Buscar

PLANO DE AULA MOVIMENTOS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de aula ensino Médio
Tema da aula: Movimentos Sociais Disciplina: Sociologia
Nível de ensino: ( x ) Ensino Médio 3º ano
	Conteúdo:
Movimentos Sociais como fenômenos históricos, as características dos movimentos sociais, como eles se formam e o que reivindicam.
	Objetivos:
- compreender que os movimentos sociais são manifestações coletivas com características e estruturas próprias.
- distinguir os elementos que conferem identidade aos movimentos sociais, seus objetivos e protagonistas.
- Reconhecer as transformações sociais após o surgimentos dos movimentos sociais.
	Recursos:
Projetor, quadro e giz.
	Etapas da aula:
a) Introdução ao tema: Primeiramente questionar os educandos sobre o que é movimento social, quais os movimentos que esses educando conhecem, já participaram, se são a favor ou contra os movimentos sociais.
Após o questionamento mostrar a relação dos movimentos sociais com a cidadania, ou seja, mostrar aos educando que os movimentos sociais estão presentes em nosso dia a dia para buscar igualdade de direitos pertinentes a todos os cidadãos e, portanto há importância de se conhecer a história dos movimentos sociais.
b) Desenvolvimentos da aula: Será apresentado através de slides o histórico dos movimentos sociais, as mudanças sociais que levaram ao surgimento dos movimentos, seus principais objetivos e conquistas. Haverá a explanação rápida sobre os principais movimentos sociais (movimento agrário, movimento operário, movimento negro e movimento feminista). Expor que os movimentos sociais buscam a transformação da realidade social, com possibilidade de mudança e transformações da sociedade.
Expor as características dos movimentos sociais tradicionais e os considerados movimentos sociais novos e suas principais diferenças. Mostrar aos educandos movimentos sociais atuais, já que o Brasil está passando por uma crise política e salientar a importância da participação desses jovens cidadãos na sociedade e em movimentos para a transformação social.
c) Atividades para o aluno: A turma deverá se dividir em grupos para a análise e discussão do 1º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a relação desse artigo com os movimentos sociais. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. 
Cada grupo apresentará o resultado das discussões.
	Avaliação: 
Debate em sala de aula sobre o assunto, relacionando a cidadania, os movimentos sociais, o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os objetivos dos movimentos sociais.
6. Referências:
- Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- GONH, Maria da Glória Marcondes. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 1997.
- SANTOS, Regina Bega dos. Movimentos Sociais Urbanos. São Paulo. Editora da Unesp, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina