos 
assumiram um risco significativo ao promover a operação militar no Iraque em 2003, visto que tal ação teve como 
consequência: 
 
A) a implosão territorial do Iraque, fragmentado em dois novos países: um com controle sunita e outro com poder xiita. 
B) a ameaça à unidade do Ocidente e da OTAN, expressa pela oposição da franceses e alemães a essa invasão. 
C) o reativamento do nacionalismo curdo no Iraque e na Turquia, que levou a criação de um território, o Curdistão. 
D) a perda do apoio da Arábia Saudita aos norte-americanos, fazendo com que o governo saudita se ligasse a Al-Qaeda. 
E) o crescimento de ações terroristas de palestinos da OLP contra o estado de Israel, como novas intifadas. 
 
Questão 22 
 
Em 1977, chega ao poder em Israel o partido conservador de direita denominado Likud. A partir daí, foi incentivada a 
anexação permanente de territórios palestinos. A geopolítica da região, que já era instável, transformou-se em um quadro de 
extrema tensão. Os confrontos entre Israel e palestinos, pontuados até os dias de hoje por diversos atos terroristas, se 
resumem basicamente a uma disputa de origem 
 
A) religiosa. 
B) cultural. 
C) financeira. 
D) ideológica. 
E) territorial. 
 
Questão 23 
 
Para Milton Santos, o espaço deve ser estudado por meio de quatro categorias. Individualmente, elas representam apenas 
realidades parciais do mundo. No entanto, consideradas em conjunto e relacionadas entre si, essas categorias constroem uma 
base teórica e metodológica a partir da qual é possível discutir os fenômenos espaciais em totalidade. 
Essas quatro categorias são: 
 
A) lugar, território, paisagem e sociedade. 
B) nação, estado, comunidade e cidadania. 
C) forma, função, estrutura e processo. 
D) país, povo, ideologia e trabalho. 
E) dialética, globalização, ciência e tecnologia. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 9 
Questão 24 
 
No início do século XX, um geógrafo iniciou a crítica ao método puramente descritivo, defendendo que a Geografia passasse 
a se preocupar com a relação homem-meio, posicionando os seres humanos como agentes que sofrem a influência da 
natureza, mas que também agem sobre ela, transformando-a. O nome desse geógrafo e a corrente teórica por ele fundada são: 
 
A) Paul Vidal de la Blache – possibilismo. 
B) Friedrich Ratzel – determinismo. 
C) Immanuel Kant – naturalismo. 
D) Yves Lacoste – radicalismo. 
E) Karl Ritter – humanismo. 
 
Questão 25 
 
Um dos eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia - Ensino fundamental é o campo e a cidade como 
formações espaciais. Para trabalhar com seus alunos esse eixo, um professor decidiu utilizar o tema “O espaço como 
acumulação de tempos desiguais”. Após estimular a observação de uma paisagem urbana, o professor mostrou aos alunos 
que, muitas vezes, objetos dessa paisagem guardam em si a memória de tempos diferentes, coexistindo e interagindo com 
esse espaço. 
Nessa situação, uma aula elaborada pelo professor para seus alunos foi: 
 
A) “A segregação socioeconômica e cultural como fator de exclusão social e estímulo à criminalidade nas cidades.” 
B) “Como conhecer a vegetação brasileira: a megadiversidade do mundo tropical.” 
C) “Áreas protegidas e espaços livres urbanos.” 
D) “Os monumentos e os museus como referência histórica na leitura e compreensão das transformações do espaço.” 
E) “A importância da reforma agrária como solução para os grandes problemas sociais do campo e da cidade no Brasil.” 
 
Questão 26 
 
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Rio 92, é 
apontada por alguns pesquisadores como um momento de fracasso da discussão ambiental: o presidente norte-americano 
George Bush saiu do encontro sem assinar os dois tratados considerados como os mais importantes nos debates dessa 
conferência. Esses tratados foram: 
 
A) Convenção do Clima e Convenção de Diversidade Biológica. 
B) Tratado dos Oceanos e Documento da Terra. 
C) Estudos da Poluição do Ar e do Mar e Manifesto da Água. 
D) Convenção da Riqueza da Fauna e Acordo da Energia Limpa. 
E) Documento de Conservação das Florestas e Estudo da Degradação Ambiental. 
 
Questão 27 
 
“O Protocolo de Quioto foi criado em 1997 e definiu metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os países 
desenvolvidos, responsáveis históricos pela mudança atual do clima. 
Os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir suas emissões totais de gases de efeito estufa a, no mínimo, 5% abaixo 
dos níveis de 1990, no período compreendido entre 2008 e 2012. Para os outros países, incluindo o Brasil, foram 
estabelecidas medidas para que o crescimento necessário de suas emissões fosse limitado pela introdução de medidas 
apropriadas, contando, para isso, com recursos financeiros e acesso à tecnologia dos países industrializados. 
 
O Protocolo entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, logo após o atendimento às condições, que exigiam a ratificação 
por, no mínimo, 55% do total de países-membros da Convenção e que fossem responsáveis por, pelo menos, 55% do total 
das emissões de 1990.” 
Fonte: http://www.mma.gov.br/clima/protocolo-de-quioto (adaptado). Acesso em 02/04/2014. 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 10 
O Protocolo de Quioto prevê mecanismos de flexibilização, como a comercialização de direitos de emissão, de forma a 
ajudar os países desenvolvidos no alcance da meta de redução de emissões de gases de efeito estufa. Esses mecanismos são 
motivos de desconfiança por parte da comunidade científica; a principal crítica ao comércio de direitos de emissão é: 
 
A) Os países pobres vendem partes de suas florestas aos países ricos, para que eles a gerenciem e consigam compensar suas 
emissões - assim, os países pobres têm sua autonomia política ameaçada pela presença de interesses estrangeiros. 
B) Os países ricos instalam suas empresas com maior potencial de poluição nos países pobres, onde as leis ambientais são 
mais frágeis e os valores de emissões de gases são consideravelmente mais altos, em relação aos países ricos. 
C) Os países atrasados tecnologicamente recebem fortes incentivos dos países ricos para aumentar a sua produção industrial 
com uma energia limpa - eólica ou solar; dessa forma, os investimentos feitos abatem as emissões das nações ricas. 
D) Os países ricos podem abater parte de sua emissão de gases estufa na mesma proporção em que investem em programas 
de reflorestamento em seu território - a questão é que não há o controle da área que sofre desmatamento. 
E) Os países ricos não diminuem suas emissões de CO2 e de gases de efeito estufa; eles apenas as compensam, transferindo 
seus custos a países que se encontram abaixo de suas cotas - ou seja, a emissão total no planeta não diminui. 
 
Questão 28 
 
Nas primeiras décadas deste século, a Geografia encara o desafio de entender o espaço geográfico num contexto crescente de 
complexidade. O avanço de técnicas e o aumento da circulação de mercadorias, pessoas, informações e capital promovem 
um encolhimento do espaço e das relações entre sociedades e entre nações. Essa complexidade domina a produção de caráter 
cientifico e também se reflete no ensino da Geografia.Hoje, a Geografia escolar procura desvendar esse quadro atual de 
mudanças, mas, no início no século XIX, quando foi introduzida em escolas europeias, ela tinha como objetivo contribuir 
para: 
 
A) a formação de mão de obra para as atividades do setor terciário que se disseminavam no continente 
B) a difusão de conhecimentos e saberes, dentro do quadro iluminista que dominava a França e a Inglaterra 
C) a formação de cidadãos a partir da difusão da ideologia do nacionalismo patriótico 
D) a oferta de valores culturais para as camadas mais pobres da sociedade, a partir de sua ascensão financeira 
E) a diminuição da mortalidade no continente, com o ensino de hábitos de higiene e programas de saúde 
 
Questão 29 
 
Observe as figuras. 
 
 
Fonte: Olic et al. Geografia. São Paulo: Moderna, 2012. 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 11 
As fontes alternativas de energia representadas, respectivamente, nas figuras I e II são: 
 
A) solar e geotérmica. 
B) etanol e eólica. 
C) maremotriz e solar. 
D) geotérmica e etanol. 
E) eólica e maremotriz. 
 
 
Questão 30 
 
Alguns dos países que lideravam a exportação de petróleo do mundo – Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela – 
reuniram-se, em 1960, para criar a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), com o objetivo de coordenar a 
política petrolífera dos países-membros, com o intuito de aumentar a renda obtida com a venda desse recurso. 
Além desse papel financeiro, a criação da OPEP também teve uma importância na política mundial, visto que sua atuação 
causou 
 
A) o aumento da tensão entre Estados Unidos e União Soviética. 
B) a afirmação do islamismo na região do Oriente Médio. 
C) a queda do governo do Xá do Irã, em 1979. 
D) o enfraquecimento do cartel das Sete Irmãs. 
E) o avanço da presença dos Estados Unidos no Golfo Pérsico. 
 
 
Questão 31 
 
"- Robert, de um ponto de vista puramente científico, com base apenas na lógica e sem qualquer emoção, posso lhe afirmar 
sem sombra de dúvida que, a menos que haja alguma mudança drástica, o fim da nossa raça está chegando. E depressa. O 
mundo não vai acabar com fogo, enxofre, apocalipse ou na guerra nuclear… vai acabar com um colapso absoluto em 
decorrência da quantidade de pessoas no planeta. A matemática é indiscutível." 
 
O fragmento acima faz parte da obra de ficção INFERNO, de Dan Brown, que aborda a questão do crescimento populacional 
e suas possíveis consequências com base em ideais derivados da teoria demográfica malthusiana, desenvolvida em 1798, que 
se apoiava nos seguintes postulados: 
 
A) Se não ocorrerem guerras, epidemias e desastres naturais, a população tende a crescer em progressão aritmética e 
constituirá uma variável que aumentará sem parar. 
B) A grande população jovem resultantes das elevadas taxas de natalidade que se verifica em quase todos os países pobres, 
necessitaria de investimentos em educação e saúde. 
C) O crescimento populacional é o responsável pela pobreza, portanto, programas de controle de natalidade nos países 
pobres e emergentes mediante a disseminação de contraceptivos resolveriam essa crise. 
D) O crescimento da produção de alimentos ocorrerá em progressão aritmética e possuirá um limite de produção, por 
depender de um fator fixo que é a extensão territorial dos continentes. 
E) Com a melhoria nas condições socioeconômica das famílias ocorre uma diversificação dos projetos pessoais de seus 
membros, o que os leva a terem menos filhos. 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 12 
Questão 32 
 
Além de terem se iniciado com mais força no Sudeste, as atividades industriais tenderam a concentra- se nessa região por 
causa da complementaridade industrial de várias empresas ali presentes e da concentração de investimentos públicos no setor 
de infraestrutura. Porém, quando o governo passou a atender ao menos parte das necessidades de infraestrutura das regiões 
historicamente marginalizadas, começou a haver um processo de dispersão do parque industrial brasileiro pelo território, não 
apenas em escala nacional, mas regional. 
 
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DO VALOR DA TRANSFORMAÇÃO 
INDUSTRIAL – 1970-2007 (PARTICIPAÇÃO %) 
REGIÃO 1970 1980 1993 2007 
SUDESTE 80,7 72,6 69,0 62,7 
SUL 12,0 15,8 18,0 18,5 
NORDESTE 5,7 8,0 8,0 9,5 
NORTE E CENTRO-OESTE 1,6 3,6 5,0 9,4 
IBGE. Pesquisa industrial anual – Empresas 2007. Disponível em: <www.ibge.com.br>. Acesso em: 10 jan. 2010; 
ROSS, J. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.p.377 (Didática 3). 
 
Além do desenvolvimento de infraestrutura, essas áreas, antes marginalizadas, atraíram a atividade industrial graças 
 
A) à especialização produtiva de determinados núcleos urbanos. 
B) à intensificação da guerra fiscal entre os estados e os municípios. 
C) ao grande contingente de mão de obra jovem e qualificada disponível. 
D) ao intenso retorno de migrantes para suas áreas de origem. 
E) ao desenvolvimento de cidades grandes no interior do país. 
 
