Buscar

Cimentos Resinosos RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Amanda Victória M. de Moura
CIMENTOS RESINOSOS: histórico, vantagens e desvantagens, aplicações e melhores marcas no mercado.
Um dos principais problemas enfretados pela odontologia restauradora no séc. XX era a ausência de um agente cimentante eficiente quanto as propriedades físicas e químicas necessárias para o assentamento do material restaurados. O desenvolvimento de materiais dentários utilizados em restaurações indiretas, sem dúvida, alavancou o interesse pelo estudo dos cimentos resinosos, pois estes fazem o elo entre materiais restauradores indiretos e a estrutura dentária. Hoje, com o advento dos cimentos a base de resina, pode-se contornar problemas relacionados a resistência mecânica que antes não eram possíveis. 
Os cimentos resinosos são versões de baixa viscosidade de resinas compostas e sua composição contendo monômeros, partículas de carga, iniciadores para a ativação (química, fotopolimerizavél ou dual) proporcionaram muitas vantagens a esse tipo de cimento. Dentre as vantagens, pode-se mencionar a união micromecânica aos tecidos dentais, ligas metálicas e superfícies cerâmicas, a baixa solubilidade (0,05%), a dureza, a alta resistência à tração (20 a 50 MPa) e a alta resistência à compressão (100 a 200 MPa). No entanto, apresenta algumas desvantagens como a baixa rigidez, a sensibilidade dental, isto é, irritação à polpa (fazendo necessário o uso de material de forramento) e a sensibilidade à técnica de aplicação devido às propriedades de manipulação.
Os cimentos resinosos aprensentam eficiente desempenho na cimentação de todos os tipos de peças protéticas, podendo ser utilizados para aderir próteses fixas a dentes preparados. Eles são empregados na cimentação de restaurações indiretas além de cimentações de bandas ortodônticas e braquetes.
As principais formas de apresentação dos cimentos resinosos são: pasta-pasta, pasta única e pó-líquido. Os cimentos de polimerização fotoativada se apresentam em uma seringa, utilizada para dispensar o material diretamente sobre a peça. Os cimentos de ativação dual apresentam-se, geralmente, na forma de duas seringas (base e catalisador), ou uma seringa com dois êmbolos separados paralelos que desembocam em uma ponta helicoidal misturadora, utilizada para aplicação direta na peça. Existem ainda apresentações na forma de clicker, que a cada pressionada dispensam quantidades iguais do material a ser misturada. Dentre as marcas comerciais, têm-se: cimento resinoso quimicamente ativado Multilink Automix (Ivoclar-vivadent®), cimento resinoso de ativação dual ParaCore, Coltène – Whaledent, Relyx Ultimate, Panavia F 2.0 Half Light - Kuraray, NX3 Dual Cure - Kerr, cimento resinoso fotoativado  Variolink Esthetic LC - Ivoclar Vivadent.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PHILLIPS, R. W. Materiais Dentários. 12ª edição. Elsevier, 2013.
CHAIN, M. C. Materiais Dentários. 1ª edição. Artes Médicas, 2013

Continue navegando