Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA Avaliação educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

# Avaliação educacional #
Avaliação Discursiva (A1V)
Para mais informações, clique no arquivo: Avaliação Discursiva Nova Veteranos
Questão Discursiva: O entendimento de como a avaliação se processa depende das tendências pedagógicas que fundamentam uma determinada prática pedagógica. Historicamente, a compreensão sobre o processo de avaliação no contexto escolar sofre a interferência dos movimentos e transformações da sociedade em que se insere a instituição. Cada um desses movimentos interferiu na educação formal, dando origem às tendências pedagógicas. A educação brasileira também sofre essa influência, determinando a ação docente e suas práticas, entre elas, a avaliação. As tendências são classificadas em pedagógicas liberais e pedagógicas progressistas. Dentro das tendências liberais está a tendência pedagógica tradicional. 
Com base nas suas leituras e reflexões ao longo da disciplina, redija um texto reflexivo entre 10 e 15 linhas),pontuando as características da avaliação na tendência pedagógica tradicional com relação às suas finalidades, o principal instrumento e as conseqüências.
QUESTÃO A:  A pedagogia tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor- aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno, muito menos com as realidades sociais. É a predominância da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual. 
Essas e outras características fizeram com que essa tendência pedagógica tivesse um grande marco na história pelo seu ensino autoritário, que tinha como finalidade o pressuposto de que o aluno devia ser preparado intelectualmente e moralmente para assumir o seu papel na sociedade. Nesse contexto educacional, o processo de educação é falho, pois o professor é visto como um ditador dentro de sala de sala e praticamente não existe relação professor-aluno. O foco principal é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos. Desta forma, o professor inicialmente realiza a preparação do aluno, em seguida formula a apresentação do conteúdo, correlacionando-o com outros assuntos e, por último, faz-se a generalização e aplicação de exercícios. Apesar dos conteúdos serem realmente bem aplicados aos alunos, a capacidade cognoscitiva deles era muito apurada, pois eles decoravam todo o conteúdo, porém a parte da inteligência em si era muito fraca, e o desenvolvimento dos alunos dependia da vontade própria deles.
QUESTÃO B: Muitos alunos têm certa dificuldade para lhe dá com essa matéria, e com isso os professores ficam apreensivos e por muitas vezes sem saber o que fazer, o ensino da matemática exige do profissional um conhecimento amplo, pois ele é o responsável de repassar esse conhecimento aos seus alunos. O papel do pedagogo é auxiliar esse professor, e como pedagoga dessa instituição de ensino, convocaria a professora dessa turma para uma reunião, colocaria em pauta: criar novos mecanismos de ensino e novas metodologias. 
Muitas pessoas têm a matemática como uma matéria monstruosa, mas na verdade vai ver que nunca lhe repassaram de um modo com que despertassem o interesse por tal matéria, então dessa forma vamos inovar a forma de ensinar. 
Trabalhar com jogos na sala de aula é algo extremamente interessante, mas é claro, não é qualquer jogo, o jogo precisa está interligado ao desenvolvimento do raciocínio lógico e mental. Para que o ensino se torne algo dinâmico e interessante para o aluno, vamos criar situações que envolvam aplicações matemáticas; em uma das aulas vamos fazer o jogo das perguntas, tipo uma gincana, dividimos a sala em dois grupos, a cada pergunta eles tinham um minuto para dar a resposta correta, o primeiro a responder corretamente a pergunta ganharia 1 ponto, até chegar a 15 pontos; o grupo vencedor levaria como prêmio 2 pontos extras e o perdedor 1 a caso precisassem. E isso é muito bom ao final das atividades, pois o aluno se sente mais motivado a participar. 
Estudo de Caso: 
Em uma determinada instituição de ensino, uma professora de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental tem por hábito realizar testes “surpresas” com os alunos resultando em notas baixas que levam, muitas vezes a reprovação. 
Se você fosse pedagogo desta escola, de que forma desenvolveria um trabalho junto com a professora de forma a contribuir para a transformação e aprimoramento da prática pedagógica? Comente entre 10 e 15 linhas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais