Buscar

2.1 ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO A EXPLORAÇÃ..

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2.1 ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO: A EXPLORAÇÃ.. 
		1.
		Segundo Marx e Engels, a partir da ______________ da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
	
	
	
	Terceirização
	
	
	Desterritorialização
	
	
	Industrialização
	
	
	Complexificação
	
	
	Simplificação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nas sociedades capitalistas, a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, entre outros. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:
	
	
	
	Permite uma atenção qualificada e particularizada pelo Serviço Social.
	
	
	Permite o enfrentamento da questão social de modo coletivo ao reunir pessoas com os mesmos problemas.
	
	
	Despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.
	
	
	Assegura a elaboração de respostas duradouras e definitivas aos problemas sociais.
	
	
	Desresponsabiliza os sujeitos por suas dificuldades.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia o texto a seguir, letra da música ¿Pacato cidadão¿, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994. Pacato Cidadão Ô pacato cidadão, te chamei a atenção Não foi à toa, não C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia Dia a dia não E tracei a vida inteira planos tão incríveis Tramo à luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora à luz do sol Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira saber querer Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão Misturar o brasileiro com alemão Pacato cidadão Ô pacato da civilização Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje tem que limpar Se você não gosta dele, diga logo a verdade Sem perder a cabeça, sem perder a amizade Consertar o rádio e o casamento é Corre a felicidade no asfalto cinzento Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro Numa mão educação, na outra dinheiro Pacato cidadão Ô pacato da civilização. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.) O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:
	
	
	
	Defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
	
	
	Acreditam que o pacato cidadão, de certa forma, vive escravizado no seu dia-a-dia, por isso precisa se preocupar com a realidade a sua volta.
	
	
	Chamam a atenção para o descaso dos cidadãos em relação às questões ambientais presentes em seu cotidiano.
	
	
	Questionam a acomodação, a alienação e a falta de interesse de muitos brasileiros pelas questões políticas de seu tempo.
	
	
	Abordam situações relativas à cidadania e à falta de compromisso social de muitos cidadãos brasileiros.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As revoluções burguesas, ocorridas na Europa, marcaram na Inglaterra a mudança do uso e da posse do solo. Isso ficou marcado pela passagem do chamado:
	
	
	
	campo fechado ao aberto
	
	
	enclosure para enclosure
	
	
	open field para o enclosure
	
	
	abertura completa do campo
	
	
	campo fechado ao sistema semifechado
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo Marx, a origem do modo de produção capitalista não está ligada a uma pura e simples racionalização da divisão do trabalho social, mas sim a um processo violento de expropriação da produção familiar, artesanal, camponesa, corporativa etc., que separou o produtor direto dos seus:
	
	
	
	Utensílios domésticos.
	
	
	Familiares e trabalho.
	
	
	Critérios de avaliação
	
	
	Objetos de trabalho. .
	
	
	Meios de produção.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social e, portanto, a questão social, se explicam:
	
	
	
	Pela não exploração da mão de obra e do trabalho humano.
	
	
	Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
	
	
	Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	
	
	Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
	
	
	Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Ao considerar a seguinte afirmação: "A história de todas as sociedades que existiram até os nossos dias atuais, tem sido a história da luta de classes" (MARX) pode-se dizer que a mesma se refere à:
	
	
	
	Práxis
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	Sintetização do trabalho humano como concreto e produtivo
	
	
	Luta de classes antagônicas, em que uma minoria explora uma maioria
	
	
	Mercantilismo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a instrumentalidade na ação dos assistentes sociais, segundo Yolanda Guerra, é correto afirmar que: I - Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade; II - A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, apenas, ao conjunto de instrumentos e técnicas construídos e reconstruídos no processo sócio histórico; III - No que se refere às respostas profissionais, a instrumentalidade do exercício profissional se expressa no cotidiano das classes vulnerabilizadas, em termos de modificar empiricamente as variáveis do contexto social e de intervir nas condições objetivas e subjetivas de vida dos sujeitos; IV - Reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês; V - A instrumentalidade como uma mediação, permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente.
	
	
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas II, III e V estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando