Buscar

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - Geisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ação Civil Pública
	Conceito-Podemos definir ação civil pública como sendo o instrumento processual adequado para reprimir ou impedir danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens edireitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e por infrações de ordem econômica e urbanística, protegendo, assim, interesses difusos e coletivos da sociedade.
	A Constituição Federal alargou o alcance desse instrumento, estendendo-o à proteção do patrimônio em geral, conferindo-lhe âmbito análogo ao da ação popular. Tornou ainda, exemplificativa, uma enumeração que era taxativa, ao referir-se a “outros interesses difusos e coletivos” em seu art. 129, inciso III.
	Cabe ressaltar os conceitos de direito difuso e coletivo.Interesses difusossão aqueles, transindividuais, que abrangem número indeterminado de pessoas unidas pelo mesmo fato.Seus sujeitos são indeterminados e indetermináveis. Ex.: vítimas do uso de um determinado remédio; vítimas da poluição ambiental provocada por certa empresa.O Interesse coletivo, por sua vez, também é transindividual, embora pertencente a grupos ou categorias de pessoas determináveis, possuindo uma só base jurídica (relação jurídica-base, diz oart. 81 do CDC). Seus sujeitos são indeterminados, mas determináveis. Ex.: os usuários de certo serviço público como o serviço de distribuição de energia elétrica ou serviço de telefonia; ação proposta por sindicato em relação às contribuições sindicais.
	Finalidade/Objetivo-Tem por objetivo principal a cessação da conduta que importou em dano ou lesão a interesse difuso ou coletivo.
	É importante destacar que a cessação da conduta pode representar em uma obrigação de fazer ou não fazer, dependendo da situação concreta.
	Também objetiva a ação civil pública uma condenação em dinheiro referente a uma indenização no valor proporcional as lesões causadas.
	Sujeito ativo-segundo o art. 5º da lei 7.347/85 são competentes para propor a ação o Ministério Publico, a União, os estados, os Municípios, as autarquias, empresa públicas, fundação, sociedade de economia mista ou associação constituída a mais de um ano nos termos da lei civil que inclua entre suas finalidades institucionais,a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico ou qualquer outro interesse difuso ou coletivo.
	Ressalte-se que segundo o art. 54, XIV da lei 8.906/94 – EOAB o Conselho Federal da OAB também pode propor ação civilpublica.
	Sempre que o Ministério Publico não for o autor da ação, dela deverá participar como fiscal da lei, podendo, inclusive, aditar a inicial se entender necessário.
	O Ministério Publico assume a titularidade quando houver desistência por parte do autor, caso entenda que há justa causa para a ação.
	Com a procedência da ação e o trânsito em julgado da sentença, o Ministério Publico poderá promover a execução do julgado, caso o autor não o faça no prazo de 60 dias.
	Os legitimados ativos podem propor aação civil publica sozinhos ou em litisconsórcio.
	Sujeito passivo-O sujeito passivo desta ação pode ser qualquer pessoa, física, jurídica, publico ou privada; porém deve ser ela a responsável pelo dano.
	Foro competente-Para processar a ação civil pública é o do local onde ocorrer o dano, conforme disposição do art.2° da lei 7347/85. Essa opção legislativa leva em conta que o juiz do local do dano terá maior facilidade para colher as provas necessárias ao julgamento da causa.
	Outros-	
	Na Constituição Federal a ação civil publica aparece referida entre as atribuições do MP (art. 129, III).
	A ação civil pública é regulada pela lei 7.347/85.
	Também há previsão do uso da ação civil pública em outras legislações específicas:
-Lei 7.853/89 – dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência.
-Lei 7.913/89– dispõe sobre a ação civil pública de responsabilidade por danos causados aos investidores no mercado de valores imobiliários
-Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente
-Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor
	Exemplos-
	O art. 129, IIIda CF estabelece que entre as funções institucionais do Ministério Publico está a defesa do patrimônio público e social e de qualquer outro interesse difuso e coletivo (a moralidade administrativa, por exemplo).
Assim, possível o uso da ação civil públicapara a fixação de responsabilidades decorrentes de atos de improbidade, sem prejuízo da ação popular. Os valores obtidos com a condenação, neste caso, não serão recolhidos a um fundo especial, mas ao próprio erário lesado.
	Outros exemplos de cabimento deAção Civil Publica: Se a comunidade, achar que a construção de uma avenida pode afetar a qualidade de vida ou destruir o patrimônio cultural da cidade, pode entrar com uma ação civil pública contra a Prefeitura.
	Ou ainda, se o Estado deixar de construirum posto de saúde na comunidade, pode ser acionado pelo prejuízo que estará causando à comunidade no seu patrimônio social mais valioso. o acesso à saúde por parte dos moradores de uma determinada região.
Fontes:
1- Alexandre Sturion de Paula, Noçõessobre ação civil publica. Disponível em :<http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1015/Nocoes-sobre-a-Acao-Civil-Publica>acessado em 24/04/2015.
2- Cláudia Melina Kamaroski Mundstoch, Ação civil Publica para tutela ambiental. Disponível em <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2994/Acao-Civil-Publica-para-tutela-ambiental> acessado em 24/04/2015.
3-Raul de Mello Franco Jr., Ação civil publica. Disponível em: <http://www.raul.pro.br/didatic/acp.htm> acessado em 24/04/2015.
4- Juriway, Qual é o objeto da ação civil publica? <http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=5550> acessado em 24/04/2015.
5- Dhnet, Ação civil publica. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/dh/br/go/goias/acesso/acaocivil.html> acessado em 24/04/2015.
6- Lei 7.347/85
7- Art. 129,III da CF

Outros materiais