Buscar

Avaliaçao do Workshop Aprendizagem Transformadora

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
“Dois pesquisadores na área de neurociência, os médicos Ramon Cosenza e Leonor Guerra, defendem que todo cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender. Ou seja, aprender faz parte da natureza do cérebro. Mas ele só vai se dedicar a aprender aquilo que perceber como importante, como significativo.” 
Diante do exposto, podemos afirmar que muitas tendências do futuro na área da educação defendem:
Escolha uma:
a. Um saber mais teórico, em detrimento da prática, com muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado.
b. Um saber mais familiar, pois é apenas e exclusivamente no convívio familiar que poderemos ter potencial maior de aprendizagem.
c. Um saber unicamente com base em projetos sociais e o menos técnico possível, tendo em vista os esforços da sociedade para acabar e/ou diminuir com a desigualdade social.
d. Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas.
e. Um aprendizado estritamente empírico, pois afinal aprendemos exclusivamente na prática.
Feedback
A resposta correta é: Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
Uma aprendizagem transformadora significa sermos ativos em tudo que fazemos. Não por acaso, as crianças costumam perguntar: por quê? Afinal, temos muito a aprender sobre os mais diferentes temas e assuntos do mundo em que vivemos. De que maneira, então, poderíamos “pensar fora da caixa”? 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As empresas não querem e não gostam de pessoas muito questionadoras.
b. As empresas querem pessoas mais criativas, mais flexíveis, capazes de interagir, pensar fora da caixa, questionar, e conectar ideias. Tudo baseado em comunicação, colaboração, inovação e visão holística.
c. As empresas querem pessoas que apresentem pontos de vistas imutáveis.
d. As empresas desejam pessoas que apenas aprendam a conectar ideias, tendo em vista o poder de transformação das mídias sociais.
e. As empresas querem pessoas previsivelmente constantes, mas interativas.
Feedback
A resposta correta é: As empresas querem pessoas mais criativas, mais flexíveis, capazes de interagir, pensar fora da caixa, questionar, e conectar ideias. Tudo baseado em comunicação, colaboração, inovação e visão holística..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Dois pesquisadores na área de neurociência, os médicos Ramon Cosenza e Leonor Guerra, defendem que todo cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender. Ou seja, aprender faz parte da natureza do cérebro. Mas ele só vai se dedicar a aprender aquilo que perceber como importante/ significativo. Assinale a sentença que melhor define o que contempla um aprendizado significativo
I. Projetos colaborativos;
II. Atividades baseadas em casos reais;
III. Ler e fazer provas;
IV. Atividades de “colocar a mão da massa”, ou seja, as que envolvem prática;
V. Memorização de fórmulas e gabaritos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV
b. I, II e IV.
c. III e IV.
d. I e IV.
e. I e II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
“O mindset de crescimento, que numa tradução possível e livre pode significar ‘a ideia de crescimento’, a atitude mental de buscar sempre aprender algo todos os dias, pode e deve ser cultivado.
” Mas como implantar essa atitude pessoal, esse hábito criativo, essa disposição para o novo? Ou: como perceber se você está repetindo velhas fórmulas, fazendo tudo sempre igual? Existem seis passos que você, como gestor, professor, profissional de qualquer área, pode adotar com facilidade. São seis atitudes ou ações que geram um ambiente de aprendizagem transformadora pra você e para aqueles que estão à sua volta.”
Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às seis atitudes ou ações que geram um ambiente de aprendizagem transformadora:
I. Aprender é para sempre.
II. Valorize o aprender como caminho para a excelência.
III. Torne o aprendizado acessível.
IV. Combine várias ferramentas e opções.
V. Atue como mentor.
VI. Mais importante do que o resultado final é a evolução.
A alternativa que apresenta a sequência correta quanto à veracidade das afirmações acima é:
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V, F.
b. V, V, V, V, V, F.
c. F, F, F, F, F, F.
d. V, V, V, V, V, V.
e. V, F, F, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V, V..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Estudiosos de processos educacionais convergem para o entendimento de que a dificuldade de aprendizado significativo pode ter origem no próprio ambiente onde se vive, na estrutura familiar, em metodologia de ensino não muito apropriadas para um processo individualizado, em questões emocionais sofridas, dentre outros. No entanto, o sujeito aprendiz tem naturalmente a capacidade de se adaptar, de ser flexível, de moldar e modificar sua estrutura a partir de estímulos externos – conhecido pelos cientistas como plasticidade. Nesta direção, e com base na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção a seguir – e que seja a correta - que traz importantes passos que um sujeito – independente de qual seja a sua área de conhecimento – pode adotar para viver uma aprendizagem transformadora.
Escolha uma:
a. Observar atentamente para o aprender como se fosse o único elemento de sobrevivência adequado para estes tempos; valorizar o aprender como um caminho para a excelência profissional; entender que o aprendizado pode ser acessível somente quando se tem uma biblioteca à disposição; procurar combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição, mas dando relevância apenas às ferramentas que podem provar o conhecimento em discussão.
b. Compreender que o aprender ocorre somente em momentos de absoluta atenção; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a profissionalização; que nem sempre se pode tornar o aprendizado acessível; e que se faz necessário combinar as várias ferramentas e opções que se teêm à disposição, dando destaque apenas àquelas que tenham alguma relação com o objeto de conhecimento em contato.
c. Compreender que aprender é momentâneo, e que ele pode ser descartado e substituído por outro a qualquer momento; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível para todas aquelas pessoas que atenham condições de aprendizagem; que se faz necessário combinar algumas das várias ferramentas e opções que se têm à disposição para atingir conhecimentos empíricos; e que é importante medir, mas não premiar qualquer resultado alcançado.
d. Interpretar o mundo como se fosse um mentor; não premiar qualquer resultado alcançado; valorizar o aprender somente quando realmente ele for por excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível” e apenas combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição quando elas tiverem o aval apenas de centros de pesquisas.
e. Entender que “aprender é para sempre”; que é preciso “valorizar o aprender como um caminho para a excelência”; que se pode “tornar todo o aprendizado acessível”; que se faz necessário “combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição”; que é preciso “atuar com mentor”; e que é importante medir e premiar qualquer resultado alcançado”.
Feedback
A resposta correta é: Entender que “aprender é para sempre”; que é preciso “valorizar o aprender como um caminho para a excelência”; que se pode “tornar todo o aprendizado acessível”; que se faz necessário “combinar asvárias ferramentas e opções que se têm à disposição”; que é preciso “atuar com mentor”; e que é importante medir e premiar qualquer resultado alcançado”..

Continue navegando