Buscar

perspectivas profissionais flex 1

Prévia do material em texto

1.
	Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
(    ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
(    ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
(    ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	As Universidades, desde a sua origem, possuem uma sustentação tripartite para cumprir sua finalidade. Tanto o ensino, com sua vertente mais crítica, quanto a pesquisa e a extensão, formam esta sustentação da instituição que conhecemos por Universidade. O Brasil, ao ter a formação de suas Universidades, herdou influências de vários modelos, cada qual contribuindo mais fortemente com uma parte desta sustentação tripartite. Sobre estes modelos e sua herança para a formação universitária brasileira, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Modelo Alemão. 
II- Modelo Francês. 
III- Modelo Norte-Americano. 
(    ) Herança das atividades de ensino, a formação voltada para a profissão e ao mercado de trabalho.
(    ) Herança de atividades de extensão universitária e uma maior aproximação da educação com o desenvolvimento econômico.
(    ) Herança de uma formação mais humanística, e com o foco maior em atividades voltadas à pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	3.
	Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
	 b)
	As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
	 c)
	Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
	 d)
	As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
	5.
	O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO: 
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Adaptabilidade.
	 b)
	Referência fiel às fontes.
	 c)
	Linguagem acessível ao público.
	 d)
	Parcial e prolixo.
	6.
	A divulgação da nossa pesquisa em artigos científicos é um caminho ideal para ampliar o conhecimento científico através do partilhar com a comunidade de pesquisadores em todo o mundo. Os artigos possuem certas particularidades em sua estruturação, assim também como há certos requisitos para que possam ser publicados em periódicos científicos. Sobre o artigo científico e suas particularidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das diferenças que ocorrem comumente entre a estrutura de um artigo da área das ciências exatas e da área das ciências humanas, é que no primeiro elabora-se o material e métodos, e no segundo, ao invés disso, elabora-se uma fundamentação teórica.
II- As considerações finais, tal como a nota de agradecimento, são partes essenciais e imprescindíveis de qualquer modalidade de artigo científico, tal como o título, o resumo e a introdução.
III- As revistas em sua totalidade deixaram de receber artigos para submissão via e-mail, atualmente só recebem os artigos via o Open Journal System (OJS).
IV- Há rigores distintos para a publicação de artigos em revistas, no Brasil a classificação de acordo com as exigências é referenciada pela categoria Qualis, que pode ser desde Qualis C até A1.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	7.
	Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Resultados e discussão.
	 b)
	Justificativa.
	 c)
	Objetivos específicos.
	 d)
	Cronograma.
	8.
	O Relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre dados da educação superior no Brasil, traz vários dados importantes que elucidam a realidade brasileira neste contexto. Entre estes dados podemos verificar que há algumasáreas da ciência que não possuem representatividade no Brasil em termos de pessoas que se formam nessas áreas, especialmente se comparado a outros países. Assinale a alternativa CORRETA que contempla algumas destas áreas na qual temos poucas pessoas com graduação:
FONTE: OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Dispõe sobre assuntos internacionais de interesses do Brasil. 2016. Disponível em: <http://www.sain.fazenda.gov.br/assuntos/politicas-institucionais-economicofinanceiras-
e-cooperacao-internacional/ocde>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	 a)
	Área de Matemática.
	 b)
	Área de Pedagogia.
	 c)
	Área de Medicina.
	 d)
	Área de Direito.
	9.
	As instituições de Ensino Superior estão classificadas segundo alguns aspectos regulamentados pelo MEC, que apontam sobre características quanto a acadêmico, administrativo, formação, finalidade e função. Assim, quanto à finalidade e função, as instituições diferem em alguns segmentos conforme sua organização. Sobre o significado de pós-graduação stricto sensu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São cursos de educação abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, habilitando em especialização.
	 b)
	Constituem cursos de educação ofertados em curto tempo de duração, ofertados à comunidade em geral.
	 c)
	Seriam os cursos de educação voltados à área médica, com residência de dois anos em hospitais.
	 d)
	Consistem em cursos de educação superior que abrangem os programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, conferindo diploma.
	10.
	Quando observamos a taxa de desocupação no Brasil, em comparativos realizados pelos relatórios do IBGE, podemos verificar que houve aumento percentual. Várias são as razões para este fato, como por exemplo a crise econômica que o país enfrenta. Entretanto, podemos também identificar que ainda o acesso à educação, em todos os níveis, inclusive no nível superior, enfrenta dificuldades, especialmente em certas regiões do país. Uma maneira de ajudar na diminuição desta taxa de desocupação é ofertar mais possibilidades de acesso à formação acadêmica e profissional.  De todas as regiões do território nacional, aquela que apresenta maior taxa de desocupação é a região:
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/
releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-
encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
	 a)
	Centro-Oeste.
	 b)
	Nordeste.
	 c)
	Sudeste.
	 d)
	Norte.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina