Buscar

CONSTITUCIONA II- ETAPA 3 passo 4 questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS ETAPA 3 – PASSO 4; QUESTÃO 2
QUAL A ESPECIE DE PODER CONSTITUINDE QUE PODE MODIFICAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ATRAVÉS DE EMENDAS CONSTITUCIONAIS? TODAS AS NORMAS CONSTITUCIONAIS PODEM SER EMENDADAS OU MODIFICADAS? QUAL A HIERARQUIA DE EMENDA CONSTITUCIONAL FRENTE À NORMA CONSTITUCIONAL ORIGINÁRIA? 
 O poder constituinte que pode modificar a Constituição Federal através de emendas constitucionais é o Poder Constituinte Derivado Reformador. O constituinte, ao elaborar uma nova ordem jurídica, desde logo constitui um poder constituinte derivado reformador, pois sabe que a Constituição não se perpetuará no tempo. Entretanto, trouxe limites ao poder de reforma constitucional.
 Não, não são todas as normas constitucionais que podem ser modificadas ou emendadas, não sendo objeto a proposta de emenda constitucional tendente a abolir as matérias estipuladas nas cláusulas pétreas ou a modificar o elemento conceitual do instituto. Tais propostas não serão sequer objeto de deliberação.
 A hierarquia de emenda constitucional é o Poder Constituinte Originário também denominado de poder genuíno ou poder de 1º grau ou poder inaugural. É aquele capaz de estabelecer uma nova ordem constitucional, isto é, de dar conformação nova ao Estado, rompendo com a ordem constitucional anterior.  É aquele capaz de editar a primeira Constituição do Estado, isto é, de estruturar pela primeira vez o Estado e Poder Constituinte Originário Revolucionário que são todos aqueles posteriores ao histórico, que rompem com a ordem constitucional anterior e instauram uma nova.

Continue navegando