Buscar

Resumo Psi Social - Categorização e Identidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Identidade Social: A sociedade
 
se estrutura a partir de categorias sociais baseadas em nacionalidade, raça, classe, ocupação, sexo e religião, entre outras, e as identidades sociais são elaboradas com base nestas categorias.Amanda Gonçalves – Psicologia Social II – 2014/2.
• Os quatro níveis de análise: 
Intraindividual (cognição social)
Situacional ou Interpessoal (dinamica das relações)
Posicional / Intergrupal (Relação intergrupal)
Societal (Individuo( )Social / Representações sociais = Interacionista )
 Dialética – Existia o fenômenos, mas não a psicologia que 
 atendesse essa demanda, até Tajfel.
• Tajfel: Vivia entre os franceses, sendo judeu, levado ao campo de concentração, mas não reconhecido como tal, não é morto voltando a sua cidade, descobre que dua família e amigos foram mortos. Sua história tem grande influencia em suas pesquisas que se norteiam acreca da questão: É possivel identificar as bases racionais que explicam as discriminações intergrupais, a formção dos esteriotipo sociais e os preconceitos? O ponto de partida do trabalho de Tajfel foram estudos experimentais de análise ao fenômenos da superestimação perceptiva (consiste na ampliação da importância dos objetos que tem valor para a pessoa)
• Categorização Social: Condiçãonescessária para o favoritismo ingroup/outgroup, onde maximiza-se as diferenças entre o in e outgroup e minimiza as diferenças no interior dos grupos em questão.
 Função: poupar esforços do s. cognitivo ao processar informações que nos proporciona estimulos externos e facilita a orientação da pessoa no mundo – Quando percebemos determinado objeto não agimos diante dele como se fosse único e naõ repetivel, mas percebemos como membro mais ou menos representativo de uma categoria.
• Teoria do Conflito Realístico: (Crianças – Grupo - COmpetição) Onde o conflito dos grupos ividios para o jogo, vai para além do momento da brincadeira, causando rivalidade entre os individuos. [Comportamento Intergrupo]
Destino Comum: Dando-se um objetivo comum ao grupo, para o bem de todos, os grupos outrora rivais, se unem.
A identidade social é o elo utilizado por 
Tajfel
 para analisar as relações entre funções individuais dos 
estereótipos
 (Economia cognitiva, preservação do Sist. De valores) e suas funções 
sociais(
causalidade, justificação e diferenciação).• Teoria da Identidade Social: 
Se desenvolve a partir de uma séria de estudos 
que compreendem também os conflitos intergrupais
A simples pertença a um grupo pode influencias as 
condutas em relação aos indivíduos que não fazem parte deste? 
Paradigma dos Grupos Mínimos = (Kandinsk & Clean)
 Objetivo: Tajfel se perguntou se haveria discriminação entre os grupos, mesmo sem interação face a face, histórico, ou envolvimento em competição. Seria a categorização in outgrupo, condição suficiente para a manifestação de um comportamento de grupo.
 Tarefa experimental: Houve a distribuição de recursos a membros ingroup e membro outgroup por meio de matrizes, estruturadas de maneira que exista uma correspondência entre a soma in e outgroup, podendo os indivíduos escolherem ficar com muitos pontos e assim mais pontos ainda para o outro grupo(19/25), ficar com a quantidade de pontos iguais ao outro grupo(13/13), ou ficar com uma quantidade de pontos baixa, porém muito acima do outro grupo (7/1).
 Resultado: A estratégia mais significativa constitui na máxima diferença a favor do próprio grupo, o senso de pertença, mesmo que muito frágil, produzem favoritismo ingroup. Ou seja, os indivíduos de um grupo buscam uma diferenciação positiva do seu grupo para com outro.
 A teoria da identidade social objetiva compreender e explicar o que ocorre com a percepção que as pessoas têm de si mesmas e das outras pessoas, a partir do momento em que passam a fazer parte do grupo social.
 
 Os estudos utilizando o paradigma dos grupos mínimos permitiram verificar que a partir do momento em que ocorre uma vinculação com o grupo social, as pessoas tendem a pensar que este grupo é uma opção melhor do que qualquer outra. Tendo-se uma diferenciação positiva do grupo, mantendo assim, uma imagem, um auto conceito positivo de si.
• Dinâmica CIC = {Categorização / Identidade / Comparação}
 Comparação Social: Nós x Eles – Vejo o meu grupo de forma diferenciada e o dele de forma Homogênea. Um grupo torna-se um grupo no sentido em que existe a percepção de que tem características comuns, ou um destino comum, sobretudo porque existem outros grupos no meio.
 Identidade Social: Processo psicológico Cognitivo (O individuo sabe, tem consciência, reconhece que pertence a esse grupo), Avaliativo*( A pertença tem conotação de valor, onde se atribui caráter + ou -), Afetivo* (O Cog. E o Aval. Podem ser acompanhados de emoções de gosto + e desgosto -).
 Categorização Social: São processos através do qual se reúnem os objetos ou acontecimentos sociais em grupos que são equivalentes no que diz respeito as ações, intenções e sistema de crença do individuo (definir o lugar do sujeito simplificando o contexto social).
• Relações Sociais: A avaliação do seu grupo é resultado do confronto com os outros grupos (comparação social). O êxito nesta comparação é importante para a autoestima do sujeito. A necessidade de uma visão positiva de nós, faz com que distorcemos as comparações, na tentativa de diferencias o nosso grupo de maneira positiva em relação ao outro grupo. {TIS - PGM}
• Teoria da Comparação Social: A tendência para se comparar com o outro diminui à medida que aumenta-se a diferença entre o eu e o outro.
• Reconhecimento de pertença: 
 O indivíduo se filia a um novo grupo se este contribuir para melhorar os aspectos positivos de sua identidade social; 
 O indivíduo deixará o grupo, caso este não contribua positivamente para a sua identidade (mobilidade social), salvo quando isso for impossível; 
 Tendo a impossibilidade do abandono do grupo, o indivíduo pode reinterpretar atributos deste, tornando-os mais aceitáveis, ou pode esforçar-se para melhorar a posição que o grupo ocupa na sociedade (mudança social), esse esforço para melhorar a posição do grupo, ou para reinterpretar seus atributos, precisa da comparação com outros grupos para mostrar significado.
 Mobilidade Social:Movimento dos indivíduos de uma posição para outra, onde acredita-se na permeabilidade das fronteiras 
 Interpessoal: Mobilidade Social Ação Individual Flexibilidade e Permeabilidade do sistema
 Mudança Social: Mudança na natureza das relações entre grupos e categorias sociais ~ Crença nas fronteiras sócias imutáveis e rígidas, podendo no entanto mudarem. 
 Intergrupal: Mudança Social Ação Coletiva Sistema Legítimo e Instável
• “Critérios de Estratificação Social”:
Em um Sistema Legítimo, Inflexível, tem-se a impossibilidade da alteração do sistema. [castas]
Em um Sistema Ilegítimo, Inflexível, tem-se a relação de poder bem marcadas. [feudo]
Em um Sistema Ilegítimo, com fronteiras rígidas e um Sistema Flexível, é possível alterar a resistência.
Em um Sistema Legítimo,Flexível, tem-se a consciência de alternativas para a situação. [mobilidade].
• GRUPOS: A noção de grupo psicológico permite a identificação com grupos considerados marginais, conduzindo assim à possibilidade de que laços de solidariedade venham a ser estabelecidos, fator fundamental para ações afirmativas [ações de “contra-poder”]. O grupo social pode-se definir por duas ou mais pessoas que se relacionarem para uma finalidade específica considerando esta relação significativa. [avaliativo/cognitivo/afetivo]

Outros materiais