Buscar

Petróleo: Origem, Composição e Refino

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
PETRÓLEO
ALLYNE APARECIDA DE SOUZA
MARIANA GAMA
PALOMA IMACULADA RIBEIRO
OBJETIVO
		O presente trabalho objetiva descrever aspectos importantes voltado ao tema petróleo, tais como: origem, formação, composição química entre outros, expondo também os pontos mais relevantes que podem contribuir para a compreensão do tema, além de apresentar um oportuno cenário para a área da engenharia.
INTRODUÇÃO 
O petróleo, substância não renovável, constituí a principal fonte de energia atualmente;
A definição para petróleo, como o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo; 
DEFINIÇÃO
O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos.
Fig. 01. Petróleo.
HISTÓRICO
A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos .
O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório. É daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra. 
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PETRÓLEO
 É um líquido de cor negra, bastante viscoso, menos denso que a água e insolúvel.
A composição química do petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos.
	
	Carbono - 82% - é o elemento predominante no petróleo;
Hidrogênio - 12% - atua com o carbono formando as moléculas;
Nitrogênio - 4% - encontrado na forma de amina;
Oxigênio - 1% - muito pouco é encontrado;
Sais - 0,5% - raramente aparecem;
Metais (ferro, cobre etc.) - 0,5% - considerados como resíduos.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO PETRÓLEO 
OBTENÇÃO E FORMAÇÃO DO PETRÓLEO
Uma jazida petrolífera (região da crosta onde está armazenado o petróleo) pode ter, em média, de 10 a 400 milhões de anos;
As jazidas petrolíferas podem estar localizadas atualmente em regiões secas ou em regiões marítimas;
Fig. 03. Plataforma petrolífera em alto mar.
Fig. 02. Extração do Petróleo.
 
PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
O petróleo não é usado na forma crua. Depois de extraído, é encaminhado para as refinarias onde passa por processos físicos e químicos, tal como a destilação fracionada, para separar os seus componentes em frações.
Fig. 04. Derivados do petróleo.
Fig. 05. Derivados e consumo.
Fig. 07. Torre de Destilação Fracionada.
Fig. 06. Esquema de uma Torre de Destilação Fracionada.
O querosene foi a primeira fração do petróleo a ter importância comercial;
Já a gasolina passou a ser o derivado mais valioso do petróleo no final do século XIX;
Contudo, os derivados do petróleo também são usados na fabricação de inúmeros materiais que presentes em nosso cotidiano.
Fig. 08. Tipo de aplicação do Petróleo.
PROCESSO DE REFINO
Poucos compostos já saem da coluna de destilação prontos para serem comercializados;
	Tais processos para o refino são:
Destilação;				- Processo de conversão;
Dessalgadora;				- Craqueamento catalítico;
A Torre de Destilação Atmosférica;	- Reforma catalítica;
A Torre de Destilação à Vácuo;		- Coqueamento retardado.
Extração de solventes;
A indústria petroquímica é a responsável pela extração do petróleo, refino e todos os ouros processos envolvidos até a fabricação de todos os produtos possíveis.
PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE
Por se tratar de um produto com alto risco de contaminação, o petróleo provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos e mares ou com a superfície do solo. Vários acidentes ambientais envolvendo vazamento de petróleo (seja de plataformas ou navios cargueiros) já ocorreram nas últimas décadas. 
CURIOSIDADES
 O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos na Pensilvânia, no ano de 1859;
 No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros;
 A Petrobras, criada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, é uma empresa brasileira com atuação na área petroleira;
 O Pré-sal, descoberto em 2007, corresponde a uma camada de rochas com potencial acúmulo de petróleo que se estende abaixo de uma camada de sal;
 Ao sofrer decomposição no fundo dos oceanos sob alta temperatura e pressão, o fitoplâncton se transforma em petróleo;
 É comemorado em 29 de setembro o Dia do Petróleo.
CONCLUSÃO
		Em vista daquilo que foi estudado sobre o petróleo cabe mencionar, contudo, que este campo em todas as suas vertentes, é fundamental para a vida no mundo contemporâneo. Presente nos mais diversos materiais além de importante combustível.
		Alem de toda sua importância no cenário mundial, é necessário cautela já que seu uso inadequado e encontro com ambientes não compatíveis com suas propriedades como rios, mares e lagoas, podem causar danos extremos e comprometer várias formas de vida. É importante lembrar que o petróleo não é uma fonte de energia renovável e, por isso são necessários medidas para que sua existência seja prolongada, uma vez que, demoram milhões de anos para se formar novamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Adelaide Maria de Souza. Setores da Indústria Química Orgânica. Rio de Janeiro: E-papers. 2007. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/petroquimica/>. Acesso em 14 de julho de 2018 às 20h25min.
SABILLE-LOPEZ, Phillipe. Editora: Instituto Piaget. Fontes de energia, Petróleo e Ciências Políticas. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/>. Acesso em 14 de julho de 2018 às 21h00min.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é Petróleo?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-petroleo.htm>. Acesso em 14 de julho de 2018 às 21h22min.

Continue navegando