Buscar

Avaliando o Aprendizado - Fundamentos de Fisioterapia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201905226460)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Fisioterapia é uma arte milenar, profissão que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, desde a idade da pedra, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, a água e o regato com águas cristalinas e frias para amenizar o seu sofrimento e amenizar sua dor. Houve um período, onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. As "diferenças incomodas", que eram tratadas através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos com uso de agentes físicos, nesse período eram consideradas como algo a ser exorcizado. Que época era essa? 
		
	
	Fase da Industrialização 
	
	Década de 50, na criação do curso de Fisioterapia, no Brasil. 
	
	Idade Média
	
	Antiguidade
	
	Pós-guerra
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905226566)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Após 40 anos de regulamentação profissional, e como consequência da preocupação crescente com a qualidade do atendimento oferecido à população, a Fisioterapia alcançou sua importância entre as ciências da saúde. Para alcançar este patamar os fisioterapeutas tiveram que mostrar, à sociedade e a outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia (http://www.mundofisio.com/Noticias/40-anos-de-historia-da-fisioterapia-no-brasil.html). A data correta em que o Curso de Fisioterapia foi regulamentado é:
		
	
	16/12/1959
	
	03/10/1959
	
	16/06/1960
	
	30/12/1945
	
	13/10/1969
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905226496)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O profissional Fisioterapeuta deve ser capaz de realizar ações de avaliação, diagnóstico, planejamento, intervenção, reavaliação e alta. Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
		
	
	AVALIAÇÃO - inclui o exame, através da coleta de dados, de indivíduos ou grupos, com perdas reais ou potenciais da capacidade de movimento, limitações funcionais, debilidades, incapacidades ou outras condições de saúde que afetem o movimento. Na avaliação, o Fisioterapeuta aplica testes e medidas e avalia o resultado do exame, através de análise e síntese, no contexto de um processo de raciocínio clínico
	
	PLANEJAMENTO - inicia-se, com a determinação da necessidade da intervenção fisioterapêutica e conduz à elaboração e ao desenvolvimento de um plano de intervenção, que inclui o estabelecimento de metas e resultados objetivos e mensuráveis, os quais são explicados, negociados e construídos em colaboração com o paciente, seus familiares ou cuidadores. Pode também conduzir à referência a outros profissionais, nos casos em que a Fisioterapia não esteja indicada.
	
	DIAGNÓSTICO - a partir da avaliação, o Fisioterapeuta faz um diagnóstico cinético-funcional, que representa o resultado do processo de raciocínio clínico e normalmente é expresso em termos de disfunção do movimento, podendo também se enquadrar nas categorias de debilidades, limitações funcionais, incapacidades, deficiências ou síndromes.
	
	INTERVENÇÃO - ela é implementada e modificada de forma a se atingir os objetivos acordados na fase de planejamento das ações. A intervenção fisioterapêutica pode incluir o uso de terapia manual (manipulações e mobilizações); cinesioterapia (incluindo o treino funcional e a estimulação motora); o uso de agentes físicos (eletrofototermoterapia), mecânicos ou naturais; o oferecimento de auxílio técnico, ensino e aconselhamento ao paciente, além de documentação, coordenação e comunicação dessas ações. A intervenção pode também ser dirigida à prevenção de debilidades, limitações funcionais, incapacidades e lesões, incluindo a promoção e a manutenção da saúde e a melhora da qualidade de vida da população.
	
	REAVALIAÇÃO e ALTA - o paciente é reexaminado, com o objetivo de se avaliar os resultados das metas e objetivos terapêuticos instituídos na fase de planejamento e para determinar suas condições de alta ou término do processo de intervenção o paciente deve ser encaminhado ao profissional médico que prescreveu a intervenção fisioterapêutica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201905226505)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No período histórico determinado como Idade Média, exercícios físicos eram aplicados para que fim específico?
		
	
	Como um recurso para se manter um bom estado de saúde;
	
	Como uma forma de cultivar um corpo belo;
	
	Como um recurso de tratamento para doenças já instaladas;
	
	Eram uma preocupação generalizada entre a população européia
	
	Somente praticado entre sacerdotes ou militares, com finalidades específicas de estratégias de guerra;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905660927)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	É tão claro o papel secundário da Fisioterapia nos idos de 50 e 60, entendida como modalidade integrante da terapêutica médica, que o CFE - Conselho Federal de Educação emite no Parecer 388/63 a primeira definição oficial da ocupação do fisioterapeuta: é definido como auxiliar médico. Aponte a assertiva que corrobora com esse aspecto:
		
	
	o fisioterapeuta é competente para dar alta da fisioterapia
	
	compete a emissão de laudos
	
	compete a realização apenas de tarefas de caráter terapêutico
	
	compete a prescrição do tratamento fisioterapêutico
	
	o fisioterapeuta é competente para avaliar

Continue navegando