Buscar

avaliação geografia economica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GEOGRAFIA ECONÔMICA
PainelMeus cursosGEOGRAFIA ECONÔMICA unicv-fce-r2AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA ECONÔMICAAVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
Estado	Finalizada
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
 A urbanização do Brasil ocorreu principalmente durante a segunda metade do século XX e trouxe consigo uma grande alteração da configuração espacial do território. Uma série de fatores contribuiu para que ocorresse esse fenômeno.
A respeito do processo de urbanização do Brasil, podem-se considerar como fatores de impulsão:
Escolha uma opção:
a. o desenvolvimento do turismo no litoral brasileiro, somado a fortes propagandas do Estado para a atração de estrangeiros, promoveu forte migração da população do interior para o litoral, em busca de melhores empregos.
b. a qualidade de vida no ambiente urbano, somada aos fortes investimentos do Estado para impulsionar o bem-estar social, levou ao êxodo rural no Brasil e impulsionou a urbanização, trazendo enorme alteração da dinâmica territorial.
c.
a atividade industrial do interior, que promoveu deslocamento em massa da população do litoral para o interior do País, dando início ao surgimento de grandes cidades principalmente na região Centro-Oeste.
d. a atividade industrial no Sudeste, os investimentos concentrados nas capitais, a oferta de serviços nas cidades e a modernização no campo promoveram o êxodo rural e contribuíram para a intensificação da urbanização do Brasil. 
e. a industrialização de ponta que o Brasil adotou na segunda metade do século XX gerou milhares de empregos e atraiu grande parte da população do interior em busca de educação e qualificação para a indústria tecnológica.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O processo de expansão das empresas, sobretudo as grandes, com a formação de corporações de atuação internacional, com acúmulo de capitais, corresponde a uma fase do capitalismo, pois busca por lucros elevados e negociações de forma fictícia, especulativa, monopolista e despontando a atuação de empresas bancárias.
Assinale a alternativa correta quanto à fase mencionada.
Escolha uma opção:
a.
Fase do capitalismo financeiro.
b.
Fase do capitalismo comercial.
c.
Fase do capitalismo mercantil.
d.
Fase do capitalismo industrial.
e.
Fase do pré-capitalismo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Pierre Monbeig, Geógrafo que estudou a Geografia Econômica, em 1957, faz uma organização de conceitos sobre a economia as das finanças num trabalho chamado “Capital e Geografia”. Nessa obra, ele propõe o conceito de “região bancária”, muito utilizada para o estudo da economia numa ótica espacial. Assinale a alternativa que expressa esse conceito.
Escolha uma opção:
a. A configuração de relações equanimes entre países de primeiro e terceiro mundo, integrando esses mercados e fazendo avançar um sistema humanista.
b. As relações entre tecnologia e trabalho, desenvolvendo aspectos sociais, como os direitos humanos e trabalhistas.
c. Tecnopolos que ocupam os tradicionais países mais industrializados, mas com concentração e densidade maior em países de terceiro mundo.
d. Novas tecnologias se difundem com igualdade pelo espaço, principalmente entre as populações que as utilizam em seu cotidiano.
e. As relações dos bancos com lugares, promovendo fluxos de dinheiro, transportes, de bens, etc., definindo uma região. 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Karl Marx foi um dos estudiosos que se dedicou a entender as relações sociais, partindo de um ponto de vista teórico-metodológico inédito. O chamado materialismo histórico dialético foi e é um método de abordagem que permitiu uma análise diferente das relações sociais e do modo de produção capitalista.
Nesse contexto, o trabalho é abordado por Marx em qual perspectiva?
Escolha uma opção:
a. O trabalho no capitalismo desempenha uma relação dialética entre exploração e acumulação. 
b. Para Marx, o trabalho mecânico deve ser mais valorizado que o trabalho criativo.
c. O trabalho é uma atividade libertadora, segundo Marx.
d. Após a estruturação do capitalismo, o trabalho passou a desempenhar papel fundamental na extinção da luta de classes.
e. O trabalho para Marx é uma atividade inerente ao homem, sendo fundamental para a prosperidade social.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Geografia Humana possui várias subdivisões, dada a complexidade dessa grande área.
Uma das subdivisões da Geografia Econômica consiste no estudo de:
Escolha uma opção:
a. relações entre as pessoas de uma comunidade ou diferentes grupos que formam a sociedade, estudando as relações de formalidade.
b. dados sobre os corpos celestes e suas relações com indivíduos e acontecimentos variados no planeta Terra.
c. elementos do passado da humanidade e seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo.
d. costumes, crenças, hábitos e aspectos sociais de diferentes povos que habitaram e habitam o planeta e sua diversidade cultural.
e. elementos relacionados à localização de unidades e agentes produtivos, mercado consumidor, distribuição de mercadorias e trabalhadores no espaço. 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A globalização consiste em um processo que visa à integração dos mercados financeiro, de bens e serviços, indústrias, comércios, tecnologias e culturas. O processo de integração atingiu de forma decisiva o funcionamento das cidades e a relação entre elas.
Sobre o papel da globalização na articulação entre as cidades, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O processo de globalização provocou um grande desenvolvimento dos centros urbanos, especialmente das cidades de grande porte, dividindo o Brasil em grandes cidades e áreas rurais e mantendo a hierarquia urbano-rural até os dias atuais.
b. A globalização pouco interferiu na articulação das cidades, pois, desde o processo de urbanização do Brasil, ocorrido em meados do século XIX, as cidades já interagiam em função da influência de cada uma, independente do seu tamanho.
c. Mesmo com o processo de globalização, os centros urbanos mantiveram seu sistema hierárquico com base na subordinação das cidades maiores em detrimento das menores, independentemente dos seus fluxos e do dinamismo da rede urbana.
d. O processo de integração viabilizado pela globalização promoveu a mudança na forma como as cidades se relacionavam, substituindo as relações de subordinação pelo grau de importância e dinamismo dos fluxos que elas passaram a apresentar. 
e. A globalização foi a responsável por estimular o dinamismo nas relações entre os fluxos de pessoas, serviços, produtos e capitais e os centros urbanos, promovendo, dessa maneira, a distribuição igualitária dos benefícios para todos os centros urbanos envolvidos.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analisando o quadro geral da agropecuária brasileira, assinale (V) se verdadeiro e (F) se falso:
( ) A quantidade produzida e o valor da produção da agropecuária do Brasil estão concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
( ) A região Sul e o estado de São Paulo apresentam maior diversidade e dinâmica na produção agropecuária e a região Centro-Oeste concentra a produção das culturas temporárias do agronegócio e a produção animal.
( ) No Norte, a extração vegetal não é expressiva e o rebanho bovino é crescente na frente pioneira da fronteira agropecuária.
( ) O Nordeste, por ser uma região de ocupação antiga com grande contingente populacional e grandes taxas de ruralização, apresenta contribuições nas diversas produções. 
Escolha uma opção:
a.
V – F – F – V.
b.
F – F – F – F.
c.
F – V – V – F.
d.
V – V – F – V.
e.
V – V – V – V.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As redes urbanas são definidas como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. O funcionamento das redes urbanas depende de uma série de elementos que definem as relações e a forma como se processam os fluxos entre os centros urbanos e as redes urbanas.
Sobre essas relações, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As relações competitivas são desenvolvidas entre as cidades como forma de complementar determinado fluxo de produto ou serviço, em que uma cidade oferece um fluxo que complementa o da outra, de modo que todos são beneficiados.
b. As relações de complementaridade se referem às disputas que podem ocorrer entre os centros urbanos na oferta de bens e serviços ou de benefícios para que as corporações possam se instalar ou operar naquele centro urbano.
c. Nas redes urbanas, mesmo com a globalização e a dinamização dos fluxos de bens, serviços, pessoas, capitais e informações, as relações ainda permaneceram de forma hierárquica e subordinada aos grandes centros urbanos.
d. As interações possíveis entre os centros urbanos em uma rede urbana ou entre redes urbanas diferentes foram diversificadas em função da globalização, ocorrendo em função de relações competitivas ou de complementaridade. 
e.
As relações entre as cidades e as redes urbanas somente funcionam quando há a proximidade física entre os centros urbanos, independente da hierarquia urbana.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Planícies costeiras são ambientes que contêm elementos da natureza de transição entre o mar e o continente, altamente sensíveis e vulneráveis a impactos ambientais. Quais são os elementos característicos das fontes de energia fóssil e nuclear possivelmente mais prejudiciais para os ecossistemas da natureza e impactantes para a saúde da população dos municípios localizados na costa do litoral brasileiro?
Escolha uma opção:
a. O etanol e o petróleo bruto são as fontes de energia fóssil que, se vazarem de suas fontes de extração, de condicionamento ou de deslocamento, e, entrarem em contato com os ecossistemas costeiros, animais, vegetação e seres humanos podem sofrer severos efeitos colaterais e até morrer.
b. Petróleo e derivados são extraídos e geralmente processados em plataformas de extração localizadas em alto mar. As substâncias radioativas, como o urânio, são empregadas nas usinas nucleares. Caso ocorram acidentes nas suas estruturas, essas matrizes energéticas tornam-se altamente prejudiciais, entrando em contato com relevo, água, fauna, flora e seres humanos. 
c. Resultante da energia fóssil, a biomassa é um potente combustível extraído no Brasil em plataformas de extração localizadas em alto mar. Quando ocorrem acidentes nessas plataformas, as substâncias da biomassa contaminam a água e o solo das áreas costeiras, gerando mortes de animais e causando danos à biodiversidade.
d. Utilizado como matriz para a usina nuclear, a queima do carvão mineral impacta diretamente na poluição do ar dos municípios costeiros, desencadeando chuva ácida altamente prejudicial para a população, moradias, areias das praias e vegetação litorânea.
e. A força dos ventos é utilizada em conjunto com o urânio para o funcionamento de usinas nucleares. Apesar de parte da energia ser eólica, as turbinas das hélices prejudicam a fauna e a flora do ecossistema costeiro e, somado à fonte radioativa, se ocorrer vazamento de substâncias, ocorrerá contaminação, destruição e extinção da fauna.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Hipoteticamente, você é um administrador público de um município que necessita diminuir os gastos relacionados com energia elétrica nos prédios de instituições governamentais. Escolha a alternativa mais eficaz para retenção de gastos e eficiência energética sustentável:
Escolha uma opção:
a. A instalação de painéis fotovoltaicos em terraços ou telhados das edificações com instituições governamentais, associada a políticas internas de conduta para os funcionários mudarem os hábitos, torna-se um investimento a longo prazo com energia renovável e consumo consciente, e pode ser garantia de resultados satisfatórios na diminuição dos gastos públicos com energia. 
b. Recolher as verbas do município e investir na instalação de uma pequena usina solar que não emitirá poluentes será um grande investimento nos próximos anos, tornando o município autossuficiente em geração de energia elétrica.
c. A instalação de painéis fotovoltaicos em todas as residências do município é uma alternativa eficiente, pois assegura a geração e a transmissão de energia por uma cooperativa de usuários, garantindo um investimento que a longo prazo resultará em ganho financeiro para toda a população e não apenas para a administração pública.
d. A instalação de painéis fotovoltaicos no prédio mais alto do município garantirá a eficiência energética e a diminuição dos gastos com energia elétrica, pois a radiação solar é uma forma sustentável e barata de fonte de energia.
e. Recolher as verbas do município e investir na instalação de um parque eólico que gere energia elétrica apenas para abastecimento dos prédios públicos trará maior eficiência energética sustentável e retenção dos gastos para o município.
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais