Buscar

TCC LOGISTICA ERICA CLAUDETE (1) Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ERICA BORGES DA SILVA
CLAUDETE MARIA DA SILVA OLIVEIRA
FUNCIONALIDADE DO ARMAZÉM
Como referencial na crise econômica
 
 Trabalho de conclusão do curso de Logistica
Salvador -Ba julho de 2016
 SUMARIO
INTRODUÇÃO 
1.0 CONCEITO DE LOGISTICA 
1.1 LOGISTICA ARMAZENAGEM 
1.2 ARMAZEM DEFINIÇÃO
2.0 FUNCIONALIDADE DO ARMAZEM 
2.1 FUNCIONALIDADE DO ARMAZEM COMO DIFERENCIAL NA CRISE ECONOMICA 
CONCLUSÃO
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 
INTRODUÇÃO
As operações de armazenagem são de grande importância para que os profissionais de qualquer área possam desempenhar bem suas funções cotidiana .É necessário o conhecimento de planejamento execução e controle pra que evitem erros que podem impactar diretamente nas linhas de fornecimento com finalidade de elaborar proposta de melhoria otimização e reduzir custo em tempo de crise aproveitando espaço físico disponível.
1.CONCEITO DE LOGISTICA 
Logística  significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique” , que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.
Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. Mais tarde, também passou a designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade
1.1 LOGISTICA DE ARMAZENAGEM
Definição: Atividade que diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
A Função da Logistica da Armazenagem
No passado , um armazém era definido como “ um lugar para guardar materiais”.
Hoje é Armazenagem integra a politica da empresa no que diz respeito a produção , marketing, finanças.
A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma freqüência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.
A redução dos custos de armazenagem estão baseadas :
• Praticas operacionais;
• Administração de inventários;
• Técnicas de movimentação de materiais;
• Métodos de estocagem;
• Processamento de pedidos;
• Administração de trafego;
Estas atividades devem mutuamente integrar o mais alto nível de serviço para atender seus clientes dentro de prazos e custos reduzidos. E ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível.
A movimentação de materiais é uma atividade de controle, desta forma a armazenagem controla e protege os materiais. A atividade de movimentação não transforma nada, a principal função da armazenagem é o controle.
A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.
O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo as variáveis estratégica, através de estudos de localização aspecto técnico, através de estudos de gerenciamento e planejamento operacional através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.
Além de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, a armazenagem correta fornece muitos outros benefícios indiretos tais como centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não eram capturadas. Podemos utilizar o Sistema de Relatório de Pedido em Aberto e medir o impacto dos atrasos de produção em operações de remessas e atendimento ao cliente, enquanto rastreamos questões de pedidos em aberto. Essas informações são usadas para identificar e corrigir problemas durante o processo de armazenagem assim como para manter os clientes informados do status de seu pedido. Permitindo que a empresa gerencie as questões de pedidos em aberto, a equipe de vendas perde menos tempo resolvendo problemas, tendo assim mais tempo para vender
1.2 ARMAZEM DEFINIÇÃO
O armazém é um espaço físico que se deposita matéria –prima produto semiacabados ou acabados a espera de ser transferidos aos seguinte ciclo da cadeia de distribuição
É a atividade que compreende o planejamento coordenação e controle e desenvolvimento das operações destinada a abrigar e manter adequadamente estocados e em condições de uso bem como expedir no momento oportuno os materiais necessário a empresa. Existem três tipo de armazém: armazém próprios, depósito terceirizados ou públicos, alugues de armazém ou depósitos.Os armazém próprios são operados pela empresa proprietária da mercadoria
Os depósitos terceirizados ou públicos são dotados de sistema logístico. Praticamente qualquer composição de serviço pode ser combinada com a empresa operadora em curto ou em longo prazo a uma classificação consagrada para deposito pulblicos:
DEPÓSITOS GERAIS
DEPÓSITOS REFRIGERADOS
DEPÓSITOS PARA CONDIÇÕES ESPECIAIS
DEPÓSITOS ALFADENGADOS
DEPÓSITO DE MOVEIS E UTENSILIOS DOMESTICOS
Cada depósito difere na tecnologia de armazenagem e manuseios de materiais tendo em vista as carcteristicas ambientais e os bens armazenado ;Tipo de produtos armazenados e cargas unutilizadas:
ARMAZÉM DE COMMODITE : MADEIRA ALGODÃO TABACO CEREAIS
ARMAZÉM PARA GRANEL : PRODUTOS LIQUIDOS PETRÓLEOS XAROPES ETC
ARMAZÉM FRIGORIFICADOS : PRODUTOS PERECIVEIS FRUTAS COMIDA CONGELADA ETC
ARMAZÉM PARA UTILIDADES DOMESTICA
ARMAZÉM PARA MERCADORIA EM GERAL
CARGA CONTENERIZADA
CARGA CONTETORIZADA
CARGA PALETIZADA
CARGA AUTO- UTILIZADA( CINTAS)
CARGA PRÉ-LINGADAS (TUBOS)
2.FUNCIONALIDADE DO ARMAZÉM
Agendamento de recebimento (Através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação)
Recebimento ( Nessa etapa, todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema)
Endereçamento ( Uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes a serem armazenados)
Armazenamento ( Após endereçamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição)
Separação ( A cada ordem de separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço ocorre através da leitura do código de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antes do item ser levado para a área de expedição.)
Expedição (Na expedição, os itens separados são conferidos uma última vez, e colocados dentro de uma área de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS através de equipamentos de dotados de tecnologia 3G informado que o item foi entregue.)
Abastecimento de linhas de produção ( O abastecimento de linhas de produção tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcionar por falta de um determinado item necessário. No momento da programação da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade
de itens necessários e informa caso alguns deles seja insuficiente. O abastecimento automático de linhas de produção evita que haja interrupções não programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.)
Criterio de avaliação da armazenagem 
 VOLUME= quantidade total armazenada;
DENSIDADE= quantidade de itens idênticos (SKU`a) a armazenar;
SELETIVO= necessidade de acesso directo;
FIFO= necessidade controlar o critério saída;
VELOCIDADE = velocidade de ciclo( receber, armazenar ,sair);
FLEXIBILIDADE= capacidade de adaptação aos critérios acima estabelecidos;
CUSTO = total ( estrutura mais equipamento de movimentação) posição de palete ou endereço
2.1 FUNCIONALIDADE DO ARMAZEM COMO REFERENCIAL NA CRISE ECONOMICA
A recessão econômica pela qual o Brasil passa já afeta a realidade de muitos segmentos, além de diversas áreas de atuação. Contudo, a logística está em uma posição singular
neste contexto, já que é considerada uma das áreas chave no controle dos impactos da crise e para a retomada do crescimento. E isso cria um cenário de valorização do profissional de logística.
.Otimizar os gastos e aperfeiçoar as operações podem ser o diferencial para superar a crise.
O cenário atual também mostra a mudança da imagem da área, vista cada vez mais como estratégica. “Um bom profissional de logística cria oportunidades para a melhoria dos processos, aumenta a atração de clientes, uma vez que realiza uma operação com menos perdas no caminho, maior rastreabilidade e, possivelmente, custos reduzidos”, afirma Isis Sangiovani, gerente de divisão de Engenharia e Supply Chain da Robert Half.
Demanda por especialistas em logística
Vale ressaltar que a demanda por profissionais da logística se comporta de maneira singular. Com a economia em ordem, os especialistas são
procurados normalmente. Contudo, quando o mercado se torna áspero, ocorre uma maior valorização.
Para trabalhar com as atividades como armazenagem, distribuição e transporte, as empresas procuram profissionais com formação de engenharia de produção, administradores com especialização em logística e áreas afins.
Como reduzir custos de movimentação e armazenagem?
O manuseio correto de produtos é a chave da produtividade dos armazéns para a busca de redução de custos na movimentação. A movimentação bem feita, reduz avarias e quebras, o que reduz custos. O manuseio de materiais é um dos principais fatores geradores de custos no composto das atividades logísticas, uma vez que o arranjo físico,os equipamentos de movimentação e as estruturas de armazenagem possuem um impacto significativo na eficiência do manuseio.
A quantidade relativamente grande de mão-de-obra necessária ao manipulação de produtos em armazéns, é um fator critico de sucesso e atenção. Grande volume de recursos humanos manipulando produtos e materiais deixam a operação vulnerável a qualquer queda de desempenho da mão-de-obra.
Mesmo a tecnologia avance, o manuseio ainda é limitado a atividades em grande parte manuais – o que afeta a produtividade, o tempo e por conseqüência o custo.
Um dos principais custos logísticos em armazéns é a manipulação operacional para movimentação, armazenagem e separação de produtos. Assim, a oportunidade para reduzir a intensidade da mão-de-obra, e aumentar a produtividade nos armazéns estão por conta das tecnologias de automação, foco de pesquisa do presente trabalho.
Assim as oportunidade de redução de custos em manuseio de materiais são: 
os equipamentos de movimentação e armazenagem devem ser padronizados;
o sistema deve ser projetado para proporcionar um fluxo de produtos mais contínuo possível;
os equipamentos de manuseio de materiais devem ser usados o mais intensamente possível;
os equipamentos de manuseio a serem escolhidos devem ter a menor relação possível entre peso e carga útil;
sempre que possível, a força da gravidade deve ser aproveitada em projetos de sistemas de manuseio.
A compra de materiais de embalagem, a execução de operações automatizadas ou manuais de embalagem e a necessidade subseqüente de descartar a própria embalagem representam custos mais evidentes. O que não é imediatamente notado é que os custos de compra e de eliminação das embalagens são absorvidos pelas empresas nas extremidades do canal logístico de distribuição e que os ganhos de produtividade gerados pela padronização das operações com as embalagens são diluídos ao longo do sistema logístico. Assim, o impacto da embalagem é despercebido e subestimado!Com exceção dos produtos a granel, os produtos serão na maioria das vezes acondicionados por embalagens, as quais possuem os seguintes objetivos: facilitar o manuseio e a armazenagem; promover melhor utilização do equipamento de transporte; proteger o produto; promover a venda do produto; alterar a densidade do produto; facilitar o uso do produto; e prover valor de reutilização para o consumidor.Devemos verificar como a embalagem afeta a eficiência do manuseio, armazenagem e movimentação dos materiais. São fatores que você, profissional de logística, aliado ao profissional de marketing deve levar em consideração no momento do projeto de um produto
CONCLUSÃO
Atualmenete com competitividade no mercado a armazenagem realiza forma de reduzir c custo tornanando as organizações cada vez mas competitiva e sustentável.
De acordo com estudo realizados concluímos para que haja redução de custo na armazenagem e necessário maior aproveitamento nos espaço físico como layout e adequado para facilitar o fluxo de movimentação, endereçamento dos matérias armazenados contendo informação apropriada para facilitar localização.
É necessário que se realize inventários periódicos para garantir acuracidade de estoque
Tendo como beneficio redução de custo
 
REFERNÊCIA BIBLIOGRAFIA
ALVARENGA Antonio Carlos ;NOVAES,Antonio Galvão, logística aplicada suprimento e distribuição física. 3ed São Paulo .BUCLER 2000
BANZATO. Jose Mauricio;Atualidade na Armazenagem.São Paulo:IMAM 2015
FONTE http//www.logisticahoje.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais