Buscar

RELAÇÕES TRABALHIstas e sindicais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703660344)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Lei 11.648/2008 formalmente reconheceu as Centrais Sindicais. A respeito das Centrais Sindicais marque a alternativa correta:
		
	 
	Não integram efetivamente a estrutura sindical brasileira por lhes faltar atribuição de negociação coletiva em sentido estrito.
	
	Não integram efetivamente a estrutura sindical brasileira por serem pessoas jurídicas estrangeiras que não possuem relação com o movimento dos trabalhadores no Brasil.
	
	Não integram efetivamente a estrutura sindical brasileira por lhes faltar personalidade jurídica.
	
	Não integram efetivamente a estrutura sindical brasileira por serem representantes da categoria econômica.
	
	Não integram efetivamente a estrutura sindical brasileira por serem pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703660220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Direito Tutelar do Trabalho é um ramo do Direito do Trabalho que se vincula a um princípio básico. Qual é ele?
		
	
	Princípio da primazia da realidade
	 
	Princípio da proteção ao trabalhador
	
	Princípio da boa-fé
	
	Princípio da razoabilidade
	
	Princípio da continuidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703660409)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a definição correta para SINDICATO:
		
	
	É uma associação de pessoas com o objetivo de prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros.
	
	É o órgão responsável por congregar os profissionais de determinada área, visando atualização profissional, através da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações da área, etc.
	
	É o órgão responsável por fiscalizar as repartições públicas e suas atividades lícitas quanto as condições de trabalho do servidor.
	
	É o órgão representativo da classe profissional e tem por finalidade fiscalizar o exercício da profissão.
	 
	É o órgão que têm base territorial de atuação e é reconhecido por lei como representante legal de categorias econômicas ou trabalhistas, defendendo os interesses profissionais, a melhoria das condições de trabalho e remuneração de suas categorias.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703660350)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a Organização Sindical assinale a opção correta.
		
	
	A confederação sindical são entidades sindicais que reúnem no mínimo sindicatos e três federações sindicais de uma mesma categoria econômica ou profissional
	
	Todas as alternativas acima estão corretas.
	
	O Direito Coletivo do Trabalho assegura que as transformações no direito do trabalho devem começar pela organização sindical, de acordo com o princípio da livre formação dos sindicatos.
	 
	A estrutura sindical brasileira é formada pelos sindicatos, federações e confederações. É livre a associação profissional ou sindical, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na Organização sindical.
	
	Apenas as alternativas A e B estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703660507)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quanto à negociação coletiva, assinale a alternativa correta :
		
	
	a negociação coletiva não sofre limitações.
	 
	conforme expressiva corrente doutrinária e jurisprudencial, os dispositivos previstos em instrumentos de negociação coletiva vigoram no prazo assinado, não aderindo de forma definitiva aos contratos individuais de trabalho.
	
	as convenções e os acordos coletivos de trabalho não necessitam conter disposições sobre o processo de sua prorrogação e de revisão total ou parcial de seus dispositivos.
	 
	os instrumentos de negociação coletiva somente devem conter cláusulas normativas, ou seja, regras que estabelecem condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante sua vigência.
	
	os empregados e as empresas podem celebrar contratos individuais de trabalho, estabelecendo disposições ou condições que contrariem normas ajustadas em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Continue navegando