Buscar

Prova ciclo vital

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1: As assertivas abaixo são típicas dos diversos momentos do ciclo vital, identifique a que ilustra a velhice: (assinale a alternativa correta)
R: e) eu conheço mais sobre a vida que as pessoas jovens. Elas ainda tem que aprender, será que elas vão me ajudar, me ouvir?
Questão 2: Muitos são os fatores que interferem no desenvolvimento físico durante a primeira interferência. Entre os aspectos indicados a seguir, assinale aqueles que indicam fator de interferência.
R: a) desequilíbrios hormonais decorrentes da hipófise ou tireoide
Questão 3: Jean Piaget (1967) considerava que o bebê nasce com ferramentas básicas para a conhecimento, os invariantes funcionais – adaptação e organização. Para Piaget, o que significam reações circulares?
R: d) processos pelos quais o bebê repete ações a partir de experiência com eventos interesses
Questão 4: Leia a situação a seguir e responda a questão:
Em relação à situação acima podemos afirmar que:
R: c) a partir de mais ou menos sete anos a criança está muito mais, receptiva a amizade de outras crianças, muito embora a família continue e desempenhar um papel importante em seu desenvolvimento. 
Questão 5: No raciocínio a criança entende que não há acaso na natureza porque tudo é feito para as pessoas, inclusive as crianças: por exemplo, a criança diz: “Em Santos tem mar, para as pessoas nadarem”. Assinale a alternativa que contem a palavra que completa a frase anterior corretamente:
R: d) finalista 
Questão 6: O Ciclo vital do desenvolvimento humano inicia com a concepção, sendo marcado pelo período gestacional de até 40 semanas e finalizado com o momento do parto. De acordo com este momento de vida, podemos afirmar que:
R: c) estão corretas as assertivas I e III
Questão 7: Leia o enunciado para responder a esta questão.
De acordo com os estudos realizados por Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo está dividido por faixas etárias que ele denominou:
R: a) 1. Sensório motor 2. Pré operatório 3. Operações concretas 4. Operações formais
Questão 8: Em torno dos 27 aos 36 meses, ocorre a explosão da gramatica e a criança aprende rapidamente muitas inflexões, passando a usar plurais, verbos auxiliares e preposições. Ela conjuga verbos irregulares como regulares “eu sabo” em vez de “eu sei”, ou acrescenta “s” em vez de usar o plural irregular, como “pãos” no lugar de “pães”. Que nome se dá a esse processo?
R: e) super - regularização ou supergeneralização 
Questões discursivas 
Questão 1: Em relação aos níveis de relações interpessoais, estudados por Griffa e Moreno (2001), identifique e explique em qual deles estão os dois adultos descritos no caso.
R:
Questão 2: Identifique a fase do desenvolvimento do ciclo vital em que se encontra Maria Helena e as principais características psicológicas desse período em relação a situação relatada acima.
R:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando