Buscar

PROVA FARMACOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604259543)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fígado é o principal órgão de biotransformação de medicamentos, embora algumas drogas sejam biotransformadas no plasma, intestino (como o salbutamol que é biotransformado ou ativado no intestino) ou outro órgão. QUal o grupo de enzimas responsáveis pela biotranformação hepática?
		
	
	enzimas microssomais P-430
	
	nenhumas das alternativas anteriores
	
	hepatócitos e enzimas P-320
	
	isoenzimas azitromo P-450
	 
	isoenzimas citocromo P-450
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604259956)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Apesar dos relatos de uso de fármacos há milhares de anos, apenas algumas centenas deles alcançaram desenvolvimento no processo farmacológico. Sendo que várias áreas da ciência estão envolvidas na descoberta de novas drogas mais adaptáveis aos alvos farmacológicos e que apresentem menos efeitos adversos. Dentre as terapias farmacológicas, pode-se citar a Alopatia, sendo entendida por:
		
	
	Utilização de plantas medicinais ou bio-ativas, in natura ou secas, plantadas de forma tradicional, apresentadas como drogas vegetais ou drogas derivadas vegetais, nas suas diferentes formas farmacêutica.
	
	Medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão potencializar no organismo do doente, os sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los.
	
	Método científico para tratamento e prevenção de doenças agudas e crônicas, onde a cura se dá através de medicamentos não agressivos que estimulam os mecanismos de defesa naturais do organismo.
	 
	Medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los.
	
	Método científico para tratamento e prevenção de doenças, exclusivamente crônicas, onde a cura se dá através de medicamentos não agressivos que estimulam os mecanismos de defesa naturais do organismo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604259310)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O valor de um fármaco deve ser analisado dependente de uma avaliação risco-benefício. A quantidade de risco que é tolerada depende da gravidade da condição tratada. Riscos maiores são aceitos em casos de risco de morte e não em tratamentos triviais. A medida de balanço benefício x risco é dada pelo Índice terapêutico (IT) que envolve Dose Tóxica (DT) e Dose Eficaz (DE) na seguinte equação: IT=DT50/DE50. Marque a alternativa correta. A equação informa que um fármaco apresenta grande margem de segurança quando:
		
	
	o índice terapêutico é pequeno.
	 
	a dose tóxica for muito maior do que a dose eficaz.
	
	a dose tóxica for muito menor do que a dose eficaz.
	
	o índice terapêutico é zero.
	
	dose tóxica e dose eficaz são equivalentes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604259999)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A FARMACOCINÉTICA É UMA PARTE DA FARMACOLOGIA QUE ESTUDA A FORMA COMO O CORPO HUMANO ATUA EM PRESENÇA DE UM DETERMINADO MEDICAMENTO. EM SE TRATANDO DE FARMACOCINÉTICA, EXISTE UMA SÉRIE DE PARÂMETROS QUE DEMONSTRAM ESTE COMPORTAMENTO DA FARMACOCINÉTICA, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	A BIODISPONIBILIDADE DEPENDE DA FORMA FARMACÊUTICA.
	
	EXISTEM FÁRMACOS QUE NÃO SOFREM NENHUM TIPO DE BIOTRANSFORMAÇÃO E PODEM SER ELIMINADOS EM SUA FORMA INALTERADA PELA URINA.
	
	A DL 50 É A DOSE NECESSÁRIA DE UMA DADA SUBSTÂNCIA  PARA MATAR 50% DE UMA POPULAÇÃO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO.
	 
	FÁRMACOS HIDROFÍLICOS TENDEM A SE ARMAZENAR EM TECIDOS ADIPOSOS E ASSIM POSSUEM UM ALTO VOLUME DE DISTRIBUIÇÃO.
	
	A MEIA-VIDA É O TEMPO QUE UM DETERMINADO FÁRMACO NECESSITA PARA QUE SUA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA SEJA REDUZIDA PELA METADE.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604309584)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Senhora de 50 anos, chega a uma emergência do hospital com dor de cabeça e tontura. Após a triagem realizada verificou-se que a pressão arterial estava muito elevada, sendo necessário a utilização de um medicamento para reverter esse quadro. Assinale a altenativa que corresponde a uma via de absorção rápida e irregular muito utilizada.
		
	
	intramuscular
	
	transdérmica
	 
	sublingual
	
	endovenosa
	
	oral

Continue navegando