Buscar

5 ex. ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introdução de novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo: 
		
	
	Produza menos do que produzia antes. 
	
	Produza o que a precisa para manter a produção. 
	
	Não produza mais do que produzia antes. 
	
	Produza mais do que produzia antes. 
	
	Não produza o que necessita para sobreviver. 
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O interesse de Trotsky pelo americanismo. Seu interesse, seus artigos, suas investigações sobre a «byt (i.e. a vida, o modo de vida)» e sua literatura: essas atividades eram menos desconexas entre si do que então poderia parecer. O novo método de trabalho e o modo de viver são indissolúveis: sucessos não podem ser obtidos em um campo, sem obter resultados tangíveis no outro. Na América, a racionalização e o proibicionismo estão indubitavelmente conexos: as pesquisas dos industriais sobre a vida privada dos operários, o serviço de inspeção, criado por alguns industriais, para controlar a «moralidade» dos operários constituem necessidade do novo método de trabalho. Quem risse dessas iniciativas e nelas visse apenas uma manifestação hipócrita de «puritanismo», rejeitaria toda a possibilidade de compreender a importância, o significado e a dimensão objetiva do fenômeno americano que é também o maior esforço coletivo, existente, até agora, para criar, com uma rapidez inaudita e com uma consciência acerca do fim jamais vista na história, um novo tipo de trabalhador e de homem. A expressão «consciência acerca do fim» pode parecer, pelo menos, exagerada, para as almas benévolas que recordam a frase de Taylor sobre o «gorila amestrado». (GRAMSCI: 1978) No caso acima, o americanismo se refere a qual modelo de produção capitalista?
		
	
	Acumulação primitiva
	
	Reestruturação produtiva
	
	Mercantilismo
	
	Fordismo
	
	Toyotismo
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O projeto de intervenção social do profissional do Serviço Social deve convidar o usuário de serviços à participação social, essa visão é também conhecida como:
		
	
	negativismo
	
	doutrinação político-ideológica
	
	participacionismo
	
	decisionismo religioso
	
	positivismo 
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	¿As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence a outra pessoa que não o trabalhador¿. Considerando o teor da citação acima, assinale as alternativas abaixo: I. Em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele. II. Em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas. III. Em lugar de aprisionar-se , o ser libertar-se através da criatividade do trabalho. IV. Em lugar de se alienar, e ser conscientiza-se através da transformação do trabalho. Assinale a opção CORRETA ?
		
	
	I e IV estão corretas. 
	
	I, II, III e IV estão corretas 
	
	II e III estão corretas. 
	
	II e IV estão corretas . 
	
	I e II estão corretas. 
	
	
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O Sistema Organizacional Taylorista teve início no começo do século XX, quando Frederick Taylor publicou, em 1911, ¿Os princípios da administração¿. Taylor utilizou distintas estratégias para racionalizar a utilização do tempo de trabalho e um controle cada vez maior do ritmo de trabalho, exceto: 
		
	
	Sistema Organizacional pautado no trabalho industrial fragmentado, especializado; 
	
	Exigia-se o trabalhador polivalente; 
	
	Produção hierarquizada e sistematizada, com o tempo de produção cronometrado; 
	
	Estimulo à premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho; 
	
	Divisão entre os que pensam e os que executam.
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu: 
		
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico. 
	
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
	
	a mecanização da indústria e da agricultura. 
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O que marcou a Segunda Revolução Industrial foi a introdução de novas fontes de energia, especialmente o petróleo, e a utilização de energia elétrica. Também houve inovações que permitiram que houvesse tanto o aumento como a diversificação da produção. Os maiores destaques foram no setor energético (petróleo e eletricidade), de indústrias pesadas (siderurgia, petroquímica, motores de combustão), de transportes (veículos) e de comunicações (telefone e telégrafo). O setor mais representativo da Segunda Revolução Industrial foi:
		
	
	O automobilístico
	
	O têxtil
	
	O da construção civil
	
	O de serviços
	
	O da informática
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	No sistema Taylorista/Fordista, modelo de organização do trabalho industrial desenvolvido no século XX que caracteriza-se pela produção de massa mediante:
		
	
	O parcelamento , seletividade e padronização das tarefas da produção. 
	
	A liberdade, padronização e parcelamento das tarefas da produção.
	
	A padronização, a criatividade e e parcelamento das tarefas da produção.
	
	A rotinização, padronização e parcelamento das tarefas da produção.
	
	A individualização,padronização e fragmentação das tarefas da produção.

Continue navegando