Buscar

Ativ mod I II III IV V VI Mediaçao Arte Público

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDIAÇÃO ARTE PUBLICO 1,2,3,4,5 e6
AS I
PERGUNTA 1
E para contextualizar sobre experiência estética, nosso texto teórico traz citações de John Dewey e Jorge Larrossa. Os dois escreveram sobre experiência. E o conceito de ambos são complementares. Indique qual das afirmações a seguir está INCORRETA, segundo citações desses professores/pesquisadores.
	
	a.
	“A experiência, na medida em que é experiência consiste na acentuação da vitalidade.” Dewey.
	
	b.
	“Em vez de significar um encerrar-se em sentimentos e sensações privados, significa uma troca ativa e alerta com o mundo.” Dewey.
	
	c.
	“As origens da arte na experiência humana serão aprendidas por quem vir como a graça tensa do jogador de bola que contagia a multidão de espectadores.” Dewey.
	
	d.
	“A experiência que investigamos é a experiência de algo feito repetitivamente. Como um trabalhador que opera sua máquina muitos anos e adquire muita experiência.” Larrossa.
	
	e.
	 “A experiência é aquilo que nos passa, ou que nos toca, ou que nos acontece e ao nos passar nos forma e nos transforma.” Larrossa.
PERGUNTA 2
	
	a.
	De acordo com o texto, a experiência estética com uma obra ou acontecimento pode ser disparada em uma pessoa a partir dos cinco sentidos do corpo humano.
	
	b.
	Só podemos sentir a obra por um sentido por vez.
	
	c.
	O professor/educador sempre saberá qual o sentido que a obra despertará em cada aluno/público e a emoção que cada um irá sentir.
	
	d.
	Sem o sentido da visão as pessoas não poderão experienciar obras de arte em nenhum museu ou espaços culturais.
PERGUNTA 3
Considere as seguintes afirmações:
( ) Quando observamos uma obra de arte ou uma cena de nosso cotidiano, pode ser que um ou mais de nossos sentidos sejam estimulados ao mesmo tempo.
( ) Uma pintura poderá suscitar diferentes interpretações, todas dependerão das vivências e experiências de cada um.
( ) O professor/educador sempre deverá direcionar a seus alunos o que devem achar belo. ( ) O conceito de estética poderá contribuir para o professor/educador transmitir seus conhecimentos, valorizando sempre o que acredita ser melhor porque seu repertório é mais valioso.
Podemos afirmar que as afirmativas são verdadeiras ou falsas na seguinte ordem:
	
	a.
	V V F F
	
	b.
	V V F V
	
	c.
	F V V V
	
	d.
	V V V V
	
	e.
	F V F V
PERGUNTA 4
	
	a.
	A arte pode estar não só em museus, mas também em nossa vida cotidiana.
	
	b.
	O conceito de belo segundo o conceito filosófico de estética poderá despertar mais que um sentido ao mesmo tempo.
	
	c.
	As vivências e experiências vão nos nutrindo e nutrem nossa imaginação, nossa vontade de explorar o novo, a crença em nossa autonomia e a vontade de arriscar.
	
	d.
	Todas as afirmações anteriores estão corretas.
	
	e.
	Todas as afirmações anteriores estão incorretas.
 AS II
PERGUNTA 1
Entre as linhas de estudos baseadas na ação mediadora está o Direito que, com maestria, tem aplicado em suas necessidades com a justiça a ação mediadora como um grande facilitador nos casos cíveis e criminais, apropriando-se de um dos maiores trunfos desta ação, a escuta. Referindo-se as distinções entre mediação no Direito e na Arte, qual é o principal objetivo da ação mediadora no contexto do ensino de Arte?
	
	a.
	A saúde.
	
	b.
	A experiência.
	
	c.
	O cálculo.
	
	d.
	A beleza.
	
	e.
	A causa.
PERGUNTA 2
Pela importância de trazer para a sala de aula diálogos que valorizem as diferentes culturas, podemos afirmar que:
I) Para o respeito e entendimento da identidade nacional, é necessária a compreensão de sua composição, de suas influências e de suas diferentes essências.
II) O sentimento de pertencimento à multiculturalidade só acontece de fato com a aproximação às culturas que nos rodeiam, dos costumes observados a partir de nossas próprias famílias, da valoração das manifestações artísticas e culturais de nossas comunidades.
III) O reconhecimento das influências em que somos expostos e a consciência que influenciamos e somos influenciados.
IV) Por multiculturalismo compreende-se a presença, em determinada região, de diferentes culturas, costumes, manifestações artísticas e religiosas. Entretanto, convivendo entre si, em busca de harmonia e valorização da diversidade, em que as diferenças sejam evidenciadas e valorizadas. Podemos afirmar que são verdadeiras ou falsas, na seguinte ordem:
	
	a.
	V F F V.
	
	b.
	V V F F.
	
	c.
	F V V V.
	
	d.
	V V V V.
	
	e.
	F V F V.
PERGUNTA 3
Olhando para estas obras é possível acessá-las de muitas maneiras. A professora Ana Mae Barbosa (1942) escreveu em seu livro “A imagem do ensino da arte” (1991) e nele trouxe uma das primeiras sistematizações de abordagens de práticas de ensino da arte nas escolas e em museus no Brasil. Quais são as abordagens pilares da Proposta Triangular?
	
	a.
	Soletrar, analisar e fazer.
	
	b.
	Ler, fazer e contextualizar.
	
	c.
	Descrever, analisar e julgar
	
	d.
	Analisar as linhas de força das obras.
	
	e.
	Fazer mediações, contextualizando.
PERGUNTA 4
Hoje, segundo publicações de instituições de ensino, há bastante jovens em intercâmbio cultural, alguns dentro do próprio país e outros em países da América do Norte, Europa e Oceania. Essa prática já era comum entre alguns jovens em outras décadas. Ana Mae Barbosa e Anisio Teixeira estudaram nos Estados Unidos e deram grandes contribuições ao se depararem com um pensador que veio a ser referência em arte e educação até os dias de hoje. Trouxeram suas ideias e as difundiram por aqui, por causa de suas ideias renovadoras que defendiam a escola nova. Quem é ele?
	a Walter Smith
	
	
	b Bertolt Brecht 
	
	
	c John Dewey 
	
	
	d Mario Cravo Neto
	
	
	e Ana Marie Holm
	
	
	
AIII
PERGUNTA 1
Sobre leitura de imagem, há vários estudos e, em nossos estudos desta unidade, nos aproximamos de uma importante pesquisa para arte e educação. A referida pesquisa faz pesquisa de campo, entrevistando e acompanhando diferentes públicos em museus. Ela defende a tese de que há diferentes níveis de desenvolvimento estético.
Assinale a opção correta.
	
	a.
	Descritivo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.
	
	b.
	Analisando, interpretando e criticando.
	
	c.
	Imaginando, revendo, inventando e pintando.
	
	d.
	Histórico, diário e eventual.
	
	e.
	Significativo, clássico, efêmero, singular e afetado.
PERGUNTA 2
Com base em nosso texto, assinale a  afirmativa correta.
	
	a.
	Métodos que o auxilie durante uma leitura de imagem a traçar um caminho, um roteiro, um fio condutor que não o deixe perder a atenção para com o público e saiba ampliar o olhares.
	
	b.
	Paciência para escutar a todos, entretanto poderá preparar-se com métodos que ensinem a desligar sua escuta e com isso só lê a imagem dos gestos do público.
	
	c.
	Uma carta para ler durante a leitura de imagem, porque, se algum estudante ficar emocionado com a imagem, poderá acalmá-lo, deixando-o ler a palavra escrita.
	
	d.
	Liberdade para sempre deixar seus alunos falarem, porque é um diálogo entre eles, o professor mediador só escuta, porque não expõem sua opinião.
	
	e.
	A música já diz, ela explica o quanto nos afetamos com muitas coisas. O professor/educador de ser cantor para poder entender as interpretações dos alunos.
PERGUNTA 3
Aprendemos nesta unidade sobre um estudo que dividiu o público/alunos em cinco níveis de desenvolvimento estético. E entre eles há o nível interpretativo. Escolha a opção correta.
	
	a.
	Quer saber da complexidade construtiva.
	
	b.
	Suas descobertas são narradas, descritas por ele, descrevendo ou narrando o que vê.
	
	c.
	Uma relação com a obra a partir de classificar elementos, cores, linhas, forma.
	
	d.
	O aspecto afetivo ganha mais espaço, suas interpretações são conectadas às emoções.
	
	e.
	Recria o problema construtivo
e apresenta as soluções técnicas e estéticas da obra.
PERGUNTA 4
O que é ler?
Baseados em nosso percurso por nosso texto, pensando nas afirmativas e interrogações que construíram sentidos, nas citações de Paulo Freire, quando nos conta como entende suas primeiras leituras, podemos afirmar:
I) “Ler imagem” é um conceito que muito nos interessa, o ato de percorrer o olhar por todo o objeto, pessoa ou situação e ater-se aos detalhes, possibilita conexões, interpretações e análises.
II) Todos os sentidos podem ser acionados em uma leitura. Nosso tato no escuro de nossa casa em noite sem luar, pode nos orientar em que lugar exato da casa estamos.
III) Quando lemos a expressão de um ente querido, que por algum motivo deixa sua face caída, olhos mareados, lábios serrados. Logo compreendemos que algo aconteceu.
IV) Cada leitura é singular. Ler o mesmo livro ou situação mais que uma vez, pode nos possibilitar diferentes formas de interpretá-lo e imaginar e recriar cada narrativa.
Assinale a combinação correta.
	
	a.
	I, III e IV.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	II, III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	Todas afirmativas estão corretas.
	
	
AS IV
PERGUNTA 1
Todo lugar, pessoa ou objeto são passíveis de serem relicários de guardados materiais e imateriais, compondo memórias pessoais e coletivas. Por eles podemos saber do passado, entendermos o presente e, a partir desses guardados repletos de memórias, ecoam o que nos tornamos.
O que eles formam?
Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	História da arte
	
	b.
	Experiências e vivências
	
	c.
	Patrimônios Materiais e imateriais.
	
	d.
	Documentação fotográfica
	
	e.
	Registros cinematográficos
PERGUNTA 2
A publicação do livro “A imagem do ensino da arte”, em 1991, trouxe a “Proposta triangular”, proposta elaborada com base nas vivências educacionais em museus, mas rapidamente difundida e aplicada nas escolas no ensino de arte.
A proposta triangular parte de três abordagens para construir conhecimento em arte:
Quais são as abordagens?
	
	a.
	 Ler, fazer e contextualizar.
	
	b.
	Multidisciplinar e transdisciplinaridade.
	
	c.
	Descritivo e narrativo.
	
	d.
	Apreciar e ler.
	
	e.
	 Ateliê e pesquisa em museu.
PERGUNTA 3
Em base no nosso texto, em um trecho é relativizado entre a indicação do professor Ott, da importância do aluno vivenciar o sistema sugerido, no contexto dos museus, ou seja, diante das obras originais.
Entretanto, no Brasil, a pesquisa proposta por ele foi:
Assinale a resposta adequada ao nosso contexto.
	
	a.
	Ignorada e depreciada pelos professores brasileiros.
	
	b.
	Só praticada no contexto e ambiente museal, porque somente no ambiente de museu é possível vivenciar o sistema proposto pelo professor Ott.
	
	c.
	Exercitada somente em centros culturais, porque são mais liberais.
	
	d.
	Praticada somente nas universidades, nas aulas de artes visuais com modernos projetores 3D.
	
	e.
	Bem adaptadas às salas de aula, os professores projetavam inicialmente imagens das obras em slides, reproduções impressas etc.
PERGUNTA 4
Nas ações práticas diárias de nossas escolas, a arte pode ser lugar do encontro, de possibilidades geradoras de oportunidades de aprendizagens, práticas artísticas que aproximem conceitos entre arte e vida.
E a partir das abordagens em nossa unidade, qual é a prática indicada como: limitadora, incentiva à descrença em si e tira a ideia de arriscar-se, tão natural das crianças? Assinale a opção correta.
	
	a.
	Mudar muito de cidade ou estado, sem deixar a criança construir amizades.
	
	b.
	Oferecer desenhos prontos, cópias impressas para pintar.
	
	c.
	Não deixar a criança pular corda durante o intervalo.
	
	d.
	Exercícios de dança nas aulas de educação física.
	
	e.
	Deixar as crianças dormirem antes do recreio.
AS V (1° tentativa incompleta acabou a luz) obs mas todas estão corretas 
PERGUNTA 1
A pesquisa do professor Robert Willian Ott, “Ensinando crítica em museus”, sugere também um sistema de procedimentos, ações com o aluno/público, divididos em dois tempos: 1. Thought watching para preparar os indivíduos para o questionamento crítico, por esta etapa os estudantes tornam-se atentos e preparados para pôr em prática o sistema 2. Image Watchinng (OTT, 2005, p.127).
Assinale a opção correspondente ao sistema proposto por Ott:
	
	a.
	Os dois tempos do sistema são: o primeiro é para recortar representações de obras de Arte impressas em papéis, para no segundo colar de acordo com o que identificou cada signo.
	
	b.
	O Primeiro é o que podemos chamar aquecimento, ação lúdica, acolhimento, entre outros, que precede do despertar do corpo e da mente. E o segundo subdivide-se em cinco categorias.
	
	c.
	Primeiro promover a ação mediadora jogos que indiquem quem está mais preparado para conhecer a Arte e depois explicar para o restante do grupo.
	
	d.
	Sensibilizar todos os públicos, seja na escola, seja nos espaços culturais do quanto a Arte é uma prática que tira a criatividade da pessoa.
	
	e.
	O primeiro tempo é para um aquecimento dos lanches que geralmente a turma traz quando vai a exposições e o segundo para vivenciar as cinco categorias do sistema, entre elas o revelar.
PERGUNTA 2
A ação mediadora exige do professor/educador atenção plena. De acordo com o texto teórico, é importante que esse profissional tenha acesso a procedimentos propostos por pesquisadores da área de Arte e Educação que contribuam para criar uma atmosfera de participação e interação com públicos/alunos.
E agora, escolha entre os três a seguir, qual ou quais, consta ou constam no texto:
I) A da professora Lucia Santaella: que falará dos signos zodiacais.
II) A da Professora Ana Mae Barboza: na “Proposta triangular, ela foca seus estudos em sugestões de ações com o público, em três etapas".
III) O método mediado: em que só o professor fala durante a leitura de imagem, enquanto
todos ouvem e repetem o que entenderam.
	
	a.
	I e II estão corretas.
	
	b.
	II e III estão corretas.
	
	c.
	III e I estão corretas.
	
	d.
	Apenas a I está correta.
	
	e.
	Apenas a II está correta.
PERGUNTA 3
Baseado(a) em considerações gerais desta Unidade, assinale VERDADEIRO ou FALSO.
(I) Signos são mediados por significados, que poderão receber diferentes opiniões e sentidos, influências sociais, religiosas, políticas e históricas, o que muitas vezes define sensos comuns, interpretações de um coletivo, de um grupo.
(II) Aproximamo-nos de artistas que são propositores de ações mediadoras de suas obras e professores/educadores que produzem, apropriam-se de objetos mediadores para auxiliarem, contribuírem em suas mediações.
(III) Nesta Unidade vimos que o ambiente museal e a escola não poderão receber do professor/educador as mesmas ações mediadoras, porque cada um tem um objetivo de aprendizagem.
Após considerar quais das afirmações são verdadeiras ou falsas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	V V F.
	
	b.
	V F F.
	
	c.
	F V V.
	
	d.
	F V F.
	
	e.
	F F V.
PERGUNTA 4
	
	a.
	O signo será sempre a representação de alguma coisa, nunca a coisa em si.
	
	b.
	O signo em Áries sempre torna as relações zodiacais tensas.
	
	c.
	O signo é o próprio objeto, não é uma representação do objeto.
	
	d.
	O desenho de uma casa não poderá ser considerado um signo, porque não é uma casa, só um desenho.
	
	e.
	O signo significa que a lua em que a pessoa nasceu é também seu ascendente.
AS V 
PERGUNTA 1
Baseado(a) em considerações gerais desta Unidade, assinale VERDADEIRO ou FALSO.
(I) Signos são mediados por significados, que poderão receber diferentes opiniões e sentidos, influências sociais, religiosas, políticas e históricas, o que muitas vezes define sensos comuns, interpretações de um coletivo, de um grupo.
(II) Aproximamo-nos de artistas que são propositores de ações mediadoras de suas obras e professores/educadores
que produzem, apropriam-se de objetos mediadores para auxiliarem, contribuírem em suas mediações.
(III) Nesta Unidade vimos que o ambiente museal e a escola não poderão receber do professor/educador as mesmas ações mediadoras, porque cada um tem um objetivo de aprendizagem.
Após considerar quais das afirmações são verdadeiras ou falsas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	V V F.
	
	b.
	V F F.
	
	c.
	F V V.
	
	d.
	F V F.
	
	e.
	F F V.
PERGUNTA 2
A pesquisa do professor Robert Willian Ott, “Ensinando crítica em museus”, sugere também um sistema de procedimentos, ações com o aluno/público, divididos em dois tempos: 1. Thought watching para preparar os indivíduos para o questionamento crítico, por esta etapa os estudantes tornam-se atentos e preparados para pôr em prática o sistema 2. Image Watchinng (OTT, 2005, p.127).
Assinale a opção correspondente ao sistema proposto por Ott:
	
	a.
	Os dois tempos do sistema são: o primeiro é para recortar representações de obras de Arte impressas em papéis, para no segundo colar de acordo com o que identificou cada signo.
	
	b.
	O Primeiro é o que podemos chamar aquecimento, ação lúdica, acolhimento, entre outros, que precede do despertar do corpo e da mente. E o segundo subdivide-se em cinco categorias.
	
	c.
	Primeiro promover a ação mediadora jogos que indiquem quem está mais preparado para conhecer a Arte e depois explicar para o restante do grupo.
	
	d.
	Sensibilizar todos os públicos, seja na escola, seja nos espaços culturais do quanto a Arte é uma prática que tira a criatividade da pessoa.
	
	e.
	O primeiro tempo é para um aquecimento dos lanches que geralmente a turma traz quando vai a exposições e o segundo para vivenciar as cinco categorias do sistema, entre elas o revelar.
PERGUNTA 3
Entre as pesquisas que são consideradas importantes referências para o professor/educador desenvolver a ação mediadora, há uma delas em que o foco é identificar sua relação com a Arte, classificando cada participante. Não se trata de enquadrá-lo em caixinhas de saberes, mas de entender seu momento de interação com a Arte, ficando para o propositor identificar e explorar formas de abordagens para outras descobertas.
Assinale a seguir qual é esse estudo e quem é seu autor.
	
	a.
	Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa.
	
	b.
	Abordagens dos signos, de Lucia Santaella.
	
	c.
	Níveis de desenvolvimento estético, de Abigail Housen.
	
	d.
	Ensinando crítica em museus, de Robert Willian Ott.
	
	e.
	Prática e conversa no ateliê, de Débora Rosa.
PERGUNTA 4
	
	a.
	O signo será sempre a representação de alguma coisa, nunca a coisa em si.
	
	b.
	O signo em Áries sempre torna as relações zodiacais tensas.
	
	c.
	O signo é o próprio objeto, não é uma representação do objeto.
	
	d.
	O desenho de uma casa não poderá ser considerado um signo, porque não é uma casa, só um desenho.
	
	e.
	O signo significa que a lua em que a pessoa nasceu é também seu ascendente.
AS VI
PERGUNTA 1
Seja no ensino formal ou no ensino não formal, quais são as atitudes do professor/educador consideradas coerentes com o texto, ao chegar à instituição.
Assinale verdadeiro ou falso.
( ) Procurar saber sobre o projeto político pedagógico da Instituição, para construir seu planejamento contemplando essas premissas.
( ) Ficar distante dos professores/educadores de áreas distantes da Arte, porque não poderão contribuir umas com as outras, já que são tão diferentes.
( ) No caso das instituições culturais, o educador também deve buscar seus pares, compartilhando abordagens, compartilhando pesquisas e seus roteiros.
Agora, escolha a combinação CORRETA:
	
	a.
	 F F V.
	
	b.
	V F V.
	
	c.
	V F F.
	
	d.
	F V F.
	
	e.
	 F V V.
PERGUNTA 2
“Mediar é, portanto, propiciar espaços de recriação da obra. Para isso, é preciso acreditar no ser humano, ter confiança de que a semente poderá render frutos. Implica acreditar no aprendiz e, por isso, dar crédito à sua voz, desejos e produção, e em encontrar brechas de acesso para a percepção criadora e a imaginação especulante, para ampliar e instigar infinitas combinações, como um caleidoscópio” (MARTINS; PICOSQUE, 2012, p.18).
A citação acima nos ensina a compreender como a ação mediadora acontece de forma coerente com nossa orientação teórica e prática.
No cotidiano escolar como esta situação pode ser identificada e qual será a resposta coerente com estes princípios?
	
	a.
	Quando o professor de Arte apresenta uma imagem e só aceita uma interpretação sobre os signos presentes.
	
	b.
	Quando o professor de Arte apresenta uma imagem e diz o que ela significa e que só está certo aquela interpretação.
	
	c.
	Quando o professor de Arte apresenta uma imagem e a lê junto com a turma, mas não deixa ninguém falar.
	
	d.
	Quando o professor de Arte apresenta uma imagem e a lê junto com a turma, acolhendo todas as interpretações, incentivando o diálogo.
	
	e.
	Quando o professor de Arte apresenta uma imagem e depois os convida a copiá-la, mostrando a todos que a cópia que ficar igual será a melhor.
PERGUNTA 3
	
	a.
	Indicam que o professor/educador deve seguir a leitura de uma obra, de forma que não haja interferência de nenhum aluno.
	
	b.
	Que a ação mediadora deve ser objetiva, sem permitir que a cada signo presente na obra, os alunos apresentem diferentes opiniões e entendimentos.
	
	c.
	Desenvolver um planejamento rígido o bastante que não suporte alterações, mudanças nem desvios.
	
	d.
	Que será aberto a abarcar, acolher o que as pessoas, seja para adultos ou crianças, trazem para o diálogo. Este pensamento acontece a partir do momento que um assunto chama outro assunto.
	
	e.
	Que o fato do mapeamento não ter entrada nem saída quer dizer que só vale a opinião do professor/educador.
PERGUNTA 4
De acordo com nossas referências teóricas, que compõem nosso texto, a formatação de nosso plano de aula ou roteiro está baseada em fundamentos metodológicos acadêmicos. Este planejamento do plano de aula ou roteiro é composto por etapas básicas, como: objetivo, tempo (distribuição e administração), momentos da visita/aula (acolhimento, desenvolvimento e finalização) e materiais.
Assinale a afirmativa CORRETA. Pensando o momento da finalização/conclusão, podemos afirmar, que:
	
	a.
	É o momento de olhar para sua turma, descobrir como entenderam a aula/visita, para programar uma prova e comprovar seu aprendizado.
	
	b.
	É a hora em que o professor/educador deve ser sério e indiferente com a turma, senão pode virar bagunça.
	
	c.
	O professor/educador pergunta: o que gostaram, o que não gostaram. E depois elogia aquele que tem bom gosto.
	
	d.
	Na finalização, diz para o grupo tudo que deveriam ter aprendido, provando que se fazem bagunça não aprendem nada.
	
	e.
	É o momento de conversar sobre o objetivo proposto para o encontro, lembrar o todo vivido neste percurso e construir coletivamente o que significou.
AS Revisão Mediação arte publico
PERGUNTA 1
Na “Proposta triangular”, da Professora Ana Mae Barboza, ela foca seus estudos em sugestões de ações com o público, em três etapas. Quais são elas?
Assinale a opção CORRETA.
	
	a.
	Descrever, pintar e ler.
	
	b.
	Escolarizar, coletivizar e fazer arte.
	
	c.
	Descrever, analisar e classificar.
	
	d.
	Mediação, crítica e curadoria.
	
	e.
	Ler, fazer e contextualizar.
PERGUNTA 2
Segundo publicações de instituições de ensino, há bastante jovens em intercâmbio cultural, alguns dentro do próprio país, outros em países da América do Norte, Europa e Oceania. Essa prática já era comum entre alguns jovens em outras décadas. Ana Mae Barbosa e Anisio Teixeira estudaram nos Estados Unidos e deram grandes contribuições ao se depararem com um pensador que veio a ser referência em arte e educação até os dias de hoje. Trouxeram suas ideias e as difundiram por aqui, por causa
de suas ideias renovadoras. Quem é ele?
	
	a.
	Water Smith.
	
	b.
	Bertolt Brecht.
	
	c.
	John Dewey.
	
	d.
	Mario Cravo Neto.
	
	e.
	Ana Marie Holm.
PERGUNTA 3
Considere as seguintes afirmações:
I) Estética é a tradução da palavra grega aesthesis, que significa conhecimento sensorial, experiência, sensibilidade.
II) Estética foi empregada para referir-se às Artes, pela primeira vez, por volta de 1750 e seu senso inicial referia-se ao estudo das obras de Arte.
III) Toda sociedade tem padrões de beleza estabelecidos por sua cultura, por seus costumes, por suas crenças.
IV) A estética nada mais é que a expressão do artista para expressar a sua aversão à política da época.
As afirmações CORRETAS são apenas:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	 I e III
	
	c.
	 II e III
	
	d.
	 I, II, e III
	
	e.
	III e IV
PERGUNTA 4
Nesta Unidade, vimos a importância do profissional da área de mediação Arte público compor seu currículo de que forma?
Assinale Verdadeiro ou Falso:
( ) Contentando-se em estabelecer contato com apenas uma pesquisa em Arte e Educação, aplicando-a por toda sua vida profissional.
( ) Alimentado por diferentes pesquisas, um currículo contemplado por estudos de práticas artísticas compromissadas com ações pedagógicas conscientes de suas responsabilidades políticas e sociais.
( ) Buscando vivências e experiências que possam nutrir seu repertório cultural e acadêmico para desenvolver a ação mediadora.
Assinale a combinação CORRETA.
	
	a.
	V F F.
	
	b.
	F V V.
	
	c.
	F V F.
	
	d.
	V V V.
	
	e.
	F F F.
PERGUNTA 5
Observando estas imagens e nos preparando para uma aula no ensino formal ou para uma visita/atendimento no ensino não formal, poderemos, a partir de nossos estudos nesta Unidade, optar entre três estudos, considerado referências para a ação mediadora.
Assinale a alternativa que é composta pelas três referências.
	
	a.
	“Níveis de desenvolvimento estético”, “Ensinando crítica em museus” e “Proposta triangular”. CERTA
	
	b.
	“Proposta triangular”, “Abordagens dos signos” e “Níveis de desenvolvimento estético”.
	
	c.
	“Níveis de desenvolvimento estético”, “Ensinando crítica em museus” e “Prática e conversa no ateliê”.
	
	d.
	“Ler , fazer e contextualizar”, “Criticando se vai longe” e “Cantando as vivências”.
	
	e.
	“Níveis de desenvolvimento estético”, “Níveis de aprendizagem em arte” e “Níveis de altura para ação educativa”.errada
PERGUNTA 6
Os estudos norteadores sobre Arte e Educação tiveram sua referência primeira nas ações educativas dos museus. Como não poderia ser diferente, se é o lugar, digamos, oficial de salvaguardar objetos e projetos considerados Arte, nele poderemos ampliar conversas sobre Arte, diante de objetos e situações guardadas com esse objetivo. Dialogar em presença da obra de Arte é um potente caminho para vivências e experiências significativas com a Arte.
A educação __________, praticada nos museus, é responsável por diferentes pesquisas que muito contribuíram e contribuem para reflexões da educação __________.
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas.
	
	a.
	Museal e escolar.
	
	b.
	Lúdica e séria.
	
	c.
	Circular e fileiras.
	
	d.
	Não formal e formal.
	
	e.
	Transdisciplinar e interdisciplinar.
PERGUNTA 7
De acordo com nossos estudos, os objetos guardam memórias, como nos relacionamos com eles. Como o valor afetivo que possamos ter a uma xícara, porque um ente querido nos presenteou.
Todos os objetos que estão a nossa volta não significam nada além de sua função de uso, porque são meros objetos.
Tudo dependerá da conexão que o visitante estabelecer com a obra, qual será seu referencial de memórias e sentidos que serão convocados naquele exato momento para lidar com a estética da obra. 
É CORRETO afirmar que:
	
	a.
	I e II estão certas.
	
	b.
	I e III estão certas.
	
	c.
	II e III estão certas.
	
	d.
	Todas as alternativas estão certas.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas está certas.
PERGUNTA 8
Em nossa  Unidade, o professor autor, chama nossa atenção para as mudanças significativas de nossas vidas. Ele traz como referência uma importante mudança, um divisor de águas para o ensino de arte no Brasil.
Assinale Verdadeiro ou Falso:
(  )  Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) são referências para o ensino fundamental e médio.
(  ) Nos PCNs de 1996, é abordado como ensino de Arte e não mais Educação Artística.
(   )  Arte é considerada área de conhecimento nos PCNs.
E agora assinale a combinação CORRETA.
	
	a.
	V F F .
	
	b.
	F V V.
	
	c.
	F V F.
	
	d.
	V V V.
	
	e.
	F F F.
PERGUNTA 9
“[...] buscando a compreensão do meu ato de ‘ler’ o mundo particular em que me movia – e até onde não sou traído pela memória – me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, e re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Vejo-me então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal intimidade entre nós - à sua sombra brincava em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava em riscos menores que me preparavam para riscos e aventuras maiores.
A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe -, o quintal amplo em que se achavam, tudo isso foi o meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, andei, falei.
Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os ‘textos’, as ‘palavras’, as ‘letras’ daquele contexto – em cuja percepção eu experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo no meu trato com eles nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.
Os ‘textos’, as ‘palavras’, as ‘letras’ daquele contexto se encarnavam no canto dos pássaros.” (FREIRE, 1989, p.11).
A citação é de uma pessoa muito importante para construção de conceitos pedagógicos no Brasil e no mundo: Paulo Freire. Baseados nesta citação, podemos afirmar que:
I) ‘Ler imagem’ é um conceito que muito nos interessa, o ato de percorrer o olhar por todo o objeto, pessoa ou situação, e ater-se aos detalhes possibilita conexões, interpretações e análises.
II) Todos os sentidos podem ser acionados em uma leitura. Nosso tato no escuro de nossa casa, em noite sem luar, pode nos orientar em que lugar exato estamos.
III) Quando lemos a expressão de um ente querido, que por algum motivo deixa sua face caída, olhos mareados, lábios serrados, logo compreendemos que algo aconteceu.
IV) Cada leitura é singular. Ler o mesmo livro ou situação mais que uma vez pode nos possibilitar diferentes formas de interpretá-lo, imaginar e recriar cada narrativa.
Está CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	a.
	I, III e IV.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	II, III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	Todas afirmativas estão corretas.
PERGUNTA 10
Olhando para estas obras, é possível acessá-las de muitas maneiras. A professora Ana Mae Barbosa (1942) escreveu em seu livro A imagem do ensino da Arte, 1991, e ele trouxe uma das primeiras sistematizações de abordagens de práticas de ensino da Arte nas escolas e em museus no Brasil.
Quanto à proposta triangular, quais são as abordagens pilares dela?
	
	a.
	Soletrar, analisar e fazer.
	
	b.
	Ler, fazer e contextualizar.
	
	c.
	Descrever, analisar e julgar.
	
	d.
	Analisar as linhas de força das obras.
	
	e.
	Fazer mediações, contextualizando.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais