Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA 6

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Ref.: 201608346853
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva formativa, o processo avaliativo deve proceder à (ao): (Adaptado SEPLAG: 2010)
		
	
	troca de ideias entre avaliadores e sujeitos avaliados, que conduza a uma abstenção em emitir juízo de valor ou qualquer tomada de decisão.
	
	divisão dos sujeitos avaliados em bem-sucedidos e malsucedidos para previsão do tipo de inserção social futura.
	
	registro do desempenho dos sujeitos, mantendo tal registro reservadamente em poder da equipe pedagógica.
	 
	julgamento de valor do desempenho para tomada de decisões, a partir de critérios claros de maneira a contribuir com o processo educativo.
	
	classificação dos sujeitos a partir de seus desempenhos, indicando os que serão retidos e os que serão aprovados.
	
	 
	Ref.: 201607950490
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O homem durante seu processo evolutivo criou diferentes formas para conhecer, compreender e se expressar no mundo produzindo e apreendendo diferentes formas delinguagem. Diante do exposto podemos afirmar que a principal linguagem utilizada por nossos educandos para a prática de educação física é a:
		
	
	musical.
	
	Plástica.
	 
	Corporal.
	
	Visual.
	
	Oral.
	
	 
	Ref.: 201608307311
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em relação a disciplina de Educação Física no Projeto Político Pedagógico, é preciso que cada educador tenha bem claro:
qual o projeto de sociedade e de homem que persegue? Quais os interesses de classe que defende? Quais os valores, a ética e a moral que elege para consolidar através de sua prática? Como articula suas aulas com este projeto maior de homem e de sociedade?
Tais questionamentos podem ser expressos na frase:
		
	
	Nenhuma das respostas está correta.
	
	Trata-se de compreender como a gestão desenvolve o currículo.
	
	Trata-se de compreender como o conteúdo se realiza na escola, como se materializa no currículo.
	
	Trata-se de compreender como a avaliação se realiza na escola, como se materializa no currículo.
	 
	Trata-se de compreender como o projeto político-pedagógico se realiza na escola, como se materializa no currículo.
	
	 
	Ref.: 201608074477
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É comum que os alunos tragam para as aulas de Educação Física comentários a respeito de seus ídolos esportivos e que queiram reproduzir seus movimentos e estilos de comportamento. A respeito disso, o professor age corretamente quando:
		
	
	aprova a forma de se movimentar e de ser dos ídolos esportivos, mas abre os olhos dos alunos para o fato de que a maioria deles utiliza recursos ilícitos ou influência de outras pessoas para vencer no esporte;
	
	respeita tais manifestações dos alunos e os estimula a descobrirem e reproduzir, o mais fielmente possível, a forma de se movimentar e de ser de seus ídolos;
	 
	respeita tais manifestações dos alunos, mas os estimula a descobrirem sua forma própria de se movimentar e de ser;
	
	critica e reprova tais manifestações dos alunos, mostrando que nas aulas de Educação Física é que aprenderão formas corretas de se movimentar.
	
	critica e reprova tais manifestações dos alunos abrindo--lhes os olhos para o fato de que, para vencer no esporte, é preciso usar de recursos ilícitos ou de influência de outras pessoas;
	
	 
	Ref.: 201607950429
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A problematização dos conteúdos da disciplina integrará conceitos estruturantes para a reconstrução do currículo e das práticas corporais que, a partir da Educação Física Escolar:
		
	 
	Desconstruirá a ideia dominante do aprendizado corporal enquanto técnica adestradora de corpos objetos.
	
	Construirá a idéia de corpo-máquina e reconstruirá a noção de homem forte.
	
	Desfavorecerá a reflexão e compreensão da inserção dos corpos nas diversas situações em que estes se movimentam.
	 
	Ratificará a relevância da Educação Física como área do conhecimento capaz de refletir e promover a educação pelo resgate da história e da cultura corpora, promotoraa de desejos e fazeres que necessitam ser, cada vez mais, menos humanizados.
	
	Comprenderá que o corpo é único não se produz e se reproduz mediante aos encontros sociais.
	
	 
	Ref.: 201607416457
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na práxis educacional, o educador deve ser aquele que tem a responsabilidade de dar a direção ao ensino e o educando àquele que aprende e se desenvolve no processo de aprendizagem, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal como da história humana. Quanto à interação entre educador-educando, Freire (2002) realçou que as ações pedagógicas devem refletir o respeito e o compromisso firmados entre esses parceiros do processo educacional, sendo necessário ter, como ponto de partida, a exigência dos educadores assumirem a sua autoridade profissional, enquanto líderes democráticos, ao conduzirem esse processo e a orientação das atividades, resguardando a autonomia e a liberdade discente, no processo ensino-aprendizagem. LUCKESI (1994) assinala que o educador, que se encontrar num nível acima de desenvolvimento das suas capacidades e detém um patamar cultural mais elevado, deverá ser o grande estimulador do progresso discente, pois estão no contexto de relações sociais definidas, onde docente/discente...
		
	
	reduzem a existência humana ao mero viver.
	
	estabelecem relações hierárquicas de poder.
	 
	se relacionam, realizando o processo educativo.
	
	são seres da adaptação, do ajustamento.
	
	são sujeitos de história diferentes.
	
	 
	Ref.: 201607415572
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considerando as reflexões sobre ética e cidadania e objetivo da reflexão filosófica, podemos afirmar que para que o professor de Educação Física assuma o papel de colaborador no processo de transformação da sociedade a principal meta a ser atingida com as aulas de Educação Física na escola será:
		
	
	Desenvolver no participante o entendimento do papel da atividade física na melhoria da saúde
	
	Fazer com que os alunos com baixo nível de performance possam atuar no alto nível esportivo
	
	Propiciar meios de desenvolver, nos participantes, aptidões esportivas e físicas
	
	Reforçar nos alunos o espírito de competitividade e o individualismo, próprios do capitalismo
	 
	Formar pessoas críticas, autônomas e conscientes de seus atos
	
	 
	Ref.: 201607899914
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No livro Pedagogia da autonomia Paulo freire (1996) defende a ideia de que partir do saber fundamental mudar é difícil, mas é possível é que devemos programar a ação político-pedagógica. Com base nesse pressuposto defendido por Paulo Freire, assinale a opção correta.
		
	 
	O educador deve tomar consciência de que não é apenas objeto da história, mas também sujeito. No mundo da história, da cultura e da política, deve constatar a realidade não para se acomodar, mas para mudar.
	 
	O educador deve respeitar o individualismo. Pode permitir que este predomine, pois estimula a formação da identidade e a construção de uma concepção ética e estética sobre a vida.
	
	O educador deve respeitar o saber dos grupos com que trabalha. Porém, não pode permitir que estes predominem, por ter consciência de que aquilo que pensa, em face de sua formação, é melhor para o grupo.
	
	O educador deve assumir uma postura neutra diante do real, pois a função da educação é estudar e constatar a realidade, para compreendê-lae admirá-la como obra da construção humana.
	
	Para que se possa transformar o mundo por meio da educação é preciso pregar a rebelião e instigar a revolta nas camadas populares, pelo fato de estas serem profundamente injustiçadas.

Continue navegando