Buscar

AVALIAÇAO OBJETIVA GESTAO PROJETOS PUBLICO (prova final)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇAO OBJETIVA GESTAO PROJETOS PUBLICO (PROVA FINAL)
	1.
	Nos projetos privados e públicos existem muitas coisas em comum e ambos podem cumprir benefícios semelhantes, ter os mesmos processos e desenvolvimento, isto é, executar atividades específicas dentro de um marco geral e prazos previamente estabelecidos, conhecido em Gestão de Projetos como o escopo geral do projeto e sua respectiva execução. No quadro a seguir, apresentam-se alguns exemplos. Sobre o exposto, responda:
? Qual é a diferença essencial entre a execução destes projetos por meio de um projeto público ou por meio de um privado?
? Como é possível que um projeto privado possa executar objetivos que procuram melhorar os serviços à comunidade?
	
	Resposta Esperada:
Seja por meio de um projeto público ou privado, os objetivos a serem cumpridos são semelhantes, mas o principal motivador possui uma diferença essencial. O motivador do projeto público é 100% de interesse público, dessa forma, deve-se melhorar a estrutura educacional e o transporte de uma comunidade, e melhorar a gestão dos serviços públicos. Na contratação desses objetivos para uma empresa privada, ela terá um motivador adicional, que é a geração de lucro, caso contrário o setor privado não o executará.
A gestão pública possui por meio de normas legais a opção de terceirizar projetos, nos quais o Estado não tem nem os recursos suficientes, e, muitas vezes, nem o conhecimento profissional respectivo. Para isso, há a possibilidade de realizar projetos terceirizados com pareceria privada, por isso a possibilidade de ter projetos privados em alguns objetivos de interesse público.
	2.
	Diante dos problemas ambientais decorrentes da massificação da produção, atualmente, os gestores de projetos devem considerar na sua análise o impacto dos intangíveis nas suas projeções. O Brasil, nos próximos anos, poderá aplicar às empresas impostos sobre a pegada ecológica dos processos produtivos e oferta de serviços, tais como os públicos. Diante disso, responda:
a) Como isso poderá impactar nos custos dos projetos e quem será responsável pela certificação da pegada ecológica das empresas?
b) Em qual região do planeta os governos já estão cobrando tributos da pegada ecológica?
	Resposta Esperada:
a) Se o Brasil começar no futuro a tributar a pegada ecológica, logo esses custos indiretos deverão fazer parte da estrutura de custos de todos os bens e serviços a serem oferecidos à sociedade brasileira. Assim, o custo deste intangível necessariamente fará parte da análise financeira dos projetos.
Para que o Estado possa cobrar esses tributos, será necessário o relatório de empresas consultoras especializadas em pegada ecológica e impostos de impacto ambiental.
b) Na União Europeia (EU), onde as empresas consultoras certificam a pegada ecológica do impacto ambiental das empresas europeias.

Continue navegando

Outros materiais