Questão 33 
 
McDonald's dá adeus à Crimeia e ministra diz que fast food não faz falta 
 
Três lanchonetes fecharam as portas depois que a anexação à Rússia foi aprovada, e governo local divulgou comunicado dizendo que a 
saída da rede americana 'não é importante para o pais' 
 
Adaptado de http://economia.estadao.com.br/noticias/economia em 04 de abril de 2014 | 11h 19
 
 
A manchete anterior trata da questão geopolítica atual, mostrando a Ucrânia, em destaque a região da Crimeia, envolvida em 
um contexto de tensão e disputa de forças no cenário internacional. A região foi após a 2º Guerra Mundial o cenário de 
importantes decisões geopolíticas mundiais, dentre as quais destaca-se a: 
 
A) aceitação, em 1945, das potências ocidentais às exigências soviéticas para a constituição de governos comandados pelos 
comunistas em países do leste europeu. 
B) divisão da Alemanha, derrotada na 2º Guerra Mundial, em quatro zonas provisórias de ocupação militar, subordinadas as 
forças norte-americanas, britânicas, francesas e soviéticas. 
C) criação do Pacto de Varsóvia e da Comecon, ambos sob a liderança da URSS, criando os pilares fundamentais para a 
manutenção do socialismo na Europa Oriental. 
D) fusão das três zonas ocidentais de ocupação da Alemanha para constituir a República Federal da Alemanha, submetida à 
influência capitalista norte-americana. 
E) construção do Muro de Berlim, impedindo o intenso fluxo migratório de alemães orientais que buscavam o 
desenvolvimento econômico da Alemanha Ocidental. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 13 
Questão 34 
 
A União Econômica e Monetária transformou o bloco europeu em um verdadeiro mercado unificado, regido por uma única 
política monetária e pela mesma taxa de juros. Isso significa que, em princípio, existem condições de concorrência perfeita 
entre as empresas instaladas na Zona do Euro. Entretanto, a Zona do Euro enfrenta alguns problemas, que ficaram ocultos 
por um tempo, mas explodiram na forma de uma crise da moeda comum deflagrada em 2009. A crise na Zona do Euro revela 
as fragilidades da União Econômica e Monetária, decorrentes 
 
A) das sucessivas quedas da produtividade industrial das economias centrais da União Econômica e Monetária. 
B) dos altos índices de crescimento econômico e produtivo dos países que compõe o BRICS. 
C) das diferenças de produtividade e eficiência entre as economiascentrais e periféricas europeias. 
D) das políticas de austeridade financeira que abrange reduções salariais e cortes no funcionalismo público. 
E) dos velhos e novos movimentos nacionalistas separatistas que desestabilizam a economia europeia. 
 
Questão 35 
 
A concentração da propriedade da terra é um dos traços marcantes da economia rural brasileira, cujas origens remotas 
encontram-se no modelo de colonização aplicado à América portuguesa. Esse padrão concentrador serviu como base para a 
configuração da agricultura moderna brasileira, que exibe uma dicotomia entre grandes e pequenos estabelecimentos 
comerciais. A estrutura fundiária está relacionada aos padrões de uso da terra. 
 
Considerando a dimensão da propriedade agrária e o uso dado a essa propriedade, percebe-se que 
 
A) a parte das terras utilizadas para pastagens naturais é maior nos pequenos estabelecimentos e menor nos grandes. 
B) a proporção de terras com matas diminui dos pequenos para os grandes estabelecimentos. 
C) a parte de terras destinadas para pasto plantado é menor nos estabelecimentos médios em comparação aos pequenos. 
D) à medida que a propriedade cresce, ocorre a diminuição da área ocupada por pecuária extensiva. 
E) a proporção de terras utilizadas para lavouras diminui dos pequenos para os grandes estabelecimentos. 
 
Questão 36 
 
Os blocos econômicos apresentam características distintas conforme o nível de integração regional em seu interior. Esse 
nível de integração é determinado pelos objetivos políticos e econômicos dos países-membros nas relações comerciais. 
Como consequência disso, cada tipo de bloco recebe uma designação que o identifica e o distingue dos outros. 
 
A relação correta entre o tipo de integração e o respectivo bloco pode ser expressa em 
 
A) Área de Livre Comércio – União Europeia. 
B) União Alfandegária – NAFTA. 
C) Mercado Comum – Pacto Andino. 
D) União Aduaneira – Mercosul. 
E) União Econômica – ALCA. 
 
Questão 37 
 
Revolução Verde foi o nome dado ao modelo de desenvolvimento agrícola importado dos países desenvolvidos baseado na 
mecanização do campo e no uso da biotecnologia e de insumos químicos. 
 
Uma das consequências da implantação da Revolução Verde na produção agrícola dos países subdesenvolvidos foi: 
 
A) assegurar uma produção de alimentos suficientemente grande para exterminar a fome. 
B) desenvolver plantas geneticamente modificadas voltadas para agricultura familiar. 
C) transformar as antigas áreas de subsistência em áreas destinadas aos cultivos para exportação. 
D) minimizar o processo de concentração fundiária através do acesso às novas tecnologias. 
E) proporcionar o avanço das policulturas alimentares em áreas antes consideradas improdutivas. 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 14 
Questão 38 
 
A partir de outubro de 2001, com a aprovação da Lei 10 257, que ficou conhecida como Estatuto da Cidade, houve a 
regulamentação dos artigos de política urbana que constam na Constituição de 1988. Segundo o Estatuto da Cidade, é 
obrigatório que determinados municípios elaborem um Plano Diretor, um conjunto de leis que estabelece as diretrizes para o 
desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental, o uso e a ocupação do território municipal, especialmente o 
solo urbano. 
 
Uma das aplicações práticas que deve constar em um Plano Diretor: 
 
A) Lei do Perímetro Urbano, que estabelece o tamanho mínimo dos lotes urbanos. 
B) Lei de Zoneamento, que determina quais usos serão atribuídos ao solo urbano e como o mesmo será ocupado. 
C) Lei do Parcelamento do Solo Urbano, que determina as áreas dos municípios que serão residenciais, comerciais ou mistas. 
D) Código de Edificações, que estabelece regulamentação da área que será demarcada para cobrança de IPTU. 
E) Leis Ambientais, que regulam a circulação e o transporte de pessoas pela cidade, bem como a abertura de eixos viários. 
 
Questão 39 
 
A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. As pirâmides etárias abaixo mostram que 
pessoas com mais de 65 anos serão mais de um quarto dos brasileiros em 2060, segundo projeção do IBGE (Instituto 
Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual desse grupo representa 7,4% do total de pessoas que vivem no país em 
2013. 
 
Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. 
Projeção da População por Sexo e Idade para o Brasil. Grandes Regiões e Unidades da Federação, 2013. 
 
A projeção apresenta uma mudança na composição da estrutura da população brasileira, que pode trazer reflexos para a 
economia, como: 
 
A) a retração do PIB nacional. 
B) o crescimento de investimentos para a educação. 
C) a diminuição da oferta de produtos e serviços. 
D) a transformação do Brasil em um país urbano-industrial. 
E) a crise estrutural do sistema de previdência social. 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
27-GEOGRA GEOGRAFIA 
 
 
 
 Página: 15 
Questão 40 
 
As mudanças econômicas registradas no Brasil ao longo do século XX desencadearam intensos deslocamentos 
populacionais. Inúmeras famílias deixaram seus lugares de origem para buscar uma vida melhor em outras regiões, no campo 
ou na cidade. 
 
 
A relação correta entre a numeração do fluxo migratório no mapa, com momento de início do deslocamento e sua motivação 
estão em 
 
A) 4 – a partir de 1970 – expansão da fronteira agrícola. 
B) 1 – a partir de 1980 – grandes secas no nordeste. 
C) 3 – a partir de 1940 – construção de Brasília. 
D) 2 – a partir de 1950 – ciclo da borracha. 
E) 5 – a partir de 1930 – extração mineral na Serra dos Carajás. 
 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina