Buscar

A Influência dos Filósofos Pré-Socráticos na Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ANHANGUERA
CAROLINA TEIXEIRA MARUCCI
DANIELA SOUZA LOPES DE ALMEIDA
FABIO DE OLIVEIRA PEREIRA
JANIA DUARTE SZELETZKI
NATALIA BONFA SCHROEDER
RAISSA DIAS DOS SANTOS
A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS NA PSICOLOGIA
INDAIATUBA- SP
2019
CAROLINA TEIXEIRA MARUCCI
DANIELA SOUZA LOPES DE ALMEIDA
FABIO DE OLIVEIRA PEREIRA
JANIA DUARTE SZELETZKI
NATALIA BONFA SCHROEDER
RAISSA DIAS DOS SANTOS
A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS NA PSICOLOGIA
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera Indaiatuba como sendo um requisito parcial para que se possa obter o título de Psicólogos.
Professor: Carlos Campelo da Silva
INDAIATUBA- SP
2019
RESUMO
A filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, éticos do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos visando à verdade, porém, sem se considerar a verdade absoluta, tampouco tentando achar essa máxima como verdade absoluta.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega, eles desenvolveram suas teorias entre os séculos VII e V a.C. 
O termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, os gregos já não se satisfaziam com as explicações mitológicas e sentiram a necessidade de conhecer o mundo de forma mais concreta do que fantasiosa.
Os filósofos da natureza preocupavam-se em explicar a origem e o funcionamento do mundo, os fenômenos da natureza. 
Ainda não se preocupavam com as questões humanas, todos tiveram um interesse comum, a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas. 
Nesse sentido haveria um princípio material do Universo, uma arché originária do cosmos, desenvolvendo as primeiras linhas de raciocínio em busca da compreensão da realidade e do princípio gerador.
SUMÁRIO
“A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta!”
Herrmann Ebbinghaus
INTRODUÇÃO
A psicologia tem suas raízes na filosofia, surgindo da necessidade que o homem teve de pensar-se e explicar-se a si mesmo, além de ter que transmitir essa busca a sociedade, fato que foi imprescindível para o exercício crítico de qualquer campo do conhecimento. 
Qual a importância de estudar a história da psicologia?
	Estuda-se a história da psicologia pela necessidade em conhecer como aconteceu o estudo da mente humana, quais as dificuldades, questões e acontecimentos por qual esta ciência passou, para assim, podermos entender a atual situação de como se encontra nos dias de hoje.
	Estudamos o passado da psicologia para entender o presente e atuarmos no futuro com excelência, para podermos nos livrar de preconceitos estabelecidos e podermos formar nossos próprios conceitos.
O Nascimento da Psicologia
	Ao longo da história da humanidade, podemos observar a intensidade e importância que o homem dava em analisar seu próprio comportamento e em disseminar suas reflexões sobre seu agir e conduta com a sociedade. 
	Neste cenário encontramos Sócrates, considerado o divisor de águas da filosofia, e através de quem a Psicologia adquiriu consistência. Surgiu então um novo modo de pensar e de viver, diferente dos pré-socráticos, onde dominavam a arte, o corpo e o “devir” (processos de mudanças efetivas pelo qual todo ser passa).
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C.
Apesar de passar a ideia de que existiram antes de Sócrates, o termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, está relacionado também com filósofos que viveram na mesma época de Sócrates e até mesmo depois dele.
Discutiam se o mundo existia porque o homem vê, ou se o homem vê um mundo que já existe.
Buscavam definir a relação do homem como mundo através da percepção, procuravam nos elementos e aspectos da natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo, eram chamados de Filósofos do cosmos ou da Physis: Física, natureza, o universo natural
DESENVOLVIMENTO
Tales de Mileto- 625 à 558 a.C.
Primeiro filósofo grego, viajante do mundo, um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado, por alguns, o "Pai da Ciência" e da "Filosofia Ocidental".
Suas principais ideias expandiram os horizontes teóricos nas áreas da matemática, filosofia e astronomia. Para ele, a água era o principal elemento da natureza e a essência de todas as coisas, natural de Jônia, atual Turquia, na Ásia Menor, cidade famosa pelo florescente comércio marítimo. O ponto mais alto de sua vida se deu em 585 a.C, quando foi capaz de prever um eclipse solar total. 
Fundou a "Escola Jônica", na cidade de Mileto, considerada a mais antiga escola filosófica, seus pensadores buscavam explicações cosmológicas, por meio da natureza através das observações.
Eram adeptos da chamada “Filosofia Unitarista”, cujo princípio era baseado em um único princípio que explica todas as coisas, no caso de Tales de Mileto, o elemento água.
Aristóteles dava a Tales de Mileto o crédito de haver originado a busca por princípios de explicação; 
“Tales, o fundador de tal filosofia, diz que a água [o principio], levado sem dúvida a esta concepção por ver que o alimento de todas as coisas é úmido, e que o próprio quente dele procede e dele vive. Por tal observar, adotou esta concepção, e pelo fato de as sementes de todas as coisas terem a natureza úmida; e a água é o princípio da natureza das coisas úmidas.”
Frases de Tales de Mileto
“A coisa mais difícil do mundo é conhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros.”
“A água é o princípio de todas as coisas.”
“O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado.”
“Todas as coisas estão cheias de deuses.”
“A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina.”
“A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem.”
	Sua declaração que “todas as coisas são repletas de deuses”, talvez indique que a água era dotada de uma natureza pampsíquica (grego pan, “tudo”, e psychí, “alma”; indica que todas as coisas são possuidoras de alma, de algum elemento imaterial, incluindo a ideia de algum nível de inteligência) juntamente com todas as suas manifestações, conferindo a água um potencial vitalizador.
Tales de Mileto, como muitos de sua época, não publicou nenhum livro em vida e seus ensinamentos nos chegaram através do seu discípulo Diógenes Laércio.
Ocupou-se em explicar mais os fenômenos da natureza e da matemática. Portanto, não fez grandes considerações sobre a ética e os seres humanos.
Pitágoras de Samos- 570 à 500 a.C.
Filósofo, astrônomo, músico, matemático, nasceu na ilha grega de Samos, na costa jônica. 
Foi orientado na cidade grega de Mileto por Tales de Mileto.
Embora Tales de Mileto seja conhecido como o “primeiro matemático”, Pitágoras é conhecido como o “Pai da Matemática”, segundo ele “tudo é número”, explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos filosofia (“amor à sabedoria”) e matemática (“o que é aprendido”).
Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na terra. No entanto, suas ideias revolucionárias para a época o levaram a ser perseguido. Nesse momento, mudou-se para Crotona (sul da Itália), região conhecida como Magna Grécia, onde fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica” também conhecida como Irmandade Pitagórica que reuniu muitos discípulos interessados no estudo da Aritmética, da Geometria, da Astronomia e da Música, que eram um grupo de matérias da Escola e que posteriormente foi chamado de Quadrivium.
O lema da Escola era “Todas as coisas representam números” e para eles, a Matemática se relacionava mais com a sabedoria do que com
as exigências da vida prática. Na escola, ele ministrou aulas nas áreas matemática (aritmética e geometria), astronomia, música, filosofia, política, religião e moral.
Segundo o matemático grego, os números representavam a harmonia e a ordem, ou seja, eram considerados a essência de todas as coisas.
Entretanto, foi perseguido novamente, deixando Crotona e partindo para o Egito, onde ao observar as pirâmides, criou o Teorema de Pitágoras.
Os pitagóricos acreditavam que essa concepção não era meramente matemática, mas também mística e espiritual. 
Nesse sentido, eles desenvolveram uma concepção espiritual da existência humana, onde a alma é libertada do corpo após a morte, ou seja, eles acreditavam na reencarnação e no desenvolvimento das virtudes humanas enquanto a alma estava aprisionada ao corpo durante a vida.
Como resultado, os homens poderiam reencarnar numa forma de existência mais elevada, conforme as virtudes conquistadas durante a trajetória terrena.
Frases de Pitágoras de Samos
“O universo é uma harmonia de contrários.”
“A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.”
“A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
“Observa o teu culto à família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.”
“O filósofo não é dono da verdade, nem detém todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”
“Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma.”
O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, com aproximadamente 80 anos, para onde fugiu após a Escola ter sido destruída pelas forças democráticas do sul da Itália, que se sentiram incomodadas com a sua grande influência, por volta de 500 a.C. e não deixando nenhum registro escrito do seu trabalho. Sendo assim, a aceitação das atribuições feitas a Pitágoras dependerá da nossa confiança na tradição, que pode não ser exata, mas também não é de todo mal orientada. Nossa principal fonte de informações a respeito dos passos iniciais da matemática grega é o chamado Sumário Eudemiano de Proclo, do século V d. C., no qual Pitágoras é mencionado.
Demócrito de Abdera - 460 à 360 a.C.
Filósofo, historiador, estudioso nas áreas da matemática, física, astronomia, ética, linguística, natureza e música, nasceu na cidade Abdera, região da Trácia. 
Discípulo e sucessor de Leucipo de Mileto na direção da escola de Abdera.
Uma das mais destacadas ideias de Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica".
Demócrito defendia o atomismo geométrico, ou seja, a doutrina que acreditava que a matemática, em toda e qualquer forma, era constituída de átomos rígidos, muito pequenos, com tamanhos e formas variadas agrupando-se em combinações casuais e por processos mecânicos.
Acreditava que o átomo é o elemento que dá origem a uma infinidade de especulações, chegou ao seguinte pensamento: “Os princípios de todas as coisas são os átomos e o vazio”. Para ele, a existência dos átomos pressupõe a manifestação do vazio, que nada mais é do que o espaço em que os átomos se movimentam.
Ainda de acordo com ele, “os homens acreditam que branco e preto, doce e amargo e todos as outras qualidades do gênero, são algo de real, quando na verdade só o que existe é o entre e o nada. Essa, para ele é a forma de explicação da relação entre átomo e o vácuo (vazio ou o não-ser). 
A teoria de Demócrito implica ainda nas diferenças existentes nas quantidades entre os átomos, e ainda as combinações que podem ser feitas entre eles são as respostas para determinar a quantidade de tudo
Frases de Demócrito de Abdera
“Convém ao homem dar maior atenção à Alma do que ao corpo, pois a excelência da Alma corrige a fraqueza do corpo; a fraqueza do corpo, contudo, sem a razão, é incapaz de melhorar a Alma.”
“Falsos e hipócritas são aqueles que tudo fazem com palavras, mas na realidade nada fazem.”
“Se você sofreu alguma injustiça, console-se; a verdadeira infelicidade é cometê-la.”
“Sábio é quem não se aflige com o que lhe falta e se alegra com o que possui”
“A felicidade não reside nas posses e nem em ouro, ela mora na alma.”
“Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade está no íntimo.”
“A moderação aumenta o gozo e acresce o prazer.”
“O caráter de um homem faz o seu destino.”
Entre seus ideais, ainda há discussão em torno da linguagem e como foi criada e desenvolvida pelos homens, e além disso, foi o primeiro a falar sobre o convencionalismo. Para ele, os homens usavam palavras desarticuladas e desprovidas de significados e, aos poucos foram construindo uma linguagem e estruturando as palavras, conseguindo posteriormente a articular palavras e expressões convencionais que foram determinadas para designar objetos e ações.
Entre as principais obras do autor, as que mais tem destaques são, “Pequena ordem do mundo”, “Da forma”, “Do entendimento”, “Do bom ânimo”, “Pitágoras” e “Preceitos”.
Heráclito de Éfeso - 540 à 470 a.C.
Pensador e Filósofo, considerado o “Pai da Dialética nasceu na cidade de Éfeso, antiga colônia grega, região da Jônia na Ásia Menor, atual Turquia. 
Como Tales de Mileto, Heráclito acreditava no princípio único (Filosofia Unitarista), cujo princípio estava fundamentado em unidade elementar e, no caso de Heráclito, o elemento fogo. 	
Segundo ele,“Tudo provem do Um e o Um provem do Todo”, baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”.
 	Acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vir-a-ser), sujeitas ao “logos” (razão ou lei).
Filho de nobres, pertencia à família real da cidade. Personalidade forte, Heráclito não apreciava a vida pública e se afastou de temas como arte e religião.
Diante disso, passou grande parte de sua vida introspectivo com seu jeito orgulhoso e esnobe, sendo muito criticado pelo seu povo.
Com isso, passa a viver nas montanhas, afastado de todos e aperfeiçoando suas teorias.
Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, onde, das contradições, surgem a unidade dialética.
Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência.
Por exemplo, a escuridão somente existe, pois, o conceito de luz é seu oposto, onde um não existe sem o outro.
Frases de Heráclito de Éfeso
“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.”
“Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.”
“Muito estudo não ensina compreensão.”
“A sabedoria é a meta da alma humana; mas a pessoa, à medida que em seus conhecimentos avança, vê o horizonte do desconhecido cada vez mais longe.”
“A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres.”
“Sabedoria consiste em falar e agir da verdade. Aprendizagem muito não ensina compreensão. Todas as coisas vêm a seu tempo devido. O sol é novo a cada dia.”
Assim, Heráclito, pai da dialética, afirma que todas as coisas por meio da dualidade, cujo o "logos" (razão ou lei) é sua resultante.
Parmênides de Eleia - 510 à 445 a.C.
Pensador e Filósofo o primeiro a discutir questões relativas ao “Ser”, nasceu na colônia grega de Eleia, no litoral sudoeste da atual Itália, na Magna Grécia. 
Parmênides é considerado o fundador da escola eleática, criada em sua cidade natal.  Seus estudos foram baseados na ontologia (do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres), na razão e na lógica. Seu pensamento influenciou a filosofia de seus discípulos,
entre eles, Melisso de Samos e Platão, como também a filosofia moderna e contemporânea.	
Ao contrário da maioria dos primeiros filósofos gregos que escreviam em prosa, Parmênides escreveu grande parte de seu pensamento na obra poética denominada “Da Natureza”.
Parmênides acreditava que o pensamento humano poderia atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Esta percepção do domínio do “ser” corresponde às coisas que são percebidas pela mente. Porém, o que é percebido pelas sensações é enganoso e falso, pertencendo ao domínio do “não ser”. Seu pensamento influenciou a “teoria das formas” de Platão.
 Em seu poema “Da Natureza”, que está dividido em duas partes, na primeira, Parmênides trata do que seria o pensamento verdadeiro - “a via da verdade”, e na segunda parte trata do pensamento errôneo - a “via da opinião”, através da qual os mortais, por confiarem em seus sentidos, (audição, tato, olfato, visão e paladar), não chegam à verdade nem à certeza, prevalecendo opiniões e convenções de linguagem. Para ele, os sentidos enganam, levam ao erro e ilusões. Somente se chega à “via da verdade” confiando apenas no que é razoável, ou seja, a razão.
A maioria dos primeiros filósofos considerava um elemento concreto como princípio de todas as coisas, porém Parmênides organizou uma doutrina seguindo um pensamento abstrato. Em sua doutrina, surge o monismo e o imobilismo, onde propôs que tudo que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível, portanto imóvel.
Segundo ele, “Tudo provem do Um e o Um provem do Todo”, baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”.
 	Acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vir-a-ser), sujeitas ao “logos” (razão ou lei).
Filho de nobres, pertencia à família real da cidade. Personalidade forte, Heráclito não apreciava a vida pública e se afastou de temas como arte e religião.
Diante disso, passou grande parte de sua vida introspectivo com seu jeito orgulhoso e esnobe, sendo muito criticado pelo seu povo.
Com isso, passa a viver nas montanhas, afastado de todos e aperfeiçoando suas teorias.
Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, onde, das contradições, surgem a unidade dialética.
Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência.
Por exemplo, a escuridão somente existe, pois, o conceito de luz é seu oposto, onde um não existe sem o outro.
Frases de Parmênides de Eleia
 “Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre.”
 “O ser é imóvel porque se se movesse poderia vir a ser e então seria e não seria ao mesmo tempo.”
“O pensamento e o ser são a mesma coisa”.
“A linguagem é a etiqueta das coisas ilusórias.”
Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade bem como a filosofia moderna e contemporânea. Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.”
Anaxágoras de Clazômenas - 499 à 428 a.C.
Pensador e Filósofo. nascido em Clazômenas, na Jônia, fundou a primeira escola filosófica de Atenas, contribuindo para a expansão do pensamento filosófico e científico que era desenvolvido nas cidades gregas da Ásia. 
Era protegido de Péricles que também era seu discípulo. Em 431 a.C. foi acusado de impiedade e partiu para Lâmpsaco, uma colônia de Mileto, também na Jônia, e lá fundou uma nova escola.
Anaxágoras concordava com a ideia de que o não ser não pode existir e que a substância do ser é imutável. Para ele o nascer e o morrer não são acontecimentos reais. 
Nada nasce ou morre, o que acontece é que as coisas que existem se decompõem e se compõem novamente. As coisas que morrem estão se decompondo e as coisas que nascem estão se compondo, se construindo.
Acreditava as coisas que existem vão além dos quatro elementos, as quatro raízes que formam as outras coisas, terra, ar, água e fogo não conseguem explicar as diversas qualidades através das quais os fenômenos se manifestam. Anaxágoras defende a ideia de que existem inúmeras sementes das quais vem todas as coisas. O número de sementes que fundamentam e criam as coisas é do mesmo número das coisas e elas são inumeráveis como inumeráveis são as manifestações dos fenômenos no mundo. Essas sementes não são criadas - são eternas - e são imutáveis, elas são de todas as formas, de todos os gostos e de todos os tipos. Nenhuma dessas sementes de qualidades se transforma em outras sementes. As sementes são também infinitas na quantidade. Elas não podem ser limitadas em sua grandeza ou na sua pequenez. Elas podem ser divididas ao infinito sem nunca deixar de ser pois o não ser não existe. Assim podemos dividir qualquer semente, qualquer substância ao infinito sem que ela perca a sua qualidade. As partes divididas das sementes terão sempre a mesma qualidade que tinham antes de ser divididas
A Inteligência (ou Nous que também pode ser traduzido por mente, pensamento ou espírito) seria o que essas sementes tem de comum e o que agrega ou as desagrega. “Dizia que tudo está em tudo, pois em cada coisa há uma parte de todas as outras” e que não existe começo de tudo, tudo sempre esteve aqui.
Frases de Anaxágoras de Clazômenas
“Tudo está em tudo.”
“Em cada coisa há parte de cada coisa.”
“Não há um grau mínimo do pequeno, mas há sempre um grau menor, sendo impossível que o que é deixe de ser por divisão. Mas também do grande há sempre um maior. E o grande é igual ao pequeno em composição. Considerada em si mesma, toda a coisa é a um tempo pequena e grande.”
“A fraqueza dos nossos sentidos impede-nos de alcançar a verdade.”
“Tudo tem uma explicação natural. A lua não é uma deusa, mas um grande globo de rocha e o sol não é um deus, mas um imenso mundo em fogo.”
“Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riqueza.”
“Medimos a grandeza de uma ideia pela resistência que ela provoca.”
Chegou à conclusão de que o conhecimento do ser humano tem três estágios: A experiência como ponto inicial de descobertas, memória sendo o acúmulo das nossas experiências e a técnica que nos faz concluir aquilo que acabamos de ter a experiência.
CONCLUSÃO
Psicologia e Filosofia lidam com a sabedoria e com aquele que ama a sabedoria: o ser humano.
A psicologia começou a existir com os primeiros filósofos gregos, ao questionarem a sua realidade. Movimento que foi impulsionado por conta da criação das primeiras cidades-estado e da alavancada econômica e social que ocorreu na Grécia, o que resultou na necessidade do homem olhar para si e questionar a sua própria realidade e a das coisas.
A importância desses pensadores está na investigação teórica (especulação) da razão que, onde buscavam responder os questionamentos sobre a origem das coisas
Sendo uma das funções primárias do psicólogo promover a reflexão, não de entregar um modelo pronto sobre a vida, mas fazer com que o indivíduo, sozinho, pare e reflita sobre sua realidade subjetiva, podemos então, atribuir esta forma de pensar e estimular o pensamento à herança filosófica.
Foram os filósofos os contribuintes na formação e especulação inicial sobre o homem, se não fossem essas pessoas e, principalmente, se não houvessem feito indagações sobre sua própria realidade e formulações dos conceitos resultantes (metafísicos ou não), dificilmente as mentes por trás do aparecimento da psicologia como ciência (no século XIX) teriam assim o feito
Todos os pensadores que precedem a formulação de um novo conceito são importantes, seja na elaboração e aprimoramento qualitativo da ideia inicial ou contestando e mostrando uma nova forma de pensar. Se não fossem por todas as figuras ilustres que ajudaram no despertar da nossa consciência, ainda estaríamos procurando respostas no Divinus (Divino). Logo, a importância da filosofia se justifica ao longo de todo o texto apresentado. Filosofia e psicologia sempre
estiveram juntas, mesmo que essa segunda não tenha sido, outrora, elaborada de forma intencional.
Bibliografia
https://www.todamateria.com.br/tales-de-mileto/ Acesso 06/04/2019 16hs45min
SOUZA, Líria Alves de. "Heráclito: o filósofo do fogo"; Brasil Escola. 
Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/heraclito-filosofo-fogo.htm>. Acesso em 02 de abril de 2019.
http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v7n4/1415-4714-rlpf-7-4-0007.pdf
https://www.ebiografia.com/parmenides/
Os Pensadores Pré Socrátecos Fragmentos, Doxografia e comentários – Editora Nova Cultura pág 39, 40
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia , Russel Norman Champlin – Editora Hagnos vol 5 pág 37
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia , Russel Norman Champlin – Editora Hagnos vol 66pág 314
https://books.google.com.br/books?id=JWSSgXucWUQC&pg=PA22&dq=tales+de+mileto&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjohezl1cHhAhVqHbkGHeF1CU4Q6AEIKTAA#v=onepage&q=tales%20de%20mileto&f=false 
Acesso 06/04/2019 16hs45min
http://www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Conferencias/CarlaReginaGomes/trabalho_final.pdf
https://www.todamateria.com.br/democrito/
https: www.estudopratico.com.br>ordem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais