Buscar

PROVA DIREITO AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Relativamente às competências constitucionais em matéria ambiental, é correto afirmar que:
Alternativas:
A disciplina das competências comuns é feita exclusivamente pela Constituição, excepcionando o papel reservado à Lei Complementar nesse particular.
A preservação das florestas, da fauna e da flora é competência material comum da União, dos Estados e dos Municípios. (CORRETA)
Compete privativamente à União legislar sobre todos os aspectos do meio ambiente e o aproveitamento dos recursos naturais.
No regime da Constituição de 1988 vigora a regra segundo a qual a lei estadual, se existente, prevalece sobre a lei federal.
Tanto nas competências materiais comuns, quanto nas competências legislativas concorrentes, a situação federal prevalece sobre a estadual, naquilo em que for geral.  
Código da questão: 9104
2)
As sanções administrativas de cunho ambiental encontram-se previstas em diferentes normas do SISNAMA, entre elas a Lei nº 9.605/1998. As sanções administrativas previstas nessa lei não incluem a:
Alternativas:
falência da empresa.  (ALTERNATIVA CERTA)
advertência.
multa diária.
multa simples.
destruição ou inutilização de produto.
Código da questão: 9285
3)
A prescrição para a apuração de infrações administrativas contra o meio ambiente, de caráter permanente ou continuado, é de
Alternativas:
3 anos, contados do início da pratica do ato.
5 anos, contados da cessação da prática do ato. (ALTERNATIVA CERTA)
3 anos, contados da cessação da prescrição para o crime correspondente.
5 anos, contados do inicio da prática do ato.
3 anos, contados da cessação da prática do ato.
Código da questão: 8746
4)
As sanções administrativas às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Alternativas:
Contemplam as figuras da reincidência específica e da reincidência genérica, que são causadas de aumento das multas porventura aplicáveis. (ALTERNATIVA CERTA)
São previstas em lei formal, de acordo com a capitulação que segue o principio da legalidade estrita, retirando do administrador qualquer margem de discricionariedade em sua aplicação.
Restam desvinculadas das sanções civis e penas correspondentes aos mesmo fatos, não havendo qualquer grau de prejudicialidade entre elas.
São determinadas pelo agente atuante e não poderão ser alteradas pela autoridade que lhe é superior, salvo em caso de processo administrativo instaurado a pedido do particular autuado.
São aplicáveis indistintamente por órgãos de quais esferas da Federação, não cabendo compensação em caso de dupla aplicação de penalidade pecuniária pelo mesmo fato.
Código da questão: 9286
5)
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), possuí atribuições que vão desde a execução de programas de educação ambiental até a elaboração do sistema de informação. Dentre estas atribuições instituídas pela Lei 7.735/89, a que lhe dá autonomia de apreensão e autuação, é a atribuição que lhe confere:
Alternativas:
A execução das políticas ambientais.
A execução das ações supletivas de competência da União.  
O poder de polícia ambiental. (Alternativa certa)
O monitoramento ambiental.
Apoio às emergências ambientais.
Código da questão: 9287
6)
Para melhor compreensão da legislação ambiental, faz-se necessário o entendimento de algumas características do meio ambiente e da Teoria Geral do Direito Ambiental. Algumas destas características são:
Alternativas:
a interdependência, a autonomia, a complexidade e o necessário.
a dependência, o ecossistema, os resíduos sólidos e a complexidade.
nenhuma das alternativas está correta. (ALTERNATIVA CERTA)
a independência, a simplicidade, a autonomia e a necessidade.
a autonomia, o ecossistema, a independência e a complexidade.  
Código da questão: 8915
7)
Uma empresa, com o objetivo de explorar comercialmente material radioativo existente em município brasileiro, formulou pedido de licenciamento ambiental aos órgãos municipal, estadual e federal. A direção dessa empresa crê que um desses órgãos ou algum deles deverão resolver as pendências administrativas e permitir a exploração do material radioativo.
Nessa situação hipotética, considerando a competência dos entes federados, é correto afirmar que o empreendedor agiu:
Alternativas:
Corretamente, pois se trata de hipótese de competência comum ambiental.
Corretamente, pois se trata de hipótese de competência legislativa estadual e administrativa municipal.
Incorretamente, pois se trata de hipótese de competência da União.  (ALTERNATIVA CERTA)
Corretamente, pois se trata de hipótese de competência concorrente ambiental.
Incorretamente, pois se trata de hipótese de competência exclusiva do município.
Código da questão: 7567
8)
Assinale a opção correta no que se refere à tutela ambiental penal do meio ambiente.
Alternativas:
Nunca é admitida a reponsabilidade penal da pessoa jurídica ante a incompatibilidade com a pena privativa de liberdade.
Admite-se, na legislação brasileira, em caráter excepcional, a responsabilidade penal objetiva da pessoa jurídica por crime ambiental, exigindo-se, para sua caracterização, a culpabilidade social da empresa.
Nos crimes ambientais, a aplicação de pena de multa decorrente de sentença transitada em julgado impede a cominação de multa por infração administrativa relativamente ao mesmo fato, em razão do princípio do non bis in idem.
Em razão da prática de crime ambiental, são aplicáveis às pessoas jurídicas, de forma isolada ou cumulativa, penas de multa, suspensão total ou parcial de atividades, interdição temporária, proibição de recebimento de subvenções ou subsídios, prestação de serviços à comunidade, independentemente da obrigação de reparar os prejuízos causados. (ALTERNATIVA CORRETA)
b)               Na hipótese de o diretor de uma empresa determinar a seus empregados que utilizem veículos e instrumentos a ela pertencentes, em horário normal de expediente, para extraírem e transportarem madeira de lei, sem autorização do órgão ambiental competente, destinada a construção particular daquele dirigente, fica caracterizada a responsabilidade penal da pessoa jurídica e da pessoa física.
Código da questão: 8612
9)
A CF elevou ao status de norma constitucional a responsabilização do infrator nas esferas penal, civil e administrativa, por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A tutela administrativa decorre do poder de polícia. Com relação ao poder de polícia ambiental, assinale a opção correta.
Alternativas:
Infração administrativa ambiental é toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. (ALTERNATIVA CORRETA)
A União e os estados têm competência para multar infrações administrativas. Os municípios cuidam da responsabilidade civil.  
Em situações específicas elencadas na Lei de Crimes Ambientais, também ao cidadão é permitido exercer referido poder.
É permitido que o poder em questão seja desempenhado independentemente da observância de procedimento legal, uma vez que este é adotado pelo Poder Judiciário.
Esse poder constitui faculdade da administração pública e das organizações não governamentais ambientais.
Código da questão: 9302
10)
"A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico" ( Lei n.9.433/97, art.1º, ll). Este dispositivo legal, ao afirmar o valor econômico de recurso natural e permitir, por conseguinte, a cobrança pelo seu uso, dá concreção ao princípio ambiental
Alternativas:
do usuário-pagador. (ALTERNATIVA CORRETA)
da ubiquidade.
da prevenção.
da responsabilidade civil.  
da precaução.
Código da questão: 8883

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando