Buscar

Fórum D - Fundamentos de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando calculamos a elasticidade-preço da demanda obtemos que informação?
Obtemos a variação das quantidades transacionadas de um produto, face às alterações de seu preço. 
Assim, se o preço de certa mercadoria sobe 20% e a quantidade vendida dessa mercadoria cai 40%, diz-se que este produto é um produto elástico em relação ao preço. Sua elasticidade preço é igual a (-2). Para cada 1 ponto percentual de variação no preço, a quantidade vendida varia inversamente em 2 pontos percentuais.
Qual o conceito da Função Produção, da Produtividade Média e da Produtividade Marginal?
Função de produção: É um retrato de uma relação input-output ou, como lhe temos vindo a chamar, de uma relação factor-produto. Ela é uma descrição quantitativa ou matemática das várias possibilidades técnicas de produção enfrentadas por uma empresa. Ela dá, em termos físicos, o máximo output possível para cada nível de input usado. 
Produtividade Média: É a relação entre a quantidade produzida e a quantidade de insumo utilizada.  A produtividade média é baseada, geralmente, em previsões de demanda, busca produzir o mais próximo possível da quantidade ideal que será consumida pelos clientes. Visa equilibrar o nível de serviço com a quantidade armazenada para poder maximizar o lucro.
Produtividade Marginal: É a variação na produção em função do aumento de uma unidade de um insumo específico (ceteris paribus - todos os outros mantidos constantes).  A produtividade marginal é o quanto uma unidade a mais produzida vai impactar no lucro da empresa.

Outros materiais