Buscar

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 4 aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0368_EX_A4__V2 
	13/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): 
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0368 - INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"Adaptam-se sem medos ao mundo digital e utilizam boa parte do tempo online, trocando mensagens e navegando na internet." Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa corretamente esta definição:
		
	
	Geração XY.
	
	Geração X.
	
	Geração Bots.
	
	Baby Boomers.
	 
	Nativos digitais.
	
Explicação:
As crianças e os adolescentes ¿ chamados de "nativos digitais¿ ¿ fazem parte da primeira geração imersa quase que totalmente na tecnologia: adaptam-se sem medos ao mundo digital e utilizam boa parte do tempo online, trocando mensagens, navegando na internet.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Bannell (2017), a tecnologia como fix (¿conserto¿) veio para ficar. Na Educação, a lista de "problemas" que podem ser "consertados" incluem, desde falhas cognitivas até dificuldades na aprendizagem, passando por exclusão social e desigualdade. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o que é necessário para que este "conserto funcione". 
		
	
	Planejamento, Determinação e Avaliação.
	
	Liderança, Motivação e Determinação.
	
	Carisma, Recursos e Criatividade.
	 
	Planejamento, Metodologia e Criatividade.
	
	Recursos, Conhecimento e Carisma.
	
Explicação:
Para que o "conserto funcione" depende da dose e como essas novas tecnologias digitais estão sendo utilizadas como ferramentas pedagógicas. É necessário que o educador conheça os recursos, que elabore seu planejamento, utilizando a metodologia e exercícios com criatividade.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o modelo de ensino híbrido: 
		
	
	Modelo de ensino EaD, que substitui o professor.
	
	Modelo utilizado na educação infantil.
	
	Modelo de interação presencial entre professor e aluno.
	 
	Modelo que mistura o ensino presencial, com o EaD.
	
	Modelo que refuta a utilização da tecnologia na educação.
	
Explicação:
O modelo híbrido tem como base a interatividade entre os educadores e estudantes, ensinando em tempos e locais variados. Principalmente no Ensino Superior, esse modelo de ensino está atrelado a uma metodologia de ensino a distância (EaD), no qual o modelo tradicional (presencial) se mistura com o EaD mas, em alguns casos, as disciplinas são ministradas na forma presencial e, em outros, ministradas apenas a distância.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em plena Era Digital, reconhecemos a importância e utilidade do uso dos recursos tecnológicos digitais no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente uma possibilidade destes recursos:
		
	
	Representa um desafio extra para os alunos.
	
	Facilita o aprendizado tradicional.
	 
	Estimula diferentes habilidades.
	
	Facilita apenas o desenvolvimento da criatividade.
	
	Elimina a possibilidade do lúdico na educação.
	
Explicação:
Segundo Gabriel (2013), em toda revolução tecnológica, as pessoas também ficam encantadas com a tecnologia em si, pois, como dizia Arthur C. Clarke, ¿qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia¿. No entanto, depois que o encantamento termina, o foco passa a ser nos benefícios que tais tecnologias podem nos trazer.
 
Atualmente, ainda existe um encantamento ou reencantamento, na Educação, pelas inovações tecnológicas digitais, que quando bem utilizadas, podem trazer muitos benefícios, possibilitando um bom aprendizado.
 
Entre as grandes inovações, vamos destacar a expansão e utilização da Internet, pois, de maneira lúdica e dinâmica, facilita o aprendizado de diferentes conteúdos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o modelo de docência interativa:
		
	
	Um-um.
	
	Nenhum-todos.
	
	Um-todos.
	
	Todos-um.
	 
	Todos-todos.
	
Explicação:
Segundo SILVA (2000), além da possibilidade de interatividade, a web facilita ao aluno buscar o conteúdo que mais lhe interessa, interferindo no próprio curso. Isso deixa clara a possibilidade de o aluno sair da condição de espectador (reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas) para a de sujeito participativo que cria, modifica, constrói e torna-se autor da aprendizagem. Cabe ao professor orientá-lo na coleta das informações, visando desenvolver novas competências e habilidades.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A utilização coerente das tecnologias digitais na Educação podem trazer inúmeros benefícios para o ensino e a aprendizagem. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o que é necessário observar para que isso ocorra:
		
	 
	Tecnologia como parte das transformações sociais.
	
	Tecnologia como isca para atrair a atenção da classe.
	
	Tecnologia como reforço das desigualdades.
	
	Tecnologia como salvação das desigualdades.
	
	Tecnologia como campo de batalhas entre gerações.
	
Explicação:
Não basta utilizar as tecnologias digitais na Educação de forma adequada, sem considerar a necessidade de um novo fazer, ensinar e aprender quando tratando das novas gerações.
 
É preciso considerar as novas tecnologias como essenciais no âmbito escolar aos aprendizes dessa nova geração, tornando claro qual papel desempenharão diante do compromisso com a Educação e com o futuro da nação, atrelados às transformações sociais cotidianas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o conceito da prática pedagógica relacional:
		
	
	Consolida o professor como único detentor de conhecimento.
	 
	Busca compreender como um artefato pode fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem.
	
	Procura ensinar por meio da prática, sempre que possível.
	
	Aplica conhecimentos prévios práticas da vida do aluno.
	
	Utiliza exemplos práticos, para aproximar a teoria da realidade.
	
Explicação:
Becker (2001) discute a abordagem da prática pedagógica relacional, abrindo um campo para discussão sobre o uso de ferramentas digitais para promover a experimentação como alternativa à aula expositiva.
Nessa discussão, o ponto a ser estudado passa a ser a identificação de como um artefato poderia fazer diferença no processo de ensino e aprendizagem.
Alguns artefatos apresentam características típicas de suporte às aulas, enquanto outros a possibilidade de protagonismo na prática pedagógica.
A utilização desses artefatos, no desenvolvimento de atividades, em um determinado conteúdo, deve envolver os estudantes, ampliando a interatividade onde eles vão compartilhar os saberes.
Artefatos tecnológicos sempre estiveram presentes nos processos de aprendizagem com um papel secundário e algumas vezes com uso desaconselhado nas práticas pedagógicas, como, por exemplo, as calculadoras. Atuam de forma marginal, de apoio, como uma forma de florear uma aula, e que poderia simplesmente não existir. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os artefatos digitais podem ser integrados na prática pedagógica de diferentes formas. A tipologia apresentada por Coll, Mauri e Onrubia (2010) separa a participação destas ferramentas em dois grandes grupos, identifique dentre as alternativas que seguem, a correta:
		
	
	Foco e Inovação.
Determinação e Liberdade.
	 
	Apoio e Inovação.
	
	Foco e Determinação.
	
	Substituição e Apoio.
	
Explicação:
A tipologia apresentada por Coll, Mauri e Onrubia (2010) evidenciou as diferentes formas de integrar um artefato digital a uma prática pedagógica, separando a participação da ferramenta em dois grandes grupos: apoio (automatização) e protagonismo (inovação).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando