Buscar

modelo para elaboracao trabalho academico (3) (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DANIELE CARVALHO CALDAS
COLOCAÇÃO DE PRÁTICAS DO SISTEMA DE RH
	 Rio de Janeiro
2018
Ano
polo x – ilha do governador
COLOCAÇÃO DE PRÁTICAS DO SISTEMA DE RH
Trabalho de Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento Organizacional, Recrutamento e Seleção, Praticas Trabalhistas e Auditoria e Consultoria em RH.
Orientador: Prof.ª Evellyn Gonçalves Ferreira 
Cidade
Ano
 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
 Este trabalho apresentará a empresa Infolouca, tem como objetivo de colocar as disciplinas do semestre fazendo a observação da empresa definido no RH. Teremos as disciplinas de Comportamento Organizacional, Recrutamento e Seleção, Práticas Trabalhistas e Auditoria e Consultoria em RH,
 A empresa Infolouca é um comércio onde vende produtos para informática e consertos de equipamentos,
 Trabalham há 13 anos, o Mário Gomes e Gilberto Soares proprietários da empresa começaram de forma domiciliar hoje em dia ele tem lojas com laboratórios de conserto de equipamentos são 10 lojas com laboratórios e possuem 50 funcionários o CNPJ da empresa 05.0927.820/0001-47 que esta localizada no Rio de Janeiro e São Paulo.
DESENVOLVIMENTO
 A empresa Infolouca, visa muito em seus funcionários adota método de valorização ao funcionário e do trabalho humano, tem como foco em especializações, adotando o método de pesquisas, analises, observação, entrevista, avalia e descreve em qual cargo será direcionado na sua empresa. 
 Só que uma das suas lojas esta começando dá problemas por falta de funcionário onde eles estão começando a sobrecarregar funcionários que não fazem parte de sua função esta começando a ter atritos entre eles prejudicando o seu bom funcionamento.
Comportamento Organizacional
A empresa Infolouca tem uma importante tarefa de começar a entender o comportamento dos seus funcionários e seus impactos no ambiente empresarial terá de alinhar o comportamento do seu colaborador dentro dos seus valores, princípios e crenças que formam a cultura organizacional par auxiliar melhor na sua administração de sua empresa para obter ferramentas estratégias para proporcionar os resultados esperados.
Só que para isso a empresa Infolouca precisará manter a ordem na empresa, pois esta tendo problemas de se relacionar com seus funcionários a empresa terá que contratar mais funcionários para poder manter a tranquilidade, pois há funcionários que estão trazendo a desordem, que ficam de conversas atrapalhando o serviço.
De acordo com Chiavenato (2014), as organizações nada mais são do que um conjunto de pessoas que combinam seus esforços para alcançar um objetivo comum e chegarem a resultado que não teriam condições de conquistar individualmente. O sucesso organizacional depende de empenho de muitas pessoas sejam indivíduos ou grupos que são responsáveis de transformar a matéria prima em produto final seja esse produto ou serviço. 
O Mário decide então fazer um feedback com seus funcionários para poder comunicar-lhes melhor para ver o que esta acontecendo ver os pontos fracos e fortes para poder estabelecer a normalidade da empresa para poder conseguir bater suas metas..
Segundo Cahen, toda comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:
Somos bons cidadãos
Nossos produtos e serviços são excelentes 
Temos respeito por nossos clientes 
Temos respeito por nossos funcionários
Somos uma empresa bem administrada
Temos tradição
Somos éticos
Somos bons clientes
Somos bons patrões
É bom trabalhar em nossa empresa
Nos administradores, gerentes, técnicos são experientes
De acordo com Chiavenato (2000, p 2) as organizações são adotadas de recursos matérias e financeiros, mas basicamente constituídas por pessoas que lhes proporcionam conhecimentos, habilidades e competência.
Então queria incentivá-los que tornou fundamental pois o conhecimentos e habilidades no que esta fazendo gera o resultado final muito melhor do que o esperado.
Como afirma o Chiavenato (2000, p 76) “ que as pessoas não são consideradas simples recursos empresarias, mas seres humanos com capacidade, características individuais [...] aptidões diferenciadas de conhecimento e habilidades especificas”. 
A empresa esta investindo na criação de projetos que integram os colaboradores como parceiros e não apenas como máquinas produtivas, com isso eles sentiram como parte da empresa e desenvolveram o trabalho de qualidade além de buscar melhoria continua seja âmbito pessoal como no âmbito profissional.
A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna e varias teorias tentam explicar o sentido dessa força misteriosa que leva as pessoas a agirem de forma a alcançar seus objetivos. O que anteriormente era apenas um instrumento da área de Recursos Humanos, agora passa a fazer parte da estratégia das empresas (Silva et al.,2011, p. 196).
Para seguir com a motivação direciona as expectativas dos colaboradores, estimular com atitudes positivas, feedbacks, com uma comunicação clara torna o trabalho de estimular a motivação mas compensativa com resultados benéficos para a empresa.
Diversas teorias amparam deixando a motivação mais clara e ligada a qualidade de vida no trabalho. Teoria de Maslow necessidade humana.
Necessidades Fisiológicas Básicas – o que comer o que vestir
Necessidade de Segurança – interfere na própria segurança estando livres de perigos 
Necessidades Sociais – sentir em interagir e socializarem com outras pessoas 
Auto – estima – predomina sua própria satisfação seu ego 
Auto realização – as pessoas estão estimuladas a se tornarem tudo aquilo que as capacita ser (gil, 2012)
O Mario resolveu aplicar um pre - teste um questionário que tem por finalidade a identificar possíveis dificuldades um instrumento de avaliação que foram entregues aos colaboradores com envelope pardo com uma previa explicação o que é QVT, no questionário havia 38 perguntas de acordo com as dimensões de Walton(1973), 
Foi atribuídos com grau 1 a 5 conforma cada importância de indicador da escala de Lirert. Na escala , os índices de avaliação negativa nesse caso equivale “ muito insatisfeito” e “insatisfeito” ,receberam graus 1 e 2 respectivamente, os índices positivos da escala , logo o “muito satisfeito’ e o “ satisfeito” receberam graus 4 e 5, enquanto o valor 3 foi atribuído ao índice “neutro”.
75% os funcionários consideram satisfeitos com o trabalho, 19% muito satisfeito, 6% do grupo manifestaram – se neutro para relação de normas e regras da empresa. Enquanto isso a categoria de tratamento impessoal e igualitário composta essa por 44% de satisfeitos e 15% de muito satisfeitos contudo, nota – se um aumento de neutros e o aparecimento de insatisfeitos, sendo estes apresentados por 25% e 6% do total respectivamente. Isso mostra que foi favorável ao alcance do QVT.
Dessa forma a contribuição é percebida pelo levantamento de pontos – chaves que devem ser considerados para que atinja o aumento de qualidade de vida no trabalho dos funcionários que forneçam dados importantes para o recursos humanos.
A QVT esta relacionada a convivência saudável entre pessoas e empresa e conforme Santos (2012). 
Gestão de conhecimento: criação do conhecimento organizacional, aprendizagem em organizações. 
	
A gestão de conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no
coração dos departamentos, pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Deve fazer parte da cultura organização para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade, o sucesso e os benefícios na implementação de uma gestão de conhecimento em qualquer tipo de organização só é possível se a cultura organizacional for positiva em relação a geração, partilha, socialização e transferência de conhecimento.
Segundo Sveiby (1998, p. 3) “ a gestão de conhecimento não é mais moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia operacional”.
Existe o conceitos da Gestão para o melhor conhecer.
Dado – conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos e eventos
Informação – mensagens de dados que fazem a diferença podendo ser audível ou visível e onde exiti o eminente e o receptor.
Conhecimento – Segundo Davenport e Prusak(1998, p.6) o conhecimento pode se comparado a sistema vivo, que cresce e se modifica a medida que interage com o meio ambiente”. Valores e crenças interagem o conhecimento.
Nonaka e takeushi (1997, p.63) observam que o conhecimento é diferente da informação refere-se a crenças e compromissos.
Classificam como o conhecimento humano em 2 tipos: conhecimento tácito e conhecimento explicito.
Conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um
tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento pessoal
incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades. Só
pode ser avaliado por meio da ação.
Conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos.
 Na empresa Infolouca existe treinamentos para os funcionários de acordo com a sua função organizam palestra entregam manuais para quem conserta maquinas de seus clientes, verificam sofwares como atender bem o cliente fazem tanto na pratica como em teorias dando – lhes exemplos e com isso seus funcionários vão ficando motivados em aprender algo novo e ficando cada vez mais experientes tanto para a vida deles profissional como pessoal. 
Mas o Mario terá que contratar pessoas mas quem é responsável na contratação seu sócio Gilberto para dá melhoria e não ter insatisfações com seus colaboradores.
1.2.3 Recrutamento e Seleçã(R&S): mercado de trabalho , recrutamento e seleção
Segundo o Chiavenato (1983) a definição para seleção dos recursos humanos nada mais é que a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou mais amplamente entre os candidatos recrutando para o processo seletivo aqueles que mais preenchem os requisitos aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro do pessoal.
A Infolouca precisa de atendente ao publico e analista de maquinas(rede, software, montagem de micro), então Gilberto resolveu fazer do recrutamento externo, que dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher que mais atende ao requisito os métodos que Gilberto fez foi:
Anuncio da vaga: foi feito anúncios em sites, bancos de empregos e site da empresa.
Captação e triagem: após 15 doas de de captação de currículos com base na definição de analise de cargos, foram triados os candidatos que mais se adequavam a vaga passando a próxima etapa.
Entrevista (etapa eliminatória): optamos por entrevista estruturada com três fases, sendo a primeira fase de apresentação e avaliação profissional ou seja para avaliar as experiências e o domínio da área. Segunda fase é a troca onde colocamos o candidato a par da metodologia da empresa e das disposições e benefícios que o cargo oferece, para que o mesmo possa avaliar as vantagens de se tornar um colaborador, a terceira e ultima fase consiste na avaliação das informações obtidas e é ela que decide se o candidato continuara ou não nas próximas fases da seleção. 
Entrevista estruturada trata- se de perguntas brevemente elaboradas mas que permitem uma resposta aberta, ou, seja, o entrevistado pode dar uma opinião ou complementar a ideia de uma pergunta. Nesse caso, o entrevistador tem um checklist, no qual confere os assuntos a serem abordados, sendo esses condizentes com descrição do cargo. ( Recrutamento e Seleção, 2014. P. 109)
Teste de conhecimento: são testes aplicados de conhecimento na área de montagem de micro, rede, softwares.
Prova situacional: avalia o candidato frente uma situação relacionada a tarefa do cargo.
E para o cargo de atendete faremos o recrutamento interno onde aproveitamos o capital humano já existente na empresa.
Anuncio a vaga divulgada na intranet, murais e em reuniões através dos responsáveis pelo o setor.
Triagem: levando em conta a anlise e descrição do cargo foram selecionadas os colaboradores que mais corresponde as necessidades da vaga que possuem o requisito de tempo de empresa.
Entrevista feita e grupo e individual 
Passando o processo seletivo é indispensável os tramites legais que consistem no cadastro no livro de registro do empregado e preenchimento do contrato de trabalho. Para tanto é necessário primeiramente que o candidato selecionado apresente toda a documentação.
RG – IDENTIDADE
CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS) ORIGINAL E XEROX
CPF
TITULO DE ELEITOR
PIS
CERTIFICADO DE RESERVISTA
3 FOTOS 3X4
COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUALIZADO
CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO SFILHO CASO HOUVER
CARTÃO DE VACINÇÃO DOS FILHOS ATE 14 ANOS
CERTIDÃO DE CASAMENTO OU NASCIMENTO
HISTORICO ESCOLAR OU DE GRADUAÇÃO
Essa documentação se faz necessária para todos os padrões da lei sejam preenchidos e seus direitos sejam assegurados, tanto da empresa quanto do colaborador além de servir para a identificação do funcionário.
O direito ao emprego e ao trabalho vem sendo assegurado desde o inicio da década de 40 quando foi assinada a consolidação da lei trabalhista, na qual expressa a obrigatoriedade e necessidade da existência do contrato de trabalho e nele haja normas especificadas pela lei dos artigos 442 ao 456 e todos os seus incisos da CLT, como veremos no exemplo a seguir.
Contrato de trabalho
 EMPREGADOR: CIA INFOLOUCA
ENDEREÇO; ESTRADA DO GALEÃO, 2700
BAIRRO: PORTUGUESA CIDADE: RIO DE JANEIRO ESTADO: RJ
NOME DO EMPREGADO: LUIS GUSTAVO DE LIMA
CARTEIRA PROFISSIONAL: 3465786 SERIE: 100
CARGO: MONTAGEM E MANUTENÇÃO
SALARIO: R$2.500,00
BASE MENSAL: 220 HORAS JORNADA SEMANAL: 44 HORAS
INICIO DO CONTRATO: 21/04/2018
TERMINO DE EXPERIENCIA 45 DIAS : 05/06/2018
VALE TRANSPORTE
( X ) SIM ( ) NÃO
FILHOS 
( X ) SIM ( ) NÃO QUANTOS: 1
1.2.4 Práticas Trabalhistas: impacto social e econômico gerado pela reforma
Abono Salarial
Benefício fornecido pelo Governo Federal ao trabalhador que contribua para o Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por, no mínimo, cinco anos. Ele é chamado popularmente de PIS/PASEP e é pago todos os anos aos indivíduos que tenham uma renda mensal de até dois salários mínimos e tenham um vínculo empregatício de pelo menos 30 dias no ano selecionado para apuração.
Valor do Abono Salarial:  o valor do benefício será proporcional ao seu tempo de serviço, assim caso tenha trabalhado o ano todo receberá o valor integral, referente à um salário mínimo, porém se trabalhar apenas seis meses receberá a metade desse valor.
Quando e onde posso receber? Após ter seu cadastro no PIS/PASEP o trabalhador poderá sacar seu benefício próximo à data de seu aniversário, nas agências da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Quem tem uma conta poupança ou corrente na Caixa receberá o valor na sua conta. Assim observe o calendário de pagamento no site da Caixa Econômica.
Obs.: Quem obtiver o Cartão Cidadão e possuir
a senha poderá fazer o saque em qualquer caixa de autoatendimento. O saque também pode ser feito nas casas lotéricas ou postos do Caixa Aqui. Lembrando que é necessário apresentar um documento de identificação e número de inscrição do PIS/PASEP.
Aviso Prévio
Quando há quebra de contrato, ou seja, quando ocorre a demissão à pedido do trabalhador ou mesmo do empregador, deve-se avisar a outra parte com pelo menos 30 dias de antecedência. O trabalhador deverá trabalhar durante esse período e se decidir cumprí-lo receberá o salário referente ao mês trabalhado, além dos seus direitos (aviso prévio trabalhado). Mas se decidir não cumprir, a empresa descontará esses valores (aviso prévio indenizado). Outro caso acontece quando o empregado é liberado do aviso prévio pela empresa, assim esta também terá que pagar o aviso ao funcionário.
Assistência Médica e Vale-alimentação
Esses benefícios são opcionais para as empresas, assim como assistência odontológica. Mas para aquelas que possuem mais de 300 funcionários é obrigatório que seja providenciado um local para a realização de refeições em seu período de trabalho.
No caso de assistência médica e odontológica, mesmo esse benefício não sendo obrigatório, de acordo com a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), de 1º de junho de 2012, os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa ou se aposentarem poderão optar por permanecer com esses benefícios, com cobertura igual àquela definida em seu contrato de trabalho. Para isso deverão ter pago o valor do plano escolhido durante o seu tempo que passou na empresa e após o desligamento se comprometer com o pagamento.
Adicional Noturno
Todos os trabalhadores que prestam serviços a uma empresa após às 22h até as 5h da manhã (trabalho urbano) receberá um adicional acrescido ao valor de seu salário. Esse horário varia para trabalhos rurais (de 21 horas à 5 horas) e pecuários (de 20 horas às 4 horas).
Auxílio-Acidente
O auxílio-acidente é dado a todos os trabalhadores que recebiam auxílio-doença*, avulsos e segurados especiais, que tenham sofrido qualquer acidente que afete a sua capacidade de prestar serviços na empresa. Não há tempo de carência para recebê-lo, mas o segurado deverá estar contribuindo com a Previdência Social e comprovar, por meio de exame de perícia médica, que não está apto a realizar as atividades.
O cancelamento do benefício é feito quando ele se aposenta ou pede a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Categorias que recebem: empregado urbano/rural, segurado especial, empregado doméstico (após 1º de junho de 2015) e trabalhador avulso. Obs.: o contribuinte individual e facultativo não tem direito à receber.
*auxílio-doença: benefício oferecido ao segurado do INSS incapaz de trabalhar por doença ou acidente. Para obtê-lo, é preciso comprovar a doença e ter pelo menos 12 contribuições (exceto quando é prejudicado por acidentes de trabalho e doenças definidas na legislação). Na empresa, quando estiver afastado por mais de 15 dias do trabalho, no prazo de 60 dias, poderá solicitá-lo.
Auxílio-creche
O auxílio-creche é um direito para as mulheres que trabalham em empresas que possuam mais de 30 empregadas, maiores de 16 anos. Os empregadores tem a responsabilidade de oferecer um suporte para essas mães cuidarem de seus filhos, disponibilizando um local para que elas mantenham as crianças e possam amamentá-las até os seis meses (período previsto para amamentação).
Esse espaço (creche) poderá ser dentro da empresa ou não, pois pode-se ter um convênio com outras entidades. Mas, há também a possibilidade da empresa disponibilizar o valor à mãe por meio do sistema de reembolso-creche, sendo que esse valor deverá custear todas as despesas dela com a creche escolhida. Há outras opções, por exemplo, oferecer o valor como auxílio-babá, devendo preencher todos os requisitos da empresa e estar de acordo com a trabalhadora.
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Documento obrigatório para quem deseja realizar algum tipo de serviço à terceiros, além disso, ela é uma comprovação de todos os serviços executados por este trabalhador. Ela servirá de referência para que ele possa receber os seus direitos trabalhistas. A carteira pode ser solicitada pela empresa para realizar anotações, mas deverá ser devolvida no prazo máximo de 48 horas.
Férias Remuneradas
Após completar um ano com carteira assinada, o trabalhador poderá se ausentar do trabalho por um período de 30 dias corridos, referente às suas férias. Há muitas regras relacionadas às férias que devem ser observadas.
FGTS
É o valor que pode ser depositado pela empresa todos os meses para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, cuja função é a de garantir que ele tenha recursos financeiros em situações de doença ou em casos de demissão sem justa causa, por exemplo.
Faltas Justificadas
De acordo com a CLT, existem casos especiais em que o trabalhador poderá se ausentar do trabalho tais como falecimento, casamento, nascimento do filho, doação de sangue, dentre outras.
Hora Extra
O trabalhador deverá receber pelas horas extras trabalhadas.
Jornada de Trabalho
Referente ao tempo de serviço, a jornada de trabalho não deve ultrapassar 8 horas diárias, e 44 horas semanais.
Pensão por Morte
Os dependentes daqueles que contribuíam com o INSS, seja como aposentado ou trabalhador, após a sua morte serão beneficiados com uma pensão. Esse benefício se estende também em casos de desaparecimento, quando o beneficiado for declarado morto judicialmente. A duração irá depender da idade do dependente e do tipo do beneficiário.
Os cônjuges ou companheiros só poderão receber o benefício se o casamento ou união estável for de mais de dois anos, além disso, o segurado deverá ter contribuído, no mínimo, um ano e meio para o INSS. Apenas cônjuges inválidos poderão receber o benefício até o fim da vida.
Cancelamento da Pensão
Com a lei 13.135, os dependentes que completarem 21 anos não receberão mais o benefício, exceto se tiverem deficiência ou forem inválidos; O benefício será cancelado, caso esses dependentes se recuperem da invalidez; Será cancelado também para cônjuges ou companheiros que se recuperem de deficiência ou invalidez.
O dependente poderá nomear um procurador para requerer a pensão por morte. Mais informações devem ser observadas no site do MTPS.
Licença-Maternidade
Benefício concedido às mulheres grávidas após o nascimento da criança (parto, inclusive, natimorto; aborto espontâneo e nos casos de adoção e guarda judicial). Ela terá uma licença de até 120 dias remunerados (salário-maternidade).
Salário-Família
Benefício oferecido àqueles que possuem uma renda conforme definido pelo governo, cujo valor pago será de acordo com a quantidade de filhos menores de 14 anos ou inválidos (para esse não há limite de idade). Entra nessa lista também os filhos tutelados e enteados, desde que sejam dependentes financeiramente e não tenha como se sustentar. Não há período de carência, mas é necessário receber uma salário mensal abaixo do valor definido para recebimento.
Só não tem direito ao benefício os segurados especiais, desempregados, contribuintes individuais e facultativos.
Quem rebebe o salário-família? aposentados (por idade, invalidez ou recebendo auxílio-doença), aposentados por idade rural (trabalhador rural), trabalhadores avulsos, empregados domésticos, pais segurados empregados.
Encerramento do salário-família: o benefício é encerrado nos casos em que o segurado perde o emprego, quando tem um filho inválido que se torna capaz ou quando o filho completar 14 anos.
Seguro-Desemprego
Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele poderá receber o seguro-desemprego. Há um prazo definido para recebê-lo e suas parcelas dependerão do tempo de serviço deste trabalhador. Assim, ele terá direito quando for demitido sem justa causa (com anotação na carteira de trabalho), além disso, deverá estar desempregado, quando solicitar o benefício. Deve-se levar em consideração, as condições do trabalhador em sustentar sua família ou
ele mesmo. Outro ponto primordial é o de que ele não deve estar recebendo nenhum benefício do INSS, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte.
Para receber o benefício pela primeira vez, é um dos requisitos ter trabalhado no mínimo por 12 meses. Na segunda vez, por no mínimo 9 meses e na terceira vez, por 6 meses. Confira às regras estabelecidas de acordo com a lei 13.134, de 16 de junho de 2015.
1ª Solicitação - de 12 a 23 meses trabalhados, receberá 4 parcelas e após 24 meses terá direito a 5 parcelas;
2ª Solicitação - de 9 a 11 meses de trabalho, receberá 3 parcelas. Mas de 12 a 23 meses, 4 parcelas e após 24 meses, terá direito a 5 parcelas;
Demais solicitações - para receber 3 parcelas deverá trabalhar de 6 a 11 meses; já para 4 parcelas de 12 a 23 meses, e 5 parcelas após 24 meses.
Vale-Cultura
Por meio da lei 12.761, de 27 de dezembro de 2012 foi instituído o Programa de Cultura do Trabalhador e criado o vale-cultura, um benefício concedido a milhões de trabalhadores. Por meio dele, o empregado adquire um cartão pré-pago no valor de R$ 50,00, que será depositado mensalmente.
Esse valor poderá ser gasto para diversos eventos culturais tais como circo, teatro, cinema, etc. Além disso, há a possibilidade de comprar revistas, jornais, CDs e até alugar filmes ou mesmo fazer o pagamento de cursos em áreas culturais. Para ter direito ao benefício, o empregador deverá fazer o cadastramento junto ao Ministério da Cultura. É recomendado se informar com o RH da empresa!
Vale-transporte
Benefício dado para suprir as despesas do empregado com transporte de casa até o local de trabalho e vice-versa. Podendo a empresa descontar até 6% do salário bruto em cima do valor do transporte.
13º Salário
Benefício adicional pago no final do ano referente à remuneração mensal recebida. Ele é chamado também de gratificação de Natal e é um direito de todo funcionário. O valor a ser pago será proporcional ao tempo de serviço e também poderá ser dividido em duas parcelas.
Acidente ou Doença no Trabalho
Após o fim do auxílio-doença, o trabalhador terá essa garantia por no mínimo 12 meses.
Dirigente Sindical
Terá garantia de até um ano depois do seu mandato quando for selecionado para cargo de direção ou representação sindical e também em associação sindical. Válido apenas para aqueles que não cometerem faltas graves.
Normativa
Tipo de estabilidade resultado de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Gestante
As gestantes também são beneficiadas, desde o momento que confirmam a gravidez até os cinco meses após o nascimento do bebê.
Representante da Cipa
Terão garantia de até uma ano depois do fim do seu mandato.
Direito de Greve
O direito de greve está previsto na Constituição Federal e é regulamentado pela Lei mº 7.783. Ela é uma ferramenta utilizada pelos trabalhadores para lutar pelos seus direitos e interesses. É permitido até suspender coletivamente à prestação de serviços por tempo determinado e de modo pacífico.
Há proibições: Não se deve violar ou constranger os direitos e garantias dos empregados ou empregadores; A empresa não pode proibir a divulgação da greve, nem coagir o empregado para cumprir seu horário de trabalho; A manifestação não deverá prejudicar o acesso ao trabalho; Não deverá haver danos ao patrimônio ou ameaça às pessoas.
Organização Sindical
Os sindicatos estão destinados à defender os trabalhadores de determinada categoria no que diz respeito a suas atividades ou serviços. Eles podem ser classificados como sindicatos patronais, quando representam empresas ou entidades, ou profissionais, representado pelos empregados.
Na CLT existem todas as regras e deveres que estes sindicatos devem cumprir, além disso, há também a contribuição sindical, a ser paga todos os anos, conforme a atividade que o trabalhador realiza. Essa contribuição é uma das principais formas de manter essas associações.
São os sindicatos que organizam as greves dos trabalhadores ou reivindicações relacionadas à melhoria das condições de trabalho ou salário de determinada categoria.
Todo trabalhador é livre para participar dos sindicatos, bem como organizá-los, sendo um direito garantia pela CLT.
1.2.5 Auditoria e Consultoria em RH
Auditoria e consultoria são dois segmentos confundidos no âmbito empresarial. Embora trabalhem de forma similar, o serviço de auditoria é diferente do serviço de consultoria. Entenda abaixo a diferença:
Auditoria
A auditoria analisa as demonstrações financeiras e verifica se os registros realizados refletem a realidade da empresa. É utilizada por empresas de capital aberto para certificar aos acionistas a integridade dos lançamentos contábeis.
É função da auditoria avaliações de procedimentos e transações que impactem nas demonstrações financeiras. Diferente da consultoria, a auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como por exemplo em uma área de estoques ou de recursos humanos. Ela atende as áreas apenas contabilmente.
Ao contratarem a auditoria, as empresas esperam que os auditores analisem e validem as informações financeiras, se as operações realizadas cumprem normas e políticas internas e também garantam se as aplicações dos recursos realmente foram benéficas para a empresa.
Um trabalho de auditoria é construído por etapas, que compreendem, principalmente, mapeamento dos processos, identificação dos riscos e dos controles internos existentes para minimizar esses riscos, testes dos controles internos e obtenção de evidências, para que então o auditor possa formar sua opinião e também apresentar contribuições para melhorias.
Consultoria
A consultoria analisa todas as áreas da empresa, conforme contrato de serviço acordado com a empresa solicitante. Com uma visão mais abrangente, diferente da auditoria, ela identifica na prática possíveis distorções e sugere correções para melhor lucratividade e segurança no âmbito operacional.
Os serviços de consultoria processam e interpretam dados relacionados com a gestão do negócio. Sendo assim, diferentes da auditoria, elas ajudam as empresas com soluções estratégicas relacionadas às operações. Além de levantar informações relevantes, a consultoria também faz um diagnóstico da realidade da empresa e sugere mudanças e estratégias para melhorias.
Assim como a auditoria, a consultoria pode ser interna ou externa, onde as internas são realizadas por funcionários da própria empresa e as externas por empresas especializadas.
Apesar dessas diferenças, tanto a auditoria quanto a consultoria têm em seu rol de objetivos a preocupação de realizar um serviço de qualidade que auxilie a empresa na solução de seus problemas e forneça sugestões para a melhor forma de gestão.
Possuem vários tipos de auditoria
Auditoria externa: a empresa e auditada e contrata um profissional ou empresa certificadora que devem seguir rigorosas normas pre – estabelecidas por órgãos certificadores, como por exemplo o ISSO, SGQ.
Auditoria interna: é feita por um profissional que segue as normas da empresa
Auditoria de qualidade: atendendo princípios do regulamento do governo brasileiro, normas nacionais, normas internacionais, normas da empresa.
Auditoria de saúde: tem objetivo de averiguar o comprimento das normas que assegura um ambiente salubre, o uso de EPI’S e qualidade de vida no trabalho.
Auditoria de RH: utiliza normas utiliza normas de acordo com que estabelece a nossa legislação. Procura cumprir com as regras burocráticas impostas pela lei trabalhista, previdenciária e tributaria.
 PADRÕES DE AUDITORIA DE RH
Treinamento e desenvolvimento: é necessário pré-definir orçamentos para cada tipo de treinamento levando em conta a necessidade e o modelo que precisa ser aplicado.
Integração de pessoas e área: ao ingressar na empresa seu primeiro treinamento o colaborador é posto a par não só das politicas da empresa e de sua historia como também de seus diversos setores e departamentos.
Organograma: é importante que todos conheçam as posições ocupadas na empresa e que entendam as possibilidades de crescimento,
levando em conta o plano de carreira aplicado.
Plano de treinamento: planejar os treinamentos requer uma analise e avaliação das necessidades tanto dos colaboradores quanto da empresa e dos cargos ocupados.
Critério de seleção, contratação e movimentação: os critérios de contratação condizem com a analise e descrição da vaga que o candidato ocupara, algo que ser´avaliado durante o processo de recrutamento e seleção.
Avaliação de desempenho: este processo é desenvolvido através da avaliação das habilidades, atitudes,, sua ´postura profissional, seu conhecimento técnico, seus progressos e limitações, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou ate mesmo o remanejamento do individuo para as outras funções em que poderia render melhor.
							 
 
ambas preocupam-se com a melhor forma de gerir uma determinada empresa. No entanto, a consultoria é uma atividade profissional regulamentada, que visa auxiliar de forma mais geral as empresas ou organizações. Tem o objetivo de melhorar o desempenho da empresa, inclusive dentro das áreas jurídicas e de recursos humanos. A Auditoria exige um maior conhecimento de contabilidade empresarial, dedicando-se a técnicas e conhecimentos organizacionais.
1.3 CONCLUSÃO
Ao longo do portfólio analisamos e compreendemos os processos de RH desde o comportamento até auditoria na empresa Infolouca que preza o compromisso e o respeito aos funcionários onde Mario fez o feedback com seus funcionários para saber o que estava acontecendo para a melhoria do seu funcionamento para evitar transtornos e trazer problemas econômicos a empresa.
E o Gilberto por sua vez foi onde contratou pessoas onde fez todo o processo de RH 
O recurso humano bem planejado desloca toda a importância da empresa para os funcionários, muito mais que pressão este fato gerador se da pelo reconhecimento formal do quadro pessoal quando isso acontece o retorno é imediato, pois o colaborador trabalha pelo bem incondicional da empresa.
Um RH bem estruturado e bem gerido torna-se ponto chave para o sucesso. 
REFERÊCIA
NONAKA I.; TAKEUCHI, H... Criação do conhecimento na empresa como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro. Campus. 1997
VIEIRA E HANASHINO, 1990, P 41
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Brooks, 1992
SILVA et al A influencia da liderança na motivação da equipe. Revista eletrônica 2011.
Sua mente. A pirâmide de Maslow. 2008. Disponivel em: https://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/. Acesso em: 16 jun. 2014.
Recrutamento e Seleção, 2014. P. 109
CHIAVENATO, I Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4ª ed. São Paulo: Manole, 2014
CHIAVENATO. I COMO TRANSFORMAR O RH DE UM CENTRO DE CUSTO EM UM CENTRO DE LUCRO 2ª ed. São Paulo Marron Books, 200.
SVEIBY, Karl Erik. A nova Riqueza das Organizações. Rio de Janeiro: Campus,1998.
 
ANEXOS
ANEXO A – Título do anexo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando