Buscar

A competência organizacional e o trabalho do engenheiro de produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A competência organizacional e o trabalho do engenheiro de produção
Abordagem das competências organizacionais – visão de estratégia baseada em recursos, considera as competências distintas das empresas correspondentes aos atos tangíveis (como canais de distribuição) e intangíveis ( como o potencial dos seus recursos humanos).
Abordagem das competências individuais – evolução do conceito de qualificação, visão de competências individuais.
3 pontos mais frequentes – 1- envolve conhecimentos, habilidades e atitudes , mas não se restringe a eles / 2 – envolve resultado, sendo frequentemente relacionado a desempenho / 3- processo dinâmico , não reside apenas aos campos das possibilidades , tendências ou potencialidades.
Competências requeridas para o engenheiro de produçao
Ser capaz de : dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo / usar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos / prever e analisar demandas, selecionar tecnologias/know-how / incorporar conceitos e técnicas da qualidade no sistema produtivo;
Ser capaz de : prever a evolução dos cenários produtivos / acompanhar os avanços tecnológicos, usando-os a serviço das empresas e da sociedade / compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente / utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos / gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas.
Habilidades requeridas para o Engenheiro de Produção
Compromisso com a ética profissional / Iniciativa empreendedora / Comunicação oral e escrita / Interpretação e expressão por meios gráficos / Visão crítica de ordens de grandeza / Domínio de língua estrangeira / Conhecimento da legislação pertinente / Capacidade de trabalhar em equipes / Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas / Compreensão dos problemas administrativos, socioeconômicos e Ambientais / Responsabilidade social / Pensar globalmente, agir localmente
Administração é ciência , técnica ou arte?
Arte – pois nela não cabem vivencias espirituais nem as interpretações subjetivas da realidade.
Ciência – estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento.
Técnica - conduz as organizações e empresas aos objetivos visados
Antecedentes da administração
Platão – 3 formas de administração pública : Monarquia (uma pessoa governa) / Oligarquia ( uma elite governa) / Democracia ( o povo governa) .
Descartes – método cartesiano - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada.
Os princípios fundamentais são:
Princípio da analise – ‘’ dividir cada dificuldade em tantas partes quantas sejam possíveis e se tornem necessárias, para sua melhor solução
Princípio da síntese – ‘’ conduzir ordenadamente os nossos pensamentos, começando pelos objetos mais simples e fáceis de conhecer para ascendermos, gradualmente, aos mais complexos e difíceis ‘’ 
Princípio da enumeração - ‘’ fazer, em tudo, recontagens tão completas e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ‘’ 
Igreja católica – contribuição quanto á forma de constituição de sua estrutura organizacional, conhecida como estrutura organizacional de linha.
Revolução industrial – avanço da tecnologia nos processos produtivos / desenvolvimento do transporte / aumento da população nas cidades e necessidade de criar meios de aumento do volume de produção para atender a um consumo em massa.
Economista liberais – maior de desenvolvimento da economia capitalista, estabelece ideia de livre concorrência, confronto entre objetivos de capital e trabalho.
Administração cientifica – sua origem se baseia no conjunto de experiencias obtidas de trabalhos efetivos, acompanhadas de estudos de métodos empíricos sobre a realização do trabalho em algumas fabricas americanas. Reduzir a improvisação e o desperdício nas fabricas, trazendo o consequente benefício para empregadores e empregados.
Fayolismo – a administração pode e deve ser ensinada. Contribuição ( as 6 funções essenciais da empresa / a definição de administração / a importância relativa das diversas capacidades do pessoal das empresas / os princípios gerais de administração e seus elementos)
Taylorismo 
Origens – é considerada a primeira abordagem da teoria geral / se baseia no estudos de métodos empíricos sobre a realização do trabalho em algumas fabricas americanas / reduzir a improvisação e o desperdício nas fabricas
1° período – pagar salários altos e ter baixos custos de produção, aplicando métodos científicos e estabelecendo processos padronizados que permitam o controle das operações com materiais e condições de trabalho adequados, para que as normas possam ser compridas. Estes devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para cumprir uma produção normal. 
2° período – administração cientifica possui 7 fundamentos ( 1- assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e empregado / 2- identidade de interesses entre empregadores e empregados / 3- aperfeiçoamento do pessoal da empresa, de modo que os homens possam executar em ritmo mais rápido e com maior eficiência os tipos mais de trabalho / 4 - vadiagem no trabalho – o trabalhador as vezes faz menos do que poderia e isso também afeta na produção/ 5 – ignorância dos administradores sobre o tempo necessário para a execução dos serviços / 6 – substituição dos métodos empíricos pelos científicos – existe sempre um método melhor e mais rápido do que os demais / 7- divisão do trabalho entre a gerencia e os trabalhadores)
Principio da administração cientifica
1° - princípio do planejamento: substituir o método individual do operário, pelos métodos baseados em procedimentos científicos 
2° - princípio de preparo: seleção e aperfeiçoamento cientifico do trabalhador ( treina e preparar
3° - princípio do controle: certificar que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e o plano previsto.
4°- princípio da execução: distribuir as atribuições e as responsabilidades 
Henry ford 
Os 3 princípios básicos:
1 intensificação – diminuição do tempo de duração com o emprego dos equipamentos e matéria – prima e a rápida colocação do produto no mercado
2 economicidades – redução do estoque de matéria-prima em transformação para se obter rapidez na produção 
3 produtividades – aumento da capacidade de produção do operário meio da especialização e da linha de montagem
Teoria das relações humanas - introdução da psicologia na teoria da administração
1 – Determinar o efeito de mudanças nas condições de trabalho em relação a fadiga, a troca de horários e intervalos de descanso em relação ao desempenho das operarias da sala de montagem de reles 
2 – Conhecer as condições que influenciam o comportamento do operário em relação a empresa, a supervisão e ao seu trabalho
3 – Analisar o comportamento do operário face as normas da empresa (organização f
Fator psicológico exerce maior influência do que o fator fisiológico / o aumento do desempenho sendo determinado pelas reações sociais e não pelas condições fisiológicas dos operários / os grupos informais são os que determinam as quantidades a serem produzidas / a organização informal influencia mais do que a organização formal na satisfação do operário 
Grupo de controle – sob condições habituais de trabalho. (serve de base para comparação dos resultados do grupo experimental)
Grupo experimental – sob condições modificadas pelos pesquisadores (salas com variação de iluminação e temperaturas diferenciadas)
Teoria das relações humanas 
O fator psicológico influencia mais o desempenho do operário do que o fator fisiológico. O contrário do que defendiam os clássicos.
O aumento de desempenho das operarias foi influenciado pelas relações sociais possibilitadas pelos
grupos informais e não pelas condições fisiológicas 
Os operários trabalhavam mediante a formação de inúmeros grupos informais, unidos pela afinidade, amizade, confiança sob fortes elos de amizade, como forma de se protegerem da administração da empresa.
As recompensas socias e o poder de sanção dos grupos informais influenciam mais no desempenho do que na recompensa econômica. A organização informal, influencia na satisfação do operário do que a organização formal.
Liderança é um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento de meta e sua consecução.
Teoria quanto aos traços de personalidade –E aquele que possui algumas características especificas em sua personalidade que o distingue das demais pessoas.
Teoria quanto aos tipos de tratamento 
Autocrático – líder impõe suas vontades de forma autoritária. Exerce forte controle sobre os membros dos grupos, não permitindo a participação dos mesmos, apenas obedecer. Os liderados trabalham mais na presença do líder e produz menos na ausência
Democrático – líder permite e incentiva a participação dos membros do grupo nos processos de tomadas de decisão. Melhor qualidade de decisões. 
Liberal – líder não interfere na conduta do grupo, deixa agir livremente. Estilo menos produtivo, sentimento de abandono.
Motivação – é a maneira pela qual indivíduos e grupos são estimulados a realizar esforços para atingir objetivos e metas da organização e em contrapartida, os seus próprios resultados.
Críticas as teorias das relações humanas - Não aproveitamento de ideias ou contribuições anteriores / percepção equivocada da natureza e manifestação dos conflitos / percepção sonhadora quanto a conciliação de condições de trabalho e felicidade do operário / delimitação simplista do campo de observação / novas visões do trabalho a partir da teorias das relações humanas 
Chiavenato – criticada por desenvolver uma sutil estratégia de enganar os operários e faze-los trabalhar mais e exigir menos
Teoria da burocracia
Max weber – baseado na nomeação dos ocupantes dos cargos decorrentes da competência do administrador. Ex.: empresa pública com os concursados. Fazer corretamente o que foi determinado para ser feito, competência. Baseada na organização militar e burocrática do estado prussiano.
 Técnicas administrativas tinham relação de dominação e de obediência .
Burocracia – forma de organização humana baseada na racionalidade e na eficiência.
Autoridade tradicional – as coisas continuarão sendo realizadas pelo mesmo modo como sempre foram.
Autoridades carismática – seus membros atribuirão a autoridade a um líder por acreditarem que o mesmo poderá conduzi-los a uma mudança 
Autoridade = poder + legitimidade
Autoridade – decorre da legitimidade. Uma pessoa só terá autoridade se o poder a ela atribuído for aceito por aqueles que a ela são subordinados. Para se ter autoridade e necessário poder , mas ter poder nem sempre significa ter autoridade.
Poder – capacidade de influenciar ou persuadir as pessoas a exercerem determinadas ações sob determinado proposito. Poder possibilita a dominação.
Teoria comportamental 
Origens - funcionando de forma cooperativa, na qual se admite a possibilidade de conflitos entre os objetivos da organização formal (administração) e da organização informal (indivíduos), entendendo esses conflitos como tratáveis por negociação, visando à obtenção de integração e equilíbrio entre os objetivos da administração e das pessoas.
Se preocupar em aproveitar o que é relevante de cada uma das teorias anteriores – trata-se de uma teoria agregadora das boas ideias apresentadas anteriormente.
À ORGANIZAÇÃO - sistema social, cooperativo, racional destinado à obtenção de resultados razoáveis, dada a limitação do tomador de decisões. No funcionamento do processo de alcance de seus propósitos, tanto a organização formal quanto a organização informal interagem. A organização é definida pela relação de pessoas que decidem participar cooperativamente, à medida que esta cooperação resulte em benefícios mútuos.
Organização formal – aquela que é baseada na estrutura, nas normas e nos procedimentos em relação aos cargos e tarefas, definida, oficializada por escrito e comunicada pela administração para todos os níveis hierárquicos.
Organização informal – aquela formada pelo conjunto dos grupos informais, aqueles que se formam espontaneamente por laços de afinidade e lealdade no trabalho.
Modelo de Maslow - A hierarquia de necessidades - Segundo essa teoria de motivação, as necessidades humanas ocorrem hierarquicamente. Primeiro existe a necessidade fisiológica. Enquanto o indivíduo estiver com essa necessidade insatisfeita, não adianta querer satisfazê-lo em sua necessidade de segurança, social e de estima. Então, ao procurarmos satisfazer a necessidade de motivação de um ser humano, torna-se necessário verificar se a necessidade hierarquicamente de nível inferior encontra-se satisfeita.
Motivação é a maneira pela qual indivíduos e grupos são estimulados a realizar esforços para atingir objetivos e metas da organização e, em contrapartida, os seus próprios resultados.
A “Teoria X” baseia-se em julgamentos equivocados a respeito dos empregados, que no caso seria o estilo adotado pelos clássicos.
A “Teoria Y” refere-se à concepção atual e sem preconceitos a cerca do comportamento humano na organização. Vejamos, a seguir, no quadro comparativo como ele as relacionou.
Todo líder não deixa de ser um “chefe”, mas nem todo chefe é um líder. O chefe dá ordens e se esconde atrás do cargo, já o líder motiva o se pessoal a caminhar com ele em direção aos objetivos organizacionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando