Logo Passei Direto
Buscar

36 questões de Epidemiologia 2

User badge image
Marcelo Luiz

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um procedimento de diagnose que apresenta alta proporção de casos verdadeiros negativos e baixa proporção de casos verdadeiros positivos têm, respectivamente:
a) alta especificidade e alta sensibilidade.
b) alta especificidade e baixa sensibilidade.
c) baixa especificidade e alta sensibilidade.
d) baixa especificidade e baixa sensibilidade.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Médico que trabalha em uma Equipe de Saúde da Família e também em plantões na emergência de um hospital percebe que pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) e quadro clínico semelhante parecem ter mais frequentemente seu diagnóstico confirmado quando são pacientes da emergência do que quando são pacientes da Unidade de Saúde da Família. Como se deve interpretar essa situação?
a) Essa situação é esperada porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da emergência do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto o valor preditivo positivo dos testes diagnósticos é maior.
b) Mesmo sabendo que os valores preditivos não mudam, a situação pode ocorrer, porque os laboratórios e os equipamentos diagnósticos dos hospitais costumam ser melhores do que os disponíveis para a Atenção Básica do SUS.
c) Essa situação é inesperada, pois o valor preditivo do exame clínico é maior nas Unidades de Saúde da Família, onde o médico conhece melhor seu paciente.
d) Essa situação é esperada, porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da emergência do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto a especificidade dos testes diagnósticos é maior.

Exames de ressonância magnética têm sido propostos com o intuito de detectar precocemente problemas no desenvolvimento neurológico de crianças prematuras abaixo de 30 semanas de gestação. Para melhor avaliar a indicação desse exame na triagem de pacientes com alguma anormalidade, um estudo epidemiológico deverá ser realizado. Qual o MELHOR método e que medidas deveriam ser utilizadas para atender os interesses da pesquisa?
a) ensaio clínico randomizado controlado utilizando-se as medidas de risco absoluto e número de crianças necessárias para o tratamento.
b) estudo longitudinal prospectivo utilizando-se as medidas de sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo.
c) estudo transversal e analítico utilizando-se as medidas de prevalência e razão de prevalência.
d) estudo de coorte utilizando-se as medidas incidência e de risco relativo.

Considere as seguintes afirmacoes em relação a pacientes diabéticos tratados com AAS para evitar desfecho de doença cardiovascular, para os quais o Número Necessário para Tratar foi 36. I-Seria necessário tratar 36 pessoas diabéticas com AAS para evitar que um destes pacientes apresentasse doença cardiovascular. II-O NNT é apresentado quando está sendo estudado o enfoque diagnóstico. III-O NNT é calculado a partir de ensaios clínicos randomizados. Quais estão corretas.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma afirmação relacionada aos Estudos Descritivos.
a) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo suas características.
b) Investigam frequência e distribuição de agravo à saúde da população segundo as características do lugar.
c) Investigam a associação entre fatores de risco ou proteção (variáveis independentes) e o agravo à saúde (variável dependente).
d) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo as características do período (tempo).
e) São exemplos de Estudos Descritivos: Relatos de Casos e Série de Casos.

O cálculo de incidência a partir de estudos caso-controle NÃO é possível porque
a) estes são estudos prospectivos.
b) estes são estudos transversais.
c) estes só permitem calcular a prevalência.
d) os casos e os controles não são da mesma população.
e) não temos a população total sob risco.

Em uma linha de produção, 100 pessoas, das quais 30 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente onde existia poeira. Outras 200 pessoas, das quais 20 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente sem esse agente de risco.
Logo, o Risco Relativo de ter rinite alérgica no ambiente com poeira é:
A) 3
B) 2,5
C) 2
D) 1,5
E) 1

Analise os cenários clínicos apresentados abaixo. Cenário A: Paciente do sexo feminino, 35 anos com quadro de dor torácica não anginosa. Cenário B: Paciente do sexo masculino, 65 anos apresentando dor precordial, tipo angina pectoris, com vários fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose. Cenário C: Paciente do sexo masculino, 55 anos com dor precordial atípica. Com base nos cenários apresentados e sabendo-se que o teste ergométrico possui sensibilidade de 85% e especificidade de 75% para detecção de doença coronariana, é INCORRETO afirmar que
a) a paciente do cenário A vem de população com menor prevalência de doença coronariana.
b) a menor probabilidade de pré-teste de doença coronariana é do paciente do cenário B.
c) o VPP e o VPN do teste ergométrico se encontram mais elevados no paciente do cenário C.
d) o resultado do teste ergométrico será mais relevante para elucidação diagnóstica e conduta terapêutica do paciente do cenário C.
e) o valor preditivo de um teste complementar varia de acordo com a prevalência da doença, além da sensibilidade e especificidade do teste.

Sobre o significado de um resultado positivo ou negativo do valor preditivo de um exame diagnóstico, analise as afirmações a seguir. I - A medida do valor preditivo tem maior relevância clínica do que sensibilidade e especificidade do exame diagnóstico. II - A medida do valor preditivo é útil em estudos que estimam a eficácia de um determinado medicamento. III - O valor preditivo de um exame se baseia tanto na sensibilidade quanto na especificidade, assim como na prevalência da doença-alvo na população que está sendo avaliada. IV - Inclui informações tanto do próprio exame quanto da população examinada para proporcionar uma medida clínica mais útil. São corretas APENAS as afirmações
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

O Serviço Médico da empresa quer avaliar se o clima influencia o absenteísmo por doença respiratória. Para isso, compara o número global de funcionários e de dias de afastamento por essa causa durante o ano, de dois locais em diferentes regiões geográficas. Esse tipo de estudo é qualificado como
a) ecológico.
b) transversal.
c) caso controle.
d) randomizado.
e) coorte.

Um tipo de viés, muito comum em estudos de doenças possivelmente ocupacionais, é o que ocorre quando há uma distorção em medidas de associação ou de efeito, causada pela mistura de efeitos de outras exposições, também associadas tanto ao efeito como à exposição. Esse tipo de erro denomina-se
a) confundimento.
b) viés de agregação.
c) viés de seleção.
d) viés ecológico.
e) erro de mensuração do efeito.

Se definimos o ponto de corte para diagnosticar insuficiência renal através do índice de Filtração Glomerular (IFG) como 15 ml/min em vez de 60 ml/min estará sendo aumentado(a) (Obs.: valores menores sugerem ocorrência de lesão renal) (1,5 ponto):
a) a sensibilidade do IFG.
b) a especificidade do IFG.
c) O VPP do IFG.
d) O VPN do IFG.
e) A validade interna e externa do IFG.

Nas investigações de campo que utilizam estudos de incidência, a associação entre os fatores de risco e a ocorrência de doenças deve ser avaliada através de:
A) Risco Absoluto.
B) Odds Ratio.
C) Risco Relativo.
D) Razão de Prevalência.
E) Razão de Incidência.

O Programa Nacional de Imunização incorporou a vacina contra varicela no calendário vacinal, usando uma combinação tetraviral: sarampo, rubéola, caxumba e varicela. Esta conduta foi baseada em estudos que compararam a aplicação combinada com a aplicação concomitante da tríplice viral e da vacina contra varicela. As características desses estudos, que conferem validade interna e respaldam a adoção da vacina, são, além do mascaramento dos participantes e dos médicos:
a) aleatorização da amostra, p-valor elevado.
b) seleção enviesada, p-valor baixo.
c) aleatorização da alocação, ocultamento da sequência aleatória.
d) randomização, p-valor elevado.
e) intervalo de confiança de 95%, análise multivariada.

O desenho de estudo que possui curta duração, é barato e que, pelas suas características, é ideal para doenças mais raras é:
a) Coorte;
b) Seccional;
c) Caso-controle;
d) Ecológico;
e) Ensaio clínico.

Um estudo caso-controle foi conduzido para avaliar a associação entre uso de álcool para fins de limpeza doméstica e ocorrência de queimaduras graves em crianças. Esta informação foi relatada por 56 dos 94 casos e por 63 das 148 crianças do grupo-controle. Qual a medida de associação estimada?
a) Risco relativo:1,99
b) Risco relativo:2,93
c) Razão de prevalência: 2,93
d) Razão de chances (odds ratio):2,93
e) Razão de chances (odds ratio):1,99

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Estudo com Proteína C Ativada apresentou redução na mortalidade por sepse de 24,7% contra 30,8% dos que utilizaram o placebo, com redução do risco relativo de 19,4% (IC 95%, 6,6% - 30,5%) e uma redução do risco absoluto de 6,1%. Tendo em vista o estudo relatado, qual é o número de tratamentos necessários para evitar um desfecho adicional?
a) 06.
b) 16
c) 12.
d) 32.
e) 60.

Em um estudo epidemiológico comparativo, oferecer a possibilidade aos pacientes de poderem escolher de qual grupo farão parte pode ter como consequência:
a) Melhor qualidade do procedimento de seleção de pacientes e aferição do desfecho.
b) A ocorrência de viés de seleção, que comprometerá a validade do estudo.
c) Maior probabilidade da ocorrência de erro aleatório no resultado do estudo.
d) A melhoria da validade externa dos resultados obtidos.

Um estudo transversal não tem grande capacidade analítica na determinação da causalidade de uma doença, uma vez que:
a) Não é capaz de determinar, em geral, a relação temporal entre exposição e desfecho.
b) Seu custo muito alto impede a avaliação de grandes populações.
c) Seus resultados necessariamente se aplicam somente à população em estudo.
d) A avaliação de prevalência do potencial desfecho só pode se basear nos casos mais graves.

Uma utilidade da randomização em um ensaio clínico randomizado é:
a) Garantir que haja uma tendência de que os grupos de pacientes participantes da pesquisa sejam semelhantes entre si.
b) Otimizar a permanência dos pacientes até o fim do estudo.
c) Determinar qual grupo de pacientes vai ser exposto a qual modalidade terapêutica.
d) Obrigar a equipe de pesquisadores a fornecer, além da droga em estudo, terapêuticas equivalentes aos grupos de pacientes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um procedimento de diagnose que apresenta alta proporção de casos verdadeiros negativos e baixa proporção de casos verdadeiros positivos têm, respectivamente:
a) alta especificidade e alta sensibilidade.
b) alta especificidade e baixa sensibilidade.
c) baixa especificidade e alta sensibilidade.
d) baixa especificidade e baixa sensibilidade.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Médico que trabalha em uma Equipe de Saúde da Família e também em plantões na emergência de um hospital percebe que pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) e quadro clínico semelhante parecem ter mais frequentemente seu diagnóstico confirmado quando são pacientes da emergência do que quando são pacientes da Unidade de Saúde da Família. Como se deve interpretar essa situação?
a) Essa situação é esperada porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da emergência do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto o valor preditivo positivo dos testes diagnósticos é maior.
b) Mesmo sabendo que os valores preditivos não mudam, a situação pode ocorrer, porque os laboratórios e os equipamentos diagnósticos dos hospitais costumam ser melhores do que os disponíveis para a Atenção Básica do SUS.
c) Essa situação é inesperada, pois o valor preditivo do exame clínico é maior nas Unidades de Saúde da Família, onde o médico conhece melhor seu paciente.
d) Essa situação é esperada, porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da emergência do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto a especificidade dos testes diagnósticos é maior.

Exames de ressonância magnética têm sido propostos com o intuito de detectar precocemente problemas no desenvolvimento neurológico de crianças prematuras abaixo de 30 semanas de gestação. Para melhor avaliar a indicação desse exame na triagem de pacientes com alguma anormalidade, um estudo epidemiológico deverá ser realizado. Qual o MELHOR método e que medidas deveriam ser utilizadas para atender os interesses da pesquisa?
a) ensaio clínico randomizado controlado utilizando-se as medidas de risco absoluto e número de crianças necessárias para o tratamento.
b) estudo longitudinal prospectivo utilizando-se as medidas de sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo.
c) estudo transversal e analítico utilizando-se as medidas de prevalência e razão de prevalência.
d) estudo de coorte utilizando-se as medidas incidência e de risco relativo.

Considere as seguintes afirmacoes em relação a pacientes diabéticos tratados com AAS para evitar desfecho de doença cardiovascular, para os quais o Número Necessário para Tratar foi 36. I-Seria necessário tratar 36 pessoas diabéticas com AAS para evitar que um destes pacientes apresentasse doença cardiovascular. II-O NNT é apresentado quando está sendo estudado o enfoque diagnóstico. III-O NNT é calculado a partir de ensaios clínicos randomizados. Quais estão corretas.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma afirmação relacionada aos Estudos Descritivos.
a) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo suas características.
b) Investigam frequência e distribuição de agravo à saúde da população segundo as características do lugar.
c) Investigam a associação entre fatores de risco ou proteção (variáveis independentes) e o agravo à saúde (variável dependente).
d) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo as características do período (tempo).
e) São exemplos de Estudos Descritivos: Relatos de Casos e Série de Casos.

O cálculo de incidência a partir de estudos caso-controle NÃO é possível porque
a) estes são estudos prospectivos.
b) estes são estudos transversais.
c) estes só permitem calcular a prevalência.
d) os casos e os controles não são da mesma população.
e) não temos a população total sob risco.

Em uma linha de produção, 100 pessoas, das quais 30 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente onde existia poeira. Outras 200 pessoas, das quais 20 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente sem esse agente de risco.
Logo, o Risco Relativo de ter rinite alérgica no ambiente com poeira é:
A) 3
B) 2,5
C) 2
D) 1,5
E) 1

Analise os cenários clínicos apresentados abaixo. Cenário A: Paciente do sexo feminino, 35 anos com quadro de dor torácica não anginosa. Cenário B: Paciente do sexo masculino, 65 anos apresentando dor precordial, tipo angina pectoris, com vários fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose. Cenário C: Paciente do sexo masculino, 55 anos com dor precordial atípica. Com base nos cenários apresentados e sabendo-se que o teste ergométrico possui sensibilidade de 85% e especificidade de 75% para detecção de doença coronariana, é INCORRETO afirmar que
a) a paciente do cenário A vem de população com menor prevalência de doença coronariana.
b) a menor probabilidade de pré-teste de doença coronariana é do paciente do cenário B.
c) o VPP e o VPN do teste ergométrico se encontram mais elevados no paciente do cenário C.
d) o resultado do teste ergométrico será mais relevante para elucidação diagnóstica e conduta terapêutica do paciente do cenário C.
e) o valor preditivo de um teste complementar varia de acordo com a prevalência da doença, além da sensibilidade e especificidade do teste.

Sobre o significado de um resultado positivo ou negativo do valor preditivo de um exame diagnóstico, analise as afirmações a seguir. I - A medida do valor preditivo tem maior relevância clínica do que sensibilidade e especificidade do exame diagnóstico. II - A medida do valor preditivo é útil em estudos que estimam a eficácia de um determinado medicamento. III - O valor preditivo de um exame se baseia tanto na sensibilidade quanto na especificidade, assim como na prevalência da doença-alvo na população que está sendo avaliada. IV - Inclui informações tanto do próprio exame quanto da população examinada para proporcionar uma medida clínica mais útil. São corretas APENAS as afirmações
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

O Serviço Médico da empresa quer avaliar se o clima influencia o absenteísmo por doença respiratória. Para isso, compara o número global de funcionários e de dias de afastamento por essa causa durante o ano, de dois locais em diferentes regiões geográficas. Esse tipo de estudo é qualificado como
a) ecológico.
b) transversal.
c) caso controle.
d) randomizado.
e) coorte.

Um tipo de viés, muito comum em estudos de doenças possivelmente ocupacionais, é o que ocorre quando há uma distorção em medidas de associação ou de efeito, causada pela mistura de efeitos de outras exposições, também associadas tanto ao efeito como à exposição. Esse tipo de erro denomina-se
a) confundimento.
b) viés de agregação.
c) viés de seleção.
d) viés ecológico.
e) erro de mensuração do efeito.

Se definimos o ponto de corte para diagnosticar insuficiência renal através do índice de Filtração Glomerular (IFG) como 15 ml/min em vez de 60 ml/min estará sendo aumentado(a) (Obs.: valores menores sugerem ocorrência de lesão renal) (1,5 ponto):
a) a sensibilidade do IFG.
b) a especificidade do IFG.
c) O VPP do IFG.
d) O VPN do IFG.
e) A validade interna e externa do IFG.

Nas investigações de campo que utilizam estudos de incidência, a associação entre os fatores de risco e a ocorrência de doenças deve ser avaliada através de:
A) Risco Absoluto.
B) Odds Ratio.
C) Risco Relativo.
D) Razão de Prevalência.
E) Razão de Incidência.

O Programa Nacional de Imunização incorporou a vacina contra varicela no calendário vacinal, usando uma combinação tetraviral: sarampo, rubéola, caxumba e varicela. Esta conduta foi baseada em estudos que compararam a aplicação combinada com a aplicação concomitante da tríplice viral e da vacina contra varicela. As características desses estudos, que conferem validade interna e respaldam a adoção da vacina, são, além do mascaramento dos participantes e dos médicos:
a) aleatorização da amostra, p-valor elevado.
b) seleção enviesada, p-valor baixo.
c) aleatorização da alocação, ocultamento da sequência aleatória.
d) randomização, p-valor elevado.
e) intervalo de confiança de 95%, análise multivariada.

O desenho de estudo que possui curta duração, é barato e que, pelas suas características, é ideal para doenças mais raras é:
a) Coorte;
b) Seccional;
c) Caso-controle;
d) Ecológico;
e) Ensaio clínico.

Um estudo caso-controle foi conduzido para avaliar a associação entre uso de álcool para fins de limpeza doméstica e ocorrência de queimaduras graves em crianças. Esta informação foi relatada por 56 dos 94 casos e por 63 das 148 crianças do grupo-controle. Qual a medida de associação estimada?
a) Risco relativo:1,99
b) Risco relativo:2,93
c) Razão de prevalência: 2,93
d) Razão de chances (odds ratio):2,93
e) Razão de chances (odds ratio):1,99

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Estudo com Proteína C Ativada apresentou redução na mortalidade por sepse de 24,7% contra 30,8% dos que utilizaram o placebo, com redução do risco relativo de 19,4% (IC 95%, 6,6% - 30,5%) e uma redução do risco absoluto de 6,1%. Tendo em vista o estudo relatado, qual é o número de tratamentos necessários para evitar um desfecho adicional?
a) 06.
b) 16
c) 12.
d) 32.
e) 60.

Em um estudo epidemiológico comparativo, oferecer a possibilidade aos pacientes de poderem escolher de qual grupo farão parte pode ter como consequência:
a) Melhor qualidade do procedimento de seleção de pacientes e aferição do desfecho.
b) A ocorrência de viés de seleção, que comprometerá a validade do estudo.
c) Maior probabilidade da ocorrência de erro aleatório no resultado do estudo.
d) A melhoria da validade externa dos resultados obtidos.

Um estudo transversal não tem grande capacidade analítica na determinação da causalidade de uma doença, uma vez que:
a) Não é capaz de determinar, em geral, a relação temporal entre exposição e desfecho.
b) Seu custo muito alto impede a avaliação de grandes populações.
c) Seus resultados necessariamente se aplicam somente à população em estudo.
d) A avaliação de prevalência do potencial desfecho só pode se basear nos casos mais graves.

Uma utilidade da randomização em um ensaio clínico randomizado é:
a) Garantir que haja uma tendência de que os grupos de pacientes participantes da pesquisa sejam semelhantes entre si.
b) Otimizar a permanência dos pacientes até o fim do estudo.
c) Determinar qual grupo de pacientes vai ser exposto a qual modalidade terapêutica.
d) Obrigar a equipe de pesquisadores a fornecer, além da droga em estudo, terapêuticas equivalentes aos grupos de pacientes.

Prévia do material em texto

Nome e turma:__________________________________________________________________________
1-Um procedimento de diagnose que apresenta alta proporção de casos verdadeiros negativos e baixa 
proporção de casos verdadeiros positivos têm, respectivamente:
a) alta especificidade e alta sensibilidade. 
b) alta especificidade e baixa sensibilidade. 
c) baixa especificidade e alta sensibilidade.
d) baixa especificidade e baixa sensibilidade.
Fonte: Prova de Residência Médica de Foz do Iguaçu (buscar em: http://www.pmfi.pr.gov.br/conteudo/%3Bjsessionid%3D56da7d13561bd329b80b662df772?
idMenu=1515 ) (questão 10)
2-Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Médico que trabalha em uma Equipe de Saúde da Família e também em plantões na emergência de um 
hospital percebe que pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) e quadro clínico semelhante 
parecem ter mais frequentemente seu diagnóstico confirmado quando são pacientes da emergência do que 
quando são pacientes da Unidade de Saúde da Família. Como se deve interpretar essa situação?
a) Essa situação é esperada porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da 
emergência do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto o valor preditivo positivo 
dos testes diagnósticos é maior. 
b) Mesmo sabendo que os valores preditivos não mudam, a situação pode ocorrer, porque os laboratórios e os 
equipamentos diagnósticos dos hospitais costumam ser melhores do que os disponíveis para a Atenção Básica
do SUS. 
c) Essa situação é inesperada, pois o valor preditivo do exame clínico é maior nas Unidades de Saúde da 
Família, onde o médico conhece melhor seu paciente.
d) Essa situação é esperada, porque a prevalência de IAM costuma ser maior entre pacientes da emergência 
do que entre usuários de Unidades Básicas de Saúde, portanto a especificidade dos testes diagnósticos é 
maior.
Fonte: http://www.uern.br/controledepaginas/residencia-medica-noticias/arquivos/1745prova_rm_edital_01_2015.pdf (questão 37)
3-Exames de ressonância magnética têm sido propostos com o intuito de detectar precocemente problemas no
desenvolvimento neurológico de crianças prematuras abaixo de 30 semanas de gestação. Para melhor avaliar 
a indicação desse exame na triagem de pacientes com alguma anormalidade, um estudo epidemiológico 
deverá ser realizado. Qual o MELHOR método e que medidas deveriam ser utilizadas para atender os 
interesses da pesquisa?
a) ensaio clínico randomizado controlado utilizando-se as medidas de risco absoluto e número de crianças 
necessárias para o tratamento. 
b) estudo longitudinal prospectivo utilizando-se as medidas de sensibilidade, especificidade e valor 
preditivo positivo. 
c) estudo transversal e analítico utilizando-se as medidas de prevalência e razão de prevalência.
d) estudo de coorte utilizando-se as medidas incidência e de risco relativo.
Fonte:http://www.uern.br/controledepaginas/residencia-medica-noticias/arquivos/1745prova_rm_edital_01_2015.pdf (questão 41)
4-Considere as seguintes afirmações em relação a pacientes diabéticos tratados com AAS para evitar 
desfecho de doença cardiovascular, para os quais o Número Necessário para Tratar foi 36.
I-Seria necessário tratar 36 pessoas diabéticas com AAS para evitar que um destes pacientes apresentasse 
doença cardiovascular. II-O NNT é apresentado quando está sendo estudado o enfoque diagnóstico. III-O NNT
é calculado a partir de ensaios clínicos randomizados. Quais estão corretas.
A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e III. E) I, II e III.
Fonte: http://www.pmfi.pr.gov.br/ArquivosDB?idMidia=94597 Secretaria Municipal de Saúde Foz do Iguaçu Residência Médica 2016 (questão 86)
5-Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma afirmação relacionada aos Estudos Descritivos. 
a) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo suas características. 
b) Investigam frequência e distribuição de agravo à saúde da população segundo as características do lugar.
c) Investigam a associação entre fatores de risco ou proteção (variáveis independentes) e o agravo à 
saúde (variável dependente).
d) Investigam a frequência e a distribuição de um agravo à saúde da população segundo as características do 
período (tempo).
e) São exemplos de Estudos Descritivos: Relatos de Casos e Série de Casos. 
Fonte: http://web.unitau.br/residencia_medica/assets/provaresidenciamedica2016.pdf (questão 66)
6-O cálculo de incidência a partir de estudos caso-controle NÃO é possível porque 
a) estes são estudos prospectivos. b) estes são estudos transversais. 
c) estes só permitem calcular a prevalência. d) os casos e os controles não são da mesma população.
e) não temos a população total sob risco.
Fonte: http://site.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/petrobras0109/pdf/demais_cargos/Provas/PROVA%2022%20-%20M%C3%89DICO%20DO
%20TRABALHO%20J%C3%9ANIOR.pdf 
7-Em relação ao viés em pesquisas clínicas, analise as assertivas abaixo, conforme descrito por Fletcher 
(2006): I. O viés de seleção ocorre quando são feitas comparações entre grupos de pacientes que diferem em 
outros determinantes do desfecho, além do que está sendo estudado. II. O viés de aferição ocorre quando os 
métodos de aferição são iguais entre os grupos de pacientes. III. O viés de confusão ocorre quando dois 
fatores estão associados e seus efeitos não se confundem. Quais estão corretas? 
a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/11/ACESSO-DIRETO-E-AUTOAVALIA%C3%87%C3%83O.pdf (questão 83)
8-As medidas de efeito são utilizadas para expressar os riscos envolvidos na associação entre exposição e 
doença. Assinale a alternativa em que a definição apresentada NÃO corresponde ao tipo de risco citado. 
a) O risco absoluto tem valor igual ao da incidência de um evento na população estudada. 
b) O risco atribuível é a incidência adicional de doença devido à exposição, levando em consideração a 
incidência basal da doença por outras causas. 
c) O risco relativo é a razão entre a incidência em expostos e a incidência em não expostos.
d) O risco atribuível na população é o produto do risco atribuível pela prevalência da exposição ao fator de 
risco em uma população.
e) A fração atribuível na população é obtida dividindo a incidência total da doença pelo risco atribuível 
na população.
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/11/ACESSO-DIRETO-E-AUTOAVALIA%C3%87%C3%83O.pdf (questão 91)
9-Paciente de 60 anos, diabética há 10 anos, procura o seu médico de família e comunidade para avaliação de
rotina. Durante a consulta, o médico propõe a substituição do hipoglicemiante oral que usa há 8 anos (droga 
“A”) por outro mais efetivo (droga “B”), porém logo é questionado sobre os reais benefícios da
troca. Para ajudar na decisão, são apresentadas as incidências de complicações associadas ao diabetes de
um ensaio clínico randomizado realizado por 10 anos: Grupo que utilizou a droga “A” → 20%; Grupo que 
utilizou a droga “B” → 5%. Que percentual de complicações associadas ao diabetes previstas no Grupo “A” 
seriam evitadas nas pessoas do Grupo “B”?
a) 15% b) 25% c) 75% d) 85%
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2014/11/Prova-acesso-direto-SURCE-2015.pdf (questão 66)
10-Quanto aos desenhos de pesquisas epidemiológicas, combine as colunas abaixo segundo tipo e descrição 
do estudo. Escolha a sequência correta das combinações. 
( ) Baixo custo, medidas tomadas de uma só vez. 
( ) Medida de magnitude é a odds ratio. 
( ) Observa o efeito das intervenções. 
( ) Parte do desfecho, retrospectivamente. 
( ) Estuda prevalência ou associações.
A. Caso-controle 
B. Ensaio clínico 
C. Transversal
a) C,B,A,A,C b) B,C,A,B,A. c) C,A,B,A,C. d) A,B,C,C,A. e) A,C,B,C,B.
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2014/12/PROVA_GERAL.pdf(questão 84)
11-Os resultados finais de um estudo randomizado são apresentados na tabela abaixo. 
Braço experimental Braço Controle (placebo)
Morto 34 42
Vivo 66 58
Conclui-se que a redução relativa do risco e a redução absoluta do risco de morrer são, respectivamente, 
a) 0,08 e 0,05 
b) 0,08 e 0,2 
c) 0,2 e 0,08
d) 0,28 e 0,2
e) 0,5 e 0,08
Fonte: http://site.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/petrobras0109/pdf/demais_cargos/Provas/PROVA%2022%20-%20M%C3%89DICO%20DO
%20TRABALHO%20J%C3%9ANIOR.pdf 
12-Em uma linha de produção, 100 pessoas, das quais 30 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente 
onde existia poeira. Outras 200 pessoas, das quais 20 tinham rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente 
sem esse agente de risco. Logo, o Risco Relativo de ter rinite alérgica no ambiente com poeira é 
a) 3 b) 2,5 c) 2 d) 1,5 e) 1
Fonte: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/cef0111/caixa0111_prova.pdf (questão 31) 
13-Analise os cenários clínicos apresentados abaixo. Cenário A: Paciente do sexo feminino, 35 anos com 
quadro de dor torácica não anginosa. Cenário B: Paciente do sexo masculino, 65 anos apresentando dor 
precordial, tipo angina pectoris, com vários fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose. Cenário 
C: Paciente do sexo masculino, 55 anos com dor precordial atípica. Com base nos cenários apresentados e 
sabendo-se que o teste ergométrico possui sensibilidade de 85% e especificidade de 75% para detecção de 
doença coronariana, é INCORRETO afirmar que 
a) a paciente do cenário A vem de população com menor prevalência de doença coronariana. 
b) a menor probabilidade de pré-teste de doença coronariana é do paciente do cenário B. 
c) o VPP e o VPN do teste ergométrico se encontram mais elevados no paciente do cenário C.
d) o resultado do teste ergométrico será mais relevante para elucidação diagnóstica e conduta terapêutica do 
paciente do cenário C.
e) o valor preditivo de um teste complementar varia de acordo com a prevalência da doença, além da 
sensibilidade e especificidade do teste.
Fonte: http://site.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/petrobras0109/pdf/demais_cargos/Provas/PROVA%2022%20-%20M%C3%89DICO%20DO
%20TRABALHO%20J%C3%9ANIOR.pdf (questão 5)
14-Sobre o significado de um resultado positivo ou negativo do valor preditivo de um exame diagnóstico, 
analise as afirmações a seguir. I - A medida do valor preditivo tem maior relevância clínica do que sensibilidade
e especificidade do exame diagnóstico. II - A medida do valor preditivo é útil em estudos que estimam a 
eficácia de um determinado medicamento. III - O valor preditivo de um exame se baseia tanto na sensibilidade 
quanto na especificidade, assim como na prevalência da doença-alvo na população que está sendo avaliada. 
IV - Inclui informações tanto do próprio exame quanto da população examinada para proporcionar uma medida
clínica mais útil. São corretas APENAS as afirmações 
a) I e II. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
Fonte: http://site.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/petrobras0109/pdf/demais_cargos/Provas/PROVA%2022%20-%20M%C3%89DICO%20DO
%20TRABALHO%20J%C3%9ANIOR.pdf (questão 15)
15-O Serviço Médico da empresa quer avaliar se o clima influencia o absenteísmo por doença respiratória. 
Para isso, compara o número global de funcionários e de dias de afastamento por essa causa durante o ano, 
de dois locais em diferentes regiões geográficas. Esse tipo de estudo é qualificado como 
a) ecológico. b) transversal. c) caso controle. d) randomizado. e) coorte.
Fonte: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/petrobras0210/provas/PROVA%2021%20-%20M%C3%89DICO(A)%20DO%20TRABALHO%20J%C3%9ANIOR.pdf 
16-Um tipo de viés, muito comum em estudos de doenças possivelmente ocupacionais, é o que ocorre quando
há uma distorção em medidas de associação ou de efeito, causada pela mistura de efeitos de outras 
exposições, também associadas tanto ao efeito como à exposição. Esse tipo de erro denomina-se 
a) confundimento. b) viés de agregação. c) viés de seleção. d) viés ecológico. e) erro de mensuração do efeito.
Baseado em: http://calculemais.com.br/provas-de-concurso/2009/provas/cesgranrio_2009_cmb_medico-do-trabalho_prova_.pdf 
17-Se definimos o ponto de corte para diagnosticar insuficiência renal através do índice de Filtração 
Glomerular (IFG) como 15 ml/min em vez de 60 ml/min estará sendo aumentado(a) (Obs.: valores menores 
sugerem ocorrência de lesão renal) (1,5 ponto):
a) a sensibilidade do IFG. b) a especificidade do IFG. c) O VPP do IFG.
d) O VPN do IFG. e) A validade interna e externa do IFG. 
Fonte: Examen MIR 2013 preguntas comentadas
18-Nas investigações de campo que utilizam estudos de incidência, a associação entre os fatores de risco e a 
ocorrência de doenças deve ser avaliada através de: 
a) Risco Absoluto. b) Odds Ratio. c) Risco Relativo. d) Razão de Prevalência. e) Razão de Incidência.
Fonte:http://www.uncisal.edu.br/wp-content/uploads/2015/12/Prova-Resid%C3%AAncia-M%C3%A9dica-2016.pdf (questão 37)
19-O Programa Nacional de Imunização incorporou a vacina contra varicela no calendário vacinal, usando uma
combinação tetraviral: sarampo, rubéola, caxumba e varicela. Esta conduta foi baseada em estudos que 
compararam a aplicação combinada com a aplicação concomitante da tríplice viral e da vacina contra varicela. 
As características desses estudos, que conferem validade interna e respaldam a adoção da vacina, são, além 
do mascaramento dos participantes e dos médicos:
a) aleatorização da amostra, p-valor elevado.
b) seleção enviesada, p-valor baixo.
c) aleatorização da alocação, ocultamento da sequência aleatória.
d) randomização, p-valor elevado.
e) intervalo de confiança de 95%, análise multivariada.
Baseado em: http://www.coseac.uff.br/concursos/coreme/2015/provas/coreme2015_grupoA.pdf (questão 9)
20-O desenho de estudo que possui curta duração, é barato e que, pelas suas características, é ideal para 
doenças mais raras é: 
a) Coorte; b) Seccional; c) Caso-controle; d) Ecológico; e) Ensaio clínico.
Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1394536968.pdf (questão 75)
21-Um estudo caso-controle foi conduzido para avaliar a associação entre uso de álcool para fins de limpeza 
doméstica e ocorrência de queimaduras graves em crianças. Esta informação foi relatada por 56 dos 94 casos 
e por 63 das 148 crianças do grupo-controle. Qual a medida de associação estimada? 
a) Risco relativo:1,99 
b) Risco relativo:2,93 
c) Razão de prevalência: 2,93
d) Razão de chances (odds ratio):2,93 
e) Razão de chances (odds ratio):1,99
Fonte: http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/famed/residencia/especialidade_pediatrica.pdf (questão 24)
22-Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Estudo com Proteína C Ativada 
apresentou redução na mortalidade por sepse de 24,7% contra 30,8% dos que utilizaram o placebo, com 
redução do risco relativo de 19,4% (IC 95%, 6,6% - 30,5%) e uma redução do risco absoluto de 6,1%. Tendo 
em vista o estudo relatado, qual é o número de tratamentos necessários para evitar um desfecho adicional? 
a) 06. b) 16 c) 12. d) 32. e) 60. 
Fonte: http://www.pucpr.br/processos_seletivos/residencia_medica/resid_med2008/GABARITO_POS_RECURSO.pdf (questão 4)
23-Em um estudo epidemiológico comparativo, oferecer a possibilidade aos pacientes de poderem escolher de
qual grupo farão parte pode ter como consequência: 
a) Melhor qualidade do procedimento de seleção de pacientes e aferição do desfecho. 
b) A ocorrência de viés de seleção, que comprometerá a validade do estudo. 
c) Maior probabilidade da ocorrência de erro aleatório no resultado do estudo. 
d) A melhoria da validade externa dos resultados obtidos. 
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Prova-PROVA-DE-RESIDÊNCIA-MÉDICA-2015.pdf (questão 17)
24-Um estudo transversal não tem grande capacidade analítica na determinação da causalidadede uma 
doença, uma vez que: 
a) Não é capaz de determinar, em geral, a relação temporal entre exposição e desfecho. 
b) Seu custo muito alto impede a avaliação de grandes populações. 
c) Seus resultados necessariamente se aplicam somente à população em estudo. 
d) A avaliação de prevalência do potencial desfecho só pode se basear nos casos mais graves. 
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Prova-PROVA-DE-RESIDÊNCIA-MÉDICA-2015.pdf (questão 18)
25-Uma utilidade da randomização em um ensaio clínico randomizado é: 
a) Garantir que haja uma tendência de que os grupos de pacientes participantes da pesquisa sejam 
semelhantes entre si. 
b) Otimizar a permanência dos pacientes até o fim do estudo. 
c) Determinar qual grupo de pacientes vai ser exposto a qual modalidade terapêutica. 
d) Obrigar a equipe de pesquisadores a fornecer, além da droga em estudo, terapêuticas equivalentes aos 
grupos de pacientes. 
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Prova-PROVA-DE-RESIDÊNCIA-MÉDICA-2015.pdf (questão 20)
26-Um estudo caso-controle encontrou como resultado os seguintes números: 
Casos Controles
Expostos 10 25
Não Expostos 5 100
O resultado da medida de associação adequada a ser usada é: 
a) 10/5 b) 10/35 dividido por 5/100 c) 10/15 dividido por 25/125 d) 10/5 dividido por 25/100 
Fonte: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Prova-PROVA-DE-RESIDÊNCIA-MÉDICA-2015.pdf (questão 19)
27-O viés de incidência-prevalência é mais frequentemente uma causa de erro em quais estudos?
a) Estudos de coorte b) Estudos transversais c)Ensaios controlados aleatórios
d) Série de casos. e) Estudos de caso-controle 
Baseado em: https://flexiblelearning.auckland.ac.nz/poplhlth304/11/files/poplhlth_304_2011_exam_no_answers.pdf 
28-Um intervalo de confiança de 95% explica que tipo de erro, quando associado a uma estimativa de efeito 
em um estudo epidemiológico?
a) Viés de informação b) Erro aleatório (amostragem) c) Erro de medição
d) Perda de acompanhamento e) Confusão 
Fonte: https://flexiblelearning.auckland.ac.nz/poplhlth304/11/files/poplhlth_304_2011_exam_no_answers.pdf 
29-Dados hipotéticos de um estudo avaliando fatores de risco para ocorrência de Infarto Agudo do Miocárdio 
encontraram um Risco Relativo (RR) igual a 0,40, ao se compararem expostos a não expostos. A exposição 
considerada foi realizar atividade física regular. O Intervalo de Confiança (I.C95%) variou de 0,31 a 1,10. Com 
base nesses resultados, é CORRETO afirmar que (1,5 ponto)
A) os expostos apresentaram proteção de 60%, com significância estatística.
B) houve uma redução de 60% no risco para os expostos, porém sem significância estatística.
C) houve uma redução de 40% no risco para os expostos, sem significância estatística.
D) o risco de doença foi 40% maior entre os expostos, com um p < 0,05.
E) o risco de doença foi 60% maior entre os expostos, com um p > 0,05.
Fonte: http://www.ucpel.edu.br/residencia/provas/prova_residencia_medica_geral_2013.pdf (questão 20)
30-Um ensaio controlado randomizado:
a) É o menos sujeito a restrições por questões éticas, comparado aos demais estudos epidemiológicos. 
b) Geralmente é realizado retrospectivamente. 
c) É geralmente o mais barato estudo epidemiológico.
d) É o melhor desenho do estudo para avaliar a causalidade.
e) São frequentemente imprecisos devido à presença de fatores de confusão não medidos. 
Fonte: https://flexiblelearning.auckland.ac.nz/poplhlth304/11/files/poplhlth_304_2011_exam_no_answers.pdf 
31-Qual dos seguintes métodos é mais razoável para reduzir o viés de informação num estudo de coorte?
a) Calibração de equipamentos e padronização de métodos de medição utilizados para coletar 
informações clínicas durante o estudo.
b) Ajustamentos para reduzir a confusão durante a análise dos dados. 
c) Aumentar o tamanho da amostra.
d) Utilizar um estudo de coorte retrospectivo em vez de um estudo de coorte prospectivo. 
Baseado em: https://flexiblelearning.auckland.ac.nz/poplhlth304/11/files/poplhlth_304_2011_exam_no_answers.pdf 
32- Quatro novas drogas são testadas, cada uma comparada com primaquine como tratamento padrão por sua
capacidade de curar a malária vivax. Todas são mais caras e têm efeitos colaterais mais severos do que a 
primaquine, logo só haverá troca do medicamento se houver pelo menos um aumento na taxa de cura de pelo 
menos 25%. Qual a droga você escolherá?
a) Droga A – RR de recidiva 1,63 (IC95% 1,2 – 2,3)
b) Droga B – RR de recidiva 0,67 (IC95% 0,35 – 1,2)
c) Droga C – RR de recidiva 0,87 (p<0,0001)
d) Droga D - RR de recidiva 0,70 (p=0,010)
Baseado em: https://www.medical-masterclass.com/Exam/Questions/139997 
33-A edição de Setembro de 2013 da revista Pediatrics reportou um estudo com adolescentes e os resultados 
foram os seguintes: tentou suicídio e foi adotado → 47 adolescentes; tentou suicídio e não foi adotado → 9 
adolescentes; não tentou suicídio e foi adotado → 645; não tentou suicídio e nem foi adotado → 531 
adolescentes. Qual a chance de tentativa de suicídio que você pode calcular? 
a) (47/645)/(9/531)=4,3 b) (47/56)/(9/56)=5,2 c) (47/692)/(9/540)=4,1 d)(47/1232)/(9/1232)=5,2
34-Um teste diagnóstico que tem sensibilidade de 95% indica que:
a) haverá no máximo 5% de falso-negativos b) haverá no máximo 5% de falso-positivos
c) a probabilidade que um resultado positivo seja de fato de um doente será alta.
d) a probabilidade que um resultado negativo corresponda a um saudável será alta.
e) o teste será muito específico.
Baseado em: Examen MIR 2012 preguntas comentadas
35-A fim de verificar a eficácia de um tratamento contra o tabagismo foram formados dois grupos: grupo 
controle (placebo; não tratado) comparado com um grupo tratado. Verificou-se que a média de idade no grupo 
controle é de 52 anos e que, no grupo tratado também é de 52 anos. A partir desta informação:
a) Como a idade foi mantida constante, a significância estatística não existe neste estudo.
b) Se o estudo é bem desenhado, ele não pode nos dar a mesma idade em ambos os grupos.
c) A idade não é uma variável importante no estudo do tabagismo.
d) Se houver diferenças entre os tratamentos nos dois grupos provavelmente não é decorrente da 
diferença de idade.
Baseado em: Examen MIR 2013 preguntas comentadas
36-Entre outubro e dezembro de 2011 foram selecionados 200 pacientes diagnosticados com DPOC atendidos
em um centro de saúde, com base em amostragem aleatória sistemática. Os pacientes foram avaliados e 
responderam a um questionário de qualidade de vida e outro sobre adesão terapêutica. Qual o tipo de estudo 
realizado?
a) Transversal b) ensaio clínico aleatorizado c) coorte d) caso-controle e) série de casos
Baseado em: Examen MIR 2012 preguntas comentadas

Mais conteúdos dessa disciplina