Buscar

PROVA A9 INFORMATICA APLIC. ED.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A 9 INFORMATICA
¿...sistema de suporte organizado à comunicação planetária. As avenidas e estradas onde transita o conhecimento, as infovias são constituídas por ondas eletromagnéticas que se encontram em todo lugar, viajam na velocidade da luz, e são públicas, objeto de concessão pública quando apropriadas por grupos privados¿. Esta é uma boa definição de Ladislau Dowbor para:
	Sala de aula
 Certo	Internet
	Interatividade
	Computador
	Escola
Figueiredo (2001) afirma que "os caminhos tecnológicos são uma rota sem volta. É como tentar barrar o processo de globalização sociocultural do Brasil, onde países capitalistas determinam nossas características. O aluno não é mais um depósito de informações onde o professor é o depositante de informações, como se pensava antigamente"[...]. No que diz respeito à Informática Educativa, pode-se afirmar que:
I- A informática educativa introduz um novo tipo de aprendizado, dinâmico e facilitado.
II - A informática deve caminhar buscando um objetivo único: a otimização do processo de ensino-aprendizagem.
III - A informática educativa introduz um novo paradigma onde aluno é um depósito de informações e o professor é o depositante de informações
Logo, a alternativa correta é:
	Apenas a afirmativa III está correta
	As afirmativas I e III estão corretas
 Certo	As afirmativas I e II estão corretas
	As afirmativas II e III estão corretas
	Apenas a afirmativa I está correta
Segundo Moran a definição sobre Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação é:
 Errado	Técnicas para atingir determinado resultado, o que inclui as crenças e os valores subjacentes às ações portanto, relacionada com o desenvolvimento da humanidade.
	Ferramentas, aparelhos, máquinas, dispositivos, materiais, objetivando uma ação deliberada e a análise de seus efeitos.
	Produtos de uma sociedade e de uma cultura, não existindo relação de causa e efeito entre tecnologia, cultura e sociedade, e sim um movimento cíclico de retroação.
 Certo	Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
O ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem crescendo muito nos últimos tempos. O aluno de hoje, da era da informação, quer velocidade, informação atualizada, aulas dinâmicas. O EAD vai ao encontro desta necessidade, já que sua proposta é oferecer aulas interativas via web, que ofereçam conteúdo por meio da integração de diversas mídias.
Analise as frases abaixo, após assinale a opção correta.
I- A educação, nas últimas décadas, tem demonstrado grande desenvolvimento na área da tecnologia da informação e da comunicação, o que vem ocasionando mudanças na forma de ensinar. Exemplo disso é o ensino a distância, modalidade de ensino que permite ao aluno ter acesso ao conhecimento com mais velocidade e precisão.
II- O ramo da educação tem muito a ganhar com a utilização do EAD, porém, é preciso ter um olhar crítico sobre esta nova modalidade de ensino
III- O uso das Tecnologias da Educação e Comunicação -TICs na educação está cada vez mais presente nas universidades. A combinação das tecnologias possibilita o desenvolvimento do conhecimento, apenas individualmente. 
	Apenas a III é verdadeira
 Certo	Apenas a III é falsa
	Todas são falsas
	Apenas a I é correta
Todas estão corretas
O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.) 
Comparando a proposta acima com a charge(ACIMA), pode-se concluir que:
	a preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
	o acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
	o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
 Certo	a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.
	o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
¿Em outra época isso poderia levar a uma desarticulação do sistema político mais amplo. Hoje, os novos sistemas de informação e de comunicação permitem que o sistema seja descentralizado e funcione em rede, substituindo em grande parte a hierarquia de mando pela coordenação horizontal...¿ A partir das obras de Caltells e Levy, podemos dizer que o conceito que melhor representa as reflexões acima é:
	Sociedade Informatizada.
 Certo	Sociedade em rede
	Mundo Online
	Biblioteca Virtual.
	Sociedade Intelectual

Outros materiais