A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliação 2 flex adm da produção

Pré-visualização | Página 1 de 2

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma determinada empresa tem por finalidade a construção de bens, seja de pequeno, médio ou grande porte. Para isso são necessários instrumentos para o processo de fabricação, que deverá verificar qual é o melhor arranjo físico para determinada produção. Caso a empresa escolha um arranjo físico incorreto, acarretará grandes perdas e possivelmente atrasos na data de entrega dos produtos. Sobre a construção de barcos e navios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Arranjo Físico por Processo.
	 b)
	Arranjo Físico por Status.
	 c)
	Arranjo Físico Posicional.
	 d)
	Arranjo Físico Celular.
	2.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada a sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Sobre a principal finalidade nesse ciclo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
(    ) Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
(    ) Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
(    ) Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Para que um arranjo físico fique adequado, todas as pessoas que fazem parte de uma organização devem estar atentas a tudo que as cerca, tendo em mente que a empresa/seção tem caráter dinâmico e não estático. Contudo, o que quer dizer isso? Pode-se dizer que a cada momento as pessoas se movem, movem equipamentos, esticam fios, iniciam e finalizam tipos de operações do setor da empresa em que trabalham. Muitas vezes, ferramentas utilizadas são esquecidas em vários locais inadequados, bem como os cavacos restantes de algumas operações, entre muitos outros tipos de produção ou serviços; nos casos em que não é dada a devida atenção a toda essa movimentação, tem-se não apenas um acidente, mas pelo menos uma condição insegura e inadequada, geradora de atrasos quando retornamos ao serviço no dia seguinte ou na troca de turnos. Sobre os modelos de leiaute do arranjo físico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Leiaute posicional.
II- Leiaute por processo.
III- Leiaute celular.
IV- Leiaute por produto.
(    ) Ocorre toda vez que se tem recursos transformadores similares agrupados.
(    ) Ocorre quando é identificada uma necessidade específica de uma família de clientes ou produtos, suficientemente significativa para a adoção de uma estratégia direcionada.
(    ) Ocorre sempre que o recurso transformado estiver estático, com recursos transformadores lhe sendo dedicados.
(    ) Ocorre quando as necessidades ou características do produto determinam o posicionamento dos recursos transformadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	4.
	As abelhas são insetos sociais, vivendo em colônias organizadas, nas quais os indivíduos se dividem em castas, possuindo funções bem definidas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões. Para que essa colônia funcione normalmente, o ninho é proposto em um local onde os alimentos não fiquem muito longe para o enxame buscar e alimentar toda a população e também a uma altura para que seus predadores não as alcancem. Voltando para a localização de uma organização, que não é muito diferente do enxame das abelhas, quando não é planejada, podem ocorrer diversos problemas, e um deles é a falta da matéria-prima para o seu produto, podendo tornar os custos elevados por falta de algumas condições essenciais para o seu funcionamento. Diante desse fato, há dois grupos de fatores que possuem uma grande influência para a decisão referente à localização da operação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Custos da mão de obra e da terra, por exemplo, referem-se aos fatores do lado da procura.
(    ) Os dois grupos que exercem influência sobre a decisão de uma operação se chamam: fatores do lado da demanda e fatores do lado da procura.
(    ) Custos da energia e de transporte, por exemplo, referem-se aos fatores do lado do fornecimento.
(    ) Habilidades da mão de obra referem-se aos fatores do lado da demanda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Esses recursos podem incluir uma escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento ou outros. Pode-se dizer que, dentro dos limites estabelecidos pela estratégia competitiva da operação, um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto a eliminar atividades que não agreguem valor, como enfatizar atividades que agreguem: minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente da mão de obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente; entre outros. Sobre o modelo de arranjo físico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um modelo de arranjo físico é o celular, considerado um modelo em que a pessoa utiliza vários equipamentos para efetuar um único produto.
(    ) O modelo de arranjo físico de processo é considerado o oposto do arranjo físico posicional.
(    ) O modelo de arranjo físico posicional é o modelo mais utilizado na fabricação de automóveis.
(    ) O arranjo físico por produto considera o local onde está a matéria-prima, muito usada em petrolíferas e a extração de minério de ferro.
(    ) O arranjo misto pode ser usado na fabricação de veículos, pois atende para a produção em série.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V - F.
	6.
	Analise o exemplo a seguir: "Quando um cliente avisou de que alguns interruptores produzidos pela Toyota estavam vindos sem mola - o que impossibilitava o funcionamento -, o engenheiro conversou seguidas vezes com a equipe. No entanto, o efeito persistia, e ele acabou desenhando o seguinte processo: todas as peças do interruptor deveriam ser colocadas em um prato, para só então serem montadas. Se, ao final desse processo, sobrasse uma peça no prato, algo teria saído errado". Para que isso não ocorresse mais, foi implantado um sistema de inspeção desenvolvido para prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais erros em processos industriais, sempre por meio de ações simples. Sobre qual sistema está se tratando, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: <https://endeavor.org.br>. Acesso em: 21 jun. 2018.
	 a)
	Poka Yoke.
	 b)
	MRP - Material Requirement Planning.
	 c)
	Lead Time.
	 d)
	Stakeholders.
	7.
	Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções,