Buscar

Evolução da Interface Homem-Máquina

Prévia do material em texto

Evolução
Objetivo
objetivo principal fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de sistemas explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário. É o conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa
Definição
Podemos definir IHM de várias formas:
- É o canal de comunicação entre o homem e o computador, através do qual interagem, com vista atingir um objectivo comum.
- É um conjunto de comandos de controlo do utilizador mas as respostas do computador, constituídos por sinais (gráficos, acústicos e tácteis).
- É parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contacto físico, perceptual e conceitual.
Estudo geral
Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas, sem muita exatidão, mas é necessário afirmar que ela sempre existiu, e acompanhou a evolução biológica do homem.
Desde a pré-histórica houve a necessidade da evolução constante de indivíduos, com isso, soube que a cada momento o homem ficava intrigado com tudo que se passava ao redor e assim começou a enxergar além daquilo que era visto.
À esquerda o jornal como hoje conhecemos. À direito primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808
Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.
 o computador é o carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e, em 1971, surgiu o primeiro micro computador.
Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que não são somente máquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções.

Continue navegando