Buscar

16 – Liberalismo versus mercantilismo – Adam Smith a Riqueza das Nações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

16 – Liberalismo versus mercantilismo – Adam Smith a Riqueza das Nações -16/10/2017
O mercantilismo é visto como inferior, pois viola os direitos naturais e historicamente 	Comment by Daniel Lichtman: Conjunto de instituições que nasceu na Inglaterra e nos países em que desenvolveram essa industrialização, que permitiram políticas econômicas diferentes das anteriores e eram ligadas ao absolutismo.Já o liberalismo nasce de um debate de contradições com o mercantilismo. É uma crítica ao mercantilismo.	Comment by Daniel Lichtman: A revolução industrial trouxe prosperidade para as nações e um enorme crescimento econômico. Smith se pergunta então como isso aconteceu na Inglaterra? Como conseguiu tal avanço em relativamente pouco tempo
Economia Política: arte de governo. Como gerir a economia de um país para evitar a falência do mercado. Existia a diplomacia e a arte bélica (de guerra) e várias outras “artes”. Entre elas a econômica. Política e teoria econômica que vigorou entre os séculos XVI e XVII.
Principal Pergunta no mercantilismo:
O que mede a riqueza de um país? – A resposta é simples, vem do acúmulo de metais preciosos, que tornava equilibrado o saldo da banca. Para isso era necessário a intervenção do Estado, pois os interesses individuais dos grupos não coincidem.
É importante no mercantilismo:
Saldo positivo na balança comercial é necessário no mercantilismo, ou seja o acumulo de metais preciosos.
O Estado direciona a economia. Sem ele não é possível a exportação e importação dos bens, mantendo o acumulo das riquezas. Mantinha o controle para uma maior ordem do mercado e o protegia da competição. O objetivo geral era conciliar um Estado Forte e Autoritário com a defesa do comércio e da empresa privada: ESTADO RICOS SÚDITOS RICOS. O comércio é conduzido pela mão visível do estado.
O LIBERALISMO
Segundo Adam Smith a Inglaterra não estava seguindo o mercantilismo e por isso estava conseguindo prosperar. Então ele se baseia em algo já existente e não em uma ideologia.
A origem do liberalismo se confunde com argumentos em favor do sistema de liberdade econômica elaborado por Adam Smith em “A Riqueza das Nações”
Teoria da Mão Invisível: transforma o interesse individual, deixando com que cada um fizesse o que queria dentro do mercado. Não existe um centro. Se cada um fizer seu próprio interesse, contribui para uma melhora do funcionamento do mercado. É UMA ORDEM ESPONTANEA: “é produto da ação humana, mas não do planejamento humano.” O ESTADO NÃO DEVE INTERVIR.
Versão mais simples e canônica da defesa de Smith da Laissez-Faire (deixe fazer): o mercado (a mão invisível) é uma instituição capaz de transformar o interesse individual e, benefícios sociais sem a intervenção da “mão visível” do Estado.
A partir da critica do mercantilismo e aquilo que Smith estava propondo, o liberalismo é melhor. É um sistema superior por duas razões:
Potencializa o aumento da riqueza.
É mais justo.
Baseando-se os princípios naturais de Locke (Life, Liberty and Property) Smith elabora a definição de liberdades naturais:
Liberdade (Liberty): ausência de cercamento e privilégios no âmbito das atividades econômicas.
Vida (Life): o Estado possui três funções (Estado Mínimo):
Defesa Nacional
Administração da Justiça
Administração dos serviços públicos que não seriam executados pela iniciativa privada. Ex: educação, infraestrutura. Quem utiliza que paga.
Assim os gasto públicos e sua contrapartida, os imposto, não precisam ser elevados. (Oferta vem antes da demanda). Na iniciativa pública, tanto aqueles que se beneficiam, quanto aqueles que nãos e beneficiam pagam pelo serviço.	Comment by Daniel Lichtman: Com leis e impostos moderados se tem uma melhora do mercado.
Propriedade (Property): propriedade privada e liberdade de alocação (não intervenção estatal sobre os recursos de capital e trabalho, assim como renda obtida pelo emprego destes em atividades econômicas. Propriedade Privada sobre o lucro e o prejuízo. Dentro desse contexto uma empresa que está falando não deve ter uma intervenção para salvá-la, deve deixa-la falir naturalmente, pois faz parte do interesse do mercado e do liberalismo.
A partir dessas instituições, ou seja, do bom funcionamento destas liberdades Smith cria um novo conceito de riqueza, pois segundo ele, a riqueza não depende do saldo positivo na balança comercial.
NOVO CONCEITO DE RIQUEZA: esta depende da produtividade do trabalho, pois é a origem da oferta de bens. Segundo Smith, a riqueza não é o acumulo de metais preciosos por meio do saldo positivo na balança comercial, mas é a abundância de bens e serviços disponíveis à população.
Fonte de riqueza é o trabalho e não o comercio exterior
Aumento da riqueza = produção anual consumo anual acumulo de capital
CRITICA LIBERAL AO SISTEMA MERCANTIL
Mercantilismo ao privilegiar o mercado externo em relação ao doméstico; a manufatura em relação à agricultura; produz o resultado de alocar os recursos (capital) e as energias (trabalho) do país em atividade de menor potencial de geração de riqueza modernamente esta crítica é reformulada ao mostrar como a ação do Estado distorce a alocação racional de recursos.
O mercantilismo ao privilegiar o mercado externo distorce o objetivo do mercado. Tira recursos que seriam direcionados para uma melhora do comercio/produtividade.
O mercantilismo “financia” os poderosos, para obter privilégios.
O mercantilismo ao obter privilégios e assim desigualdade jurídicas entre poderosos e os demais, diminui o incentivo de empenho dos amis fracos nas atividades produtivas, isto é, modernamente é dito que afeta os incentivos à produção, á busca por mais eficiência e ao empreendedorismo. Ex: Política dos Campeões Nacionais
O sistema liberal, ao suspender privilégios deixa os seres humanos livres para empregar seu trabalho e capital. Como as atividade mais produtivas e de maior retorno são aquelas que aumentam a riqueza das nações, o sistema liberal vincula o interesse próprio com o social.
Deve-se ter o direito a vida, liberdade e propriedade, para que haja um maior incentivo da produtividade e vincula o auto interesse em vista ao bem comum, para que se tenha um ganho mútuo. Esse é o sistema que enriquece as nações.
A política mercantilista fere o princípio de igualdade perante a lei, portanto é injusta.	Comment by Daniel Lichtman: Beneficia alguns produtores à custa de outros produtores e principalmente os consumidores.

Continue navegando