Buscar

APOL GEOGRAFIA ECONÔMICA 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia Econômica
Leia o fragmento de texto: 
Artigo do Protocolo de Ushuaia II. “O presente Protocolo será aplicado em caso de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, de uma violação da ordem constitucional ou de qualquer situação que ponha em risco o legítimo exercício do poder e a vigência dos valores e princípios democráticos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MERCOSUL. Protocolo De Ushuaia II. <http://www.mercosul.gov.br/index.php/40-normativa/tratados-e-protocolos/151-protocolo-de-ushuaia-ii>. Acesso em 18 jan. 2019. 
Em 2012 houve um episódio em que um país esteve suspenso do Mercosul entre junho de 2012 e julho de 2013. O fato ocorreu pelo país ter sido acusado de ferir o Protocolo de Ushuaia, no que se refere à democracia como condição básica para participação de um Estado no Mercosul. A partir da leitura do fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, esse país é:
Nota: 20.0
	
	A
	o Brasil
	
	B
	a Argentina
	
	C
	o Paraguai
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “O Paraguai esteve suspenso entre junho de 2012 e julho de 2013. O fato ocorreu pelo país ter sido acusado de ferir o Protocolo de Ushuaia, no que se refere à democracia como condição básica para participação de um Estado no Mercosul” (Livro-base, p.171).
	
	D
	o Uruguai
	
	E
	o Chile
Questão 2/5 - Geografia Econômica
Leia o fragmento de texto: 
Quanto ao conceito de região podemos informar que “a região tem também um sentido bastante conhecido como unidade administrativa e, neste caso, a divisão regional é o meio pelo qual se exerce frequentemente a hierarquia e o controle na administração dos estados. [...] a malha administrativa fundamental que define competências e os limites das autonomias dos poderes na gestão do território dos Estados modernos”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Paulo C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, p. 49-76, 1995. p.53-54. <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf>. Acesso em 17 jan. 2019. 
Analisando o fragmento de texto e o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, assinale a alternativa que identifica as regiões brasileiras conforme o critério definido pelo IBGE.
Nota: 20.0
	
	A
	Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Você acertou!
O Brasil é dividido em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (livro-base, p.60).
	
	B
	Norte, Mesorregião, Nordeste, Sul e Sudeste.
	
	C
	Norte, Centro-Oeste, Norte-Sul, Sul e Sudeste.
	
	D
	Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sulista.
	
	E
	Nortista, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Questão 3/5 - Geografia Econômica
Leia o excerto e texto: 
“[...] toda a teoria ratzeliana parte e termina no Estado, síntese e produto da sociedade, como se disse, de caráter hegeliano, que transcende seus aspectos meramente legais. Porém, um Estado que tem como componente fundamental o solo, ou melhor, o espaço. Isto não significa unicamente extensão espacial, mas também, e, sobretudo, a relação entre o espaço e a sociedade que nele vive”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ARCASSA, W. S. Friedrich Ratzel: a importância de um clássico. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 3, n. 1, p. 98-115, 2017., p. 107.<file:///C:/Users/92006877/Downloads/31840-149411-1-PB.pdf>. Acesso em 17 jan. 2019. 
De acordo com o excerto de texto e o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre a teoria de Ratzel, leia as afirmativas a seguir e marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
I. ( ) O Estado era concebido por Ratzel como um organismo constituído pelo solo e pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado.
II. ( ) Solo e ser humano são dois elementos interdependentes e imprescindíveis à efetivação de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado.
III. ( ) Ratzel dá importância à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, pois para ele é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.
IV. ( ) Nas ideias de Ratzel sobre poder, a presença do Estado é insignificante na leitura geográfica. O importante é a relação do homem com a natureza.
V. ( ) Espaço, sociedade, poder Estado e território podem ser considerados como alguns dos principais conceitos utilizados pela geografia política e geopolítica. 
Agora selecione a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – F – F.
	
	B
	F – F – F – F – V.
	
	C
	V – F – V – F – V.
	
	D
	V – V – V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira, pois de acordo com excerto de texto e o livro base (p. 219) “Ratzel concebia o Estado como um organismo formado tanto pelo solo, como pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado”. A afirmativa II é verdadeira, pois:  “[...] solo e ser humano são dois componentes interdependentes e necessários ao estabelecimento de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado” (Livro-base p. 219, 220 e 221). A afirmativa III está correta, pois o livro base (p.220) afirma que “[...] o posicionamento de Ratzel quanto à importância que confere à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, [...] ou seja, é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.  A afirmativa IV é falsa pois: “Na concepção ratzeliana, é a relação entre espaço, sociedade e poder que possibilita a formação e a reprodução do Estado e, consequentemente, a do território nacional e a do Estado-nação (p.219). A afirmativa V é verdadeira pois: “[...] espaço, sociedade, poder Estado e território podem ser considerados como alguns dos principais conceitos utilizados pela geografia política e geopolítica” (Livro-base, p. 219).
	
	E
	F– F– V– V– V.
Questão 4/5 - Geografia Econômica
Analise a tabela a seguir:
  
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, R. A. Geografia Econômica e Geografia Política. Curitiba: InterSaberes. 2015, p. 193. 
Considerando a tabela e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, sobre a participação dos países do Mercosul na produção mundial de automóveis, leia as afirmativas a seguir e marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
I. ( ) Na atualidade, o Brasil é o principal país produtor de automóveis do mundo. Em 2000, a indústria já estava entre as grandes e sustentava a oitava posição entre as principais produtoras de automóveis no mundo.
II. ( ) Brasil e Paraguai são os países de maior relevância nas redes de produção automobilísticas no Mercosul.
III. ( ) Brasil, Argentina e, em menor grau, Venezuela, são os países de maior relevância nas redes de produção automobilísticas no Mercosul.
IV. ( ) O Brasil é o país de melhor desempenho na produção mundial de automóveis na macrorregião do Mercosul.
V. ( ) O Brasil saltou da 12ª posição na produção automobilística, em 2000, para 7ª colocação entre as principais industrias, em 2010. 
Agora selecione a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V– V– V– V– F.
	
	B
	F– F– V– V– V.
Você acertou!
As afirmativas
I e II são falsas, pois, de acordo com a tabela podemos ver que a China é o principal país produtor de automóveis do mundo. Quanto a afirmativa II, ela é falsa pois o Paraguai não é um país de relevância na produção automobilistica no Mercosul. As afirmativas III, IV e V são verdadeiras, de acordo com a tabela e o livro base: Afirmativa III – Brasil, Argentina e, em menor grau, Venezuela, são os países de maior relevância nas redes de produção automobilísticas no Mercosul. Afirmativa IV – O Brasil é o país de melhor desempenho na produção mundial de automóveis na macrorregião do Mercosul. Afirmativa V: O Brasil saltou da 12ª posição na produção automobilística, em 2000, para 7ª colocação entre as principais industrias, em 2010. (Livro-base, p. 195).
	
	C
	V– F– F– F– F.
	
	D
	F– V– V– V– F.
	
	E
	V– F– V– F– V.
Questão 5/5 - Geografia Econômica
Atente para o fragmento de texto: 
“Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Mercosul foi instituído com o Tratado de Assunção, que se iniciou em 26 de março de 1999”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MERCOSUL. Saiba mais sobre o Mercosul. <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em 18 jan. 2019 
A partir da leitura do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, assinale a alternativa que corresponde aos atuais países-membros do Mercosul.
Nota: 20.0
	
	A
	Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
	
	B
	Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
	
	C
	Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
Você acertou!
Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai são os países que integram o Mercosul (livro-base, p.171).
	
	D
	Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
	
	E
	Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando