Buscar

SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
Parte superior do formulário
	1.
	O pensamento sistêmico, também comumente entendido como a quinta disciplina, trata de uma postura dinâmica e constante de aprendizagem. E o termo aprender a aprender reforça essa postura diferenciada de aprendizado e desenvolvimento. Nesse contexto, apresente três exemplos ou características que definem a postura diferenciada da atitude de aprender a aprender.
	Resposta Esperada:
- É uma postura de aprendizado diante de situações-problema nos espaços sociais e culturais, como empresa, escola, família. Trata-se de um pensamento sistêmico em que aprender é constante como um meio, mas também como um objetivo. 
- Assim, o aprendizado é uma ferramenta de desenvolvimento e também um objetivo a ser alcançado. O objetivo é superar os modelos de desenvolvimento e aprendizado para um modelo que se adapte às diferentes necessidades locais e temporais. 
- Entender que a aprendizagem deve ocorrer sempre e não somente nos tempos escolares para compreender melhor a realidade pessoal, cultural e do trabalho. Melhorar a capacidade de comunicação e planejamento para um futuro comum de maior sucesso. 
- Nas organizações modernas, como a escola, é fundamental desenvolver o aprendizado em grupo para melhores resultados das instituições, inclusive aproveitar os conflitos como estratégia de aprendizado.
	2.
	Ao longo da Idade Média prevaleceu a concepção e a explicação de mundo teocêntrica de sociedade. A partir do Renascimento e principalmente durante a época Moderna, esta concepção foi gradualmente sendo substituída pelo Antropocentrismo, provocando mudanças e transformações profundas nos modos de o homem compreender e agir consigo mesmo, em sociedade e diante da natureza. Diante disto, descreva as características que foram responsáveis pelas mudanças e transformações de concepções de mundo da época.
	Resposta Esperada:
O homem desse período esteve menos preocupado com as questões religiosas, em especial com a religião católica, com os dogmas, com a fé e a salvação, e valorizou mais as capacidades de investigar a realidade da natureza, na tentativa de descobrir seu funcionamento, raciocinar, criar métodos investigativos, conhecer e transformar a realidade no seu entorno.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais