Buscar

Logística_05jacs

Prévia do material em texto

Exercícios
1.
Um tipo de transporte — também conhecido como modal ou via de transporte — consiste num conjunto de equipamentos, infra-estruturas, benfeitorias, direitos de uso e transportadores que oferecem serviços de transporte, armazenagem e manuseio de mercadorias. Cada modal tem suas características.
Qual das afirmações abaixo que está relacionada a Transporte Ferroviário?
Parte superior do formulário
1) Tem como característica primordial a enorme flexibilidade proporcionada, visto que pode trafegar sobre qualquer estrada, e realizar transportes “de porta a porta”. 
2) O grande apelo deste modal é sua capacidade de transportar elevado volume de carga a grandes distâncias com eficiência (de forma regular e com baixo custo relativo). 
3) Trata-se do mais antigo modal de transporte, tendo como característica marcante a capacidade de transportar quantidades extremamente grandes de materiais em um único frete. 
4) A importância deste modal está relacionada, principalmente com o transporte de produtos que são matéria- prima ou fonte de energia para outros processos, como óleo cru, petróleo, gás natural, ETC. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
 
Parte inferior do formulário
2.
Para que se obtenha o alto padrão de serviços de transportes desejado (e necessário), existem fatores que têm importância fundamental.
Qual das afirmações está relacionada com o fator Flexibilidade?
Parte superior do formulário
1) A logística de transportes deve adaptar-se às variações na demanda dos clientes e a circunstâncias inesperadas. 
2) Pode reduzir o tempo em trânsito de produtos e matériasprimas, reduzindo o capital retido.tornando as empresas contratantes mais ágeis para responder a oscilações na demanda de seus produtos. 
3) A certeza da entrega reduz os riscos de falha no fornecimento de materiais ou na distribuição de produtos — o ganho em redução dos estoques é imediato. 
4) É uma condição mínima necessária para um transportador ser pré-selecionado. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
 
Parte inferior do formulário
3.
Dos problemas estratégicos que as empresas enfrentam hoje, decorrente da mudança no conteúdo competitivo das organizações o mais desafiante talvez seja o da logística. 
Qual das frases abaixo significa um desafio?
Parte superior do formulário
1) As estruturas devem ser voltadas para o mercado, caracterizadas pela qualidade dos sistemas de informação. 
2) As empresas que atendem ao mercado mundial não podem ser simplesmente uma multinacional e sim uma empresa global, considerando que ela atenderá a diferentes mercados com necessidades e características culturais próprias. 
3) Escolha entre diferentes localizações de Centros de Distribuição ou a seleção entre modais alternativos de transportes ou intermodalidade. A maximização do lucro é a principal meta. 
4) O valor do produto, uma vez que estes não têm valor até que eles estejam nas mãos dos clientes na hora e lugar exigidos. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
 
Parte inferior do formulário
4.
A correta escolha do modal está  relacionada ao conhecimento das características de cada modal quanto à velocidade, confiabilidade, disponibilidade, capacidade e freqüência.
Qual dos atributos abaixo está relacionado com  o modal Dutoviário?
Parte superior do formulário
1) Esta vantagem só ocorre para distâncias médias e grandes, devido aos tempos de coleta e entrega que precisam ser computados. 
2) Por não ser afetado pelas condições climáticas ou de congestionamentos, o modal apresenta um alto desempenho. 
3) Não tem limites sobre o tipo de produto que pode transportar, assim como do volume, que pode atingir centenas de milhares de toneladas. 
4) Por trabalhar 24 hs por dia, sete dias por semana,pode ser acionado a qualquer momento, desde que esteja disponível no local desejado. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
 
Parte inferior do formulário
5.
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho logístico.
Quais os principais critérios que devemos levar em consideração para escolha de modais de transportes ?
Parte superior do formulário
1) O principal critério a ser considerado na escolha do modal é a estrutura de custos. 
2) Como o transporte é um componente importante num sistema logístico a sua importância deve ser medida pelos critérios de custos, faturamento e lucro. 
3) Os critérios de escolha do modal a serem considerados estão relacionados a qualidade dos serviços oferecidos, considerando as características envolvidas e seus custos. 
4) Os critérios estão relacionados as características de cada modal quanto à velocidade, confiabilidade, disponibilidade, capacidade e frequência. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes