Buscar

Mata ciliar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As relações entre as matas ciliares, os rios e os peixes.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEREDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE ESTUDO DA BIODIVERSIDADE – CBIO
PROF. CARLOS LEMOS
DISCIPLINA: ECOLOGIA GERAL
Acadêmicas:
Ana
Helene
Michelle Mota Peixoto
 Toda a cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios e córregos. 
 O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para proteção de rios e lagos como são os cílios para os nossos olhos.
 A presença desse tipo de cobertura nas margens evita a erosão, que é o desgaste e arrastamento do solo pela água, impedindo assim o assoreamento e a sedimentação do leito do rio.
 O assoreamento é o acúmulo de detritos no fundo dos rios, ele faz com que o rio suporte cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuva. 
 A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
 Além de oferecer proteção para os solos a vegetação ripária mantém a qualidade da água retendo e filtrando resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água.
A mata ciliar funciona até mesmo como uma peneira, retendo materiais entre as raízes das plantas.
Quanto mais próximas às árvores ficam das águas, mais suas raízes são superficiais e em maior quantidade.
Vegetação protege margens com esquema complexo de raízes.
 A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.º 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
 Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água. 
 
CONSEQUÊNCIAS DA DEVASTAÇÃO DAS MATAS CILIARES
Seca				 Erosão
Enchente
				
RELAÇÃO ENTRE MATAS CILIARES E PEIXES
A mata ciliar desempenha um papel fundamental na estruturação de hábitats, fornecimento de abrigo, manutenção da qualidade de água e formação de matéria orgânica (Montag et al. 1997),
 Segundo Menezes et al. (2007) há 49 espécies oficialmente ameaçadas de extinção em riachos de Mata Atlântica, sendo que a destruição das 
florestas é considerada uma das principais causas de sua eliminação.
 A retirada da mata ciliar, bem como da 
vegetação marginal tem como consequência um maior carreamento de partículas para o leito dos rios que afetam sobre maneira as comunidades de peixes no que diz respeito a atividades das quais depende a visão, como por exemplo, a alimentação (Menezes et al. 1990) e reprodução (Menezes et al. 2007).
12
FUNÇÕES
Do ponto de vista da ecologia dos peixes a mata ciliar possui as seguintes funções:
Proteção estrutural dos habitats;
Regulagem do fluxo e vazão de água;
Abrigo e sombra;
Manutenção da qualidade da água;
Filtragem de substâncias; 
Fornecimento de matéria orgânica e substrato.
RESULTADO DE AÇÕES HUMANAS
Rio que tinha percurso dentro de mata densa.
Fazendeiro que preservou a mata do riacho.
REFERÊNCIAS
Guia Mauá. Estrada das Cruzes 2333 - Visconde de Mauá RJ. Disponível em: www2.uol.com.br/guiamaua/servicos/ljardim_002.htm, acessado em 21 de julho de 2013.
Matas ciliares: Conservação e Recuperação/ Editores: Ricardo Ribeiro Rodrigues, Hermógenes de Freitas Leitão Filho. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, FAPESP, 2000.
Miranda J.C. (2012) Ameaças aos peixes de riachos da Mata Atlântica. Publicado pela ESFA [on line], disponível em: http://www.naturezaonline.com.br, acessado em 21 de julho de 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais