Buscar

ilha das flores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
	Aluno (a)
Luciana de Souza Martins machado
	Período:
1º
	Turma:
	Professora:
Beatriz Mateus
	Data:
26/02/2015
	Valor:
	Nota:
	Avaliação / Disciplina:
Sociologia
	
	
	
 
Documentário Ilha das flores 
Ilha das flores é um local de porto alegre que nos mostrem a triste realidade de pessoas miseráveis que buscam em um lixão a sua alimentação, em uma disputa junto aos porcos. No filme podemos ver que o porco e tratado bem melhor que o próprio ser humano que sofre com a fome, e ainda precisa alimentar suas famílias com os restos que os porcos não comeram. A miséria e vista a olho nu e retrata o quanto a sociedade e desumana, onde as pessoas são tratadas pior do que animais. 
Parece-me difícil acreditar que existem lugares assim, porem a realidade e outra e existe e essa realidade esta ai diante de nos.
Podemos citar as pessoas que vivem em lixões, favelas e moradores de rua, que por não possuírem moradia, disputam sua comida com cachorros, gatos, entre outros animais e mostrando que a condição de pobreza e a mesma.
Outro fato importante é a igualdade, porque vejo que não existe aspecto físico, cor, etnia entre o rico e pobre, mas mesmo assim somos separados economicamente pela nossa condição social, que é gerada a partir de um país consumidor e capitalista.
 No filme ele define essa igualdade dizendo que todos possuem um “tele encéfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor” e embora isso seja uma vantagem em relação aos
outros animais ainda assim dependendo da ocasião estamos em desvantagem, podemos perceber que durante o dia-a-dia vemos mendigos e cachorros espalhados pela rua, porém ao analisar esta situação, ser humano acaba dando mais ênfase ao cachorro, que ao mendigo porque acabamos pensando que ele pode se virar sozinho. Com isso acaba ocorrendo uma preferência pelo animal, nesse caso os animais também tem uma maior prioridade que o ser humano. 
Que mundo contraditório enquanto o rico acaba desperdiçando comida, esta que vai ao lixão e acaba alimentando quem não tem. Enquanto ricos esbanjam comida, ostenta roupas e outros artigos de luxo, e quando passa o modismo e para essa população menos favorecidas que vai o que sobra.
O que me chamou atenção além da desigualdade e a miséria foi o fato é que no documentário logo no inicio eles questionam dizendo (Deus não existe) e depois vem essa avalanche diante de tanta miséria. O que Deus tem a ver com que isso? Nos seres humanos que deveríamos ter essa consciência e compaixão, e pensar mais em ajudar e estender a mão ao invés, de pensar em seu próprio egoísmo.
Ilha das flores, de flores não tem nenhuma.....
Que o desejo de ajudar o próximo consiga sempre superar o egoísmo e falta de esperança no ser humano. Deus é perfeito!(Andresa Martins)

Continue navegando