Buscar

Subjetividade na Psicologia

Prévia do material em texto

Subjetividade :
É o caráter do que é o sujeito, é a síntese de cada um,é o que desenvolvemos ao longo de experiências vivenciadas, ela e formada através das crenças e valores de cada individuo,é a forma como cada individuo interpreta o mundo.
A psicologia subjetiva caracteriza-se pelo fato de observa os aspectos subjetivos que constituem o fenômeno da desigualdade,a psicologia estuda a forma como cada individuo se sente e compreendi a desigualdade social,a psicologia entende que a vivencia de cada individuo,seus sentimentos e valores tem muito haver com a realidade social que ele vive.
Na psicologia subjetiva se entende que o homem não e formado somente pela razão,tem toda uma complexidade ele também e movido por sentimentos,angustias,temores,razão e paixão,compreendi com meio em que vivi,tornando-se parte do mesmo.
Para um melhor entendimento a psicologia subjetiva procura no individuo as marcas das desigualdades sociais,como cada individuo a internaliza ou seja como cada individuo filtra todas essas desigualdades influenciando na maneira como cada um se comporta na sociedade 
A psicologia subjetiva baseia entender as desigualdades sócias compreendendo,a individualidade,a identidade,personalidade e seus sentimentos para então compreender as relações sociais e suas desigualdades.
Com isso a psicologia acredita que não é possível compreender as desigualdade sócias estudando somente a ciência objetivas,mas também a subjetividade de cada individuo,a subjetividade na psicologia acredita que as experiências de cada ser é construtora de toda uma sociedade produzindo as relações sociais individuais e coletivas.
A subjetividade e objetividade pra a psicologia se fundem,uma e constituída na outra sem se confundir.
Entendo que a psicologia subjetiva compreende os fenômenos sociais,comportamentos analisando os fenômenos sociais,comportamentais analisando o homem em todos os seus aspectos visíveis como o comportamento de cada ser,e invisível inteiro como cada individuo se sente.
Sendo assim a psicologia estuda a singularidade que cada individuo constrói a partir de suas vivencias na vida social e cultural.
Através das literatura a psicologia também compreende que muitas desigualdades sociais também são construídos por condições históricas,por comportamentos sócias que são citados ao longo de anos influenciando ate os dias de hoje a maneira como muitos indivíduos se comportam é se entendem na vida social.

Continue navegando